Entenda como funcionam as franquias de esmalteria

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Não tem como negar que hoje em dia as diversas cores, texturas e detalhes estão fazendo cada vez mais a cabeça (ou melhor, as mãos) das brasileiras. Impulsionado pela incessante busca por novidades, o mercado brasileiro de esmaltes não para de crescer.

Para que saiba, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o mercado de esmaltes do Brasil já é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o dos Estados Unidos. E não é só isso: o setor nacional de beleza, no geral, tem apresentado crescimento anual de cerca de 10% desde 2001.

como funcionam as franquias de esmalteria

Com números tão promissores, não é de surpreender que o mercado de franchising também esteja surfando nessa tendência. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) dão conta de que houve um aumento de 14% no faturamento do setor de Saúde, Beleza e Bem Estar, entre o 1º semestre de 2017 para o 1º semestre de 2017, o que prova que esse é um bom setor para investir.

Durante o período, o faturamento subiu de 12,371 bilhões de reais para 14,069 bilhões de reais. Por sua vez, o número de unidades diminuiu 2,3%, o que significa uma maior concentração dos serviços e concorrência. Por isso, é preciso ficar por dentro do que acontece para ter sucesso nesse nicho.

Atrativos das franquias de esmalteria

Para os interessados, é importante saber que um dos principais atrativos do modelo de franquias de esmalteria é seu baixo custo. Isso porque as franquias do segmento se diferenciam das franquias de salão de beleza, por exemplo, que costumam exigir um investimento mais alto em instalação e equipamentos.

Mas no Brasil o segmento ainda é muito pulverizado. De um lado, estão os grandes salões que reúnem serviço premium em um ambiente de alta classe com preços valorizados. De outro, surgem os espaços segmentados, como as esmalterias, que estão ganhando muita força, porque priorizam um serviço eficiente, com uma ótima relação entre preço e tempo.

Além disso, ainda há os salões que se posicionam como boutique, onde a qualidade da experiência e o atendimento por múltiplos profissionais são os diferenciais.

Para valer ainda mais apena para o empreendedor, no entanto, no ramo de esmalteria as marcas disponibilizam franquias no modelo de quiosque, deixando a operação mais enxuta e reduzindo custos para o investidor.

Mas fique atento, pois o empreendedor interessado em uma franquia de esmalteria deve analisar os diferenciais oferecidos pela rede. Desta forma, contar com um layout atrativo e confortável pode fazer muita diferença na atração e fidelização de clientes. Isso acontece porque os consumidores estão cada vez mais exigentes, fazendo com que o mercado se profissionalize e aperfeiçoe os modelos de negócios.

Cuidados para abrir uma franquia de esmalteria

Ok, apesar de os investimentos em franquias de estética variarem muito, eles são empreendimentos que não saem de moda e sofrem pouco com as variações da economia.

Por conta disso, microfranquias como as de esmaltes, redes que contam com investimento inicial de até 80 mil reais, se apresentam como uma opção para aqueles que desejam ter seu negócio próprio, mas não possuem tanto capital disponível.

Mesmo sendo uma boa opção, antes de investir em uma franquia de esmalteria, é preciso pensar na localização da loja. Essa etapa é fundamental, uma vez que uma franquia de serviço de esmalteria deve estar instalada em áreas residências ou em locais de grande fluxo de pessoas, como shoppings centers.

Mais: na hora de escolher o ponto comercial, você também deve levar em consideração o custo. Um aluguel mais caro torna a margem de ganho menor.

E mantenha-se sempre atualizado com as novidades do mercado – que são muitas! Normalmente, as franquias de esmalteria dão suporte para o franqueado, como cursos de aperfeiçoamento e atualização. Investir constantemente no aperfeiçoamento dos colaboradores/parceiros por meio de cursos, palestras, workshops que são oferecidos no mercado, ou em atividades de desenvolvimento realizadas na própria empresa, deve ser sua preocupação permanente.

Produtos e serviços das franquias de esmalteria

Além da qualidade no atendimento e na atualização com o que está rolando no mercado, neste segmento, o empreendedor deve estar muito atento aos produtos e serviços oferecidos aos clientes. Eles podem fazer toda a diferença, uma vez que alguns evitam alergias e trazem mais conforto ao cliente. Trata-se, portanto, de um diferencial entre os serviços disponibilizados no mercado.

E os cuidados nesse nicho não param por aí. Além de oferecer as mais recentes novidades do mercado em esmaltes e serviços de manicure e pedicure, é importante, também, que a loja ofereça um ambiente bem agradável, onde as clientes possam apreciar desde um suco de laranja até um espumante, algo muito comum nesse meio.

Quer mais? Pois, para aumentar o tíquete médio e atrair outros clientes, certas redes também oferecem outros serviços além daqueles com focos nas unhas. Design de sobrancelhas, depilação, serviços estéticos e tratamentos para mãos e pés são opções comuns para diversificar o atendimento das unidades e ofertar mais serviços ao público consumidor.

E não é só. Outra proposta forte no segmento é o de oferecer serviços express. Aqui, as unidades oferecem um atendimento rápido, ideal para quem não tem muito tempo para cuidar da beleza das unhas no dia a dia.

E fique esperto com relação a esses detalhes, já que a flexibilidade e a capacidade da marca de incorporar novos serviços e oferecer outras soluções aos clientes pode ser decisiva para a sobrevivência do negócio.

Franquia SUAV: boa opção de investimento

opção de franquias de esmalteria - SUAV

Se você ficou interessado em ingressas neste meio, mas está em dúvida por qual franquia optar, saiba que a SUAV é uma ótima pedida. Além de ter um nome com credibilidade, ela ainda agrega mais de um serviço ao franqueado, aumentando as chances de lucratividade.

Recém-lançada no mercado de franchising, apesar de ter sido criada em 2010, ela oferece três tipos de serviço em um só lugar: depilação, esmalteria e sobrancelhas. Aliás, a rede está em busca de franqueados que queiram investir no setor de beleza e estética.

A franquia já conta com três unidades próprias e outras duas franqueadas. A meta, segundo a própria rede, é alcançar 500 unidades em cinco anos. O foco é marcar presença em cidades com mais de 50 mil habitantes, principalmente nas capitais dos estados. No mix de serviços oferecidos, a empresa trabalha com técnicas próprias e produtos exclusivos, que não concorrem com outros salões de beleza.

Além disso, outro diferencial é que o franqueado recebe suporte completo da franqueadora, desde a implantação da unidade até a rotina da operação. Assim, a rede fornece apoio na contratação de funcionários, escolha do ponto comercial e assistência na inauguração, além de manuais de operação, treinamentos e reciclagens, supervisão periódica e suporte administrativo.

Existe, ainda, por parte da franqueadora, suporte mercadológico, informando sobre lançamentos de produtos, tendências de mercado e mudanças em hábitos de consumo.

Para se tornar um franqueado SUAV, é preciso um espaço de pelo menos 80 metros quadrados e um investimento inicial a partir de 127,8 mil reais, incluindo a taxa de franquia de 35 mil reais e royalties de 1,5 mil reais. Com um faturamento médio estimado de 70 mil reais, o empreendedor consegue o retorno do capital em 24 a 36 meses de operação.

Investimento total: R$ 127,8 mil
Taxa de franquia: R$ 35 mil
Royalties: R$ 1,5 mil
Faturamento médio: R$ 70 mil
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

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