Franqueado aposta em expansão interna para alavancar faturamento

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Investir em uma segunda unidade da mesma franquia, ou em uma segunda marca utilizando o mesmo endereço, ou ainda em pontos comerciais de baixo investimento que se reportam à matriz. Esses são alguns exemplos de movimentações que empreendedores têm feito para atingir um público maior e, consequentemente, incrementar o faturamento. O grupo Acerte Franchising, detentor das marcas Quality Lavanderia, Prima Clean Lavanderia Express e Linha e Bainha Costuras, representa bem esse fenômeno. Cerca de 30% de seus parceiros operam mais de um negócio, sendo no modelostore in store ou em unidades individuais.

O conceito de store in store (loja dentro de loja) vem ganhando adesões no setor de franquia no Brasil ano após ano. “Nos últimos dois anos, temos visto um maior interesse por parte das redes tanto no desenvolvimento de novos formatos como na diversificação de canais de venda. Frente à grande base instalada de lojas, esse movimento ainda não foi suficiente para impactar mais pesadamente o perfil do setor, mas acreditamos que isso tenda a acontecer nos próximos anos. A ABF, inclusive, pretende estudar mais de perto esse movimento tão importante para o futuro do franchising”, afirma Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF.

prima clean

O empresário João Carlos Orselli, de Joinville-SC, é parceiro do grupo Acerte Franchising há 8 anos e proprietário de 3 operações diferentes, mas atreladas ao mesmo grupo: 1 unidade matriz da Quality Lavanderia, 1 store in store (Quality Lavanderia + Linha e Bainha Costuras – franquia de reparo e customização de roupas) e ainda 1 ponto de coleta da Quality (extensão da loja matriz, com um baixo investimento, onde o cliente apenas entrega e retira os artigos a serem lavados).

Orselli optou por expandir os negócios dentro do grupo Acerte Franchising motivado pela credibilidade que as marcas já tinham no mercado e também pela facilidade de utilizar uma estrutura já existente. “Otimizar custos e espaço sem aumentar o aluguel do ponto comercial é realmente uma vantagem excelente.” O casamento dos negócios também foi um fator decisivo para o empresário. “Uma loja atrai mais venda para a outra, e vice-versa. O cliente vem para uma, vê que existe a outra no mesmo lugar e passa a utilizar as duas.”

 

É o tipo do investimento certeiro, considerando que o setor de Limpeza e Conservação, no qual incluem franquias de lavanderia e de conserto de roupas, é um dos que mais se destacam. A categoria apresentou um incremento de 16% nos três primeiros meses do ano, terceiro melhor desempenho de todo o setor, de acordo com os dados da ABF.

Desde a inauguração da segunda franquia, João Carlos Orselli garante que o faturamento cresceu naturalmente. “No caso da unidade store in store, já tínhamos presença consolidada no ponto comercial e a carteira de clientes da lavanderia, que passaram a usar os serviços de costura. Aumentamos nosso faturamento sem aumentar custo, pois usamos a mesma estrutura, do atendimento aos sistemas de controle financeiro, operacional e de logística”, comemora o franqueado.

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