Como escolher a melhor franquia de turismo para investir

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O crescimento do mercado de franchising voltado para o turismo tem um sido um destaque na economia em um momento de tanta estabilidade, abrindo oportunidades para os novos empreendedores, que buscam por este modelo de negócio.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias brasileiras cresceram 11,9% em faturamento em 2016 atingindo a casa dos R$ 115 bilhões. Para 2017, existe uma previsão de faturamento  que deve chegar na casa dos R$ 128 bilhões para o segmento de franquias.

E os números da Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV) são ainda mais animadores: o faturamento das franquias de viagens no Brasil, incluindo o transporte e a hospedagem, já ultrapassa os R$ 8,7 bilhões.

Com o crescimento desse mercado, escolher as melhores franquias para investir se torna um desafio. Para te ajudar o Encontre a Sua Franquia separou algumas dicas preciosas para você abrir a sua franquia de viagens sem dor de cabeça. Confira!

Onde investir?

Responder essa pergunta depende muito do modelo de negócio que você quer abrir: uma agência física? Em um shopping ou na rua? Existem outros lugares que eu posso instalar uma agência de turismo, quais? A franquia que vou escolher oferece a possibilidade de se trabalhar em casa, em um modelo home-office?

Na hora de pesquisas a marca de franquias que tem potencial de investimento e sucesso veja quais modelos era pode oferecer e quais são os tipos de apoio que ela dá há uma fraqueado, como um auxílio na publicidade do negócio, um serviço de assessoria de imprensa, SAC, entre outros. É claro que esses benefícios modificam de fraqueado para franqueadora, por isso fazer uma pesquisa detalhada é um passo essencial para quem quer investir nesse mercado.

Outro ponto importante é o capital que será investido na sua franquia de viagens. Existem centenas de opções de franquias no mercado atualmente e algumas delas franquias bem baratas. Existe também a opção de conseguir um financiamento para a sua franquia, como as linhas de crédito disponibilizadas pela Caixa Econômica, Banco do Brasil e outras instituições financeiras para este fim.

Para abrir uma agência de turismo ou mesmo investir em uma franquia de agência de turismo é necessário realizar a seguinte pesquisa: Qual o público que pretendo atingir? Qual o perfil? Quais as exigências, produtos ou serviços satisfarão a este público? A agência tem condições de oferecer um produto turístico para este público? A região da franquia de agência de turismo está  localizada existe público com o perfil de cliente que pretende atender? Nesta região, qual o porte das agências de turismo e qual a variedade de pacotes turísticos?

Esse processo de seleção, o quando se está decidindo por uma franquia de viagens, não é simples e, se bem feito, pode levar até três meses ou até mais. Para quem não está familiarizado com o universo do franchising, uma possibilidade é buscar ajuda especializada, seja para orientá-lo em todo o processo, seja para momentos pontuais.

Faça uma análise criteriosa da proposta do franqueador

Uma etapa crucial que todo empreendedor que está em busca de saber como escolher uma franquia deve prestar bastante atenção é a de análise da proposta que o franqueador está fazendo. Você precisa conhecer muito bem onde está pisando. Veja quais são os principais pontos que você deve analisar:

Taxas Cobradas – Existem uma série de taxas envolvidas em um contrato de franquia, como a própria Taxa de FranquiaRoyaltiesTaxa de Publicidade e outras, dependendo da empresa. Analise muito bem seus valores, periodicidade e termos contratuais para não ser pego de surpresa mais adiante.

Transferência de Know how – Um contrato de franquia pressupõe a transferência de know how. Portanto, busque franquias que já tenham uma experiência mínima de dois ou três anos no mercado, caso contrário você não estará adquirindo uma franquia, mas sim uma startup, o que é outro negócio completamente diferente. O franqueador deve deixar bem claro que tipo de tecnologia será transferida.

Treinamentos Oferecidos – Além da transferência de know how a franquia também deve dispor de treinamentos específicos para gestores e de preferência também para os colaboradores do negócio.

Circular de Oferta de Franquia – Esse é considerado o documento mais importante da constituição de uma franquia e por isso preste toda atenção. Se você que saber como escolher uma franquia, saiba que este é um dos pontos cruciais. Faça uma análise criteriosa da Circular de Oferta de Franquia, preferencialmente com o suporte de um advogado ou uma consultoria de franquias.

Tempo de Contrato – Todo contrato de franquia possui um prazo, no fim do qual o franqueador pode ou não fazer a renovação. Por isso, é de suma importância que este prazo seja adequado ao fluxo de caixa do negócio, ou seja, tenha um prazo superior ao tempo que será necessário para que você tenha o retorno do capital investido, caso contrário, você estará exposto.

Dica: converse com outros fraqueados ou ex-franqueados da marca. Eles poderão lhe dar informações importantes sobre o que realmente o franqueador entrega em termos de transferência de know-how, treinamentos e suporte nas diversas áreas envolvidas no negócio.

Segmentação

O mercado de turismo aumentou consideravelmente, devido ao poder de compra, democratização de crédito e ainda o aumento da mão de obra empregada e qualificada e que possui maior informação e maior potencial de compra. Investir em uma franquia de agência

O setor de turismo apresenta as seguintes características e tendências:

Mercado segmentado – o mercado das franquias de agência de turismo cresceu e descobriu também as possibilidades de segmentação do mercado oferecendo produtos e serviços para nichos específicos de mercado, como o LGBTQ por exemplo.

Turismo executivo – é o turismo voltado especialmente para quem precisa viajar a trabalho. Para este público as agências de viagens têm planos diferenciados para viagens frequentes. Importante: Para satisfazer as necessidades desses clientes é necessário investir em transporte e estadia confortável e que atenda as necessidades dos clientes, com hotéis que possuem wifi e outras necessidades.

Viagens internacionais – a tendência das agências de turismo é investir em viagens internacionais, já que a demanda é crescente.

Turismo rural – o turismo rural é uma tendência fortíssima, pois oferece uma diversidade de atrações e atividades. Os clientes que procuram o turismo rural procuram atividades como: andar de barco, pescaria, cavalgadas, contato com a natureza, trilhas e outros.

Ecoturismo e aventura –  é voltado para o público que prefere o turismo de aventura, sendo formado por pessoas que procuram o ecoturismo em busca de atividades como: rapel, trilhas e outras atividades.

Turismo da Terceira Idade – a terceira idade faz parte de um público que possui renda, disponibilidade de tempo e vitalidade para viajar e é exigente. Entretanto, para que vai ingressar nesse mercado precisa estar atento há alguns detalhes: atendimento de operadores atenciosos, estabelecimentos com banheiros, corrimões e rampas próprias e a alimentação e saúde dos clientes deve ser uma preocupação constante. O turismo para idosos é uma solução para que as operadoras tenham clientes mesmo em baixa temporada. Mas, para conquistar a clientela formada pela terceira idade as operadoras de turismo devem pesquisar o perfil desse consumidor e como agradá-lo.

Turismo de Intercâmbio – estudantes interessados em conhecer outra cultura e idioma engrossam a fila do turismo de intercâmbio. Algumas franquias de agências de turismo são especializadas neste tipo de atividade e que requer atenção dedicada quanto à orientação dos jovens interessados e ainda a burocracia para a realização das viagens.

Além dessas categorias, o produto turismo é marcado pela intangibilidade, pois acompanha o produto a qualidade do serviço oferecido, as impressões com o local de destino e o perfil do local relacionado ao perfil do turista. Para oferecer um produto de qualidade, a operação de turismo deve identificar:

Local de Destino – deve ser verificada a vocação do destino, ou seja, o local faz parte do produto Turismo e se não agradar ao cliente por diversos motivos, a qualidade do produto ou serviço será fortemente comprometida.

Perfil do Turista – as agências de turismo oferecem pacotes de viagens para destinos, condições e atrativos para a demanda que pretende atrair: jovens adultos, famílias, recém-casados, idosos e etc.

Personalização – mesmo com toda a segmentação do turismo a personalização é um fator importante, pois quem viaja quer atender uma necessidade seja lazer, cultura, negócios ou outra motivação que pode ser: por motivo de saúde, por motivo religioso, esportes e outros.

Opção de franquia: Encontre Sua Viagem

A rede de franquias Encontre Sua Viagem, foi fundada em 2011 e é especializada em turismo, tendo mais de 500 unidades franqueadas espalhadas pelo Brasil. Com um modelo de multimarcas, a rede oferece passagens, hospedagens e outros serviços para destinos nacionais e internacionais.

Um dos melhores atrativos na franquia Encontre Sua Viagem é o investimento inicial de R$ 5 mil para quem deseja abrir uma agência de viagens online. Outro de atração aos fraqueados é que a rede não cobra taxas para publicidade e oferece treinamento da área de gestão, turismo e franquias.

A rede tem um prazo de retorno curto, em comparação a outras empresas. Girando em torno de 3 a 24 meses.

Investimento total: R$ 5 mil a R$ 40 mil
Taxa de franquia: R$ 3 mil a R$ 20 mil
Royalties: R$ 250 a R$ 350
Faturamento médio: R$ 70 mil a R$ 200 mil
Prazo de retorno: 3 a 24 meses

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