Franquia de beleza: é melhor oferecer um atendimento completo ou focar em nichos?

Não tem como negar que o ramo de beleza e estética é um dos mais promissores para aqueles que resolvem empreender. Não é por acaso que muitas pessoas acabam investindo em uma franquia de beleza depois de identificarem que a área de estética, até pelo envelhecimento da população, é uma boa opção. Afinal, ela pode garantir a longevidade com boa autoestima.

Os números desse setor também mostram o quão vantajoso é investir na área. Para que tenha ideia, no mercado mundial de higiene pessoal, perfumaria e cosmético, o Brasil ocupa a quarta posição mundial, com faturamento de mais 30 bilhões de dólares, segundo dados da Euromonitor.

E não para por aí. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), entre os fatores que contribuem para o crescimento do setor está o maior acesso das classes C, D e E aos produtos, devido ao aumento de renda.

Quer mais? Pois o desempenho das franquias de beleza em 2017 foi o que mais obteve crescimento no ramo de franquias, cerca de 15,5% em relação ao ano anterior. Em segundo lugar está o de Serviços Automotivos, com alta de 11,6% e o setor de Moda, que cresceu 10%. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O uso de tecnologia de ponta e o consequente aumento da produtividade são importantes fatores que vêm favorecendo os preços praticados pelo setor e os lançamentos constantes de produtos.

Este cenário fomenta, inclusive, a abertura de novos negócios, especialmente as franquias, bem como a ampliação de mix de produtos das empresas atuais, aumentando a competitividade.

E isso também é importante para quando se investe em nicho dentro desse segmento, estratégia importante para pequenas empresas. Isso porque, para ter sucesso, a estratégia dos pequenos empreendedores deve ser bem diferente da adotada pelas grandes marcas, já que eles ganham poder de competição quando identificam uma área de nicho no mercado, ou quando oferecem produtos bem diferenciados.

Por isso, inclusive, que nos últimos tempos o mercado de beleza e estética tem ficado ainda mais focado. Você já deve ter ouvido falar, por exemplo, em franquias de esmalteria ou em franquias de depilação, dois importantes mercados que vêm ganhando cada vez mais força nesse segmento.

Este é um bom caminho para os brasileiros, uma vez que a dados da Abihpec mostram que o Brasil é um dos países com mais espaço para novas tendências e lançamentos, especialmente pela miscigenação, o que faz com que se encontrem aqui pessoas com variados tipos de cabelo e pele, por exemplo, sendo essas boas pedidas para mercados de nicho.

Mas fique atento, pois as empresas com esse perfil precisam ser criativas e detectar novos hábitos e novas tendências, nichos de mercado ainda não tomados pelas médias e grandes companhias. Além de serem ágeis nas mudanças, buscando novidades constantes.

Ok, você já entendeu o quão promissor é esse mercado e que investir em nicho é uma boa pedida. Mas você sabe o que é nicho de mercado? E quais são as vantagens de investir nesse tipo de negócio quando se fala em franquias de beleza? Confira a seguir!

Afinal, o que é nicho de mercado?

O termo é usado quando uma empresa se especializa em um determinado segmento ou público-alvo. No caso das franquias, por exemplo, uma empresa de beleza de nicho pode ser aquela voltada apenas a fazer sobrancelhas.

Vantagens do nicho de mercado

A principal das vantagens é justamente a especialização. Concorda que se você é especialista em algo, você tem grandes chances de ter uma empresa bem-sucedida? Se uma pessoa quer fazer uma linha bem-feita, as chances de ela procurar por uma esmalteria, que trabalha apenas com isso, são muito maiores.

O foco no nicho de mercado permite que você dedique toda a sua atenção para criar o melhor produto ou serviço possível, já que vai poder concentrar os seus recursos naquilo que o cliente precisa.

Isso tem um efeito multiplicador, pois não tem como negar que clientes felizes são a melhor propaganda para o seu negócio. E saber o que ele precisa (por lidar com aquele assunto tão específico no dia a dia) é o melhor caminho para esse sucesso.

Investimento focado

Diante disso, é possível concentrar o orçamento de marketing e publicidade para o seu público-alvo, o que também facilita o seu posicionamento como especialista, assim como na liderança de mercado.

Mais: isso também significa que você não vai precisar competir apenas no preço, já que, ao se concentrar em um grupo menor de clientes, você tende a saber quem são eles e quais são os seus problemas a serem solucionados por sua marca.

Com isso, você é capaz de desenvolver produtos e serviços que atendam especificamente a essas necessidades e resolvam os seus problemas, não precisando se preocupar em competir com dezenas de concorrentes maiores que você.

Fique ligado na demanda

Tudo parece lindo, mas como todo negócio, tem alguns pontos que devem chamar a sua atenção. É fundamental, por exemplo, que o nicho de mercado escolhido por você tenha demanda suficiente para sustentar o seu negócio.

De nada adianta, por exemplo, você montar uma barbearia toda requintada em uma cidade pequena com uma população de baixa renda, pois a maioria dos moradores provavelmente não terá condições financeiras para comprar o seu produto.

Tenha certeza, também, de que o nicho escolhido por você já não está saturado. Quando um novo tipo de negócio começa a dar certo, é bastante comum que muitas pessoas abram o mesmo tipo de negócio e, em pouco tempo, ele acaba não sendo lucrativo para ninguém.

SUAV: 3 modelos de franquia de beleza em um só lugar

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Se ficou animado com os números positivos das franquias de beleza e estética, você precisa conhecer a SUAV que oferece um negócio rentável a baixo custo. A marca integra três diferentes tipos de serviços em uma única estrutura: depilação, esmalteria e sobrancelhas.

Com a variedade de serviços ofertados em uma única estrutura, a rede atrai diferentes tipos de consumidores, o que potencializa o faturamento de uma unidade, bem como o tíquete médio. A proposta é oferecer serviços rápidos, na modalidade express, com qualidade e sem a necessidade de agendamento de horários.

Para se tornar um franqueado SUAV, o investimento inicial parte de 127,8 mil reais. Parte desse valor, está o suporte da franqueadora, que inclui treinamentos presenciais para franqueados e equipe de funcionários, ajuda na escolha do ponto comercial, assistência durante a inauguração, entre outros detalhes.

Investimento total: R$ 127,8 mil
Taxa de franquia: R$ 35 mil
Royalties: R$ 1,5 mil
Faturamento médio: R$ 70 mil
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

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