Agências de viagem: como optar pelos diferentes serviços envolvidos nesse setor?

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Organizar uma viagem não é uma tarefa simples. É preciso elaborar um roteiro que permita aproveitar ao máximo as atrações do destino no tempo disponível, reservar hotel, comprar passagens, providenciar transporte e alimentação, entre tantos outros itens.

Todo esse planejamento demanda tempo e dedicação para que o passeio seja feito com segurança e tranquilidade. Para isso, existem as agências de viagem, empresas que atuam como intermediárias entre os fornecedores dos serviços turísticos e o consumidor final. Elas contam com profissionais preparados para indicar os pacotes turísticos que mais combinam com o perfil e as necessidades de cada cliente.

agências de viagem

Para que você possa entender melhor por que vale a pena contratar uma agência de turismo em vez de planejar uma viagem sozinho, bem como conhecer os diferentes serviços oferecidos por essa empresa, preparamos este artigo especial. Confira!

Vantagens de ter o suporte de uma agência de viagens

Como já dissemos, as agências fazem a intermediação entre o turista e os serviços que ele procura e necessita durante uma viagem. Com isso, o cliente só precisa escolher o seu destino e compartilhar seus desejos e expectativas para que o agente de turismo, com a sua experiência e conhecimento do funcionamento do setor, possa elaborar o pacote ideal para cada um.

Portanto, ao contratar esse serviço, o consumidor encontra uma série de vantagens. Veja, a seguir, algumas delas.

Comodidade e tranquilidade

Ao deixar sua viagem nas mãos de uma agência de turismo você não precisa se preocupar com a elaboração de roteiros, compra de passagens e passeios, reserva de hotéis e traslados, contratação de um seguro viagem, emissão de documentos, câmbio, organização de datas e horários etc.

Tudo fica por conta do agente de viagens e será devidamente incluído no pacote que você comprou. Seu trabalho será apenas o de arrumar as malas e se preparar para aproveitar ao máximo aquela viagem que tanto esperou!

Além disso, esses profissionais firmam contratos com fornecedores confiáveis e que já possuem experiência no segmento de viagens. Isso permite que você viaje com a segurança de saber que poderá contar com serviços de alta qualidade.

Suporte completo

Antes da viagem

O agente responsável pela viagem buscará as melhores opções para que o passeio saia como o cliente sempre imaginou, fará cotações de preços, fornecerá todas as informações sobre o destino e os serviços incluídos no pacote. Ele também cuidará de toda a documentação necessária para que você e seus acompanhantes possam viajar tranquilos.

Durante a viagem

Imprevistos podem acontecer mesmo em uma viagem muito bem planejada. A contratação de uma agência de turismo para organizar seu passeio ajuda a minimizar os impactos de possíveis problemas enquanto você e sua família estão longe de casa. Isso será possível com o apoio de agentes de viagem que conhecem bem o seu destino. Eles estarão disponíveis para ajudar 24 horas por dia, sete dias por semana.

Depois da viagem

Mesmo após o retorno da viagem, você ainda pode precisar de suporte para obter um serviço de transporte, para solucionar eventuais problemas com bagagens extraviadas ou com avarias, solicitar emissão de documentos, entre outros.

Economia de tempo

Sem o conhecimento de um profissional de turismo, imagine o tempo que você iria gastar para pesquisar e comparar preços e trechos de passagens aéreas, buscar os hotéis mais confortáveis e encontrar os melhores passeios na cidade, entre outros serviços essenciais para uma boa viagem.

Por mais ágil que você seja, certamente teria que dedicar uma parte dos seus dias para realizar esse planejamento. A boa notícia é que os agentes de viagens trabalham exatamente para isso e conseguem fazer tudo com mais rapidez.

Além disso, em caso de desistência da viagem, eles também serão responsáveis por cancelar as reservas solicitadas, evitando que você tenha de lidar com procedimentos muito burocráticos.

Preços mais acessíveis

As agências de viagem negociam sempre em larga escala, pois fecham pacotes para várias pessoas ao mesmo tempo. Por isso, elas costumam firmar parcerias com diversas companhias aéreas e redes hoteleiras nacionais e internacionais, o que garante a obtenção de tarifas promocionais, valores exclusivos ou até mesmo a isenção de algumas taxas.

Pagamento facilitado

Optar por um pacote de viagens, com todos os serviços incluídos, em vez de negociar separadamente com cada fornecedor (empresa aérea, hotel, seguradora, por exemplo) é uma forma de poder pagar seu passeio com mais facilidade. As agências de viagem permitem que você parcele a sua compra, além de disponibilizar diversos meios de pagamento.

Serviços personalizados

Certos tipos de passeios de preferência de alguns clientes são mais difíceis de serem reservados. Um bom exemplo disso são visitas a unidades de preservação ambiental. Organizar um momento como esse para a sua viagem é muito mais garantido com o apoio de uma agência de viagens especializada.

Principais serviços oferecidos pelas agências de viagem

São muitos os serviços prestados por uma agência de turismo, podendo variar de pacote para pacote. O que vai determinar as diferenças de um para outro pode ser o tipo de destino, o perfil do cliente, suas necessidades, entre outros aspectos.

Algumas atividades são básicas e, por isso, aparecem em praticamente todos os planos de viagem. Vamos começar por elas!

Serviços essenciais

  • comercialização de passagens, o que inclui consulta, reserva, confirmação, compra e emissão de bilhetes tanto nacionais quanto internacionais;
  • venda de passeios, viagens e excursões para destinos no Brasil e no exterior;
  • planejamento, assessoria e organização das atividades associadas à viagem;
  • elaboração de roteiros e itinerários de viagens, individuais ou em grupo;
  • reservas de meios de hospedagem por meio de contratos e acordos com hotéis e outros empreendimentos turísticos.

Esses são os itens básicos que constituem um pacote de viagens. Mas as agências de turismo podem exercer muitas outras funções e responsabilidades. Continue a leitura e descubra quais são essas atividades.

Ofertas opcionais das agências de turismo

São os produtos ou serviços considerados anexos aos principais, ou seja, que não são fundamentais para montar um pacote, mas, por outro lado, atendem a algumas necessidades específicas dos clientes.

Guias de viagem

Alguns turistas, além de descansar e relaxar, gostam de conhecer e explorar a história, a cultura e as curiosidades das cidades que visitam durante as suas férias. Para isso, eles precisam de um guia de turismo, um profissional bem preparado, que conhece a fundo o destino e ajude o cliente a enriquecer ainda mais a sua experiência no local.

Os guias designados pelas agências para atender você durante a viagem deverão ser experientes e estar devidamente cadastrados no Cadastur. Esse é um sistema eletrônico desenvolvido pelo Ministério do Turismo para regularizar o trabalho de prestadores de serviços do setor de turismo em todo o Brasil.

Serviços de transporte

Nessa categoria está incluída a contratação de empresas que realizam o traslado dos viajantes no trajeto aeroporto – hotel – aeroporto, assim como deslocamentos de ida e volta para passeios e atrativos turísticos do destino.

As agências de viagens também têm parcerias com locadoras de veículos para atender os clientes que preferem alugar um carro para se deslocar durante a viagem em vez de utilizar o serviço de transfer.

Valet

Essa é uma opção para quem busca ainda mais conforto e comodidade durante a viagem. O valet é um serviço de manobrista, muito útil e conveniente para quem não pode e nem quer saber de perder tempo para encontrar uma vaga de estacionamento.

Os motoristas são profissionais treinados e com bastante experiência. Além disso, as empresas prestadoras do serviços garantem a segurança dos veículos, com monitoramento e proteção durante todo o tempo em que os veículos estiverem no estacionamento.

Tradutores

Se a sua viagem for para um destino internacional, contar com o serviço de um tradutor pode facilitar e muito a sua estada por lá. Afinal, você não quer visitar os pontos turísticos de um lugar incrível e não entender nada porque ainda não domina o idioma do país, não é mesmo?

Para evitar que isso aconteça, o agente de turismo possui contatos com diversos profissionais preparados (com vasta experiência em viagens e que geralmente falam mais de uma língua) para lhe oferecer esse serviço de tradução.

Entradas para atrações turísticas

Museus, monumentos, parques nacionais, reservas naturais, memoriais, construções históricas etc. Você pode preferir adquirir antecipadamente os bilhetes para acessar esses e outros pontos turísticos durante a sua viagem para ter mais comodidade e economizar tempo.

Há também os casos de atrativos locais muito procurados pelos turistas para os quais é praticamente obrigatório comprar os ingressos com antecedência para conseguir entrar. Toda essa comercialização também pode ser feita com a intermediação de um agente de viagens. Você informa os lugares que deseja conhecer e ele também pode lhe indicar algumas opções imperdíveis ou que combinam com o seu perfil.

Mais serviços

A lista de atividades que podem ser realizadas pelas agências de viagem é grande. Veja agora mais alguns dos serviços oferecidos por essas empresas com o objetivo de facilitar ainda mais a vida do turista:

  • orientação para obtenção de passaportes, vistos consulares, permissões especiais de viagem, documentação específica, vacinas exigidas para a liberação da entrada em alguns destinos nacionais e internacionais;
  • informações sobre franquia de bagagens e tarifas cobradas pelas companhias aéreas;
  • auxílio para procedimentos padrão realizados em alfândegas e entrevistas nos consulados;
  • planejamento e operação de city tours;
  • realização de serviços de receptivo ou contratação de uma empresa terceirizada para a execução do serviço;
  • cotação e contratação de um bom seguro viagem, que inclua serviços como atendimento médico, extravio de bagagem, cobertura de acidentes;
  • reserva e venda de pacotes de cruzeiros marítimos;
  • orientações sobre despacho de carga e bagagem desacompanhada;
  • detalhes sobre o destino a ser visitado, como cultura, costumes, gastronomia e pratos típicos, datas comemorativas, eventos e festas tradicionais, clima, entre outros aspectos.

Dicas para a hora de contratar uma agência

Com tantos serviços e benefícios oferecidos, é fácil se perder ou deixar passar despercebido algum detalhe importante. E esse detalhe pode ser o suficiente para gerar uma enorme dor de cabeça para você durante a viagem, que deveria ser um momento apenas de descanso e lazer.

Mas apenas alguns pequenos cuidados são necessários para evitar que esse problema aconteça e você só precise mesmo se preocupar em aproveitar o passeio ao lado da sua família, companheiro(a) ou amigos. Saiba em que prestar atenção!

1. Certifique-se sobre a idoneidade da empresa

Quando falamos sobre a função do guia turístico em uma viagem, já apresentamos a você o Cadastur, sistema do Ministério do Turismo. Pois é, além dos guias, esse portal serve também para encontrar agências prestadoras de serviços turísticos que estejam operando legalmente.

2. Conheça bem o seu pacote de viagem

É importante conferir com o seu agente de turismo quais são os passeios e excursões incluídas no pacote e se existem serviços que serão cobrados à parte. Assim, você não corre o risco de ser surpreendido com algum gasto extra, principalmente se estiver viajando em grupo.

3. Garanta sua reserva

Como consumidor você pode e deve solicitar à agência de viagens a emissão dos documentos de confirmação da reserva do hotel ou pousada onde ficará hospedado. O mesmo vale para faturas e notas de débito, marcação de assentos antecipada e roteiro da viagem.

4. Busque e exija seus direitos

Caso a agência realize qualquer procedimento sem a prévia autorização do cliente, ele poderá acionar imediatamente os órgãos de defesa do consumidor do seu estado de residência.

Viu só como as agências de viagem oferecem serviços que podem facilitar e muito a sua vida na hora de planejar um passeio? Muita gente hoje em dia diz que prefere organizar tudo sozinho, mas essa é uma tarefa que exige tempo e paciência. Dessa forma, o que era para ser algo prazeroso pode acabar se tornando um momento de estresse.

Por isso, se você quer comodidade para poder aproveitar as suas férias sem se preocupar com passagem, hotel, refeições, transporte etc., a melhor opção é procurar agências de viagem e contratar aquela que melhor atender as suas demandas. Deixe o seu comentário no post e compartilhe com a gente a sua opinião sobre esse assunto!

franquia de turismo

Fale com a Franquia

Nome

Email

Telefone

Mensagem

Comentários