8 opções para investir em franquias de comida delivery

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Não é novidade que o segmento de alimentação é o mais sólido do franchising. Entra crise, sai crise, e os empreendedores não deixam de investir neste setor. Não é por acaso. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias de alimentação movimentaram 41 bilhões de reais somente entre os anos de 2015 e 2016. Dentro deste imenso mercado, as franquias de comida delivery são ótimas opções para quem quer investir.

Pedir comida no conforto de casa é um hábito cada vez mais comum entre os consumidores do país. Com as facilidades de pagamento e a boa previsão de retorno nas vendas, estabelecimentos têm entrado no ramo do delivery de alimentos. Se antigamente as opções do cardápio limitavam-se basicamente a pizzas, lanches e comida chinesa. Hoje, o consumidor pode pedir em casa pratos exóticos da culinária internacional ou investir em um estilo de vida saudável ao escolher saladas, sopas e sanduíches naturais.

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o delivery de alimentos movimentou cerca de 9 bilhões de reais em 2015, um acréscimo de 1 bilhão de reais em relação ao ano anterior. Outra pesquisa, realizada pela empresa de consultoria e varejo GS&MD, diz que 59% dos brasileiros pedem comida em casa. A pesquisa ainda afirma que a pizza é a comida mais pedida, seguida por comida chinesa, lanches e comida brasileira.

Com números tão positivos neste setor, as franquias têm investido nesta modalidade de negócios. Só que, com tanta concorrência, é preciso apresentar diferencias para conquistar o investidor. Experiente no setor de franchising e frequentador de feiras por todo o Brasil, o diretor executivo da franquia Fórmula Pizzaria, Henrique Mol, explica o boom de marcas neste segmento.

“É um setor meio imune a crises. Por isso temos visto diversas marcas surgindo no setor de alimentação. As marcas têm investido muito em agilidade no processo interno de produção, equipamento e estruturas menores para que possa exigir menos investimento. Por exemplo, a Fórmula Pizzaria segue este modelo. Com uma central de atendimento, a loja consegue reduzir custos. O atendimento centralizado possibilita, também, medir melhor a satisfação do cliente”, complementa Mol.

Há muitas opções de franquias de alimentação delivery: desde comidas regionais e internacionais até alimentação fitness e saudável. Para ajudar o futuro empreendedor, separamos algumas franquias que podem ser um bom investimento no setor.

Fórmula Pizzaria

quanto custa investir em uma franquia de pizza

Segundo levantamento realizado pela APUESP (Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo), diariamente são consumidas 1 milhão de pizzas no país, sendo 572 mil apenas em São Paulo – considerada a segunda cidade que mais consome pizza no mundo – fica atrás apenas de Nova Iorque.

Com um mercado tão sólido, investir neste ícone da culinária pode dar um bom retorno. Recém chegada ao mundo do franchising, a franquia Fórmula Pizzaria já conta com 12 unidades franqueadas e espera chegar a 30 franquias em operação até o final do ano. A rede iniciou as operações apenas com modelos delivery, mas, neste ano, inaugurou a primeira unidade com mesas para consumo no local.

Segundo o diretor executivo da franquia, Henrique Mol, muitas pizzarias investem neste setor, sendo que 30% do mercado de delivery é gerado por pizzarias. Por ser um mercado competitivo no setor de alimentação, ele explica que não adianta mais vocês ter apenas um bom produto, é preciso ter outros diferenciais.

“Se você tiver um produto mediano, você não tem mercado para este produto. A experiência do cliente tem que ser positiva, com o produto chegando rápido. Para isso, é preciso todo um processo de qualidade, desde o atendimento até a entrega. Em suma, tornar a operação simples e rápida para apresentar um produto de qualidade e com rapidez faz toda a diferença”, finaliza o diretor.

Com o intuito de diminuir os custos para o franqueado, a rede conta com uma cozinha central que oferece produtos, ingredientes e insumos para todas as unidades. Com isso, padroniza-se melhor a atuação das franquias.

Com um cardápio variado, que conta com mais de 40 sabores, a Fórmula Pizzaria possui um investimento inicial de 145 mil reais para o modelo delivery e de 165 mil reais para o modelo delivery + loja. O faturamento mensal médio do franqueado é de 70 mil reais, enquanto o prazo de retorno do investimento varia de 24 a 36 meses.

Investimento inicial: a partir de 145 mil reais
Taxa de retorno: 24 a 36 meses.

Light Food Way

franquia-light-food-way

A maioria das pessoas prefere pedir comida no conforto de casa. Trânsito, falta de estacionamento, filas e a busca por praticidade são alguns dos fatores que fazem do delivery um serviço atraente para o consumidor.

Parte deste mercado consumidor busca, além da praticidade, uma alimentação saudável. Pensando nisso, a franquia Light Food Way oferece em seu cardápio opções para quem está de dieta, para quem tem restrições alimentares ou para quem busca uma alimentação saudável.

A rede oferece três modelos de negócio: franquia express, loja e franquia light. Esta última tem a possibilidade de trabalhar no modelo delivery. O investimento inicial é a partir de 15,5 mil reais e o prazo de retorno, de 10 a 18 meses.

Investimento inicial: a partir de 15.500 reais
Taxa de retorno: 10 a 18 meses.

Frango Americano

Nos filmes americanos, é comum aparecer os personagens comendo frango frito no balde. Difundido nos Estados Unidos, esse prato demorou a chegar ao Brasil, mas, nos últimos anos, tem crescido o número de restaurantes especializados nele.

Um destes restaurantes é a franquia Frango Americano. Criada em 2012, a rede de frango frito no balde conta atualmente com 30 unidades em cinco estados mais o Distrito Federal. A previsão é de abertura de mais três unidades nos próximos meses.

Além do Lounge, modelo que contempla um amplo restaurante, foram criados o Express, modelo de restaurante menor, com menos funcionários e mesas, e o Delivery, que atua com a entrega de produtos. O investimento inicial varia de 60 mil reais a 150 mil reais, com uma taxa de retorno de 16 a 24 meses.

Investimento inicial: 60 mil a 150 mil reais
Taxa de retorno: 16 a 24 meses.

Mineiro Delivery

A comida mineira não é apreciada apenas nas Minas Gerais. Todo o Brasil já se rendeu ao sabor dos tradicionais pratos, como feijão tropeiro, frango com quiabo, entre outros. Fundada em 2012, a franquia Mineiro Delivery possui em seu cardápio opções de comida mineira para serem entregues em casa, na forma de marmitex, além de outras opções de comidas tipicamente brasileiras.

A rede conta com 45 unidades em operação e espera chegar a 120 lojas abertas até o final de 2017. O investimento inicial para abrir uma franquia da Mineiro Delivery é de 130 mil reais e o prazo de retorno de capital varia de 12 a 18 meses.

Investimento inicial: 130 mil reais
Taxa de retorno: 12 a 18 meses.

Brasileirinho Delivery

Criado em agosto de 2013, o Brasileirinho Delivery é especializado em refeições brasileiras em caixinhas, montadas direto da panela. Além das opções de pratos nacionais, a rede ainda conta com um cardápio fitness, com cerca de cinco opções para quem deseja ter uma alimentação mais saudável e 25 opções de pratos no total.

Para abrir uma unidade do Brasileirinho Delivery o investidor deve desembolsar, no mínimo, 90 mil reais apenas para operações delivery. Por sua vez, o franqueado que deseja receber os clientes no local deverá desembolsar cerca de 120 mil reais. O retorno de capital ocorre entre 12 e 16 meses.

Investimento inicial: 90 mil a 120 mil reais
Taxa de retorno: 12 a 16 meses.

China in Box

China_in_Box_Boulevard_Tatuapé

Franquia de alimentos conhecida por oferecer comida chinesa, apresenta um modelo de negócios inovador alinhando entrega de refeição. Trata-se de uma das franquias mais bem consolidadas no mercado nacional. Atualmente, a rede conta com 153 unidades franqueadas.

O investimento inicial é a partir de 540 mil reais e o prazo de retorno varia de 36 a 48 meses.

Investimento inicial: a partir de 540 mil reais
Taxa de retorno: 36 a 48 meses.

Domino’s Pizza

Outra franquia já tradicional no mercado brasileiro é a Domino’s Pizza. Presente em nove estados brasileiros e com mais de 180 unidades espalhadas pelo país, a rede de pizzaria trabalha com os serviços delivery e de consumo no local. Ela oferece pizzas com a tradicional massa aberta à mão e recheios populares bem ao gosto do brasileiro, como o requeijão, banana, frango e calabresa..

O investimento inicial é a partir de 730 mil reais e a taxa de retorno, de 36 a 42 meses de operação.

Investimento inicial: a partir de 730 mil reais
Taxa de retorno: 36 a 42 meses.

BR Fitness

O consumo de alimentos saudáveis no mundo cresce três vezes mais do que o de alimentos convencionais. No Brasil, esse mercado teve um aumento de 95% nos últimos cinco anos. Segundo a ABF, o Brasil é o quarto país em consumo de alimentos saudáveis, o que mostra o potencial deste setor para novos empreendedores.

Dentro desse segmento, está a franquia BR Fitness. Especializada em alimentos saudáveis, a rede oferece um cardápio com mix de 35 opções, com pratos, lanches, wraps, tapiocas e sucos detox com preços acessíveis. O investimento inicial da franquia é de 52 mil reais e o prazo de retorno médio do capital inicial fica entre 18 a 24 meses.

Investimento inicial: a partir de 52 mil reais
Taxa de retorno: 18 a 24 meses.

franquias de pizzarias

Comentários