Veja como saber se sua ideia de negócio dará certo

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Se você quer se tornar um empreendedor, precisa de uma ideia de negócio. No entanto, uma pergunta fundamental nesse processo é: será que essa proposta dará certo?

A resposta a esse questionamento depende de diversos fatores. Uma mesma ideia pode dar certo em determinada região, mas não funcionar em outra.

Mesmo que pareça muito promissora, é necessário fazer uma avaliação para verificar diferentes requisitos, como atendimento às demandas do público-alvo, a concorrência existente e o mercado para empreender.

A questão é: como saber efetivamente se sua ideia de negócio dará certo? É o que vamos ver neste artigo. Aqui, daremos dicas práticas e ainda abordaremos a importância de identificar a viabilidade de cada sugestão.

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Quer saber mais? Então, acompanhe!

Ideia de negócio: a importância de verificar sua viabilidade

A abertura de uma empresa, independentemente de ser do zero ou uma unidade franqueada, exige que o empreendedor empregue diferentes esforços para alcançar o sucesso. No entanto, é importante citar que ele deve verificar a viabilidade da sua ideia.

Essa não é uma tarefa tão simples para quem está começando. É preciso ultrapassar o subjetivismo e deixar de lado a impressão de que é uma proposta infalível para fazer uma análise mais detalhada e que reduza as incertezas e os riscos do empreendimento. Além disso, deve-se conhecer bem o mercado em que vai atuar.

O que você deve estar pensando é: como fazer isso? Existem algumas dicas que ajudam nesse processo. Confira:

Analise a demanda pelo produto

Um requisito ao abrir uma empresa é que os produtos ou serviços vendidos sejam procurados pelo público-alvo. Afinal de contas, se não houver demanda, não haverá vendas.

É importante avaliar se já existem grandes empresas que atuam no mesmo segmento, porque elas podem dominar o mercado e fazer com que o seu negócio tenha dificuldades de prosperar.

Outras questões que devem ser respondidas são:

  • existe público consumidor?
  • quem é esse público?
  • qual a faixa etária e social das pessoas?

Ainda se pode verificar se o público acha as mercadorias vendidas interessantes, porque isso é determinante para o sucesso. Para isso, é necessário avaliar alguma necessidade potencial dos consumidores e identificar se há possibilidade de eles pagarem pelo valor que será cobrado por item.

Avalie a concorrência

Os concorrentes da sua empresa são tão importantes quanto os clientes, porque eles permitem identificar oportunidades e riscos, além de aumentar a noção de preço e margem de lucro.

No caso de uma franquia, os concorrentes podem ser outras unidades do mesmo sistema ou estabelecimentos próprios. Ainda há os concorrentes diretos, que atuam com o mesmo tipo de produto (por exemplo: duas pizzarias), e os indiretos, que trabalham com mercadorias similares (caso de uma pizzaria e uma casa de massas).

Elabore um plano de negócios

Esse documento descreve os objetivos do seu negócio de forma detalhada e ainda especifica os passos que devem ser dados para que eles sejam atingidos. A ideia é reduzir as incertezas, identificar e restringir erros e evitar cometer falhas que já foram executadas pela concorrência.

Uma boa maneira de saber se você tem um bom plano de negócios é verificar se ele tem proximidade com a realidade, se é passível de ser executado e se delimita detalhadamente as etapas que devem ser realizadas. Durante a elaboração, pode-se perceber que há alguns obstáculos que podem fazer com que a ideia precise ser reformulada.

Defina o investimento necessário

A viabilidade financeira é importante, porque sem esse aspecto seu negócio está fadado ao fracasso. Analise o preço de venda e de compras, os custos operacionais com energia, mão de obra, impostos, aluguel, entre outros detalhes.

Uma vantagem de ser um franqueado é que você já terá mais claramente o valor que deverá aplicar mensalmente no pagamento de contas e o capital de giro necessário para o funcionamento diário.

Outro benefício é ter uma média de tempo de retorno do investimento. Nas franquias, isso ocorre geralmente entre 24 e 36 meses.

Adote boas práticas de gestão

A gestão do empreendimento é um ponto fundamental, porque ajuda a testar as hipóteses do mercado, avaliar os resultados obtidos com as vendas, questionar as decisões tomadas etc.

Além disso, a união desse aspecto a uma ideia viável traz diferentes benefícios, por exemplo, maior chance de sucesso, maior possibilidade de sustentar o negócio e de aprimorar seu negócio em áreas estratégicas, como marketing, financeiro, recursos humanos, entre outras.

Procure se diferenciar no mercado

Essa é uma ação mais focada para marketing e vendas, já que a diferenciação eleva a comercialização de mercadorias. Isso ocorre porque, de modo geral, os consumidores procuram esse tipo de empresa, que possui um produto ou serviço que não existe.

Por isso, vale a pena pensar se você oferta um produto ou serviço:

  • único;
  • que oferece economia de tempo;
  • que é barato;
  • que tem uma qualidade superior a outros similares.

Essa é uma forma de obter uma vantagem sobre a concorrência e chamar a atenção de novos clientes. O benefício é que eles tendem a se fidelizar e, então, promover a sua unidade franqueada indicando a amigos e parentes.

Descubra sua vantagem sobre a concorrência

Uma unidade franqueada precisa vender os produtos e serviços da marca, que já são predeterminados. Os preços também devem ser os mesmos. No entanto, a sua vantagem sobre a concorrência é justamente ter itens de qualidade e padronização para diferentes elementos, como o atendimento.

Mesmo assim, vale a pena se esforçar e apostar na personalização do atendimento, oferecendo aos consumidores um motivo para escolherem a sua unidade — além dos próprios itens comercializados, é claro.

Assim, você não deve se ater às ideias que tiver. É importante ir além e avaliar diferentes fatores, como os que citamos neste post. É desse modo que você terá uma chance maior de sucesso na sua empresa, independentemente de ela ser uma unidade franqueada ou um empreendimento que você começou do zero.

Entendeu por que a ideia de negócio é importante para qualquer tipo de empreendimento? Aproveite para se aprofundar no assunto e conhecer os fatores importantes para quem deseja abrir uma franquia.

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