Franquias de serviço: quais as características desse modelo de negócio?

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O desejo de empreender é um sonho que faz parte da realidade de muitas pessoas. Porém, alguns empecilhos surgem no meio dessa jornada, podendo ser considerados temores normais a qualquer desafio.

Na busca por mais segurança, a procura por franquias vem crescendo consideravelmente.

Contar com um negócio que tem um modelo já testado e aprovado pelo público é um formato bastante atraente, mas, para muitas pessoas, por mais que haja interesse, essa ideia acaba ficando apenas no campo das possibilidades.

Entre os fatores que levam a isso, estão o custo alto para aquisição de algumas franquias, a necessidade de contar com um grande espaço físico e até mesmo a legislação envolvida para abrir o negócio.

Como uma alternativa, as franquias de serviço têm ganhado bastante destaque. E mais do que uma mera opção, elas desempenham um papel de protagonismo nesse cenário por algumas características que tornam esse tipo de negócio altamente viável.

franquias de serviço

Podemos conceituar uma franquia de serviço como uma empresa que presta atividades de grande interesse por parte do mercado tais como contabilidade, serviços gerais e consultoria, por exemplo.

A procura por empresas confiáveis que possam exercer essas atividades com excelência tende a crescer ainda mais com o processo das terceirizações.

Aos franqueados, a vantagem é ter maior segurança e flexibilidade para atuar, indo além das opções de serem autônomos, empregados de outras empresas ou de ter que começar um negócio do zero.

Resumindo, levar consigo o nome de uma marca já consolidada pode ser um diferencial para conseguir bons contratos e estabelecer relações empresariais mais sólidas.

Para se aprofundar no tema, reunimos uma série de dicas que englobam tanto as demais características pertinentes a esse tipo de negócio como também a apresentação de alguns modelos de franquia que se encaixam nesse contexto.

Fácil adaptação do franqueado

Como já mencionado, as franquias de serviço têm uma boa aceitabilidade do público, principalmente pela capacidade de trazer consigo todo um histórico de excelência na execução das atividades propostas.

A questão aqui vai além disso, traz à tona perguntas como: será que esse modelo é para qualquer pessoa? Como quem nunca empreendeu pode se adaptar a ele?

Para iniciar as respostas desses questionamentos, é preciso frisar que uma das características mais importantes no gerenciamento de franquias de serviço é que, normalmente, há exigência de uma estrutura menor do que uma franquia tradicional.

Podemos definir estrutura em dois pontos básicos: espaço físico e funcionários.

Considerando também que as leis são mais complexas quando falamos da venda de produtos, por exemplo, trabalhar com serviços tende a ser mais “leve” nessa parte também.

Então podemos dizer que é um modelo de negócio que torna a adaptação necessária algo mais fácil, atingindo um número maior de pessoas.

O mais importante é que a escolha seja feita em uma área da qual se tenha um prévio conhecimento e que haja bastante vontade de aprender/empreender.

Vale lembrar que o franqueador deve oferecer o suporte adequado para que o franqueado possa se sentir realmente capacitado para realizar as tarefas necessárias.

Como a estrutura envolvida nesse modelo é menor, esse fator ajuda a simplificar o suporte, treinamento e demais questões envolvidas.

Escolha da franquia ideal

Após compreender um pouco do funcionamento do modelo de negócio, certamente a pessoa interessada vai se perguntar como escolher a franquia ideal.

Para isso, é preciso reunir uma gama de informações para que se tenha um ponto de partida.

Alguns desses itens são o tempo de vida da empresa, alcance do mercado, grau de crescimento, desenvolvimento na sua região, taxas cobradas, estrutura necessária e feedback do público.

Considerando todos esses itens, podemos ir analisando um por vez.

Em relação ao tempo de vida, a tendência natural é procurar empresas que já estejam há um bom tempo no mercado e sejam reconhecidas pelo público.

Porém, existem franquias novas que conseguiram um crescimento exponencial em pouco tempo devido à alta procura pelos seus serviços.

Isso ajuda a entrar nos outros dois próximos itens. O alcance está relacionado proporcionalmente à necessidade do público e a compreensão de quem são as pessoas e empresas que necessitam desse serviço e qual é a fatia do mercado que elas representam.

O grau de crescimento está altamente ligado à expansão do negócio. Considerando que só se expande o que tem grande procura, esse é um fator importante a ser analisado.

Mas aqui vale uma dica: infelizmente, algumas empresas acabam pecando no seu plano de expansão e comercializando franquias sem um controle adequado, focando mais em capitalizar do que em oferecer um modelo próspero ao interessado.

Esse tipo de ação pode levar a algumas situações indesejadas, como diversos franqueados em uma mesma região, o que certamente será prejudicial para o desenvolvimento do negócio como um todo.

Para se precaver disso, é importante pesquisar o histórico da empresa, ver como esse crescimento está ocorrendo e, se possível, conversar com pessoas que já são franqueadas.

Continuando, chegamos aos aspectos monetários do negócio, ou seja, o custo da estrutura necessária e as taxas cobradas.

Muitas franquias de serviço não exigem um espaço comercial, mas, quando isso é necessário, é preciso saber exatamente o quanto precisa ser investido.

É fundamental levar em conta o tempo esperado de retorno do investimento, pois isso exige que você tenha capital de giro para ir pagando despesas, como o aluguel, até o negócio começar a ter uma boa rentabilidade.

As taxas de franquia são valores estipulados no contrato e fazem parte da autorização de uso do nome e manutenção da estrutura necessária. Royalties e taxa de publicidade são algumas delas.

É importante você ter esses números claros para entender o quanto isso vai custar mensalmente ao negócio e aprofundar a sua análise de viabilidade de compra da franquia.

Por fim, é recomendável pesquisar qual o feedback do público em relação à empresa. Atualmente, é muito fácil fazer isso. Uma ida até às redes sociais, aos mecanismos de busca ou sites de reclamações já traz um excelente panorama.

Essa soma de fatores permite uma análise consistente e também mais segurança na escolha.

Para demonstrar isso na prática, reunimos 4 modelos de franquias de serviço que vêm conseguindo um bom destaque no mercado e se apresentam como alternativas viáveis.

Serviços de limpeza

Esse nicho se caracteriza por apresentar diversas opções que exigem um baixo custo operacional.

Ele também conta com algumas subdivisões, o que possibilita alcançar segmentos variados.

Um exemplo disso é que temos franquias especializadas em diferentes tipos de limpeza: de casas, prédios, veículos, tapetes, roupas, ambientes etc.

E mesmo que esses serviços sejam tradicionais, muitas dessas empresas de destacam pela inovação.

Há aquelas que trabalham com produtos ligados à proteção do meio ambiente, trazendo na sua atuação uma preocupação social.

Outras investem na tecnologia como elemento facilitador das operações, se destacando pela eficiência e rapidez dos serviços prestados.

Independentemente da escolha, uma característica comum desse tipo de negócio é que nem sempre é exigido um ponto comercial, especialmente por ser um serviço que normalmente é feito no local solicitado pelo cliente.

Um outro fator que atrai os interessados é que essas franquias apresentam taxas consideradas baixas para a compra, o que torna essa uma excelente opção para quem deseja adentrar nesse universo sem a necessidade de investir valores altos.

Sobre a especificação de valores, uma pesquisa traz empresas que partem de R$ 5 mil até aquelas maiores que custam mais de R$ 100 mil.

Em relação ao tempo de retorno, encontramos opções que vão de 12 até 48 meses, sendo o mais comum o período de 24 a 36 meses, podendo essa ser considerada como uma média do setor.

Área da beleza e saúde

Essa área tem uma característica bastante singular, ao mesmo tempo que atrai muitos interessados devido à grande capacidade de gerar lucros, acaba tendo um grande histórico de empresas que abrem e fecham rapidamente.

Isso acaba reforçando a procura por franquias e toda a segurança que elas trazem em sua composição.

Contar com um modelo estruturado permite explorar mais facilmente as diversas opções existentes nesse nicho.

Franquias de salão de beleza, de depilação, barbearias, design de sobrancelhas e esmalteria são algumas delas.

Em relação à área da saúde, a diversidade também é grande. Emagrecimento, Home Care, clínicas veterinárias, dentárias e de vacinação são alguns exemplos.

Há ainda aquelas que unem os dois conceitos, como as smarts spas, empresas que oferecem serviços que proporcionam tanto benefícios estéticos quanto de melhoria da saúde.

Considerando as duas áreas, é possível encontrar opções que variam de 1 mil a 350 mil reais. Aqui, vale um adendo: muitas trazem consigo alguns fatores de mercado que agregam bastante valor à marca, como uma ligação com pessoas famosas, seja na autorização do uso do seu nome ou até mesmo sendo sócios da empresa.

A taxa de retorno também fica na média de 24 a 36 meses, sempre levando em conta as características de cada empreendimento.

Serviços de manutenção

Quem nunca precisou de um prestador de serviço confiável para realizar uma manutenção em casa ou na empresa? Exatamente para atender a essa demanda existente em praticamente todos os lares e comércios do Brasil que se ancora o crescimento das franquias desse nicho.

A confiabilidade passada por uma empresa devidamente estruturada e reconhecida no mercado chama bastante a atenção do público.

Para quem deseja empreender, essa também é uma boa pedida, afinal, é sempre importante fazer parte de um mercado constituído por serviços que sejam praticamente de utilidade pública.

Essa área engloba atividades como reparos domésticos e empresariais, instalações prediais e reformas.

Novamente, temos opções para todos os bolsos. Investimentos que variam entre R$ 4 mil e R$ 800 mil são facilmente encontrados.

Essa diferença se explica pelos diversos nichos existentes nessa área, o que traz naturalmente uma divisão da demanda por pequenas etapas, sendo que muitas dessas franquias focam exclusivamente em uma delas.

O tempo de retorno varia entre 12 e 36 meses, podendo ser um pouco maior para casos em que o capital investido foi mais volumoso.

Podemos citar esse modelo como um exemplo de franquia que não se apega a conceitos da moda, ou seja, aquelas que trabalham com serviços de alta procura, mas que têm um tempo de vida útil curto.

O serviço de manutenção sempre será necessário, pois faz parte das necessidades diárias das pessoas e da procura por um bem-estar maior.

Locação de equipamentos

Por diversas vezes, nos deparamos com a necessidade de contar com determinado equipamento para realizar uma atividade, porém decidimos que não vale a pena investir na compra devido ao valor alto.

De olho nessa fatia do mercado, diversas franquias que trabalham com locação de equipamentos surgiram e conseguiram se destacar.

Locação de equipamentos para a construção civil, aparelhos eletrônicos e até mesmo de roupas são exemplos a serem citados.

Para elucidar melhor a importância desse tipo de serviço, imagine a seguinte situação: você precisa de um tablet para participar de um evento corporativo.

Considerando que você não tem interesse em adquirir um para o seu uso diário e o custo médio de um bom aparelho gira entre R$ 600 e R$ 1.000, o quão benéfico seria você alugá-lo por uma taxa diária que caiba no seu bolso?

Essa é a grande diferença que esse tipo de franquia oferece: suprir a necessidade sem a exigência de desembolsar altos valores.

O exemplo citado foi meramente ilustrativo, porém representa a realidade e pode ser facilmente estendido a outras formas de aluguel.

No mercado, encontramos opções que variam de R$ 14 mil até R$ 750 mil, sendo fator preponderante o custo de aquisição dos equipamentos envolvidos e as necessidades logísticas, como estoque e manutenção.

O tempo de retorno médio nas opções analisadas é de 24 a 48 meses.

Com base em todos os exemplos citados, vimos que as franquias de serviço são caracterizadas pela facilidade operacional, otimização da estrutura e opções com valores baixos para a aquisição.

A prestação de serviços sempre vai existir e o cenário para isso pode melhorar ainda mais, considerando fatores como a terceirização e a busca das empresas por diminuírem seus custos de operação interna.

Tem dúvidas sobre qual modelo de franquia mais se adéqua às suas necessidades? Precisa de ajuda especializada para tomar a decisão correta? Então, entre em contato conosco, será um prazer conversar com você!

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