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Se você é daqueles que acredita na máxima ano novo, vida nova, certamente já sabe que 2018 pode ser uma boa oportunidade para você investir no seu próprio negócio. Sim, para muitos, essa ideia de uma vida nova no ano que vai começar tem a ver com mudanças profissionais – é por isso que esse é um bom momento para começar a pesquisar por boas ideias de franquia para 2018.

O início do ano costuma ser uma época em que muitas pessoas decidem empreender e isso é percebido, também, no aumento do interesse por franquias: janeiro é o mês que mais registra buscas por franquias em todo o primeiro semestre do ano, segundo dados do Google Trends.

Isso acontece porque com o ano novo se aproximando, os empreendedores começam a traçar planos de investimento. E não tem como negar que o mercado de franquias no Brasil tem apresentado um forte crescimento nos últimos anos, tornando-se um grande atrativo para quem está buscando abrir um negócio.

investir em franquias delivery

A tendência, então, é que esses indicadores fiquem ainda mais positivos no ano que vem, o que se mostra como um ótimo mercado para os novatos. Para que saiba, de acordo com a projeção da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de franquias brasileiro deve crescer entre 8% e 10% em faturamento em 2018. Então, por que ficar fora dessa?

Mas, se você já está num segundo passo, pensando em qual tipo de franquia investir, pense com carinho no modelo delivery, quando o cliente faz o pedido via telefone ou internet e recebe em casa.

Isso acontece porque adquirir um produto ou serviço sem precisar sair de casa é um desejo que virou realidade. Com a demanda por esse tipo de atendimento crescendo, as redes de franquia delivery vivem um momento promissor. Afinal, nos dias de hoje as pessoas buscam comodidade, fazendo com que o mercado seja extremamente receptivo a qualquer serviço delivery.

Pensando nisso, reunimos 13 motivos que mostram o porquê você deve investir em uma franquia delivery.

1. Os dados mais recentes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostram que os pedidos delivery contabilizaram um total de 9 bilhões de reais – um crescimento de 12,5% em relação ao ano anterior.

2. Essa modalidade é especialmente forte no setor de alimentação. Em alguns segmentos, como pizzaria e comida chinesa, por exemplo, esse tipo de serviço já se tornou tradicional. Além das marcas já terem incorporado essa opção, oferecendo modelos bem estruturados a seus franqueados, o público consumidor já se habituou a pedir comida em casa.

3. Não é só o setor de alimentação que fatura com atendimento delivery: empresas em setores como saúde, estética e serviços também estão adotando a modalidade. Para que tenha ideia, na área de estética algumas redes já oferecem serviços como depilação e tratamentos na casa do cliente.

4. As franquias delivery oferecem também a oportunidade de abrir um negócio com capital reduzido. Além de ser uma modalidade atrativa para o consumidor, o que já promete bons resultados e faturamento.

5. O investimento nesse tipo de franquia costuma ser baixo, já que elas não exigem um ponto de venda atrativo e ambiente para atendimento ao público. Isso também significa redução de custos de ocupação durante a operação.

6. Em alguns casos, o franqueado pode montar o negócio dentro da própria casa, mais um ponto que pode fazer com que os custos da franquia sejam ainda mais reduzidos. Mas é preciso tomar cuidado e avaliar a viabilidade desse tipo de atendimento na região pretendida, além de investir em marketing e propaganda local, pois, muitas vezes, por não contarem com pontos chamativos, as franquias delivery podem ficar apagadas.

7. É possível trabalhar com modelos mistos, alinhando o delivery com o atendimento tradicional, com uma estrutura física. Dessa forma, o investidor consegue atender a demanda de diferentes perfis de consumidores, mas precisa dispor de um capital maior para investir.

8. Um dos diferenciais que um serviço delivery pode ter é rapidez no atendimento mantendo a qualidade, o que faz com que a clientela seja fidelizada, caso o trabalho seja feito de forma correta e eficaz.

9. Essa é uma das tendências do mercado em 2018, o que é fundamental para começar o ano com o pé direito. Lembrando que esse está entre os segmentos diversos que vem sendo fortalecidos nos últimos anos e que encontram no franchising uma forma de expansão mais veloz.

10. As empresas de delivery se encaixam nos modelos de microfranquias, os quais são mais comuns os que têm operação home based ou franquias virtuais. Porém, isso não é uma regra, sendo possível encontrar microfranquias em todos os setores do mercado, com diferentes modalidades de operação. Modelos mais enxutos, como delivery, também podem se adequar a essa definição.

Lembrando que, nos últimos anos, o número de redes que operam com modelo de microfranquia tem registrado crescimento constante. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2013, 384 redes de franquias tinham um modelo de microfranquia; em 2016, esse total saltou para 557. A expectativa é que esse número continue crescendo: 36% das franquias que ainda não trabalham com modelo micro afirmam ter interesse em implementá-lo nos próximos anos.

11. A necessidade de funcionários vai variar conforme o negócio. De forma geral, as franquias delivery permitem operar com equipe reduzida ou até mesmo apenas com o próprio franqueado tomando conta de todo o processo.

12. É claro que todo o investimento tem risco, e caso o investidor não queira correr muito risco, ele deve optar por negócios mais tradicionais. No entanto, se imaginarmos uma pirâmide de risco, certamente na base (com menos risco) estaria o modelo de delivery, por ter menos complexidade operacional.

13. Os desafios desse modelo estão relacionados ao treinamento dos entregadores, padronização do serviço e delimitação da área de atendimento para garantir qualidade. Esses pontos devem ser observados com atenção, uma vez que vão depender em grande parte do que é oferecido pela franqueadora: regras contratuais de território de atuação, treinamentos, suporte e manuais operacionais.

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