8 lições de empreendedores de sucesso para seguir no dia a dia

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Quem está começando a empreender sempre busca inspiração em quem já chegou lá, e algumas lições de empreendedores realmente podem fazer a diferença para construir um negócio bem-sucedido. Quer conhecer algumas delas? Continue lendo o nosso post!

1. Tenha um propósito

Uma das principais lições de empreendedores para quem está pensando em abrir seu negócio é: tenha um propósito.

Para Alice Freitas, cofundadora da Rede Asta, escolhida como a empresa de maior impacto social em 2015 pela PEGN, “sem acreditar muito no que quer, e no que está fazendo, é difícil conseguir ir para frente. As pessoas enxergam isso no seu olhar, no seu tom de voz. Empresas sem propósito não deveriam existir”.

Se você tem uma meta tangível, e confia que ela dará certo, ficará mais fácil enfrentar os desafios que virão e convencer quem está ao seu redor de que o seu negócio tem futuro.

2. Enxergue sempre do ponto de vista do cliente

Para Maurício Botelho, ex-presidente da Embraer, “o processo de inovação não pode sair do nada. Tem que estar baseado no seu mercado”.

Se o seu produto ou serviço não anda tendo uma boa aceitação ou recebe reclamações, o melhor é reavaliar se ele realmente supre as necessidades do público a que está destinado ou apenas ao que você acredita.

Ao empreender, é inevitável colocar seus sonhos e expectativas em primeiro plano, principalmente quando você está investindo em uma ideia na qual tanto acredita. Mas é importante sempre se colocar do ponto de vista do cliente, afinal, é ele quem trará o lucro e a imagem positiva que a sua empresa precisa.

3. Capacite-se

Todo empreendedor deve viver em uma eterna busca pela inovação. Inclusive em si mesmo. Buscar conhecimento e capacitação é a maneira mais fácil de encontrar ideias, explorar novos mercados e entender o que seu negócio precisa.

Temas como gerenciamento de projetos, plano de negócios, finanças, marketing e vendas são essenciais para uma gestão de sucesso de qualquer empresa, mas todo conhecimento adicional — como  aprender um novo idioma — é bem-vindo e pode torná-lo um empreendedor melhor.

Renato Freitas, diretor de tecnologia da 99Taxis, já eleita a “Startup do Ano” pela PEGN, acredita que estar sempre estudando é uma das principais lições de empreendedores: “Você tem que descobrir a próxima coisa que o seu negócio precisa e aprender”.

4. Aceite que você nunca estará 100% pronto

Muitas pessoas vivem adiando o sonho de empreender por acreditarem que não possuem a expertise necessária para abrir o próprio negócio.

Como já citamos, empreender exige capacitação e conhecimento, o problema está em adiar o seu sonho, por medo de não dar conta ou estar sempre esperando uma “hora certa”, que nunca vem.

Se te falta coragem, pergunte a si mesmo: eu entendo do negócio? Já sei como conduzir o processo de vendas deste produto/serviço? Tenho um plano de negócios bem definido? Se as respostas forem sim, é hora de fazer acontecer!

Ficar pensando muito tempo em uma ideia pode torná-la ultrapassada quando for colocada em prática. Igor Santiago, da I.Systems, confirma essa teoria ao afirmar que “o sucesso se torna mais provável quando você aproveita a oportunidade e quando você está preparado quando ela aparece”.

5. Desistir diante dos primeiros obstáculos não é uma opção

Até chegar ao sucesso, todo empreendedor ouvirá uma série de “nãos” e terá que superar dezenas de obstáculos. O Itaú, por exemplo, não teve uma jornada fácil até se tornar uma das dez empresas com maior valor de mercado do mundo.

De acordo com o seu ex-presidente, Roberto Setúbal, para todo empreendedor que sonha em ser grande desistir diante do primeiro desafio não é uma opção. “É muito trabalho, vontade e persistência. O empreendedor  passará por momentos em que vai estar cansado, mas tem o sonho grande que precisa ser buscado.”

6. Cultive as boas relações

Uma das principais lições de empreendedores que você deve aprender é que “empresas são feitas de pessoas”. Para fazer com que resultados aconteçam, é necessária a participação de investidores, fornecedores, colaboradores e clientela e todos precisam acreditar naquilo que você oferece.

Por esse motivo, sempre cultive boas relações, no tratamento com sua equipe, no atendimento ao cliente, na criação de networking e na busca por parcerias. Luiz Seabra, fundador da Natura, credita o seu sucesso a essa linha de ação. “Temos paixão pelas relações com os nossos colaboradores, consultores e clientes. São esses laços que fazem uma empresa forte.”

7. Encare as mudanças com bons olhos

Mudança é uma palavra que sempre está presente no vocabulário do empreendedor. Se um dia o mercado se apresenta promissor, no seguinte já pode estar em baixa. Se nessa temporada o consumidor era fiel a seu produto, antes da próxima já pode se sentir mais atraído pelo da concorrência, e assim por diante.

O que diferencia empreendedores de sucesso é a forma com que lidam com essas mudanças. Enquanto a maioria não consegue fazer algo fora do comum, empresas como a Bio Ritmo encaram o medo das mudanças.

Em 2010, a marca resolveu mudar o seu público-alvo e apostar em um consumidor mais popular ao criar a academia Smart Fit. Com mensalidades mais baratas e programas de facilidade, a rede se tornou a maior da América Latina, com aumento de 40 milhões para 420 milhões em faturamento.

Para Edgard Corona, seu criador, o segredo para encarar essas mudanças é estar pronto para corrigir problemas rapidamente. “Não dá para parar a empresa para resolver os problemas.”

8. Busque inspiração

Outra lição de empreendedorismo de Corona é se inspirar em empresas e experiências de sucesso, mesmo que sejam em uma área completamente diferente da sua.

A ideia da Smart Fit, por exemplo, foi tirada do crescimento das companhias aéreas, que passaram a oferecer passagens com preços mais acessíveis. “Elas transformaram o mercado ao colocar a classe média no ar quando voar era caro”, afirma.

Até mesmo um filme, um personagem ou uma pessoa próxima a você podem ser fontes de ideias e motivação. Julio Vasconcellos, CEO do site de compras coletivas Peixe Urbano, por exemplo, se inspirou em Jerry Maguire, do filme homônimo, para começar a empreender.

O mais importante como empreendedor é que você mantenha os olhos sempre abertos para enxergar demandas que estão em falta, problemas que podem ser resolvidos e oportunidades que estão prontas para serem aproveitadas.

E você, conhece outras lições de empreendedores para quem vai abrir o próprio negócio? Compartilhe-as com a gente aqui nos comentários!

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