ABF anuncia Selo de Excelência em Franchising 2017

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A ABF – Associação Brasileira de Franchising tem a honra de anunciar as marcas chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising (SEF) 2017. Neste ano em que a ABF celebra 30 anos de existência, o SEF completa sua 27ª edição, com 204 marcas chanceladas e consolidado como a mais relevante distinção para as redes de franquias no Brasil. (Veja as marcas chanceladas na tabela final).

A Pesquisa do SEF, realizada com os franqueados das marcas inscritas, revelou que as redes que conquistaram o Selo em 2017 dedicaram-se intensamente ao fortalecimento da relação franqueador – franqueado, trabalharam ainda mais próximas de seus parceiros de negócios, com foco apurado nos indicadores de performance das unidades. Essas marcas investiram ainda mais na consultoria de campo, nas ferramentas de marketing e nas redes sociais com o objetivo de ficarem mais próximas dos consumidores e dos franqueados. “Já prevíamos que 2016 seria um ano difícil e foi realmente o ano de fazer mais com menos, o que levou as redes chanceladas a estreitar ainda mais os laços com seus franqueados, intensificar a renegociação com seus fornecedores, rever processos, lançar mão de novos formatos, novas estratégias, enfim, essas marcas tiveram ouvidos e olhares mais at entos e apurados a tudo e foram mais ágeis na tomada de decisão”, observa o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior.

abf_pesquisa_3o_tri_2016

Atenta à dinâmica e à realidade do mercado, a Associação promoveu importantes avanços na edição 2017 do SEF. Um deles foi a criação de uma nova modalidade para redes iniciantes, que mesmo não enquadradas nos requisitos mínimos para concorrer à chancela, ao inscrever-se participarão da pesquisa, serão pré-qualificadas ao Selo de acordo com os resultados obtidos e poderão utilizá-la como um instrumento auxiliar em suas estratégias de expansão e tomadas de decisão.
Outro avanço foi a reformulação da nota de corte. Antes resultante da média da categoria, agora ela é fixa, estabelecida em 75 numa faixa até 100. Isto significa que se a empresa franqueadora obtiver 75% de aprovação dos seus franqueados, receberá o Selo de Excelência em Franchising da ABF.

Redes inscritas e detentoras do SEF 2017

Este ano, 227 marcas foram inscritas e 204 conquistaram o Selo de Excelência em Franchising. Os números de 2017 superaram os do ano passado, quando 225 redes concorreram e 199 foram chanceladas. “De fato, receber esta chancela, num momento de tantas turbulências, incertezas e em meio à maior recessão da história deste país, deve ser motivo de muita celebração pelas marcas que a conquistaram. Cumprimento todas as redes de franquia que concorreram e de forma especial as chanceladas com o Selo de Excelência”, ressalta Altino Cristofoletti Junior.

 

O SEF é dividido nas categorias Pleno, Sênior e Máster (de acordo com o número de unidades franqueadas e o tempo de atuação da franqueadora no mercado).  Na Categoria Pleno estão as marcas com ao menos 10 franqueados e dois anos operando no franchising. De acordo com a pesquisa, o destaque nesta categoria foi a rede Loft.

As marcas classificadas na Categoria Sênior são aquelas com no mínimo 30 franqueados e cinco anos de atuação no mercado. A Odontocompany foi a rede destacada nesta categoria.

Por fim, a Categoria Máster reúne as redes de maior porte e mais maduras do franchising brasileiro. São marcas que contam com 60 ou mais franqueados e possuem mais de 10 anos de atuação no mercado. A marca com maior projeção nesta categoria foi a Influx English School.

Troféu especial
Desde o ano passado, a ABF homenageia com um troféu especial as marcas detentoras de Selos por vários anos. São estas as redes homenageadas nesta edição:

Por 15 chancelas em 2017 – Prata: Arezzo, Dekra, Mr. Pretzels, Vivenda do Camarão e World Tennis.

Por 10 chancelas em 2017 – Bronze: Bebelu Sanduíches, Carmen Steffens, Cebrac – Centro Brasileiro de Cursos, Fastframe – Moldura na Hora, Flash Courier e Yes Rent a Car.

Comentários