fbpx
  • Fale Conosco:

    (31) 3654-5664

  • E-mail:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Encontre sua Franquia

Franquias de serviços automotivos: tudo que você precisa saber


As franquias de serviços automotivos podem ser lucrativas, mas requerem dedicação. Saiba tudo o que você precisa no texto.

Na  hora de abrir um negócio, é fundamental avaliar as diversas opções do mercado. Por exemplo: você conhece bem as vantagens e possibilidades das franquia de serviços automotivos? Se você tem interesse no setor, vai precisar conhecer tudo sobre ele.

O primeiro ponto sobre o ramo é que ele tem enorme potencial. Afinal, não é exagero afirmar que os carros são uma paixão nacional.

De acordo com um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), ter um carro próprio figura em terceiro lugar na lista dos maiores sonhos de consumo do brasileiro, atrás apenas de viagens internacionais e nacionais. 

Por esse motivo, até, há quem cuida do próprio carro como se fosse um filho. Faça chuva ou faça sol, é preciso manter o veículo sempre limpo, impecável. 

Esse tipo de comportamento fomenta um cenário promissor para as franquias de serviços automotivos. Mesmo quem não é tão apaixonado por carros precisa, cedo ou tarde, fazer uma limpeza e a revisão no veículo.

Vale a pena investir em franquias de serviços automotivos?

Para se ter uma ideia da dimensão do mercado automotivo, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) calcula que há mais de 53 milhões de carros circulantes no País. Isso corresponde a, aproximadamente, um automóvel para cada quatro pessoas. 

O mais impressionante é que somente a cidade de São Paulo concentra mais da metade de toda a frota de automóveis, com 29 milhões de veículos.

Portanto, não é de se estranhar que o setor automotivo represente 22% só do PIB industrial. Isso mesmo que a indústria de carros tenha sido uma das mais impactadas no auge da crise econômica.

Até porque, o setor começa a dar sinais de melhoras. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram comercializados mais de 180 mil carros somente em janeiro de 2018, um avanço de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior.

E não é apenas a indústria de automóveis que está em plena ascensão. O setor de franchising também vem apresentando ótimos resultados há um bom tempo.

Dados da Associação Brasileira de Franchising mostram que houve crescimento de 2,4% no faturamento das franquias automotivas em 2018. No total, foram R$ 5,8 bilhões de rendimento.

Diante desse cenário, não dá para negar que investir em uma franquia automotiva pode ser uma ótima aposta. Isso sem mencionar que é mais seguro entrar no mercado com uma marca já consolidada.

Ficou interessado nas franquias de serviços automotivos? Então, continue acompanhando o texto e tire todas as suas dúvidas sobre o setor.

Modelos de negócios das franquias de serviços automotivos

franquias de serviços automotivos sustentaveis ilustrativo
Franquias com perfis sustentáveis chamam bastante a atenção dos consumidores.

Se você anda pensando em investir em um  franquia de serviços automotivos, precisa saber que esse setor não se resume a lavagem e estética de veículos. Longe disso. Existem muitas opções de franquias automotivas

Para começar, podemos citar os lava-rápidos e as oficinas que realizam a troca e venda de pneus. Também existem as lojas de locação de carros, as empresas que oferecem sistemas de antirroubo e antifurto, e por aí vai.

Embora lojas físicas sejam mais comuns, é possível administrar franquias de serviços automotivos no modelo home office. Nesse formato de operação, não é necessário investir em um ponto comercial: o franqueado vai até onde o cliente está para prestar o atendimento.

Outras marcas trabalham com lojas que podem ser instaladas em diversos locais. Elas são muito comuns, por exemplo, no estacionamento de shoppings e prédios comerciais. Ainda aparecem bastante em avenidas de grande circulação de carros. 

Com tantos modelos disponíveis, o investimento em franquias automotivas pode variar bastante, assim como o faturamento médio mensal.

Franquias de serviços automotivos não sofrem com sazonalidade

Não faltam situações para levar o carro para a limpeza ou oficina:

  • Após estacionar embaixo de árvores que derrubam galhos e flores;
  • Ao pegar uma estrada de terra;
  • Depois de um lanche rápido dentro do veículo;
  • Quando há barulhos incômodos durante a direção;
  • Para manutenção periódica recomendada pelo fabricante.

Em outras palavras, as empresas não chegam a sofrer com a sazonalidade como outros setores. A sazonalidade é caracterizada pela demanda apenas em determinada época do ano.

E (infelizmente) acidentes também acontecem a todo o momento. Isso significa que as pessoas não têm hora para procurar serviços de funilaria e pintura, nem para trocar algum item do carro.

Até mesmo as franquias de locação de veículos conseguem se manter em atividade no decorrer do ano inteiro. Isso porque, muitas pessoas começaram a alugar carros para trabalharem em aplicativos de transporte privado, como o Uber e o Cabify.

Perfil das pessoas interessadas em carros

O grande desafio de quem trabalha com serviços automotivos é conquistar o cliente. Afinal de contas, ninguém deixa o cuidado de um bem tão caro nas mãos de pessoas desconhecidas e sem experiência, não é mesmo?

Por isso, ter uma franquia já é um ótimo começo, uma vez que você trabalha com um nome consolidado no mercado.

No entanto, isso não é suficiente. Você precisa fidelizar o cliente, para que ele faça questão de procurar os seus serviços. Nesse sentido, conhecer o perfil das pessoas interessadas por carro ajuda bastante nas suas ações.

mulher dirigindo carro
Apesar do que muita gente imagina, as mulheres são o público mais preocupado com seus carros.

A empresa de tecnologia Navegg realizou um profundo estudo e traçou o perfil dos brasileiros interessados no cuidado com veículos. O levantamento mostrou que o público compreende, em sua maioria, mulheres (58%), casadas (69%), entre 35 e 59 anos (37%), da classe A/B (75%).

Outro dado interessante é que 36% das pessoas analisadas na pesquisa valorizam a exclusividade e não abrem mão de pagar mais por isso. Oferecer um serviço de qualidade, portanto, ajuda no processo de fidelização dos clientes.

Sabendo de tudo isso, e acompanhando o perfil dos seus consumidores, será mais simples personalizar os atendimentos. Esse tipo de cuidado ainda facilitará a definição de estratégias eficazes de marketing, para a atração de novos clientes.

O que preciso para administrar uma franquia de serviços automotivos?

De modo geral, as franquias de serviços automotivos não exigem experiência no setor por parte do candidato. Isso porque, elas oferecem os treinamentos e suporte necessários para administrar o negócio. 

Ainda assim, é importante ter afinidade e interesse por carros. Esses fatores ajudarão a manter o seu foco e desejo de trabalhar no ramo.

Outro ponto, dessa vez indispensável, é que o franqueado tenha capacidade de gerir as finanças da empresa e os seus colaboradores. Sem essas habilidades, o suporte da rede não será o suficiente para alcançar o sucesso.

Para facilitar a sua vida, é importante definir qual opção de franquia automotiva você pretende abrir, e também qual o formato mais adequado para o seu perfil. Pergunte-se, então, se você consegue dar conta de prestar serviços de forma delivery, ou se prefere atender os clientes em um ponto comercial.

Como adiantamos acima, você também deve ter um ótimo relacionamento interpessoal para conquistar os consumidores. Mais do que nunca, é preciso colocar a barriga no balcão e se fazer presente no negócio.

Conheça a Acquazero, a maior rede de estética automotiva do Brasil

Fundada em 2009, a Acquazero é a maior rede de estética automotiva do Brasil, com mais de 114 unidades espalhadas pelo País. 

A proposta da rede é aliar estética com consciência ambiental. Para a limpeza completa de um carro, são necessários apenas 300 ml de água e uma cera especial.

Além da limpeza externa, a marca oferece outros serviços automotivos. Entre eles, estão:

  • Enceramento profissional; 
  • Cristalização de vidros;
  • Impermeabilização de estofados;
  • Higienização de ar-condicionado;
  • Limpeza técnica de motor;
  • Higienização interna;
  • Limpeza e hidratação de couro;
  • Revitalização de plásticos;
  • Oxi-sanitização e mais.

Quanto custa abrir uma Acquazero?

Para atrair os mais variados perfis de investidores, a empresa oferece quatro modelos diferentes de negócio. É possível, inclusive, optar pela versão delivery, em que o empreendedor vai até o cliente e realiza os serviços em seu veículo.

O investimento em uma Acquazero varia entre R$ 10 mil e R$ 198.600,00, dependendo do modelo escolhido. Para saber como se tornar um franqueado da marca, você pode acessar nosso texto sobre o assunto.


HOME OFFICESTANDARDPRIMESATÉLITE
Taxa de FranquiaR$ 5 milR$ 15 milR$ 25 milR$ 120 mil
Abertura EmpresaR$ 600,00R$ 600,00R$ 600,00R$ 600,00
Capital de GiroR$ 4.400,00R$ 19.400,00R$ 29.400,00R$ 20 mil
Capital de Giro (Caso trabalhe com serviços de Higienização Interna e Impermeabilização) R$ 7.500,00
Montagem da LojaR$ 15 milR$ 40 milR$ 15 mil
EquipamentosR$ 13 milR$ 13 milR$ 3 mil
VeículoR$ 40 mil
Total Aproximado do InvestimentoR$ 10 mil a R$ 13 milR$ 63 milR$ 108 milR$ 198.600,00

Agora você já sabe mais sobre as opções de franquias de serviços automotivos. Esse negócio é para você? Lembre-se: você precisa ter interesse pelo setor, e também valores para investir. Então, basta conversar com a franqueadora desejada e conhecer mais sobre a marca e sua atuação.

Sair

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *