Sem crise: franquias lucrativas de turismo home office

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Crise. Essa tem sido a palavra do momento nos mais diversos âmbitos da sociedade, principalmente em relação à economia. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro trimestre de 2017 o país apresentava mais de 14 milhões de pessoas desempregadas.

Esse número é a uma consequência direta da redução das equipes e do aumento das demissões. E como uma pessoa nesse contexto de dificuldades econômicas do país pode se diferenciar? Uma das soluções encontradas foi o de trabalhar em casa, também conhecido como home office.

Para pessoas que tem o espírito empreendedor e que querer fugir da crise, trabalhar em casa é a forma de abrir um negócio sem ter tantos gastos com aluguel, reforma, nova mobília, vários funcionários, impostos, entre outros. Trabalhar em casa pode ser resumido em ter um computador, acesso a internet e um telefone. Mas é claro que não é tão fácil assim, não é mesmo?

Ao se inserir no mercado do home office como empreendedor, é necessário ser organizado. Além disso, é preciso escolher a área de mercado com o qual você irá trabalhar. Um mercado que vem crescendo, e muito, nesse sentido é o de agência de viagens online.

Isso acontece, como uma consequência ao grande tempo que as pessoas passam na internet, podendo comprar um pacote de viagens em apenas um clique. Segundo os dados da Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV) o faturamento desse tipo de negócio, incluindo o transporte e a hospedagem, já ultrapassa os R$ 8,7 bilhões. E o melhor: os brasileiros tem uma ótima aceitação em relação aos produtos vendidos por essas empresas. Receita de sucesso garantida, hein?

Franquias de Turismo

Para trabalhar com o turismo home office, as franquias acabam sendo o método mais atrativo financeiramente para o futuro empreendedor. Isso acontece porque,  há um baixo investimento para esse setor, pois como o trabalho em casa e em uma plataforma online, os custos de investir também são baixos e com retorno quase garantido.

Outro ponto que deixam as franquias ainda mais atrativas é que o franqueado trabalha com a revenda de produtos de um modelo de negócio já consolidado e testado, o que pode lhe render uma maior margem de lucro no futuro, além de um nome forte como marca.

Aliás, esse modelo que vem ganhando espaço no Brasil nos últimos tempos e atraindo cada vez mais empreendedores. E para te ajudar na escolha do seu novo negócio, o Encontre a Sua Franquia separou algumas empresas de turismo que possibilitam que seus franqueados trabalhem de forma home oficie. Confira!

Encontre Sua Viagem

encontre sua viagem

A rede de franquias que tem um nome atrativo para qualquer cliente, foi fundada em 2011 e é especializada em turismo, tendo mais de 500 unidades franqueadas espalhadas pelo Brasil. Com um modelo de multimarcas, a rede oferece passagens, hospedagens e outros serviços para destinos nacionais e internacionais.

E um dos melhores atrativos na franquia Encontre Sua Viagem é o investimento inicial de R$ 5 mil para quem deseja abrir uma agência de viagens home office e online. Outro de atração aos fraqueados é que a rede não cobra taxas para publicidade (vai dizer que não é uma maravilha?) e oferece treinamento da área de gestão, turismo e franquias.

A rede tem um prazo de retorno curto, em comparação a outras empresas. Girando em torno de 3 a 24 meses.

Investimento total: R$ 5 mil a R$ 40 mil
Taxa de franquia: R$ 3 mil a R$ 20 mil
Royalties: R$ 250 a R$ 350
Faturamento médio: R$ 70 mil a R$ 200 mil
Prazo de retorno: 3 a 24 meses

Clube Turismo

A franquia Clube Turismo é outra opção para quem deseja montar um negócio neste setor. A empresa foi fundada em 2003 deu início às suas atividades de franquias em 2009 e em curto período apresentou um crescimento vertiginoso.

A Clube Turismo conta hoje com mais de 84 unidades, oferecendo a seus franqueados diversos modelos de operação, entre eles a opção de home office.

Investimento total: De R$ 3,9 mil a R$ 71 mil
Taxa de franquia: De R$ 3,9 mil até R$ 30 mil
Royalties: R$ 300 fixo ou 2,5% sob o faturamento bruto
Faturamento médio mensal: R$ 150 mil
Prazo de retorno: 18 meses

Ahoba Viagens

A franquia Ahoba Viagens é uma das que apresenta maior índice de crescimento no mercado brasileiro nos últimos anos. Parte desse sucesso se deve ao fato da empresa ter apostado forte no modelo de franquia online, modelo que cresce a passos largos no Brasil. A empresa oferece um amplo leque de produtos e serviços para quem deseja iniciar um negócio no segmento de turismo, trabalhando em um home office.

Investimento total: R$ 3,95 mil
Taxa de franquia: R$ 3,95 mil
Royalties: 1% a 2% ou no mínimo R$ 100 (o que for maior)
Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
Prazo de retorno: 3 a 12 meses

Segmentação do público

Trabalhar com o turismo, dá ao empreendedor home office a possibilidade de vender um tipo específico de viagens e passeio a um determinado público. O Ministério do Turismo definiu alguns segmentos de viagens prioritários para o desenvolvimento do turismo no Brasil, que também são os mais procurados em outros países. Essa classificação pode te ajudar a escolher uma linha de viagens para segmentar:

Turismo de sol e praia: a venda de pacotes desse tipo de atividade está relacionada, principalmente, o descanso, à recreação e o entretenimento no litoral. Esse segmento é o maior responsável pelo fluxo de turistas e mesmo sendo sazonal, é possível encontrar público para vários destinos que tenham essas características o ano todo.

Turismo de aventura: essa prática leva os clientes atividades voltadas à pratica de esportes não competitivos que envolvem desafios e riscos controlados e que proporcionam sensações de novidades experimentais. Como atividades, podemos citar: canoagem, mergulho, rafting, montanhismo, caminhadas, escaladas, tirolesa, rapel, bungee jump, ciclismo, arvorismo, asa-delta, balonismo, paraquedas, entre diversas outras.

Turismo de estudos e de intercâmbio: esse tipo de turismo vende a oportunidade de aprender uma vivência diferenciada, seja no campo pessoal, profissional ou de qualificação, por meio de cursos de idiomas, por exemplo.

Ecoturismo: é uma atividade que visa à conservação e à conscientização ambientais dos patrimônios naturais e culturais de uma região. Ela está baseada nas características “interpretação”, “conservação” e “sustentabilidade”, a atividade busca ensinar ao visitante que os recursos naturais e o patrimônio cultural de uma região devem ser preservados, a fim de manter o ambiente favorável à sustentabilidade social, econômica, cultural e ambiental do local visitado.

Turismo rural: atividade relacionada à vida e aos frutos da produção agropecuária, de forma a resgatar e promover o patrimônio cultural da região e sua comunidade.

Turismo cultural e religiosos: essa forma de turismo tem como objetivo enriquecer e aumentar o conhecimento de uma determinada localizada, o modo de vida de seus habitantes, sua cultura, entre outros. O turismo cultural envolve a visita em centros culturais, museus e casas da cultura, além de monumentos arquitetônicos, ruínas e gastronomia local, por exemplo.

Turismo de estudos e de intercâmbio: esse tipo de turismo vende a oportunidade de aprender uma vivência diferenciada, seja no campo pessoal, profissional ou de qualificação, por meio de cursos de idiomas, por exemplo.

Turismo de negócio: esse tipo de turismo pensa em atividades relacionadas a encontros profissionais, associativos e institucionais com a finalidade de promover negócios, trocas de informações, entre outros.

Outro tipo de segmentação, além da prioritária, é aquela que leva em consideração a demanda de um determinado de um grupo. Nesse caso, existe o turismo familiar, o turismo de terceira idade, o turismo estudantil, o turismo LGBT, o enoturismo, o turismo gastronômico, entre outras opções.

Para adotar essa segmentação, traz alguns benefícios para a agência de viagens online, como: facilita a identificação do público-alvo, formatar produtos específicos e direcionados ao interesse do perfil dos clientes, otimizar os investimentos e as promoções, a divulgação e a comercialização dos produtos e agilizar a adaptação do produto às mudanças constantes do mercado, sejam elas ocasionadas por fatores naturais ou pelas preferências do cliente.

A segmentação da agência de turismo online também pode ser por demanda, sendo ela a responsável por definir o público-alvo. As demandas mais comuns são:

Geográfica: define os gostos preferenciais dos habitantes de uma determinada região, como bairros, cidades, estados, países, estabelecendo diferentes oportunidades de negócio.

Demográfica e socioeconômica: pode definir o tipo de público, o poder aquisitivo, o nível educacional, entre outros, estabelecendo preferências quanto a destinos e tipos de viagem.

Psicográfica: procura entender o comportamento do público e as preferências dentro de um mesmo padrão social e geográfico. Por exemplo, entender os motivo que um cliente prefere o turismo rural e o outro tem gosta mais do ecoturismo.

Comportamental: requer uma análise mais profunda das características pessoais do cliente, entendendo suas preferências e o momento exato em que ele busca o consumo de viagens. Para isso, deve-se conhecer o perfil do consumidor e em quais ocasiões do dia a dia ele procura um produto do turismo.

Por padrões de consumo: prevê uma classificação do volume de consumo do público-alvo. Nesse arranjo, há três tipos de consumidor: o leve (faz viagens muito esporádicas), o médio (viaja com certa frequência) e o assíduo (faz diversas viagens em um mesmo ano). Levam-se em conta também as motivações da viagem, ou seja, o que faz a pessoa viajar: promoção, possibilidade de compras, oportunidade única de ir para determinado destino com grandes vantagens, entre outras.

E não se esqueça: segmentar os produtos de uma franquia de agência de viagens no estilo home office não significa deixar de atendar o público tradicional.  Ao contrário, isso significa que você está se especializando em um tipo de nicho e público, o que pode se tornar um diferencial para seu negócio como um todo.

franquia de turismo

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