Franquias de beleza e estética: esse negócio é para você?

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Pensar em empreender e investir em franquias de beleza e estética é uma ótima pedida. Para que você tenha ideia, segundo informações da Euromonitor, este setor movimentou 102 bilhões de reais em 2016, tendo um crescimento de 4,8% em relação ao ano anterior.

No mundo do franchising, o bom desempenho continua. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias do setor cresceram 14% em faturamento no primeiro semestre de 2017, alcançando a soma de 14,069 bilhões de reais.

Franquias de beleza e estética

Entretanto, como qualquer outra franquia, o negócio depende, entre outros fatores, da gestão do franqueado. A princípio, o ideal é que perfil dele esteja de acordo com o que a franqueadora busca para estar à frente de franquias de beleza e estética.

Pensando nisso, listamos as principais perguntas que você deve se fazer antes de assinar com a franqueadora.

Tenho espírito empreendedor?

Aqueles que querem investir em franquias devem saber que as franqueadoras não procuram apenas pessoas que tenham capital suficiente para investir, mas também empreendedores que querem colocar a mão na massa, buscando superar desafios e inovar.

Por mais que os franqueadores tenham de seguir certos padrões, eles também têm como função principal atualizar a franqueadora e dar sugestões diante do que vivem na rotina da empresa para que a marca cresça e se fortaleça.

Apesar de as franquias de beleza e estética não pararem de crescer nos últimos anos, o franqueado deve ter em mente que, em certas vezes, o ramo pode ter uma queda. Isso porque esse setor não é considerado como necessidade primária. Diante disso, o franqueado precisa ter determinação para encarar os momentos mais difíceis no mercado.

Caso você se identifique com esse perfil de determinação e vontade de dar certo, saiba que é ainda é necessário ter interesse no universo de beleza e estética. Por isso, responda as perguntas abaixo para saber se você se encaixa nesse perfil.

Tenho interesse por beleza e estética?

Pense bem: você se arriscaria em uma área na qual não tem muito interesse? Ou faria um curso de profissionalização em um setor que não tem ligação com o seu perfil apenas por saber que ele pode ser lucrativo? Suas respostas podem até ter sido positivas, mas saiba que isso pode influenciar (e muito!) no seu desempenho.

As franquias seguem a mesma lógica. Quem quer abrir franquias de beleza e estética precisa gostar deste ramo, além de ter paixão pelas novidades no mercado e se interessar em conhecer sobre o assunto, já que vai conversar com fornecedores e clientes sobre isso.

Mais do que isso: no seu dia a dia será necessário que você pesquise, estude e viva o universo de estética e beleza para trocar figurinhas com parceiros e dar dicas apropriadas para os clientes, que podem não saber em qual tratamento investir, por exemplo. Então, siga o seu coração e se aventure nos ramos com os quais você tem afinidade.

Quero trabalhar com um segmento com vários produtos e públicos?

As possibilidades de consumo neste ramo não param de crescer. Antigamente, apenas as mulheres se preocupavam em investir em tratamentos estéticos e de beleza. Hoje em dia, no entanto, os homens estão se mostrando como consumidores assíduos desse tipo de serviço.

Para se ter noção, levantamento da Euromonitor aponta que o mercado de beleza masculina movimentou 19,6 bilhões de reais em 2016. Isso representa um avanço de 14% nos últimos cinco anos.

Na prática, esse novo cenário permite que você aposte em um público cada vez mais diversificado, com vários produtos a serem utilizados.

Há diferenças no tipo de atendimento de cada um dos públicos, claro. Os tratamentos buscados pelas mulheres nem sempre estão alinhados àqueles requisitados pelos homens. Mesmo assim, as possibilidades são muitas. E é por isso, também, que você deve sempre se manter atualizado com o que tem de novo no mercado.

Estou disposto a ouvir e ajudar o cliente?

Quem trabalha com estética e beleza sabe que não é raro aparecerem clientes que querem apostar em um tratamento para ficar mais bonito, mas sem saber ao certo no que investir. Aqui, surge a necessidade do franqueado prestar auxílio para essas pessoas.

Se aparecer um cliente que quer apostar em um método de depilação menos dolorido, por exemplo, você seria capaz de indicar um bom tratamento para a pessoa? Você conseguiria dizer os melhores tratamentos para um homem que quer parecer mais jovem? Ou algo que faz com que a mulher se sinta melhor com o próprio corpo?

Os profissionais que atuam com beleza e estética devem conhecer bem os produtos que comercializam, mas também reconhecer os gostos e as necessidades de cada cliente para indicar as melhores opções para cada um. Dessa forma, garante que o interessado nos tratamentos tenha a melhor experiência possível e se torne um cliente fiel.

Vou me dedicar a pesquisas?

Para se manter entre os setores que mais se desenvolve no mundo das franquias, é preciso também saber que esse mercado requer atenção, pesquisa e dedicação como empreendedor, pois a exigência por serviços de qualidade com cuidados pessoais também é grande.

Além disso, a dedicação deve estar sempre no radar, já que o franqueado precisa gostar de servir pessoas e se importar com o bem-estar de seus clientes.

Consigo seguir orientações da franquia?

Saiba que uma franquia é um modelo de negócio que já foi testado e aprovado. Por conta disso, quando você se torna franqueado, precisa seguir orientações da rede e seguir padrões que foram estabelecidos pela franqueadora.

Ok, você terá autonomia em muitas áreas. Mas existem alguns processos que são decisivos para o bom andamento da empresa para os quais a franqueadora vai exigir que sejam cumpridos à risca. Por isso, é muito importante que você saiba quais são esses deveres para ter certeza de que pode cumpri-los, antes de assinar o contrato.

Franquia SUAV: uma opção de franquias de beleza e estética

Franquias de beleza e estética Suav

Para aqueles que querem investir no mercado de estética e beleza, a franquia SUAV é uma ótima opção. Com o intuito de oferecer serviços rápidos e de qualidade neste segmento, a marca foi fundada em 2010 e busca expandir em todo o Brasil por modelo de franquias.

Sua proposta é trabalhar com serviços na modalidade express, o que significa que as unidades atendem clientes sem hora marcada, oferecendo serviços como depilação, esmalteria e sobrancelhas.

Além disso, o modelo da SUAV integra três negócios em uma só franquia de baixo custo, já que seu investimento é de pouco mais de 127 mil reais. Aliás, a variedade de serviços ofertados em uma única estrutura pode atrair diferentes tipos de consumidores e aumentar o seu faturamento.

Investimento total: R$ 127,8 mil
Taxa de franquia: R$ 35 mil
Royalties: R$ 1,5 mil
Faturamento médio: R$ 70 mil
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

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