Aprenda a Solucionar os Problemas de sua Franquia Home Office

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Aprenda a Solucionar os Problemas de sua Franquia Home Office. Quando temos um grande problema para resolver e estamos de cabeça quente, provavelmente pensaremos nas soluções erradas. Este equívoco deve-se a falta de uma observação profunda para encontrar a raiz do problema.

 

Aprenda a Solucionar os Problemas de sua Franquia Home Office

 

Não adianta tentar remediar algum erro se existir a possibilidade dele se repetir futuramente, provocando o retrabalho. Também não é possível ir tão afundo na questão ao ponto de você não ter os poderes suficientes para resolver. Para se chegar um ponto ideal, portanto, é necessário que você pesquise até se chegar num ponto que possa resolver e ao mesmo tempo não arrumar uma solução paliativa para os problemas de sua franquia home office. Hoje, vamos usar uma teoria para ajudar os empreendedores iniciantes.

 

Teoria Dos 5 Porquês

Esta técnica foi inventada por volta dos anos 1970 pelo pai de Kiichiro Toyoda, fundador da empresa Toyota. Ela consiste em identificar o problema e perguntar por cerca de 5 vezes té se chegar a raiz. Ex:

 

 

Problema: Minha empresa não está dando lucro.

1. Por que sua empresa não está dando lucro?
R: Porque não vendi todo o estoque

2. Por que não vendeu todo o estoque?
R: Porque estimei vender bastante neste mês

3. Por que estimou vender muito neste mês?
R: Porque expandi minha empresa.

4. Por que expandiu sua empresa?
R: Porque já não estava dando conta da demanda.

5. Por que não deu conta da demanda?
R: Porque não tenho funcionários suficientes.

 

Logo, chega-se a conclusão que o problema não está na expansão da empresa e, sim, na falta de funcionários capacitados para atender a clientela. O número 5 não é exato, mas apenas uma estimativa. Poderão ser mais ou menos até dependendo da complexidade. Cada um dos 5 “porquês” tem um propósito:

 

No 1º porquê, temos um sintoma
No 2º porquê, temos uma desculpa
No 3º porquê, temos um culpado
No 4º porquê, temos uma causa
No 5º porquê, temos a causa raiz

 

 

Evite Medidas Paliativas

Também chamadas de “tapar o sol com a peneira”. Medidas paliativas são aquelas que resolvem o problema temporariamente. Por exemplo, para o trânsito fluir melhor, constrói-se mais estradas; para aumentar a segurança, contrata-se mais policiais; para melhorar o atendimento na saúde, contrata-se mais médicos e infinitos outros exemplos. Tais soluções visa suprir a carência de algo, mas não identifica o porquê está faltando e nem reflete medidas para evitar que falte novamente.

 

 

Leia também:

Como não Errar na Administração da Minha Franquia?

Trabalhos Online: Vantagens e Desafios

Franquias Online: Use Conceitos de Aprendizagem Organizacional

 

 

Tomar medidas paliativas numa empresa é o mesmo que adiar o prejuízo para datas futuras e com juros, já que ele se tornará maior. Elas servem mais para enganar do que para resolver de fato.

 

Problemas Que Estão Fora De Alcance

Por mais que tenhamos a boa vontade de achar uma solução, pode acontecer de isso estar simplesmente fora de nosso alcance. Então, cabe a você fazer o possível para ajudar dando o seu máximo quando for de sua competência.

 

Comentários