Como funcionam as franquias virtuais e por que investir nelas?

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Pensando em empreender? Já ouviu falar em franquias virtuais? Esse modelo de franquia tem obtido bons resultados nos últimos anos, chamando a atenção de quem deseja ser dono do próprio negócio, mas não dispõe de muito capital.

Na contramão da crise econômica, o sistema de franchising cresceu significativamente nos últimos anos e boa parte desse sucesso se deve às franquias virtuais, que possuem características inovadoras e em sintonia com os novos padrões de mercado.

Então, se você almeja se tornar um empreendedor de sucesso, não deixe de ler este post! Preparamos um conteúdo completo para que você compreenda como funciona esse modelo de franquia!

como-funcionam-as-franquias-virtuais-e-por-que-investir-nelas.jpeg

Confira a seguir:

O que é uma franquia virtual?

Iniciando o presente conteúdo, é interessante abordarmos o conceito de franquia virtual, também conhecida como franquia home office e franquia de internet.

Como o próprio nome sugere, a franquia virtual nada mais é que um negócio on-line que pode ser adquirido por meio do modelo de franquias. Sendo assim, um empresário que montou uma empresa que atua via internet — um negócio já testado e com aceitação entre o público — passa a expandir sua atuação por meio do franchising.

Em outras palavras, nós temos um negócio com todas as características das franquias, mas com a peculiaridade de ser um modelo virtual, dispensando alguns gastos consideráveis para sua implantação.

Como funciona esse modelo de franquia?

A ideia é inovadora, não é mesmo? Mas, de modo geral, o funcionamento desse modelo não difere muito das franquias tradicionais. Isto é, há a cobrança de todas as taxas, como os royalties e taxas de divulgação.

A diferença reside no fato de que uma franquia virtual pode ser operada em um home office, dispensando o aluguel de um ponto comercial e até mesmo a contratação de funcionários.

Ademais, esse segmento está em sintonia com o novo perfil de consumidor, cada vez mais integrado à internet e ao mercado on-line. Como os usuários passaram a comprar mais na internet, naturalmente as empresas começaram a migrar para esse ambiente — uma das razões para tamanho sucesso.

Por que investir em uma franquia de internet?

Depois de entender melhor o que é e como funciona uma franquia de internet, não é difícil concluir as vantagens desse tipo de negócio. Se você é iniciante nesse universo e ainda tem dúvidas em que investir, confira a seguir algumas razões para aderir ao segmento:

1. Menor custo de investimento

Uma das maiores vantagens desse modelo, sem dúvidas, é a necessidade de pouco capital para abrir a franquia. Franquias virtuais são mais baratas que o modelo convencional e isso pode ser interessante para você que optou pelo segmento, mas não tem muito dinheiro para investir.

2. Flexibilidade de horários

Conforme dito, é possível operar uma franquia virtual em um home office e isso, por si só, já garante uma flexibilidade maior de horários ao novo empreendedor.

Assim, tanto é possível trabalhar em horários fixos, como se dedicar com afinco e disposição ao negócio, que pode funcionar 24 horas por dia!

3. Baixo custo operacional

Interessante também ressaltar que o custo operacional desses negócios está bem abaixo dos modelos tradicionais. Já que você não terá custos com aluguel de ponto comercial — consequentemente, com contas de água e energia — e também pode optar por atuar sem funcionários, naturalmente a manutenção da franquia é mais barata.

4. Capacitação constante

Outro benefício de quem aposta nesse ramo é a oportunidade de aprendizado. Por atuar em um ambiente dinâmico e inovador, as franquias virtuais estão sempre preocupadas em capacitar seus franqueados, dando a eles condições de gerir o negócio em alto nível.

5. Suporte diferenciado para empreendedores iniciantes

A última vantagem a ser apresentada neste post diz respeito ao suporte fornecido aos franqueados virtuais. Como dissemos, apesar do sucesso alcançado, esse é um modelo novo de franquia e, como tal, pode gerar dúvidas e insegurança no novo empreendedor.

Percebendo essa possível dificuldade, as franquias dão um apoio importante para que todas as unidades virtuais cresçam e o negócio se solidifique ainda mais.

Quais as franquias virtuais mais se destacam atualmente?

Depois de tudo o que você leu, já é capaz de avaliar se esse modelo de franquia se adapta ao seu perfil de empreendedor e se está de acordo com suas expectativas e possibilidades de investimento.

Ademais, ao longo do post mencionamos que as franquias virtuais têm alcançando resultados expressivos e já têm um lugar no mercado brasileiro bem solidificado. Por isso, acompanhe a seguir alguns exemplos de franchising virtual que estão dando certo:

1. Encontre sua Viagem

A franquia Encontre sua Viagem atua no mercado de Turismo, um setor muito promissor — que responde por 4% do PIB brasileiro e cresce em média 8% ao ano.

A proposta dessa rede é ser um portal que oferece comodidade e agilidade ao consumidor no momento de adquirir passagens aéreas, fazer reserva em hotéis e demais produtos relacionados ao turismo.

Frisa-se que a franquia possui registro no Ministério do Turismo e tem uma atuação pautada no respeito ao consumidor e na qualidade dos serviços prestados, o que justifica os bons resultados até então alcançados.

2. Bidon

A Bidon é uma corretora de seguros virtual que pode ser uma excelente oportunidade de negócio, já que cerca de 70% dos veículos brasileiros não possuem seguro e os índices de sinistros relacionados a furto e roubo de automóveis crescem a cada dia.

Além disso, a empresa trabalha com seguro residencial e está atenta ao novo perfil de consumidor, mais preocupado em proteger seu patrimônio, especialmente em tempos de crise.

3. Elefante Verde

A Elefante Verde é uma franquia cuja proposta é conectar pequenas e médias empresas à internet e a novos clientes.

Em resumo, trata-se de um guia de empresas e lugares, dando visibilidade aos negócios. As empresas entram para essa plataforma e emitem cupons de desconto aos clientes, o que contribui para fidelização desses negócios.

Portanto, é possível perceber que as franquias virtuais são excelentes opções para novos empreendedores que sonham ser donos do próprio negócio sem que seja necessário fazer empréstimos bancários. Se você está em busca de um negócio moderno, com todos os benefícios de uma franquia e com baixo investimento, avalie com atenção essa opção!

Gostou desse modelo de franquia? Então, continue aprendendo e descubra se existe época certa para abrir uma franquia!

Comentários