Nano franquia surge como oportunidade de baixo investimento

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A crise fez surgir no mercado de franchising o termo ‘nano franquia’. Segundo especialistas, a expressão representa negócios com investimento de até 20 mil reais e que geram faturamento proporcional ao valor investido. O termo microfranquia começou a ser usado para designar negócios com investimento de até 50 mil reais mas o teto passou a ser de 80 mil com o passar do tempo. Com o aprofundamento da crise, começaram a surgir modelos de negócios mais baratos, que passaram a ser chamados de nano franquia.

Estes modelos de negócios estão sendo cada vez mais procuradas por empreendedores com baixo capital e isso tem aquecido ainda mais o mercado de franquias no Brasil. Uma das alternativas de investimento nesta faixa é a franquia JAN-PRO. Presente no Brasil há cinco anos, a rede americana especializada em limpeza e conservação de ambientes comerciais registrou a abertura de 58 franquias em 2016, totalizando 230 operações no país e um crescimento de faturamento bruto de 55%.
lenora

Com um modelo que oferece ao franqueado a oportunidade de iniciar sua operação já com contratos de atendimento, adquiridos junto a franqueadora, a marca prevê 50 novas unidades em 2017 e faturamento de 110 milhões de reais. O investimento inicial é a partir de 7 mil e 500 reais e a previsão do retorno do capital varia entre 12 e 18 meses.

No ramo de seguros, a franquia Bidon Corretora de Seguros também é uma opção de investimento em nano franquias. Com investimento inicial de 10 mil reais, o franqueado fará parte da rede que tem um bom potencial de crescimento para 2017. De acordo com o diretor de operações e corretor de seguros responsável da franquia, Marluz Felipe Wichmann, o mercado está aquecido. “Isso dá ainda mais força aos planos da Bidon para o ano que vem”. Segundo CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização) o setor de seguros registrou um crescimento nominal de 8% de janeiro a agosto de 2016, em relação ao mesmo período de 2015. A expectativa segundo a confederação é de que este ano haja um crescimento de 10% em relação ao último.

No setor de saúde, beleza e lazer, por exemplo, a jovem empreendedora Carla Atanásio Vetorasso de apenas 28 anos, comanda a Lenora, microfranquia de joias e semi joias, que custa apenas 19 mil e 900 reais. Já com estoque inicial e sem a necessidade de ponto comercial para trabalhar, a franquia possibilita à mulher independente conciliar seus horários com outras tarefas. Além disso, a executiva recebe um kit inicial de operações, contendo maleta, expositores, cartões de visita, folders, catálogos, agendas, canetas, entre outros, e um exclusivo aplicativo de gestão e controle, que a franqueada pode baixar diretamente do Google Play Store. Segundo Carla, com a venda do primeiro estoque, especialmente escolhido para o mês inicial de operação, a executiva Lenora recupera 75% do investimento. Um dos segredos de sucesso é que a franqueada atua com produtos de altíssima qualidade, com garantia e beleza ímpar.

kmc

 

Uma franquia que se lançou no franchising praticamente no começo de 2016 e que vem se destacando bastante por buscar principalmente o público jovem e estudantes, é a KMC – agência de marketing. Fundada em 1995, a rede é focada em vendas, em fazer com que seus clientes vendam mais. Sua experiência dá condições de mergulhar no negócio do cliente, entender as suas necessidades e dar sugestões de mudanças baseadas em outros segmentos. A KMC atende cerca de 80 clientes todos os meses de diferentes negócios e seu principal objetivo é o resultado e não a fixação de marca. Com mais de 5.500 sites e 11 mil projetos desenvolvidos ao longo dos anos, a marca já atendeu 15 mil clientes, hoje tem cerca de 250. A KMC conta com uma unidade no ABC, em São Caetano do Sul, e está retomando ações nos Estados Unidos, em Miami e Los Angeles. Pretende finalizar o ano com 6 unidades, já em andamento. Suas modalidades de negócios são Home Based, Office e Master, que demandam investimentos de 19 mil e 900 reais, 59 mil e 900 reais e 99 mil e 900, respectivamente.

Fale com a Franquia

Nome

Email

Telefone

Mensagem

Comentários