5 dicas para melhorar o desempenho no Home Office

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Disciplina e ferramentas online ajudam a garantir a produtividade durante trabalho remoto.

Trabalhar de casa pode ser o sonho de muitas pessoas. Afinal, é uma oportunidade de não se deparar com trânsito na hora do rush e ter horários flexíveis para conciliar a vida profissional com a pessoal.

home-office

Para auxiliar os profissionais que têm a vontade de fazer Home Office, Gustavo Boyde, gerente de Marketing da LogMeIn para América Latina, detentora da ferramenta de reuniões online join.me, apresenta 5 dicas essenciais que podem melhorar a produtividade e aumentar a qualidade de vida.

Segundo pesquisa realizada pela join.me, atualmente 25% dos encontros corporativos no Brasil já são virtuais. “Esse número vem crescendo anualmente e mostra que cada vez mais as empresas estão preparadas para ter funcionários trabalhando de forma remota, seja de forma permanente ou esporádica”, comenta Boyde.

 

Confira as dicas do executivo para melhorar o desempenho no Home Office

 

1- Troque o tempo perdido com deslocamento por mais horas no seu dia

Já pensou se os dias tivessem mais horas? Pois se você não precisar mais se deslocar para ir e voltar até o seu local de trabalho essa será uma realidade! As pessoas costumam ter ritmos de trabalho e relógios biológicos diferentes e, com o Home Office, é possível aproveitar o tempo para produzir mais e com mais qualidade levando sempre em conta suas necessidades. Aproveite as horas adicionais para se engajar em um novo projeto, estudar uma nova língua ou iniciar um novo hobby.

 

2- Escolha do Ambiente Adequado

Busque um ambiente mais tranquilo, tenha um local específico para trabalhar e de preferência com uma porta que possa separar os ambientes. Avise os familiares que você está trabalhando e que não pode ser interrompido. Tire o pijama, coloque uma roupa confortável para trabalhar. Afinal, essa prática tem um papel importante para delinear o começo da jornada de trabalho.  Procure uma forma de se concentrar. Ouvir música é um exemplo de técnica para isso. Essas são dicas importante para ter disciplina e concentração durante o trabalho.

3- Crie uma Rotina

Não é apenas por que você está trabalhando de casa que não tem horário para fazer as atividades. Criar uma rotina é muito importante para a produtividade. Tenha uma hora para começar a trabalhar, almoçar, intervalos e um horário para acabar o expediente. Apesar de muitos pensarem que quando trabalharem de casa vão trabalhar menos, muitas vezes acontece o contrário, para mostrar resultados o profissional acaba trabalhando mais. O profissional remoto é medido mais por suas atividades do que por número de horas trabalhadas, criar limites se torna muito importante.

 

4- Explore a tecnologia ao alcance

Não ter receio de explorar e aproveitar ao máximo as tecnologias existentes é fundamental para melhorar o desempenho do Home Office. Hoje em dia, plataformas de colaboração online permitem a interação com colegas de trabalho, clientes e até com o chefe como se todos estivessem fisicamente em um mesmo local, porém distantes. Compartilhamento de tela, conferência por voz, vídeo, controle do mouse e diversos recursos disponíveis hoje tornam o ambiente virtual muito próximo do real e muitos permitem inclusive trabalhar por meio de um tablet ou smartpohone. O join.me é um bom exemplo de ferramenta que tem todos esses recursos e é grátis.

 

5- Faça planos com a verba que economizará

Com o trabalho home office você não terá gasto com transporte e nem com roupas sociais que seriam usadas, muitas vezes, diariamente se trabalhasse alocado. Utilize o dinheiro que economizou para investir em hobbies ou para cursos que darão um up na sua carreira.

O trabalho remoto é uma tendência no mercado de trabalho e conforme a tecnologia avança cada vez mais empresas optam por esse novo modelo de trabalho. Se você ainda não faz parte desse grupo de profissionais, muito provavelmente logo terá essa oportunidade e é importante estar familiarizado com ferramentas e tecnologias que fazem parte dessa nova realidade. “O home office traz diversos benefícios, tanto para o empregado quanto para o empregador, mas exige disciplina e o suporte da tecnologia correta”, conclui Boyde.

Comentários