Como melhorar o suporte aos seus franqueados

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Oferecer suporte de qualidade aos seus franqueados é um dos principais papéis da franqueadora. Além disso, é também uma das principais dores que o franqueador enfrenta hoje no gerenciamento do seu negócio. Para o empreendedor que investe em uma franquia é essencial saber que, sempre que ele precisar, a consultoria e o know how da franqueadora vão estar disponíveis para ajudar seu negócio a dar certo. É do interesse de todos, afinal, que a rede prospere. Confira abaixo algumas dicas que vão ajudar você a melhorar o suporte aos seus franqueados:

#1 Ouça a sua equipe de franqueados:

Quando a rede é muito grande, ou o franqueador acumula muitas funções, às vezes demora para que os gestores percebam insatisfações na sua equipe de franqueados. É preciso muita atenção para entender se as reclamações são problemas pontuais ou questões de estruturação que afetam toda a rede. Por isso, deixe sempre aberto aos seus franqueados um canal de comunicação com o gerente da região ou com a franqueadora.

#2 Centralize a comunicação:

Com a tecnologia, temos hoje muitos canais de comunicação. Isso pode facilitar a vida de um empreendedor. Porém, pode também dificultar o trabalho. Evite conversar e passar informações para seus franqueados por vários canais diferentes de comunicação, como whatsapp, mensagens de texto, e­mail, skype, redes sociais… No meio do caminho, instruções e informações importantes se perdem nas caixas de e­mail, mensagens de celular e ligações.

Vale investir em uma plataforma que auxilie na comunicação e gestão dos seus franqueados. Esse tipo de sistema traz para a rede ferramentas que permitem centralizar todos os materiais institucionais, manuais e treinamentos da empresa; enviar comunicados; entrar em contato com as unidades e até mesmo realizar pedidos direto com fornecedores. Saiba mais neste link.

#3 Faça auditorias regulares:

Para identificar pontos a melhorar, é preciso saber como está a franquia. Para isso, realize regularmente auditorias nas lojas e, em cima do que não foi satisfatório, invista em treinamentos. Compare os resultados da lojas com seus desempenhos anteriores.

#4 Disponibilize os manuais e materiais da rede:

Não deixe que os manuais da rede se percam. Invista em uma plataforma online para deixar os manuais e treinamentos sempre à disposição dos franqueados e em um local seguro.

 

 

#5 Dê voz ao franqueado:

Escute os franqueados e os convide a participar de decisões pertinentes. Eles participam do cotidiano das lojas e podem ter muito a contribuir. Além disso, trazer as franquias para participar de algumas decisões evita ruídos futuros, caso a decisão não tenha sido assertada.

#6 Tenha uma boa equipe de consultores de campo:

Contar com uma equipe treinada e capacitada de consultores de campo é essencial. São esses profissionais que vão visitar as unidades e auxiliar na gestão e vendas da rede, captando problemas pontuais e contextuais. Além disso, esses agentes podem atuar também na capacitação da equipe local, melhorando o desempenho da unidade e fortalecendo a identidade da marca.

#7 Seja flexível:

É preciso ter alguma flexibilidade para lidar com diferentes unidades. Algumas mudanças, como itens no cardápio de uma rede de restaurantes, às vezes precisam sofrer pequenas alterações em prol do aumento de vendas da unidade. É preciso analisar caso a caso, pensando no bem das franquias e também sem sacrificar o padrão de qualidade da rede.

#8 Acompanhe de perto o início das operações:

O franqueador precisa acompanhar de perto a implantação da loja, treinamento dos funcionários, obra, controles e processos operacionais iniciais da nova unidade. Esses aspectos são cruciais para o bom desenvolvimento da franquia. Depois de pronta, o acompanhamento da unidade deve permanecer intenso também nos 3 primeiros meses.

Conteúdo produzido por: Central do Franqueado

 

2 Comments - Write a Comment

  1. A comunicação é um dos principais pontos de insatisfação no sistema de franquias por parte dos franqueados.

    Eles reclamam que não são ouvidos pelo franqueador, que apesar de quererem contribuir para alavancar o sucesso da rede, são simplesmente ignorados.

    Foi pensando nesse ponto crítico que nós, da Agildoc, Franquia de Digitalização de Documentos, ao lançarmos a nossa franquia, resolvemos inverter a ordem das coisas, onde desde o lançamento o candidato a franqueado terá a voz e com toda a intensidade, ajudarão na definição até mesmo dos valores das taxas de franquia.

    E ainda receberão por uma contribuição mínima, de R$ 1 mil ou R$ 5 mil, uma recompensa, o período de 1 ano de teste-drive como “pré-franqueados”, na categoria Afiliado ou Correspondente, respectivamente. Conheça o projeto em: http://www.kickante.com.br/campanhas/destrua-crise-apoie-ou-construa-uma-franquia

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