Franquias de alimentação: 15 opções para investir

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O setor de alimentação certamente é um dos mais atraentes e seguros para quem deseja investir em um novo negócio. Um dos motivos para isso é que, mesmo em momentos de instabilidade econômica, como a vivida pelo Brasil atualmente, o setor não para de crescer.

Uma pesquisa realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) apurou que, no primeiro trimestre deste ano, o mercado de franquias de alimentação faturou mais de 9,4 bilhões de reais, um crescimento de 6% em relação aos três primeiros meses de 2016.

As franquias de alimentação também oferecem a possibilidade do franqueado atuar em diferentes segmentos e captar todo tipo de público. Nesse setor podemos encontrar redes de fast-food, refeições completas, lanches, culinária saudável, empresas especializadas em doces, em sucos, cafeterias, pizzarias, culinária regional e internacional… As opções são muitas!

Outro ponto que impulsiona o setor é que muitas redes conseguem atender não só o público que faz a compra no balcão, como atuar com delivery, recebendo pedidos por telefone, site e aplicativos.

Se você se identifica com esse setor, existe uma gama de franquias, com os mais variados valores de investimento, que podem ser o tipo de negócio perfeito. A seguir, confira 15 franquias de alimentação!

Fórmula Pizzaria

fórmula pizzaria

A pizza, paixão nacional, é o carro chefe da Fórmula Pizzaria. A marca trabalha com pizzas de quatro, seis e oito pedaços, além do calzone (pizza fechada) em mais de quarenta sabores.

A rede busca franqueados com perfil investidor, interesse pelo setor alimentício e que tenham facilidade para liderar e que busquem uma franquia com processos bem definidos e alta rentabilidade.

São dois modelos de negócio nesta franquia de pizzaria: delivery e loja + delivery. Para reduzir custos e simplificar a operação, a franqueadora trabalha com uma cozinha central que fornece ao franqueado os ingredientes e insumos necessários para a preparação dos pratos, além de uma central de atendimento que direciona os pedidos para as unidades.

Investimento inicial: a partir de R$ 145 mil
Retorno do Investimento: 24 a 36 meses
Faturamento médio: R$ 70 mil

Açaí Concept

açai concept

Com 144 unidades no Brasil, a Açaí Concept é uma excelente opção para quem deseja investir em uma franquia do tradicional açaí com caldas e toppings, como frutas, granola e leite condensado.

São dois modelos de negócio: a loja, que demanda um espaço de, no mínimo, 30 m² e precisa de dois a seis funcionários para operação; e o quiosque, que pode ser instalado dentro de shoppings e precisa de um espaço de 2 m² a 6 m² e pelo menos dois funcionários.

Investimento inicial: a partir de R$ 78 mil
Retorno do Investimento: de 5 a 16 meses
Faturamento médio: R$ 50 mil

Belga Mix

belga mix

A Belga Mix trabalha com cones de batatas fritas com molhos e acompanhamentos, churros e raspadinhas. Um dos diferenciais da marca é que, além do formato de loja física e quiosque, há também um food cart, um quiosque externo sob rodas que pode ser alocado em estacionamentos, parques, supermercado e até participar de eventos, como feiras e aniversários.

A loja física precisa de pelo menos dois funcionários para operar, enquanto os demais modelos funcionam com no mínimo um profissional.

Investimento inicial: a partir de R$ 29,9 mil
Retorno do Investimento: 12 a 36 meses
Faturamento médio: não informado

Big X Picanha

big x picanha

A Big X Picanha tem um largo mix de opções entre lanches e refeições que podem agradar os franqueados que se interessam pelo setor de alimentação.

Com mais de 15 anos de mercado, a marca oferece aos franqueados apoio na administração e gestão do negócio, treinamento de atendimento ao cliente, gestão de estoque e gestão de qualidade. Há também suporte na escolha do ponto comercial, projeto arquitetônico, treinamento de equipe e escolha do equipamento.

Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil
Retorno do Investimento: 24 a 36 meses
Faturamento médio: R$ 100 mil

Boali

boali

A busca por uma alimentação mais saudável é uma das tendências mais fortes atualmente e a Boali é uma boa opção nesse segmento. Wraps, quiches, sopas, saladas, chás e sucos estão entre as opções da franquia que se define como restaurante fast casual.

A marca busca franqueados que se identifiquem com o estilo de vida e alimentação saudáveis, sejam criativos, pró-ativos e tenham vontade de trabalhar. Líderes inovadores e ousados também são bem vistos pela marca que já tem 10 anos de história.

Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil
Retorno do Investimento: 24 a 48 meses
Faturamento médio: R$ 130 mil

Burger +

burger mais

A proposta da Burger + é trabalhar apenas com carnes frescas, livres de conservantes e que são utilizadas para fazer hambúrgueres artesanais. Além dos lanches, são servidos hot-dogs, fritas e omeletes com diversos acompanhamentos.

A franquia também tem um modelo de operação em food truck, que pode ser estacionado em pontos estratégicos da cidade ou participar de eventos.

Investimento inicial: a partir de R$ 212 mil
Retorno do Investimento: 24 a 36 meses
Faturamento médio: R$ 100 mil

China in Box

franquia china in box

A China in Box é uma marca já consolidada no mercado de franquias com mais de 150 unidades em todo o país. A credibilidade e o reconhecimento podem atrair futuros franqueados que queiram trabalhar com produtos que tem alta aceitabilidade no mercado e um mix variado de pratos.

A marca oferece apoio nas áreas jurídica, arquitetônica, financeira, mercadológica e organizacional, além de suporte com a publicidade, seleção da equipe e do ponto comercial.

Investimento inicial: a partir de R$ 540 mil
Retorno do Investimento: 36 a 48 meses
Faturamento médio: R$ 150 mil

Devassa

bar devassa

As franquias relacionadas às marcas de cerveja têm se popularizado bastante nos últimos anos, e a Devassa é uma das opções de franchising de cervejaria.

Os franqueados recebem treinamento para operar o bar, a cozinha e prestar atendimento apropriado para o consumidor, além de apoio nos assuntos gerenciais e operacionais.

Investimento inicial: a partir de R$ 840 mil
Retorno do Investimento: 36 a 48 meses
Faturamento médio: não informado

Gendai

franquia gendai

Focada em comida japonesa, o Gendai tem a proposta de levar a comida japonesa para fora do tradicional bairro oriental da Liberdade, em São Paulo. A marca está desde 1996 no mercado de franquias e tem 62 unidades franqueadas em todo o país.

A Gendai oferece apoio aos franqueados com a gestão de qualidade, de estoque, assessoria de imprensa, projeto financeiro, jurídico e mais. Cada unidade necessita de um espaço de pelo menos 35m² e pode operar com um quadro de 16 a 25 funcionários.

Investimento inicial: a partir de R$ 530 mil
Retorno do Investimento: 36 a 48 meses
Faturamento médio: R$ 160 mil

Frango Americano

frango americano

A Frango Americano é uma rede de franquias especializada na preparação e comercialização de frango frito no balde, porções e outras refeições que tem como protagonista o frango.

Com sede no Paraná, a marca já conta com 30 lojas franqueadas e está em processo de expansão. Para isso, busca interessados que tenham disponibilidade para se dedicar à franquia e gerenciá-la, se interessem pelos alimentos comercializados pela Frango Americano e queiram trabalhar com o público.

Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
Retorno do Investimento: 14  a 36 meses
Faturamento médio: R$ 80 mil

Grão Espresso

grao espresso

A Cafeteria Grão Espresso trabalha com um mix de produtos variados que inclui, cafés frios e quentes, chás, bolos, salgados, sanduíches e sorvetes. Para os franqueados promete acompanhamento constante, manuais de implantação, administração, marketing e operação da loja.

Depois do cadastro, o perfil do interessado é avaliado e uma reunião individual é agendada. Em seguida, começa a captação e negociação do ponto comercial, que antecede a assinatura do contrato, a regulamentação da empresa e o início do treinamento vem em seguida.

Os franqueados da Grão Espresso não precisam ter experiência prévia, mas é necessário gostar no mercado de alimentação e cafeteria, e facilidade para assimilar novos conceitos e práticas comerciais, de acordo com a marca.

Investimento inicial: a partir R$ 170 mil
Retorno do Investimento: 24 a 36 meses
Faturamento médio: R$ 45 mil

Griletto

franquia griletto

Fundada em 1983, a Griletto é uma marca de fast food de grelhados e parmegianas que tem 145 unidades no Brasil. No cardápio, há pratos voltados para almoço, jantar, happy-hour, refeições fit e menu para crianças.

As lojas Griletto podem ser alocadas em espaços de 30m² a 50m² e precisam de, no mínimo, 14 funcionários para a operação.

Investimento inicial: a partir de R$ 390 mil
Retorno do Investimento: 24 a 36 meses
Faturamento médio: R$ 130 mil

IceMellow

icemellow

A IceMellow é uma marca de sorvetes que atua com dois modelos de franquias, os quiosques, que ocupam uma área mínima de 6m² e necessitam de três funcionários, e as lojas, estruturas que dependem de um espaço de até 35m² e três a cinco profissionais.

Em expansão, a rede busca por franqueados acima dos 25 anos, que tenham o segundo grau completo e recursos financeiros próprios. Conta como exigência também a capacidade de seguir regras e padrões e a disponibilidade de tempo para gerenciar diretamente a franquia.

Investimento inicial: a partir de R$ 69 mil
Retorno do Investimento: 12 a 36 meses
Faturamento médio: R$ 30 mil a R$ 40 mil

Nutty Bavarian

Nutty

Especilizado em nuts glaceadas, o Nutty Bavarian trabalha com quiosques, o que pode ser atrativo para empreendedores que desejam investir em um modelo mais barato e que necessite um quadro de funcionários reduzido.

São três tipos de quiosques, que podem ser instalados em shoppings, aeroportos, cinemas, casas de shows, etc. O primeiro deles é o deluxe, que tem uma frente de atendimento e maior espaço dedicado para o estoque. O segundo é o premium, com duas frentes de atendimento e maior espaço para exposição dos produtos. E o terceiro é o modelo Standart, um quiosque com telhado e maior espaço para comunicação.

O franqueado recebe o quiosque pronto, tem flexibilidade de horários e conta com operação de implantação.

Investimento inicial: a partir de R$ 98 mil
Retorno do Investimento: 6 a 18 meses
Faturamento médio: R$ 32 mil

Mil Milkshakes

mil milkshakes

A Mil Milkshakes está no ramo de milkshakes desde 2005 e atualmente busca por franqueados com espírito empreendedor, determinação e disponibilidade para estar à frente do negócio. Facilidade e vontade de crescer também são características muito valorizadas pela franqueadora.

A Mil Milkshakes oferece treinamento completo e auxilia nos projetos financeiro, mercadológico, organizacional e arquitetônico. Ainda colabora na escolha, treinamento e motivação de pessoal. O franqueado pode escolher entre os formatos de loja ou quiosque para investir.

Investimento inicial: a partir de R$ 133 mil
Retorno do Investimento: 14 a 24 meses
Faturamento médio: R$ 30 mil

 

Comentários