COF franquia: o que é e quais as informações que ela deve ter

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Está pensando em adquirir uma franquia? Então você vai precisar pesquisar bastante sobre o negócio, para ter a certeza de que ele é seguro. E essa sua pesquisa deverá começar por meio da COF da franquia.

O mercado de franchising é bem amplo. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2022, 3.077 marcas estavam atuantes no setor, superando a marca de 2021, inclusive.

Dessa forma, são muitas opções e você deve analisar a COF de uma ou mais marcas que mais chamaram sua atenção. Com isso, consegue saber mais detalhes sobre o negócio da rede, entre outros detalhes, sobre os quais falaremos.

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O que é a COF?

A COF é a Circular de Oferta de Franquia de uma marca. É um documento obrigatório. Ele deve ser entregue ao interessado pela franquia, pelo menos, dez dias antes da assinatura do contrato.

O momento em que a empresa disponibiliza a COF é variado. Algumas empresas entregam o documento assim que o usuário demonstra interesse na franquia.

Já outras só disponibilizam o documento após conversar primeiro com o candidato e ter a certeza de que ele possui o perfil esperado.

Então, você precisará entender o modo de trabalho da franqueadora. Mas, independentemente de qualquer coisa, você deverá ter dez dias de acesso à COF antes de assinar qualquer contrato.

Esse prazo é definido pela Lei de Franquias. Se assinar o contrato antes desse período, se tornando um franqueado da marca, o documento pode perder a validade.

Por isso, tenha a certeza de que a franqueadora respeita esse prazo. Caso contrário, pode ser um sinal de que a empresa não é idônea. Afinal, se ela não cumpre com uma simples regra, pode não cumprir o acordo com seus franqueados.

Neste documento o interessado encontra informações como o tempo de contrato. Assim, pode variar de três a cinco anos, mais comumente. Isso sem falar que na COF você também sabe sobre como renovar essa parceria, caso seja o desejo de ambas as partes.

Com isso destacado, é hora de falarmos sobre a importância da COF da franquia e todas as informações que esse documento deve possuir. Continue lendo!

Entenda a importância da COF da franquia

Como citamos antes, a COF é o documento que apresenta tudo sobre a franquia ao franqueado. É importante porque nesse documento estão listadas as regras da relação entre franqueado e franqueadora, os modos de trabalho do negócio e mais.

A COF é o documento que dá segurança a ambas as partes da parceria. No caso do franqueado, ele pode conhecer a empresa com a qual vai abrir uma unidade e saber seus direitos e deveres.

Enquanto isso, para a franqueadora, a COF oferece a segurança de que ela está, realmente, apresentando tudo o que precisa sobre o negócio.

Assim, se o franqueado se negar a seguir os padrões da empresa, por exemplo, a franqueadora tem como se resguardar. Afinal, essa é uma regra básica dentro de uma franquia, e o empreendedor terá sabido dela na COF.

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A COF serve, inclusive, como um comprovante dos termos em caso de contestação judicial por qualquer uma das partes.

Por isso é tão importante que ela seja apresentada no prazo e com todas as informações necessárias sobre a franquia.

Também é essencial que o empreendedor, candidato a franqueado, leia todo o documento com atenção. Principalmente, que compreenda todos os termos.

Se necessário, você pode até procurar o auxílio de um advogado. Seus direitos e deveres devem ser bem entendidos, para que depois não haja problemas na sua unidade.

Aliás, isso vai evitar conflitos posteriores com a franqueadora. Algo muito importante para que você conte com o suporte adequado e desenvolva sua unidade corretamente.

Antes de continuarmos, é importante destacar que a COF é sim importante. Porém, não é a única questão a que você deve ter atenção na hora de abrir uma franquia. Continue para saber mais sobre esse documento no próximo tópico.

O que deve conter na COF da franquia?

Basicamente, o que aparece na COF é o máximo de informações possíveis sobre a franquia e a empresa franqueadora. Tudo que vai guiar o franqueado na sua relação com a marca e para no desenvolvimento da sua unidade.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Abaixo, nós falamos sobre cada um dos tópicos do documento, apontados como obrigatórios pela Lei de Franquias.

Histórico resumido da franquia

Na COF da franquia, é necessário que a marca apresente um breve histórico do negócio. Como e quando a empresa surgiu, o que ela fez até hoje e quantas unidades já abriu.

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Esse tipo de informação é interessante para que você, candidato a franqueado, se sinta mais “confortável” com a marca. Sabendo “de onde ela veio”, você terá mais segurança para onde ela pode ir.

É comum e atrativo que a COF tenha dados também sobre o mercado no qual você vai atuar. É um tipo de informação que pode dar ainda mais ânimo ao empreendedor para investir.

Organização societária

A COF também deve apresentar a organização societária do negócio, com o nome e lista de todas as empresas ligadas a ela.

Se a franquia fizer parte de uma holding, por exemplo, as informações da holding devem constar no documento. Como o nome, CNPJ e endereço comercial.

Esses dados vão permitir, por exemplo, que você consulte a situação legal da empresa, suas pendências judiciais e mais. Sua pesquisa pode ser realizada nos órgãos responsáveis ou por meio da própria internet.

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Do mesmo modo, poderá analisar se a marca pertence totalmente à franqueadora ou se há alguma pendência ou sociedade. Isso pode trazer problemas para o franqueado no futuro caso haja alguma oposição sobre o uso da marca.

Pendências judiciais

Mesmo que você possa pesquisar as pendências da empresa por conta própria, a marca também deve apresentá-las na COF.

Dessa forma, você saberá o que esperar ao abrir um negócio com a marca. Se ela possui pendências, quais as razões de cada uma, se o que está registrado diminui a confiabilidade da marca etc.

Na dúvida quanto a essa análise, você pode solicitar o auxílio de um advogado. Aliás, pode pedir que ele leia e avalie toda a COF, isso trará mais segurança nas informações ali prestadas.

Perfil ideal do franqueado

Como já possui outras unidades da marca, a franqueadora sabe que tipo de empreendedor tem mais facilidade para investir no negócio. Assim, a rede define um perfil ideal, características básicas para que o candidato invista e tenha sucesso na empresa.

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Geralmente, essas características servem apenas como uma base, não sendo limitantes. Ou seja, mesmo que você não atenda a todo o perfil ideal, pode ser aprovado como um franqueado da marca.

Até porque, muitas das características podem ser desenvolvidas pelo empreendedor ao longo do tempo. Como as habilidades de gestão financeira e de pessoas.

A dica é verificar o perfil ideal, mas não se deixar abater por ele. Caso você realmente tenha interesse na franquia, poderá manter suas negociações normalmente. Quem sabe a marca não concorda que suas características serão suficientes?!

De qualquer forma, não minta para a franqueadora. Não diga que você tem uma habilidade que não possui. Ações assim podem estremecer a relação com a empresa e até dificultar seu trabalho.

Isso porque, se a franqueadora achar que você tem determinada habilidade, pode não orientar sobre ela. Então, você vai perder um conhecimento de que realmente precisava.

Descrição geral do negócio

Outro tópico importantíssimo da COF da franquia é a descrição do negócio. Dos seus produtos e serviços, modo de trabalho, de atendimento ao usuário, objetivos da empresa e mais.

É interessante que você se sinta atraído por esse resumo, pois vai trabalhar com ele todos os dias. A padronização das franquias não permite mudanças no negócio.

Ou seja, se você se sentir incomodado ou pouco realizado com o que a franquia pretende oferecer, pode não ter sucesso na sua unidade.

Do mesmo modo, esta descrição deve também ter informações sobre concorrência, se há exclusividade territorial. Além disso, se há um trabalho de e-commerce, e se nele há participação do franqueado ou não.

Nesse sentido, é comum que na COF seja informado como funciona a cláusula de não concorrência. Ela é um ponto que restringe a atuação de um franqueado após ele se desligar da rede.

Assim, antes mesmo de você assinar o contrato, já sabe como será a proteção contra o uso do know-how que irá aprender. Seja em relação ao tempo de impedimento ou à região de atuação.

Modelos de negócio da franquia

Na COF, também serão apresentados os modelos de negócio da franquia. Ou seja, os tipos de empresa que você pode abrir com aquela marca.

São três os modelos básicos disponíveis: quiosque, loja física e home office. No home office, o franqueado trabalha de casa mesmo, sem precisar montar um ponto comercial. Há situações também em que ele visita o cliente, para a venda direta.

Também é comum que esses modelos sejam apresentados com variações pelas franquias. Uma mesma marca pode ter diversos modelos de loja física, com tamanhos diferentes e/ou instalação em espaços variados. Como em postos de gasolina, lojas de rua, shoppings etc.

Além disso, a COF deve ter informações acerca de normas para uma eventual transferência de uma unidade. Ou seja, o repasse de franquia. É comum que haja algum ponto que restrinja o franqueado de vender sua unidade para quem quiser.

Valores de investimento

Para planejar sua vida financeira, é preciso conhecer, com detalhes, os investimentos necessários na franquia.

Dessa forma, a COF também apresenta cada valor associado a uma unidade. Desde a Taxa de Franquia e custos para montagem da empresa, até as taxas periódicas do negócio.

As taxas periódicas mais comuns são os royalties e o fundo do marketing. Sua cobrança ou não vai variar por marca.

Vale dizer que o mercado tem franquias com valores diversos. Algumas são franquias baratas, enquanto outras demandam um investimento mais alto. Pesquisar bastante vai garantir que você encontre uma franquia que caiba no seu bolso.

Suporte oferecido ao franqueado

Uma das principais vantagens de abrir uma franquia é que você vai contar com vários suportes da marca. Como treinamento, apoio de marketing, suporte comercial e outros.

Tudo isso torna mais fácil ter bons resultados com a franquia. Especialmente porque a franqueadora vai dar um passo a passo e apoio de como agir para alcançar o sucesso.

Na COF, a lista desses suportes e explicações sobre cada um devem estar bem apresentadas. Assim, você poderá comparar o auxílio prestado com o de outras franqueadoras e escolher a marca mais atuante.

Essas são as principais informações que a COF da franquia deve apresentar ao candidato a franqueado. Mas não são as únicas.

A COF também deve trazer o contato de outros franqueados e ex-franqueados da rede. Assim, o interessado pode conversar com esses empreendedores. Perguntar a eles maiores detalhes e qualidade da franquia.

Do mesmo modo, a COF de franquia costuma ter um termo de confidencialidade. Assim, o empreendedor não pode se apoderar de certas informações detalhadas do negócio.

Outra dica é saber mais sobre a Nova Lei de Franquias, para ter a certeza de que a franqueadora segue as regras. As normas passaram a valer em 2020 e, a partir daí, todas as marcas devem segui-la.

A Nova Lei de Franquias especificou, por exemplo, regras sobre a tradução dos contratos e sublocação do ponto comercial. Assim como sobre a transferência de contrato e sobre a relação entre franqueado e franqueadora.

No vídeo a seguir, você pode saber ainda mais detalhes sobre a COF e entender como analisá-la por completo. Acompanhe!

Enfim, por ser um documento muito importante para o processo de franchising, deve ser bem claro e informativo. Para o empreendedor, é fundamental analisar bem para, assim, investir com segurança. Então, siga nossas dicas e mãos à obra!

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