Quero abrir um negócio: o que é essencial para começar a empreender?

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Empreender é o grande sonho de muitos brasileiros. Um estudo feito pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) concluiu que a cada três jovens brasileiros, dois desejam abrir um negócio e, por isso, não é nenhum exagero dizer que somos um país empreendedor.

Os estímulos para aqueles que se arriscam por esse caminho vão desde o crescimento profissional à estabilidade financeira e melhoria na qualidade de vida, mas o que todos eles têm em comum é a expectativa de conquistar um negócio rentável e promissor.

Entretanto, para alcançar um sonho, é preciso estratégia e ser dono do próprio negócio não é uma simples missão. Se você deseja começar a empreender precisa fazer isso da maneira correta e com muito planejamento e estudo.

quero-abrir-um-negocio-o-que-e-essencial-para-comecar-a-empreender.jpeg

Por isso, preparamos este post repleto de informações e dicas para ajudar no seu sucesso empresarial. Ficou curioso e quer aprender tudo o que você precisa saber para se tornar um grande empreendedor? Então, continue com a leitura!

1. Quais as vantagens de se tornar um empreendedor?

Se você continuou a ler este post, provavelmente deve ter o objetivo de empreender. No entanto, você conhece as vantagens de se tornar um empreendedor?

Muitas pessoas têm uma noção básica e até imaginam tudo o que podem desfrutar ao se tornarem empresários, mas é sempre importante ressaltar e aprofundar um pouco mais no assunto. Afinal, se existe ainda alguma dúvida de que esse é o caminho a seguir, esse tópico o ajudará a eliminá-la.

Então, o que você tem a ganhar ao empreender?

1.1. É possível se dedicar ao que gosta

Você gosta do seu trabalho? Está plenamente satisfeito com as funções que exerce, com o modo que é tratado pelo seu chefe e se sente motivado a trabalhar todos os dias?

Se a sua resposta foi positiva, é sinal de que você trabalha com o que gosta. Entretanto, grande parte das pessoas exerce funções que não as motivam, mas se veem obrigadas a exercê-las por questões financeiras e até mesmo pessoais.

Assim, uma das maiores vantagens de abrir um negócio é poder se dedicar a algo que você realmente gosta e lhe faça se sentir importante. Aliás, isso gera uma motivação que tem relação direta com o sucesso profissional — pessoas felizes trabalham com mais dedicação.

1.2. É uma maneira de realizar sonhos e objetivos

Qual o seu sonho? Comprar a casa própria, um carro novo, fazer uma viagem inesquecível com a família? Todos nós temos um objetivo de vida e, seja qual for ele, se tornar empreendedor pode te colocar a um passo de realizá-lo.

A realidade do trabalhador brasileiro, apesar dos avanços, ainda não contribui de maneira significativa para a realização de seus sonhos. O comum é trabalhar por longos anos até atingir uma boa condição financeira, poder adquirir bens e desfrutar de sua aposentadoria — que, aliás, tem sido um problema nos últimos tempos.

Por outro lado, quem se torna empreendedor tem melhores condições de atingir seus objetivos com mais rapidez. A possibilidade de se dedicar ao que gosta e ter uma boa renda favorece a realização desses grandes sonhos.

1.3. Confere mais autonomia e liberdade profissional

Um dos problemas de ser um empregado é ter que responder e atender às ordens de um superior. Muitas empresas, erroneamente, ainda podam a criatividade de seus colaboradores, transformando-os em mero executores de atividades.

Se isso é algo que te incomoda em seu trabalho e você busca por mais autonomia e liberdade, tanto em sua vida profissional como pessoal, talvez o empreendedorismo seja realmente uma boa opção.

Empreendedores são pessoas criativas e inquietas, desejam mudar não só a sua vida como a de todos ao seu redor, e ser dono do próprio negócio é a maneira mais fácil de colocar tudo isso em prática.

1.4. Possibilita a geração de renda e emprego a outros indivíduos

Conforme dito, um empreendedor é alguém que deseja mudar o mundo por meio de uma ideia, sendo que uma de suas grandes contribuições para a sociedade é a geração de renda e emprego.

Sua ideia e vontade de vencer gera impacto na vida de outras pessoas e pode contribuir para o desenvolvimento do país. E, como trabalhador, você sabe o quanto boas oportunidades fazem a diferença na vida de funcionários e colaboradores.

1.5. Permite que você aprenda com seus próprios erros

O processo de aprendizagem envolve estudo, aperfeiçoamento e muita prática. Ao abrir uma empresa, você descobrirá que o cotidiano pode ser muito desafiador, sendo possível aprender muito com os acertos e erros cometidos.

Nem todas as respostas para a gestão de uma empresa podem ser encontradas em livros e palestras. Aliás, aqueles que se arriscam são os que têm mais chances de alcançar o sucesso e você terá a oportunidade de crescer e aperfeiçoar enquanto empreendedor.

2. O que fazer para começar a empreender?

Decidiu que deve se tornar um empreendedor? Então, é preciso ser inteligente ao começar a colocar sua ideia em prática. Por isso, acompanhe os passos que você deve seguir nessa nova fase de sua vida:

2.1. Escolha o segmento de atuação e observe o mercado

O primeiro passo a ser dado por quem quer empreender não pode deixar de ser observar o mercado que deseja atuar, em busca de oportunidades e mais informações.

Se você já escolheu o seu nicho de atuação, é hora de conhecer a fundo o mercado, observar seus concorrentes e se informar sobre a história das empresas que já alcançaram o sucesso.

Mas, se ainda não escolheu, nossa maior dica é procurar por algo que você tenha afinidade e com o qual queira realmente trabalhar todos os dias. Lembre-se de que fazer o que gosta é fundamental para se manter motivado perante as dificuldades.

2.2. Comece a estudar

Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil e, exatamente por isso, é preciso estudar bastante sobre gestão financeira, de estoque e de pessoas.

Mesmo que você pense em procurar o auxílio de um especialista ou deseje empreender no ramo de franquias, é essencial se preparar e buscar o máximo de informações possíveis.

Vale ressaltar que não é preciso gastar muito para isso. Existem muitas boas opções de cursos gratuitos, além de blogs e sites sobre empreendedorismo. Enfim, basta ir em busca!

2.3. Converse com outros empreendedores

Um bom empreendedor sabe da importância de ouvir experiências e sugestões dos colegas. Como você está apenas começando, uma conversa com alguém já estabelecido no mercado pode ser uma grande oportunidade para aprender.

Além disso, isso favorece o seu networking — rede de contatos — e poderá lhe render bons frutos no futuro.

2.4. Frequente eventos de empreendedorismo

Você pode não saber, mas muitas universidades mantêm centros de empreendedorismo com oferta de cursos e promovem inúmeros eventos destinados ao público empreendedor.

Assim sendo, fique atento ao noticiário e à internet e procure participar de seminários, palestras e cursos. Além de ser uma oportunidade para interagir com potenciais parceiros e fornecedores, é útil para aperfeiçoar seus conhecimentos.

2.5. Comece a observar o seu público-alvo

Para ter sucesso no mundo dos negócios, é preciso compreender o importante papel do consumidor nesse processo. Aliás, o empreendedor inteligente é aquele que está sempre atento ao cliente e às suas preferências e expectativas.

Lembre-se de que o capital de que você precisa para se manter em funcionamento é trazido pelo consumidor e, por isso, é essencial conhecê-lo e trabalhar para atraí-lo até a sua empresa.

3. 6 características essenciais para abrir um negócio

Está gostando do conteúdo? Até aqui já compartilhamos informações extremamente úteis para quem está começando a empreender e não sabe por onde começar. Mas, para que esse material fique realmente completo, torna-se relevante apresentar o perfil de um empreendedor de sucesso.

Você sabe quais as características esses indivíduos devem reunir? Será que você possui esse perfil? Ficou curioso? Continue lendo!

3.1. Ser uma pessoa proativa

Essa é uma grande característica dos empreendedores que alcançam o sucesso. Não se acomodar frente a uma realidade de mercado e estar sempre em busca de novas oportunidades é o que garante bons resultados.

Se o consumidor é cada dia mais exigente e seletivo, é preciso ter iniciativa e buscar inovar, dando a ele algo diferente e que atenda às suas demandas.

3.2. Não ter medo de arriscar

O medo de arriscar é um grande obstáculo na vida do ser humano de modo geral. Especialmente para quem deseja abrir um negócio, isso prejudica e até impede que boas oportunidades sejam aproveitadas.

Por isso, empresários de sucesso são aqueles que acreditam em sua ideia e apostam suas fichas nisso — obviamente, precedido de muito estudo e planejamento.

3.3. Ser perseverante

No cotidiano empresarial, nem tudo sai conforme o esperado. Existem momentos em que as coisas ficam complicadas e a saída para o problema parece não aparecer. Nessas horas, o que diferencia um grande empreendedor dos demais é a sua capacidade de não desistir e perseverar em busca de seus objetivos.

Ou seja, saber que fases difíceis existem e que, com dedicação e coragem, as dificuldades podem ser superadas, é uma grande qualidade desses indivíduos que você precisa aprender a ter.

3.4. Saber fazer networking

Já citamos rapidamente acerca da importância do networking para aqueles que almejam abrir uma empresa. E, de fato, essa é uma habilidade que você precisa desenvolver.

Todo empresário precisa manter uma boa rede de contatos, repleta de profissionais envolvidos com diversas áreas. Em resumo, são esses laços que farão com que sua empresa seja conhecida e indicada, além de proporcionar bons negócios.

3.5. Ser um bom líder

Ser um bom líder é uma grande marca do perfil de empreendedores bem-sucedidos. Aliás, muitos empresários são apenas chefes e desconhecem o poder de saber liderar e manter uma equipe de colaboradores motivada.

Por isso, comece a estudar um pouco sobre o assunto e a desenvolver habilidades, como:

  • ouvir críticas e sugestões;
  • saber incentivar e valorizar bons resultados;
  • dar feedback aos colaboradores;
  • aprender a traçar metas desafiadoras e alcançáveis.

3.6. Ser autoconfiante

Acreditar em uma ideia e transmitir segurança ao apresentá-la a colaboradores, investidores e parceiros é mais uma importante característica de bons empresários.

Seja confiante e mostre a todos ao seu redor o quanto a sua ideia e sua empresa são importantes e relevantes no mercado. Acredite, isso fará toda a diferença no modo como será visto e lembrado.

4. É possível abrir um negócio com pouco dinheiro?

Muitas pessoas reúnem todas as características para se tornarem empreendedores, mas se sentem receosas por não dispor de muito dinheiro para investir. Entretanto, será que é possível abrir um negócio com pouco dinheiro?

Se essa também é uma de suas dúvidas, a primeira coisa que você precisa entender é que não é preciso investir rios de dinheiro para se tornar empreendedor. A quantia a ser colocada no negócio varia de acordo com suas escolhas e existem boas opções para quem dispõe de pouco dinheiro.

Mesmo com tantas opções no mercado para conseguir empréstimos empresariais, esse é um caminho que precisa ser muito bem estudado. Afinal, nem sempre é uma boa ideia já iniciar suas atividades endividado.

Portanto, primeiramente, defina quanto de capital você tem disponível para investir e, a partir disso, comece a pesquisar em que empreender.

Para que você compreenda melhor o que estamos dizendo, é bom exemplificar. Existem modelos de franquias — falaremos mais adiante sobre as vantagens desse segmento — que não exigem grandes investimentos e, ainda assim, trazem excelentes resultados para seus empreendedores.

Ou seja, tudo depende da sua necessidade, possibilidade e estratégia para entrar no mercado sem se endividar e com chances reais de alcançar o sucesso. Pense nisso!

5. Conheça algumas áreas promissoras para abrir um negócio

Agora que você já sabe que é possível se tornar um empreendedor de sucesso mesmo não possuindo uma grande reserva financeira para investir, vamos ajudá-lo a escolher a sua área de atuação. Para isso, reunimos aquelas que mais vêm se destacando nos últimos anos.

Se você chegou até aqui, fique bem atento às próximas informações, pois elas podem contribuir com a conquista de seu grande sonho.

Preparado? Acompanhe!

5.1. Mobile marketing

A tecnologia tem mudado consideravelmente o modo como nos comunicamos e consumimos informações. Atento a isso, existe um mercado que vem se destacando bastante nos últimos tempos: o mobile marketing.

Esse tipo de negócio, além de muito promissor, é ideal para quem deseja um baixo custo operacional, pois pode ser operado em home office e até mesmo sem funcionários. Por isso, se a ideia te atrai, fique atento a essa tendência.

5.2. Alimentação

O setor de alimentação está sempre em alta. Afinal, estamos falando de uma das necessidades vitais do ser humano.

Para aqueles que têm afinidade com o ramo e desejam investir com segurança, existem inúmeras opções de franquias alimentícias com as mais diversas abordagens:

5.3. Limpeza

Investir em ramos que estão relacionados aos novos hábitos do consumidor contemporâneo é uma maneira inteligente de se alcançar o sucesso. Por isso, o setor de limpeza, em especial os serviços de lavanderia, tem apresentado bons resultados.

Seja pela vida atarefada ou em busca de mais conforto e comodidade, o público brasileiro começa a procurar por esses negócios, o que pode representar uma excelente oportunidade para quem deseja abrir uma empresa.

5.4. Vestuário

Outra opção interessante e que se adéqua ao perfil de muitos empreendedores é o setor de vestuário. Aliás, quem escolhe trabalhar nesse segmento dispõe de vários nichos de atuação, como vestuário masculino, feminino, infantil, moda praia e plus size.

Portanto, se você gosta de moda e está em busca de um negócio rentável, avalie esse segmento com atenção.

5.5. Beleza e cosméticos

Investir em salões de beleza e venda de cosméticos pode representar uma grande oportunidade, pois o mercado está em constante crescimento.

As razões para isso são simples: a entrada cada vez maior das mulheres no mercado de trabalho — que são as maiores consumidoras desse segmento —, o interesse de homens por cuidados com a beleza e os lançamentos constantes de produtos.

6. Vale a pena empreender como uma franquia?

Conforme você percebeu no tópico anterior, seja qual for o seu perfil e áreas de afinidade, existe sempre um negócio interessante para se investir, especialmente quando analisamos o mercado de franquias.

Aliás, investir em uma franquia tem sido uma decisão recorrente entre brasileiros com pouca experiência de mercado, pois esse segmento apresenta vantagens interessantes quando comparado às empresas comuns.

Então, respondendo à indagação apresentada no título, será que vale a pena empreender com uma franquia? Confira alguns motivos para apostar nesse nicho:

6.1. O empreendedor recebe um “negócio pronto”

Uma das maiores vantagens de quem investe em franquias é, sem dúvidas, receber um “negócio pronto”. Sendo mais específico, uma franquia é uma ideia já testada e que obteve êxito no mercado, o que é muito interessante para quem tem pouca experiência.

Assim, você já abre seu negócio com a vantagem de atuar com uma marca conhecida e com clientes fiéis, o que elimina um dos maiores desafios enfrentados por quem começa a empreender nos modelos convencionais.

6.2. A franquia fornece uma estrutura adequada

Ao assinar um contrato de franquia, você receberá todo o auxílio do franqueador para montar a estrutura de seu negócio.

Assim, os instrumentos, máquinas, marca, slogan e demais aspectos já estão prontos e foram pensados e testados de modo a ampliar seus lucros.

6.3. Reduz custos com fornecedores

Quando você entra em uma rede de franquias, começa a atuar em nome de uma unidade e isso significa que comprar suprimentos e matéria-prima pode ser muito mais barato.

De modo geral, por se tratar de uma rede de empresas, os produtos são adquiridos em maior quantidade e, consequentemente, a negociação dos valores é mais produtiva.

6.4. Auxilia o empreendedor a comandar sua unidade

O suporte que a franquia oferece ao seu franqueado é outra importante vantagem desse modelo de negócio. Assim, a falta de experiência no mercado não é um impeditivo para empreender e isso é feito com todo o apoio necessário.

O auxílio varia desde o treinamento de funcionários à gestão do negócio como um todo e contribui para que a unidade consiga crescer e se firmar entre os consumidores.

6.5. Reduz a preocupação com a concorrência

Quem abre um negócio “do zero” e sozinho precisa se atentar bastante à concorrência, afinal, ganhar notoriedade e superar empresas que já possuem tempo no mercado é um grande desafio.

Por outro lado, quem investe em uma franquia tem essa preocupação reduzida, pois a marca já tem uma boa aceitação entre os consumidores e o negócio já é sólido o suficiente para se destacar.

Obviamente, se em sua cidade já existem muitos concorrentes na mesma área em que você deseja abrir uma franquia, é importante avaliar se há espaço para a sua empresa.

6.6. A franquia realiza um estudo prévio de viabilidade do negócio

Para quem, mesmo com todas as vantagens apresentadas, ainda de sente inseguro ao avaliar se a sua unidade franqueada terá chances de crescer e se firmar em sua cidade, é importante ressaltar que a franquia realiza um estudo prévio de viabilidade.

Em outras palavras, é feito um estudo no mercado local, avaliando a existência de concorrentes, consumidores e demanda, que concluirá se é interessante ou não abrir o negócio.

Ao longo deste post, foram apresentadas inúmeras informações para você que pretende abrir um negócio, mas tem dúvidas de por onde começar. Como você percebeu, empreender é um grande desafio e nem sempre tão simples.

Se você está decidido a entrar para o universo empresarial, esteja preparado para estudar, planejar e se dedicar com vigor às atividades e responsabilidades diárias de um empreendedor.

Antes disso, avalie se você detém as habilidades aqui demonstradas e saiba que ninguém nasce com todas elas. Muitas das características de um empresário de sucesso são adquiridas com muito trabalho e estudo.

Enfim, chegando ao fim deste artigo, é possível afirmar que abrir um negócio de franquia pode ser uma excelente opção para você que deseja mudar de vida e se tornar dono do próprio negócio. Basta escolher o segmento que melhor se adéqua ao seu perfil e uma das milhares de franquias existentes para investir. Mãos à obra!

Gostou do conteúdo? Já conhece nossa página no Facebook? Aproveite para curtir e acompanhar todas as novidades por lá!

Comentários