Franquia Home Office: 9 segmentos para investir

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Assim como qualquer outro negócio que você pretenda abrir, uma franquia home office exige preparo e muita dedicação. São diversas as oportunidades disponíveis no mercado, mas é preciso muito estudo e cautela para que o investimento, embora mais baixo, não se torne uma dor de cabeça.

Pesquisa feita pela Confederação Nacional do Indústria apontou que 8 em casa 10 brasileiros gostariam de poder trabalhar no modelo home office. Para quem quer empreender neste segmento, as opções são as mais variadas, com investimentos iniciais que vão de 1 mil reais até mais de 100 mil reais.

As opções de franquias para trabalhar em casa são muitas, mas o empreendedor precisa avaliar se este tipo de trabalho é adequado para ele. Para ter uma franquia assim, é preciso que o investidor tenha muita dedicação ao negócio e não se distraia com outras tarefas e pessoas que estão ao seu redor em sua residência. Para ter seu próprio negócio em casa você precisará ser muito produtivo e saber manter uma rotina intensa.

Se for pensar em questão de números, o setor de franchising é um bom negócio na atual conjuntura. Houve um aumento do faturamento do setor, analisando-se os dados de janeiro a junho de 2017 em relação ao mesmo período anterior, o crescimento foi de 8%, passando de 68,890 bilhões de reais para 74,428 bilhões de reais.

Para o empreendedor que se animar com tais números deve conhecer bem os segmentos antes de investir. As franquias home office estão espalhadas por diversos setores da economia, sendo que alguns estão mais em alta que outros, ou oferecem uma segurança maior

Franquia home office de Turismo e Hotelaria

franquia home office de turismo

Entre os segmentos, a maior variação de receita trimestral foi registrada em Hotelaria e Turismo, com 10,1% de crescimento. O desempenho foi favorecido pela recuperação do segmento em relação ao ano passado, bastante impactado pela crise. Neste setor são diversas franquias home office para que o empreendedor possa trabalhar com venda de pacotes turísticos, passagens, hospedagens e passeios.

Para desenvolver o trabalho neste setor de franquias home office, o empreendedor focará bastante em propaganda, seja ela pela internet ou pessoalmente, o chamado boca-a-boca. Para pessoas com um ciclo de convivência grande e sem muito dinheiro para investir, este ramo pode ser o ideal. Há disponível franquias home office neste setor com investimento inicial a partir de 3 mil reais, como a franquia Encontre sua Viagem.

Franquia home office de Seguros

bidon

O setor de serviços é um dos que mais cresce no setor no franchising, com alta de 9% entre 2016 e 2017, movimentando mais de 10 bilhões de reais no período. Dentro do setor há subdivisões onde se encontram uma infinidade de opções para investir em franquias home office.

Há redes de corretoras de seguros que são uma ótima alternativa para empreender e abrir um negócio home office, pois a venda de seguros, seja de vida, automóveis, casa, entre outros, é um mercado com potencial grande no Brasil. Segundo levantamento feito pela CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização), em 2016 este mercado movimentou quase 240 bilhões de reais.

No setor de seguros, uma franquia, como a Bidon Corretora de Seguros exige um investimento inicial a partir de 11.900 reais, com taxa de retorno de 3 a 12 meses.

Ainda no segmento de serviços, o empreendedor que gosta de trabalhos manuais pode investir em franquias de reparos, especializadas em serviços como marcenaria, concertos de tubulação, jardinagem, entre outros. As franquias normalmente fazem um treinamento para o novo franqueado, disponibilizam material e ajudam na divulgação e captação de clientes.

Para o empreendedor que possui mais interesse pela área computacional, há diversas opções de franquias de desenvolvimento de sites e marketing digital. O franqueado não precisa ser um expert em webdesign, já que a franquia disponibiliza todas as ferramentas necessárias, além de treinamento e divulgação, sendo franquias home office altamente rentáveis.

Franquia home office de Serviços educacionais

Categoria a parte de serviços, franquias educacionais home office são boas opções para o investidor. Em alta no mercado, as franquias de idiomas, principalmente o inglês estão ganhando força, tendo em vista o aumento da procura por trabalhadores que saibam uma segunda língua.

Com o aumento do desemprego nos últimos anos, os trabalhadores estão precisando buscar novas capacitações para se inserir no mercado de trabalho, e com isso, as redes de franquias especializadas em cursos profissionalizantes estão se espalhando pelo país.

Na mesma linha educacional temos as franquias de reforço escolar, que atingem um bom público consumidor. Cabe ao novo empreendedor observar em qual área ele melhor de encaixa. As franquias disponibilizam treinamento, além do material didático, entre outros suportes. Há ainda neste setor as franquias home office que oferecem intercâmbio para quem deseja estudar fora.

Franquia home office de Saúde, beleza e bem estar

estetica

Outro setor que mostrou bom crescimento do ano passado para este ano é o de saúde, beleza e bem estar, com um aumento no faturamento de 9,4%, passando dos 7 bilhões de reais. É um setor com muitas opções de franquias home office e um mercado consumidor potencial muito grande.

A área de beleza é sempre destaque, já que a vaidade, principalmente a feminina nunca está em baixa. Neste setor há as franquias de serviços de manicure, design de sobrancelhas, cabeleireiros, entre outras opções. Dentro deste segmento, há franquias home office que oferecem serviços de estética corporal, como depilação e tratamentos de pele.

Um conceito recém chegado ao Brasil é o de cuidadores de idosos, e para quem deseja trabalhar neste segmento em crescimento, há algumas opções no mercado de franchising com modelos home office.

Já mais tradicionais, as franquias de cosméticos e perfumaria também possuem modelos home office para quem deseja ser um vendedor da marca. O trabalho pode ser feito diante de um computador em tempo integral ou o empreendedor pode se aventurar nas ruas.

Franquia home office de Moda

Na mesma dinâmica de modelos home office, é possível abrir uma franquia para comercialização de artigos de moda, como roupas e calçados. As opções são variadas, e em muitas delas há um baixo investimento inicial, já que o franqueado não precisa ter estoque em casa, ele tem a função principal de comercialização, sendo que a entrega do produto é feita pela franquia. Pode ser o modelo ideal para quem tem pouco espaço disponível em casa e se interessa pelo setor de moda. Nesta mesma linha é possível encontrar franquias de acessórios pessoais, como joias e adereços.

Este setor foi o que menos cresceu do ano passado para este, segundo levantamento da ABF, mas mantém um faturamento alto, girando em torno do 4,5 bilhões de reais.

Franquia home office de Limpeza e conservação

franquia-de-limpeza-automotiva

Neste segmento do franchising, as opções de franquias home office são muitas. Podemos destacar as franquias de limpeza residencial e comercial, onde o franqueado conta com o suporte da franquia para angariar clientes, além de receber treinamento da rede franqueadora.

Outro setor com várias alternativas para quem quer investir em uma franquia home office de investimento inicial baixo são as redes de limpeza automotiva e estofados. O empreendedor recebe da franquia o material para fazer a limpeza, das mais variadas formas, com alternativas de limpeza a seco, com o baixo uso de água ou os modelos mais tradicionais. Normalmente, os modelos home office deste setor possuem baixo investimento inicial e alta taxa de retorno.

Franquia home office de Alimentação

alimento

Setor dos mais sólidos no franchising, o mercado de franquias de alimentação home office possui opções interessantes e variadas para quem quer investir. Existem redes de franquias de suplementos alimentares, onde o franqueado é responsável pela venda do produto, não sendo necessário manter estoque em casa.

Ainda na linha fitness, há algumas opções de franquias de comidas light e saudáveis, com modelos home office mais enxutos, para quem não tem muito capital para investir. Nestes modelo, o franqueado recebe o produto pronto e apenas faz a comercialização através de seus canais junto aos clientes.

O empreendedor pode optar por investir em uma franquia de temperos, de bolos, batatas recheadas, que são preparadas em casa e comercializadas pelo franqueado. Há também possibilidades incomuns, que mas que têm ganhado espaço, que são franquias que buscam levar o consumidor até os restaurantes. Por exemplo temos a franquia que oferece um guia online para lojas, restaurantes, serviços, indústria, lazer, imóveis e veículos para diversas regiões. O franqueado atuará montando o guia de um certo local.

As opções neste segmento são inúmeras e refletem a força do setor no franchising. É o mercado que mais fatura no Brasil, movimentando a cifra de quase 10 bilhões de reais entre 2016 e 2017, sendo uma forma mais segura de investimento para o novo empreendedor.

Franquia home office de Eventos

Investir na organização de eventos também pode ser uma boa alternativa para quem quer entrar para o franchising. No mercado há franquias de organização de festas de casamentos, onde o franqueado é responsável pela contratação dos serviços que irão compor a festa, mas tem o suporte da franqueadora de disponibiliza opções de prestadores de serviços.

Também no modelo home office há franquias de planejamento e divulgação de eventos, que exigem baixo investimento inicial para que novo franqueado.

Franquia home office de Comunicação, informática e eletrônicos

computadores

Neste segmento, as franquias home office que mais se destacam são as redes de venda de propaganda, que são comercializadas em diversos meios, como papel de pão e sacolas ecológicas. Neste setor o franqueado fica responsável por vender os espaços, buscando novos patrocinadores que desejam veicular suas marcas nestes meios de comunicação.

Já no setor de informática, a venda de certificados digitais ou a manutenção de computadores são as franquias home office que podem ser uma boa alternativa para que novo empreendedor. São franquias de fácil manejo, baixo investimento inicial e retorno rápido.

Como você viu, as opções para quem quer entrar no mundo das franquias são inúmeras. Com tantas alternativas dos mais variados segmentos, você pode escolher aquela franquia home office que melhor se enquadra no seu perfil. Uma boa pesquisa antes de se tornar um franqueado pode fazer toda a diferença para que o empreendedor obtenha sucesso em sua empreitada.

Comentários