9 perguntas [E RESPOSTAS] para abrir sua franquia de produtos de estética automotiva

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O mercado de carros é atrativo e uma opção para atuar neste setor é uma franquia de estética automotiva especializada em produtos dos mais variados. Um dos exemplos dessas opções é a Zaplus Car.

O setor de serviços automotivos do franchising faturou mais de R$ 1,5 bilhões no terceiro trimestre de 2022, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Não só pelo faturamento, mas também o grande merca do em potencial do setor automotivo é interessante para abrir uma franquia, como mostraremos aqui. Continue a leitura e saiba mais!

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1. Por que abrir uma franquia de estética automotiva?

O modelo de franquia é um formato de negócio que tem ganhado adeptos por todo o mundo e no Brasil já é uma realidade em todos os mercados.

A franquia Zaplus Car, assim como as outras, é um formato de negócio onde o empreendedor recebe a permissão para montar uma empresa. Conta ainda com uma operação previamente estabelecida.

Nesse sentido, é uma forma bastante vantajosa de empreender, pois o empreendedor não precisa pensar em cada aspecto da estrutura da empresa. Isso porque, recebe pronto.

Além disso, esse modelo de negócio conta com produtos ou serviços já testados pelo mercado. Assim, o empreendedor diminui os seus riscos de investir em algo que não terá aceitação.

Da mesma forma, as redes de franquias, como a Zaplus, oferecem ao empreendedor uma série de suporte para a montagem e desenvolvimento do negócio.

Então, ao se tornar um franqueado, recebe-se treinamento para conhecer a operação e o modo de gerir o negócio. Inclusive, orientação para fazer o trabalho de marketing e o atendimento.

Com a Zaplus Car, o franqueado também recebe auxílio para a escolha do melhor local para instalar a nova unidade. Um lugar que esteja próximo ao público-alvo, e com isso, seja atrativo desde a inauguração.

Do mesmo modo, o franqueado da marca conta com produtos testados, de qualidade, além é claro, de uma grande variedade. Assim, consegue atender aos diferentes perfis de clientes.

2. Como está o mercado de estética automotiva?

Investir em uma franquia de estética automotiva é atuar em um mercado que tem uma grande quantidade de consumidores em potencial.

Então, para se ter uma ideia, o Brasil tem cerca de 100 milhões carros em circulação. Desse total, pouco menos de 60 milhões de veículos estão registrados.

Entre carros novos e usados, o mercado é amplo neste segmento de franquia automotiva, com muitos negócios começando. Por exemplo, tem se tornado comum encontrar um lava rápido em cada esquina.

Além disso, como dito, de acordo com a ABF, o setor de serviços automotivos faturou mais de R$ 6,5 bilhões durante o ano de 2021. Esse valor é 8,9% maior do que no mesmo período do ano anterior.

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Isso mostra que o viés é de crescimento. Por isso, cabe ao empreendedor analisar bem sua capacidade de investimento, sua região de atuação e assim, investir em um negócio inovador.

Este mercado se abre para negócios de vários tipos, aqueles com menores investimentos ou estruturas mais robustas. Além disso, não exige muita experiência, principalmente quando se investe em uma franquia.

Por ser um segmento que sempre apresenta inovações, o empreendedor deve ficar atento para novos produtos ou serviços. O desenvolvimento de melhorias é constante para atender aos consumidores cada vez mais exigentes.

Enfim, conheça agora quanto custa para começar uma franquia de estética automotiva para atuar com produtos dos mais variados. Veja mais a frente outras informações sobre como empreender neste segmento.

3. Quanto custa trabalhar com estética automotiva?

Se o mercado é bom, o empreendedor deve analisar as marcas de franquias. A Zaplus é considerada um negócio atrativo de franquia de estética automotiva.

Isso porque, a marca conta com dois modelos de negócios para venda de seus produtos voltados para a limpeza e estética automotiva.

Um deles é o modelo Standard, focado exclusivamente na venda dos produtos da marca. Logo, precisa de um espaço médio de 40 a 70 m2.

Nesse sentido, o investimento inicial neste modelo fica a partir de R$ 201.752. O valor inclui uma projeção de gastos com reformas no estabelecimento, capital de giro, estoque inicial, entre outros detalhes.

Além dele a Zaplus tem o modelo Prime. Este formato tem um investimento a partir de R$ 406.752. Essa unidade trabalha com a venda de todos os produtos do catálogo da franquia, e ainda, tem uma área para ministrar cursos e workshops.

Na Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca, o interessado encontra uma projeção dos custos com cada detalhe da unidade. Por fim, esse documento também traz informações detalhadas do negócio, como os suportes oferecidos pela franquia, entre outros aspectos.

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4. Qual o lucro de uma franquia de produtos de estética automotiva?

Falar sobre o lucro de um negócio não é simples, pois este ganho varia muito de acordo com especificidades do empreendimento.

Portanto, uma franquia de estética automotiva maior pode gerar um lucro na proporção, mas para chegar a esse patamar demora um tempo. Do mesmo modo, um lava jato pequeno pode ser bastante lucrativo em menos tempo, mas pode não chegar a um alto patamar.

Na Zaplus, o franqueado consegue um faturamento médio mensal de R$ 20 mil, com o retorno do investimento no prazo de 18 a 24 meses. Sendo assim, trata-se de um negócio bem interessante para o setor automotivo.

5. Qual a melhor franquia de produtos de estética automotiva?

A Zaplus Car é uma marca de destaque no cenário do franchising. A rede tem como grande diferencial a quantidade de produtos disponíveis em suas prateleiras.

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Mas além disso, segundo o diretor da Zaplus Car, Rafael Mol, a franquia é um negócio com poucos concorrentes e em um segmento em ascensão. Tem também uma baixa complexidade de gestão proporcionada por um sistema 100% on-line.

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Com tudo isso, permite ter mobilidade e dinamismo nas informações. Sendo assim, é reconhecida no mercado, e ainda, um negócio voltado para produtos de qualidade.

Do mesmo modo, conta com itens para a estética automotiva profissional e também para os motoristas que fazem esses cuidados com o próprio carro.

6. Quem pode abrir uma franquia Zaplus Car?

Para trabalhar com uma franquia de estética automotiva, o franqueado precisa ser uma pessoa que se identifique com o mercado. Nesse sentido, Mol explica que essa identificação é um dos primeiros passos para se tornar um franqueado.

Isso porque, o primeiro passo é se identificar com o negócio/segmento e pesquisar os concorrentes locais. O diretor da rede destaca ainda a importância de buscar informações da franquia que pretende investir e, se possível, visitar a sede.

Além disso, ser um empreendedor que assuma riscos, já que a Zaplus não tem um baixo investimento e exige cuidado como qualquer outro negócio.

Da mesma forma, o candidato a franqueado precisa ser organizado e comunicativo, para conseguir lidar com os clientes de uma forma eficiente. Enfim, no modelo de franquias é necessário seguir os padrões da marca e o empreendedor precisa conseguir lidar com essa necessidade.

7. O que tem no catálogo Zaplus Car?

Conforme falado, um dos diferenciais da Zaplus é o amplo catálogo de produtos. Entre eles, itens para fazer a limpeza a seco dos carros. Da mesma forma, conta com ceras automotivas, algumas delas feitas de carnaúba. Tem também produtos para outros serviços, como cristalização e vitrificação de pintura.

Além disso, tem equipamentos que podem ser usados nos serviços prestados em lava jatos comuns, como: flanelas, politriz, entre outros.

Em suas prateleiras existem produtos para pequenos cuidados com o carro, como: hidratação de couro ou de plástico, limpadores de estofados, carpetes e vários outros. Por fim, é um catálogo que atende a todos os perfis de clientes, sejam profissionais ou amadores.

8. Quem a franquia Zaplus Car atende?

Você já sabe que o amplo catálogo da Zaplus permite atender uma grande variedade de clientes. Além disso, o franqueado se torna um fornecedor da Acquazero da região onde atua. Isso faz com que desde o início tenha um público consumidor garantido.

Portanto, a Zaplus é a fornecedora homologada dos produtos para todas as unidades dessa franquia. Assim, a Acquazero é a maior rede de estética automotiva do mundo com mais de 800 unidades em operação espalhadas pelo mundo ou em implementação.

Dessa forma, os franqueados da Acquazero são obrigados a comprar com a marca, o que fortalece o negócio. Porém, o franqueado pode vender para outras empresas, como lava jatos. Ainda, como dito, para motoristas que cuidam do próprio carro na garagem de casa.

O diretor da franquia Zaplus, ainda complementa que esse é um mercado extremamente carente de fornecedores, em um segmento extremamente aquecido.

9. Que franquia abrir para serviços de estética automotiva?

Se você deseja empreender e prefere trabalhar com estética automotiva, uma oportunidade é a Acquazero. Isso porque, a marca trabalha diretamente com serviços de limpeza e outros cuidados para o carro.

Como dito, a rede tem diversas unidades. Dessa maneira, estão espalhadas pelo Brasil, Estados Unidos, México e República Dominicana.

A franquia apresenta um modelo de negócio atrativo, pois conta com seis formatos, sendo três em Home Based. Ou seja, o franqueado leva os serviços da franquia até os clientes. Além deles tem dois modelos de Loja Física.

Da mesma forma, a Acquazero tem um grande catálogo de serviços. Nele estão incluídos, por exemplo: limpeza externa e interna, cuidados especiais para a pintura e para outros itens do carro. Também tem a limpeza ecológica, que higieniza o automóvel com apenas 300 ml de água.

O modelo básico da Acquazero tem um investimento inicial a partir de R$ 25,6 mil, valor que varia de acordo com o modelo de negócio escolhido.

Portanto, é uma franquia de estética automotiva bem completa e que ainda se encaixa em diferentes perfis de empreendedores. Interessante, não é mesmo?

Então, cabe ao empreendedor analisar sua possibilidade financeira, o mercado local e assim conseguir investir com mais segurança para ter sucesso.

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