Uma franquia automotiva pode ser uma excelente opção de negócio para quem quer ter um empreendimento e deseja começar a empresa com a expertise e credibilidade que só uma franquia pode oferecer.

Além disso, o mercado de veículos no Brasil é um dos poucos que andam bastante aquecido, mesmo com o cenário de instabilidade econômica vivida pelo país. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), somente em janeiro de 2018 foram comercializados mais de 180 mil veículos, um aumento de 23% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Outro ponto atrativo é que as franquias automotivas normalmente oferecem diferentes modelos de negócio. Há redes, inclusive, que tem formatos de franquia home office, em que o franqueado trabalha em casa e atende por delivery, levando o seu equipamento para fazer o serviço onde o consumidor estiver. Existem também, é claro, os modelos de loja física, que costumam ter um investimento mais elevado, mas podem gerar um fluxo maior de clientes.

Com milhões de carros nas ruas que vão precisar, invariavelmente, de reparos e limpeza periódica, e redes que prometem flexibilidade e alta rentabilidade, não é difícil entender porque há tantos interessados em franquias automotivas.

franquia automotiva

Mas será que esse negócio é para você? Antes de responder a essa pergunta, vale a pena avaliar algumas questões e conhecer as inúmeras opções de franquias automotivas para descobrir, finalmente, se você pode ter sucesso neste mercado.

Tenho interesse pelo setor automotivo?

Gostar do setor no qual pretende atuar é um item essencial para o bom desenvolvimento de qualquer negócio, inclusive das franquias. Se você vai trabalhar diretamente com veículos, é muito importante que tenha interesse por esse mercado.

Muitas franquias automotivas não exigem experiência anterior com reparos, limpeza e manutenção de veículos, já que o treinamento técnico deve dar conta de instruir o franqueado e seus funcionários sobre a parte operacional do negócio.

No entanto, é essencial que o dono da franquia goste do seu trabalho para que possa fazê-lo de forma mais prazerosa e se dedicar mais. É essa dedicação e gosto pelo negócio que serão os combustíveis para a franquia prosperar.

Gosto de trabalhar com público?

Uma franquia automotiva, com certeza, é o tipo de negócio para quem gosta de ter contato direto com público no dia a dia. Ainda que você, enquanto gestor, não preste os serviços diretamente, é importante que esteja disponível para atender os consumidores, tirar dúvidas e construir um relacionamento próximo com eles.

Como um carro é um bem de consumo caro e bastante desejado pelos brasileiros, muitas vezes é preciso, primeiro, bater um bom papo com o cliente para conquistá-lo até que ele decida contratar o serviço.

Quero trabalhar com serviços?

Atuar com a prestação de serviços é um pouco diferente de trabalhar com a venda de produtos, e é importante que o franqueado saiba disso antes de investir em uma franquia automotiva.

Diferente dos produtos, que são palpáveis, os serviços são intangíveis e isso pode exigir um maior esforço de convencimento por parte da franquia para conseguir prospectar clientes.

É preciso que o empreendedor entenda e saiba mostrar para o público que as atividades que vai comercializar em sua franquia são de vital importância para garantir a integridade e a beleza do veículo.

Consigo seguir orientações?

Todo franqueado tem a chance de ser dono de um negócio que já foi testado e teve a sua viabilidade comprovada. Isso é algo extremamente positivo, uma vez que o seu negócio já abre as portas com muito conhecimento na bagagem e alguns anos de experiência.

Mas, para que esse modelo seja realmente funcional, é muito importante que o franqueado saiba seguir as orientações da franqueadora e trabalhe segundo os parâmetros que ela designar.

Como carrega o nome da rede, a marca precisa garantir que a forma de trabalhar e a qualidade oferecida por todas as unidades sejam padronizadas. Para tanto, as franqueadoras criam alguns protocolos que todas as franquias, inclusive a sua, devem seguir.

Isso não quer dizer que você não terá autonomia em seu negócio, mas sim que deve ter muito claro quais são as orientações da franqueadora que precisa seguir à risca para que a franquia tenha sucesso. Por isso, é fundamental que você leia com muita atenção a Circular de Oferta de Franquia antes de fechar negócio. Fazendo isso, você já sabe se o seu modo de gerenciar está de acordo com o protocolo da rede.

Estou preparado para fidelizar o público?

Uma franquia automotiva tem grandes chances de fidelizar o público e criar uma clientela garantida. Aqui, novamente, a questão da confiança é importantíssima. Afinal de contas, quem tem um carro quer que ele fique em boas e conhecidas mãos, quando for preciso de manutenção ou limpeza.

Portanto, compete ao franqueado e à sua equipe conquistarem a confiança do consumidor a ponto de fazê-lo voltar sempre. A principal chave da fidelização é a excelência no atendimento e nos serviços prestados.

Enfim, ser cordial, transparente e inspirar confiança no cliente ajuda a deixá-lo mais seguro, e apresentar um ótimo resultado certamente vai fazer com que ele tenha vontade de retornar sempre que precisar.

Sou bom em planejar a longo prazo?

As franquias automotivas tendem a ter prazos de retorno um pouco mais longos, principalmente quando o franqueado escolhe um modelo de loja física, cujo investimento é maior.

Por conta disso, é fundamental que ele já entre no negócio bem planejado financeiramente e tenha à sua disposição uma reserva para manter a franquia funcionando, enquanto ela não se paga.

Conheça a franquia automotiva AcquaZero

franquia automotiva acquazero

Chegou à conclusão que uma franquia automotiva realmente é a melhor opção de investimento para você? Então, o próximo passo para o sucesso é escolher a rede certa!

A AcquaZero é uma das principais redes de limpeza ecológica e estética automotiva no mercado e uma excelente opção para quem busca modelos de franquia flexíveis, diferentes e com alta rentabilidade. A partir de R$ 3,4 mil, já é possível abrir uma unidade!

A rede oferece mais de 10 serviços que protegem e embelezam os veículos, sem deixar de lado a preocupação com a natureza e a responsabilidade ambiental. Prova disso é que, a cada lavagem com o sistema inovador da AcquaZero, cerca de 320 litos de água são economizados.

Os interessados em abrir uma unidade, devem acessar o site da franquia AcquaZero devem preencher o formulário de inscrição para receber mais informações e dar início ao processo de seleção.

Franquia na mochila (delivery)

Investimento total: R$ 3,4 mil
Taxa de franquia: R$ 900
Royalties: não cobra
Faturamento médio: R$ 5 mil
Prazo de retorno: 6 meses

Franquia Express (delivery + ponto fixo)

Investimento total: R$ 7 mil
Taxa de franquia: R$ 2,3 mil
Royalties: não cobra
Faturamento médio: R$ 10 mil
Prazo de retorno: 6 meses

Franquia Plus (apenas ponto fixo)

Investimento total: R$ 7 mil
Taxa de franquia: R$ 2,3 mil
Royalties: não cobra
Faturamento médio: R$ 10 mil
Prazo de retorno: 6 meses

Franquia Standard (ponto fixo para fluxo pequeno de carros)

Investimento total: R$ 50 mil
Taxa de franquia: R$ 8 mil
Royalties: R$ 550
Faturamento médio: R$ 20 mil
Prazo de retorno: 6 meses

Franquia Prime (ponto fixos com fluxo médio de carros)

Investimento total: R$ 80 mil
Taxa de franquia: R$ 15 mil
Royalties: R$ 550 a R$ 1 mil
Faturamento médio: R$ 30 mil
Prazo de retorno: 2 a 24 meses

Franquia Gold (ponto fixo em áreas nobres)

Investimento total: R$ 120 mil
Taxa de franquia: R$ 20 mil
Royalties: R$ 1 mil
Faturamento médio: R$ 40 mil
Prazo de retorno: 18 a 24 meses


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