10 ideias de negócio que você precisa conferir

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O brasileiro está cada vez mais empreendedor. As crises pelas quais o país passa, além de não terem tirado a vontade de investir no próprio negócio, estão ensinando o cidadão a contar cada vez menos com o Estado. Diante disso, é natural que potenciais empreendedores estejam sempre atrás de ideias de negócios que possam mudar a sua vida.

Um dos melhores mercados para atender a essa necessidade é o de franquias. Nele, você encontra centenas de possibilidades nas mais diversas áreas. São negócios já formatados, com seus modelos desenvolvidos a partir de ideias criativas ou extensos estudos de mercado — ou ainda de muitos anos de tentativas e erros até encontrar o caminho do sucesso.

Neste texto, vamos ajudar você a mapear algumas ideias de franquias que têm grande potencial de retorno e também mostrar como os modelos maduros desses negócios ajudam a construir uma trajetória bem-sucedida.

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Ideias de negócios

Escolher uma boa ideia e investir nela talvez seja um dos principais desafios para os empreendedores. Isso porque muitas precisam ser levadas em consideração. É necessário ter um mínimo de afinidade com a área, o produto ou serviço precisa ter aceitação no mercado, além de ser importante garantir que a sua escolha seja por um negócio que não está na fase decrescente, isto é, algo que já foi tendência, mas está deixando de ser.

Com base em estudos e análises de especialistas, elencamos dez ideias que estão em alta e podem ser uma excelente opção de negócio para quem busca uma franquia para chamar de sua.

1. Alimentação saudável e descomplicada

Esse é um mercado que só cresce e deve continuar assim por muitos anos. A busca pela melhoria da saúde aliada à correria do dia a dia, especialmente nas grandes cidades, aumenta a demanda por uma alimentação fora de casa de qualidade e que não tome muito tempo para ser preparada.

Apostas em opções com delivery de pratos prontos e práticos, com foco no emagrecimento, nas dietas de baixo sódio ou calorias, têm tudo para dar certo. É o caso de franquias como a Light Food Way, com suas mais de 50 opções de pratos saudáveis.

Lanchonetes e restaurantes que fornecem refeições simples e rápidas, mas com sabor e qualidade, também são uma ótima opção. Um exemplo é a rede DNA Natural, uma das maiores de alimentação saudável do Brasil, com mais de 70 unidades espalhada pelo país.

2. Beleza ali na esquina

Juntamente da alimentação, o mercado de beleza é o mais robusto do país para pequenos e médios empreendedores e também conta com dezenas de ideias de negócios entre os quais o interessado pode escolher.

Demanda é o que não vai faltar. Preocupado com a própria aparência, o brasileiro não para de buscar serviços de cabeleireiros, depiladores e manicures, entre outros.

Os nichos mais promissores dessa área estão nos serviços de bairro, que possibilitam que o cliente se cuide sem ter de se deslocar por longas distâncias. Não é à toa que surgem cada vez mais franquias de salões de pequeno porte, voltados para públicos de bairros e comunidades específicas. O bom atendimento se soma à localização como diferencial nessa área.

3. Saúde, prevenção e cuidados com a terceira idade

Já falamos de alimentação e da aparência, mas a saúde não fica atrás na lista de prioridades e de preocupações dos brasileiros. Com a baixa qualidade dos serviços públicos, é da iniciativa privada que os consumidores esperam as soluções. E elas têm aparecido, de norte a sul do país. As melhores, muitas vezes, se tornam franquias que possibilitam reproduzir o modelo de sucesso.

O maior reconhecimento vai para os empreendimentos que buscam universalizar a oferta de serviços, unindo bom atendimento e custos baixos, suprindo as necessidades deixadas em aberto pelo Estado.

Destaque também para iniciativas voltadas para a prevenção e para os serviços à terceira idade, uma categoria de consumidores que só cresce.

4. Consertos automotivos

O brasileiro sempre foi apaixonado por carro, mas, com a crise econômica, precisou repensar alguns hábitos. A compulsão por trocar de automóvel todos os anos foi substituída pelas estratégias de manter o que possuem bem conservado e sem gastar muito.

É por isso que o mercado de serviços automotivos não para de crescer. São franquias que estão antenadas a esse novo momento na relação dos clientes e seus veículos.

5. Customização de roupas

O guarda-roupas dos brasileiros passou por um fenômeno semelhante ao que aconteceu em suas garagens. O consumo intenso de serviços de alto valor agregado deu lugar à escolha por itens mais básicos. No entanto, para dar aquele toque diferente e se diferenciar da multidão, os consumidores estão apostando na customização.

Estamparias em camisetas e detalhes de acabamento em saias e calças, por exemplo, valorizam as peças e permitem que elas causem o mesmo impacto que a das marcas mais caras, além de ressaltar a personalidade de quem usa.

6. Economia compartilhada

O surgimento de empresas como Uber e Airbnb revolucionou o mundo dos negócios com o conceito de economia compartilhada. Isso porque faz muito mais sentido, e também é mais sustentável, “tomar emprestado” algo que você vai usar muito pontualmente do que comprar um para você.

É o caso, por exemplo, de ferramentas e equipamentos para obras caseiras de diversos tamanhos. Em vez de gastar uma enorme quantia em dinheiro e depois ficar com tudo aquilo parado, o interessado pode simplesmente alugar, usar e devolver quando o material não for mais necessário.

Essa tem sido a opção de um número cada vez maior de pessoas em ramos tão diferentes quanto brinquedos, automóveis, joias, roupas, objetos de arte ou qualquer outra coisa que possa ser compartilhada, inclusive experiências.

7. Educação com apoio da tecnologia

A formação dos profissionais brasileiros ainda é um dos gargalos que impedem o crescimento do país. E, cada vez mais, uma certeza se consolida: a solução não virá do setor público. Por isso, amplia-se o mercado para empresas que fornecem educação e treinamentos de maneira lúdica, eficiente e sintonizada com o mercado de trabalho.

Segundo especialistas, estão em alta empresas de educação que ajudem as pessoas a serem mais produtivas, criativas e empreendedoras. Disciplinas como programação, desenvolvimento de softwares, criação de redes virtuais, tecnologia voltada para o aprendizado e gamificação devem ganhar destaque nos próximos anos.

8. Negócios de baixo impacto ambiental

A preocupação com a sustentabilidade e a degradação ambiental tem aberto espaço para negócios que tenham os benefícios para o meio ambiente como diferencial.

Iniciativas voltadas para a reciclagem, para o reaproveitamento de materiais e para a redução do consumo de insumos, como água e energia, são muito bem-vindas.

9. E-commerce de (quase) tudo

A desconfiança inicial passou, e o brasileiro já compra de quase tudo pela internet e pelo smartphone, transformando o e-commerce em uma das tendências comerciais do momento. Com um bom produto, preços competitivos e um site adequado, as franquias apontam um caminho seguro nesse mercado, inclusive capacitando seus franqueados para a utilização de técnicas de marketing digital.

10. Serviços para celular

O nível de dependência do smartphone chegou a um nível em que as pessoas se sentem “nuas” se saírem de casa sem eles. O uso intensivo e a relativa fragilidade dos aparelhos, no entanto, acabam resultando em constantes danos que podem comprometer a aparência e o desempenho do aparelho.

Para lidar com essa questão, criou-se um crescente mercado de acessórios e manutenção dos aparelhos. Nele, uma franquia com o nome corretamente posicionado e com conhecimento do produto faz enorme diferença para o cliente que quer cuidar de um bem usado com tanta frequência e que pode custar alguns milhares de reais.

Por que investir em uma franquia?

Entre tantas possibilidades de negócios, por que, então, escolher justamente uma franquia para investir? A resposta mais óbvia é que esse modelo tem muitas vantagens em comparação a outros.

Negócio consagrado

De cara, pode-se dizer que ao investir em uma franquia, o empreendedor adquire também uma marca reconhecida pelo público e com apelo junto aos consumidores. E isso, todo mundo sabe, não é fácil de conseguir.

Além do reconhecimento, uma boa franquia vem com know-how e um modelo de infraestrutura consolidado, o que evita perder tempo e energia em tentativas e erros de encontrar o seu próprio jeito de fazer. Isto é, em outras palavras, reinventar a roda.

Como consequência disso, aparece outra vantagem: a “saúde econômica” das franquias em comparação a outros tipos de negócio. Para se ter uma ideia, cerca de 70% dos negócios abertos no Brasil fecham em um espaço de tempo de até dez anos (a esmagadora maioria logo nos dois primeiros). Quando se trata de franquias, essa mortalidade cai para 15%.

Outro indicador importante que diferencia as franquias de outros modelos de empreendimento é o tempo de retorno do investimento. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, a maioria das franquias se paga e começa dar lucro entre 24 e 36 meses após a inauguração.

Não estranha que, em diversas redes, muitos franqueados invistam seus ganhos na compra de novas unidades. Hoje, os multifranqueados correspondem a 56% dos franqueados brasileiros.

Assistência e treinamento

Um dos maiores atrativos para quem investe em franquias é saber que vai receber treinamento e a assistência para fazer o negócio decolar. Esse apoio ajuda o franqueado a encontrar os atalhos para fazer sucesso naquele negócio, sem os habituais desgastes que consomem tempo, dinheiro e energia do empreendedor.

Nesse sentido, a franquia funciona como uma espécie de escola de negócios prática e voltada para o empreendimento que você escolheu para a sua vida.

Plano de negócio consistente

Imagine que muitos empreendedores brasileiros começam a trabalhar sem sequer saber o que é um plano de negócios e, quando descobrem, levam, por vezes, anos para ajustá-los até o ponto em que fiquem realmente bons e realistas. Pular essa fase significa, muito além da economia de tempo e dinheiro, aumentar radicalmente a possibilidade de que seu negócio tenha sucesso.

As franquias oferecem justamente essa oportunidade. Poder contar com um plano de negócios já amadurecido e detalhado é uma possibilidade de crescer com menor exposição a riscos, especialmente os financeiros, e com maior foco nos aspectos realmente estratégicos da empresa.

Custos de instalação definidos

Um dos maiores multiplicadores de gastos de um negócio que está sendo aberto é justamente sua instalação. Decisões erradas e mudanças de ideia durante esse processo podem custar muito tempo e dinheiro para quem, normalmente, não dispõe desses dois recursos.

Ao escolher uma franquia, o empreendedor vai receber o projeto arquitetônico pronto, além de consultoria para a instalação, o que reduz consideravelmente a possibilidade de desperdícios. O projeto padrão também contribui na padronização dos produtos e/ou serviços e na formatação do orçamento para a instalação e a operação do ponto.

Marketing garantido

Propaganda, já se sabe, é a alma do negócio. Mas como aparecer em um contexto em que há muitos concorrentes e excesso de informação e, ainda por cima, contando com uma verba pequena?

Marketing é outro problema que as franquias costumam resolver melhor do que outros modelos. Além de já terem grande projeção, as marcas franqueadoras têm uma verba maior disponível para publicidade e acesso às melhores técnicas e canais de divulgação para a marca, muitas vezes com departamentos especializados nesse tema.

Optar por uma boa franquia é a certeza de que você vai ter visibilidade desde o primeiro dia de atividades em seu negócio.

Modelos de negócio

Já falamos em outros textos que o grande diferencial de sucesso de uma franquia é o seu modelo de negócio, isto é, a maneira que ela encontra para se organizar e se diferenciar no mercado.

Para exemplificar isso e potencializar a nossa análise de ideias de negócio, vamos considerar os modelos de negócios de três franquias de setores diferentes e bastante concorridos: Fórmula Pizzaria, Encontre Sua Viagem e Bidon Corretora de Seguros.

Fórmula Pizzaria

Com pouco mais de três anos de existência, a Fórmula Pizzaria já tem quatro unidades em operação, todas elas em Belo Horizonte (MG), e com a expectativa de abrir outras cinco até o fim do ano, o que a tornaria a maior rede da cidade.

O modelo de negócio da Fórmula consiste em investir na fidelização do cliente por meio do oferecimento de três diferenciais: qualidade do produto, entrega rápida e preço justo. Para garantir isso, a linha de produção é organizada de maneira a assegurar um controle rigoroso da qualidade, padronização e redução dos custos.

Apesar de ter no delivery sua principal fonte de pedidos, a Fórmula Pizzaria desenhou suas unidades para poder receber pedidos diretamente no balcão. Entusiasta das possibilidades digitais desde sua criação, a pizzaria, além do site, está presente em aplicativos como iFood e Pedidos Já.

A Fórmula Pizzaria faz parte de um mercado que, no Brasil, segundo levantamento da APUESP (Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo), gera negócios da ordem de R$ 22 bilhões por ano e emprega 360 mil pessoas. O investimento para abrir uma unidade da Fórmula Pizzaria é de R$ 115 mil.

Encontre Sua Viagem

O turismo, mesmo em tempos de crise, continua sendo um dos setores mais fortes da economia, movido pela paixão, ou necessidade, que as pessoas têm por viajar.

Um dos principais nichos desse mercado, o segmento de viagens corporativas, se tornou o principal foco da Encontre Sua Viagem, rede de franquias especializada em serviços de turismo, fundada em 2011.

A aposta faz parte de uma estratégia de fortalecimento da marca para dar continuidade à sua expansão. Depois de ter identificado que muitas empresas buscam custos menores na emissão de passagens de avião, na locação de carros e em diárias de hotel, a Encontre Sua Viagem desenvolveu um modelo que oferece os serviços que fazem parte do portfólio da agência a preços extremamente competitivos.

Para isso, a agência se vale do alto volume de vendas que tem — o que permite que os custos sejam diluídos — e da gestão de relacionamento com os mais de mil parceiros comerciais com quem faz negócios, obtendo condições vantajosas para seus clientes. A expectativa da Encontre Sua Viagem é que as vendas de pacotes corporativos respondam por 30% do total alcançado pela agência.

Para se tornar um franqueado da Encontre Sua Viagem, o investimento máximo é de R$ 47 mil, e a expectativa de faturamento mensal é, em média, de R$ 100 mil, depois que o negócio estiver maduro, o que normalmente leva um período de três meses a dois anos para acontecer.

Bidon Corretora de Seguros

Seis anos depois de sua fundação em Porto Alegre (RS), a Bidon Corretora de Seguros entrou no mercado de franquias com a expectativa de multiplicar pelo país o modelo compacto e de boa rentabilidade que proporcionou o sucesso do negócio.

Com faturamento anual de cerca de R$ 10 milhões, a Bidon tem a expectativa de alcançar, em cinco anos, a marca de 500 franqueados por todo o Brasil. Hoje, há unidades em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Uma das apostas para bater a meta é o baixo valor do investimento inicial para se abrir uma franquia da Bidon: apenas R$10 mil, mas que garantem suporte em marketing, central de atendimento, treinamento, sistemas e apoio jurídico.

Para chegar a um custo tão baixo, a Bidon tem apostado no sistema home office como diferencial, o que é possível devido à funcionalidade de seu desenho estrutural: o escritório pode funcionar contando apenas com um computador, internet e telefone. Mas se o franqueado tiver interesse em ter uma sala ou ponto comercial, a franqueadora oferece apoio e projeto arquitetônico.

O portfólio dos seguros, outro diferencial para os franqueados da Bidon, cobre as áreas de acidentes pessoais, empresarial, condomínios, responsabilidade civil, risco de engenharia, imobiliário, caminhão, motos, frotas de veículos e, principalmente, automóveis, ainda o campeão de vendas da seguradora.

A empresa oferece também consórcios, carta verde (aquele seguro obrigatório para quem entra nos países do Mercosul), previdência privada e fiança locatícia, além de planos odontológicos e de saúde e seguros de vida (individual e coletivo), residencial e de viagem. Enfim, tudo o que o cliente pode precisar está no escopo da seguradora.

Para se manter à frente da concorrência, a Bidon aposta em atendimento diferenciado — 24 horas por dia, sete dias por semana — e no preço competitivo.

O mercado de franquias é, como nenhum outro, cheio de possibilidades que se aplicam aos mais variados setores, às diferentes vocações e, claro, a todo tipo de orçamento. De uma nanofranquia às gigantes do setor, existem numerosas vantagens em investir nas marcas já consolidadas, nos planos de negócios já bem desenvolvidos e no modelo de infraestrutura otimizada ao máximo, com foco na relação custo-benefício.

O levantamento que fizemos de boas ideias e apostas para investir em franquias é, na verdade, apenas um ponto de partida para a sua reflexão. Ao analisar o cenário do mercado em que pretende se instalar, você certamente vai encontrar espaços a serem ocupados, serviços de que a comunidade precisa ou uma especialidade em que você, juntamente da rede franqueadora, pode fazer melhor do que o que é oferecido até agora.

Então, não descarte os modelos tradicionais ou que não estão em destaque no atual momento dos negócios. Procure pensar sempre na necessidade do cliente e na sua afinidade com o negócio. Quando ambos estiverem presentes, a chance de que seu negócio seja um sucesso será muito maior.

Ao tomar a decisão, não se esqueça de analisar o modelo de negócio. Veja se ele é adequado à sua necessidade e às circunstâncias do mercado. Lembre-se de que ele é o principal diferencial da franquia e aproveitá-lo ao máximo é uma das condições para fazer seu investimento valer a pena e dar certo.

E agora? Sabendo das vantagens proporcionadas pelas franquias, você acredita que está pronto para decidir sobre a melhor opção de investimento para o seu empreendimento?

Se você acredita que as ideias de negócios que você viu neste texto podem ajudá-lo a escolher melhor, então acompanhe os outros conteúdos que preparamos sobre o universo das franquias. Assine a nossa newsletter e não perca nenhum dos textos que publicamos!

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