Nos filmes futuristas, a realidade virtual sempre aparecia como um exemplo que desenvolvimento tecnológico. Principalmente nos anos 80 e 90, quando se retratava o futuro, vinham cenas de carros voadores, viagens ao espaço e realidade virtual. Os carros voadores ainda não são uma realidade tão próxima das pessoas comuns. As viagens espaciais, muito menos. No entanto, a realidade virtual já é bem acessível a várias pessoas.

Por definição, a realidade virtual é uma tecnologia cujo mecanismo é aplicado a uma interface que conecta os usuários e utiliza um sistema informatizado para construir uma plataforma realista e proporcionar ao visitante uma sensação de que o que se está vendo é praticamente parte do real. Ao induzir efeitos visuais, sonoros e até táteis, a realidade virtual permite a imersão completa em um ambiente simulado, com ou sem interação do usuário.

OPORTUNIDADE

Gemotion, Franquia atuante no mercado da realidade virtual com baixo investimento para o segmento

o que é realidade virtual

A realidade virtual é a interface do computador com o usuário que permite a interação entre eles e utiliza a informática com o fim de criação de efeitos reais no modo virtual. Os elementos são interativos e alguns com aspectos tridimensionais, sendo o ambiente 3D formatado por um computador e possibilita a realização de uma navegação real pelo usuário.

E muitos setores já estão experimentando a realidade virtual. No mercado imobiliário, por exemplo, um cliente pode “visitar” um apartamento que ainda está na planta. Para tanto, basta utilizar óculos ou headsets de realidade virtual. Mas não é só neste setor que é possível empreender e lucrar com a realidade virtual. Esta tecnologia, que cada vez ganha mais adeptos, pode ser utilizada para os mais variados fins, e com isso, é possível ganhar dinheiro utilizando esta tecnologia em várias áreas, como mostraremos a seguir.

Realidade virtual no setor de entretenimento

franquias de entretenimento gemotion

 

Em um primeiro momento, quando se fala em realidade virtual, logo lembramos de jogos de entretenimento, como Pokemon GO. onde costumeiramente se concentra a maior parte desta tecnologia acessível ao grande público. Atualmente, são diversos dispositivos que permitem aos jogadores de jogos virtuais se inserirem no mundo dos games de forma bem realista. Dispositivos já bastante conhecidos são Oculus Rift ou Samsung Gear VR, este último um aparelho que permite acoplar o celular para se transformar em um óculos de realidade virtual.

Seguindo essa tendência, a franquia GEmotion chegou ao Brasil em 2017. Trata-se, basicamente, o aparelho comercializado pela franquia proporciona ao usuário uma experiência em 9 dimensões, onde terá toda a sensação de que está em um mundo virtual. Além do mais, na própria cabine da GEmotion há saídas de ar que dão a sensação de um ambiente externo, tornando a experiência ainda mais emocionante.

O usuário pode optar pelos mais variados ambientes, que vão desde jogos de ação até parques de dinossauros. Com opções para todas as idades, a GEmotion é diversão para toda a família!

Com baixo investimento, as máquinas da GEmotion devem ser instaladas em locais de grande fluxo e com boa visibilidade do público. A empresa sugere que o empreendedor instale o brinquedo em shoppings, galerias comerciais, aeroportos, metrôs e grandes eventos.

Investimento total: R$ 100 mil
Taxa de franquia: R$ 30 mil
Royalties: R$ 1 mil
Faturamento médio: R$ 35 mil
Prazo de retorno: 4 a 7 meses

 

Realidade virtual no setor de saúde

Em algumas escolas de medicina dos Estados Unidos, já está se usando a realidade virtual para os estudos anatômicos do ser humano, além de treinamento para cirurgias mais complexas. A realidade virtual propicia um ambiente seguro de estudo, no qual futuros médicos podem visualizar conceitos bem como treinar procedimentos sem colocar em risco a vida de pessoas de verdade.

Outra possibilidade de uso para a realidade virtual é no tratamento de fobias, onde o paciente é colocado “frente a frente” com seus medos, possibilitando um melhor tratamento.

Nesta área, os desenvolvedores de softwares destinados a tais aplicações terão um mercado muito amplo por todo o mundo para investir nestas novas tecnologias.

Realidade virtual no setor de educação

Algumas escolas pelo mundo já aplicam a realidade virtual no ensino das crianças. Como uma forma descontraída de ensinar, o processo de aprendizado fica mais atrativo. São softwares que permitem aos alunos interagirem com a matéria dada, se tornando uma ótima forma de atingir o público jovem, que atualmente, já está bem inserido em novas tecnologias.

Em um futuro não muito distante, cursos poderão ser dados a distância através da realidade virtual, onde o aluno, sem sair de casa, poderá se sentir em sala de aula, ter acesso a materiais didáticos cada vez mais realistas, possibilitando um melhor aprendizado.

Realidade virtual no setor de turismo

Um bom exemplo de como a tecnologia pode ser aplicada ao turismo é o case da Cidade do Porto, em Portugal. Em 2016, a Câmara da cidade decidiu investir em um aplicativo para iOS e Android que pode ser utilizado com o Cardboard. A ideia é que os utilizadores possam passear virtualmente por locais icônicos de Porto e, além disso, um conjunto personalizado de óculos com a imagem corporativa da cidade também foi lançado.

Outras possibilidades se abrem, como parques de diversões podem atrair consumidores com a possibilidade de um passeio em uma montanha russa através da realidade virtual, ou então cidades turísticas que tentam atrair viajantes do mundo todo, com a inserção da realidade virtual em suas campanhas de divulgação.

Um mundo amplo se abre com as novas tecnologias, que passam por óculos de última geração, com softwares avançados, mas também com meios mais básicos, como os modelos de cardboards, que são óculos construído com papelão, lentes especiais, imãs, e nele é acoplado um smartphone com o sistema operacional Android. Através do óculos é possível visualizar imagens reproduzidas em 3D, e games que simulam um ambiente virtual que interagem com os movimentos capturados pelo acelerômetro e o giroscópio do aparelho.

Assim, em pouco tempo, apenas com o celular e um software as experiências de realidade virtual ficarão cada vez mais acessíveis, abrindo assim um mundo inteiro de possibilidades para ganhar dinheiro neste mercado.

Aproveite e confira como a Gemotion só quero no mercado franchising brasileiro.

 


1 Comentario

Realidade virtual: a nova tendência no mercado entretenimento e lazer - Encontre sua Franquia · 9 de janeiro de 2018 at 13:35

[…] realidade virtual, uma tecnologia que é mais conhecida na área de jogos e entretenimento, vem ganhando cada vez […]

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