Agência de viagens física x agência virtual: qual modelo escolher?

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O comércio eletrônico é uma realidade consolidada no Brasil há muito tempo. Para se ter uma ideia, as lojas online alcançaram 21 bilhões de reais em faturamento no primeiro semestre deste ano, segundo dados da consultoria Ebit. Outra vantagem do comércio eletrônico: não existem restrições geográficas para quem quer conquistar consumidores.

Sem fronteiras territoriais, a internet permite que qualquer usuário acesse sites localizados em qualquer lugar do mundo sem sair da sua cadeira. E quando esses sites oferecem produtos e serviços a preços acessíveis , a internet passa a ser um poderoso instrumento de compras.

Dentro desse contexto, fazer compras pela internet vem se tornando um hábito. Vários fatores resultaram no aumento no número de consumidores online. Aqui, podemos listar a comodidade de se comprar sem sair de casa – longe do trânsito e das filas –, as várias formas de pagamento e o aumento na confiabilidade em se realizar transações online.

As empresas também encontram vários atrativos para se investir em comércio eletrônico, principalmente pelo baixo custo operacional. Várias lojas do varejo vêm se tornando multicanais, conciliando loja física e virtual. Nesse modelo, um canal complementa o outro com o objetivo de atrair cada vez mais clientes. Existem também as lojas puramente virtuais, que estão cada vez mais se especializando para firmarem sua marca no mercado.

agência de viagens: virtual ou física?

O atendimento ao cliente e o entendimento de suas necessidades são fatores determinantes para o sucesso de um empreendimento virtual ou real. Assim como no mundo real, várias lojas virtuais não conseguem atender bem seus clientes. Do mesmo modo que a loja real deve treinar toda a equipe de vendas, o site e seu administrador devem estar preparados para fornecer o mais alto nível de satisfação dos visitantes da loja virtual.

Por não estar acostumado com um atendimento satisfatório, tanto na loja real como na virtual, é possível superar as expectativas e mesmo surpreender o visitante, o que acaba sendo um facilitador importante para a concretização da venda.

Credibilidade

Segundo Henrique Mol, diretor executivo da franquia Encontre sua Viagem, que possui formatos de negócios online e loja física, não há diferenciação entre os parceiros das lojas física e das online. Os produtos também são os mesmo. A grande diferença está na credibilidade que a loja física pode trazer ao negócio.

“Quando tem uma agência de viagens física, você tem uma credibilidade maior diante do mercado. As pessoas optam mais pela loja física por segurança, por saber onde está o negócio, ao passo que na loja online, normalmente, o vendedor não é conhecido pessoalmente.”, observa Mol.

Por outro lado, as facilidades que são apresentadas para o consumidor pelas lojas online, como aplicativos, interação com informações da internet, entre outras funcionalidades, têm atraído cada vez mais o público jovem. A compra pela rede representa uma enorme vantagem para o consumidor, pois possibilita a grande oportunidade de encontrar os mais variados tipos de produtos e serviços, muitas vezes por preços e condições de pagamento mais vantajosas do que ele encontraria nos canais tradicionais.

Investimento

Para quem deseja aproveitar este potencial do comércio de turismo online, o investimento a ser feito é bem menor. Segundo Henrique Mol, para abrir uma franquia de agência de turismo, como a Encontre sua Viagem, o investimento inicial é por volta de 3 mil reais. Em contrapartida, o investimento para uma loja física chega a 30 mil reais.

Atualmente, com mais de 500 unidades em operação, na sua maioria no modelo online, a Encontre sua Franquia é uma das melhores opções neste mercado que só tem crescido. No franchising, o setor de turismo teve a maior alta entre o primeiro semestre de 2016 e o de 2017, com variação positiva de 31%. Isso mostra que o setor já se recupera bem da crise dos últimos anos.

Conforme salienta o diretor executivo da franquia Encontre sua Viagem, o perfil do empreendedor que decide investir em uma agência de viagens varia de acordo com o modelo de negócio que ele escolher: físico ou online.

“Quando vai montar uma loja física, o empreendedor deve, primeiramente, se dedicar 100% ao negócio. Isso é fundamental para que o empreendimento aconteça. Já no modelo home office, ele pode alinhar com outra atividade profissional. Muitas das vezes ele pode entrar no modelo home office e depois migrar para uma modalidade física, até para ele sentir o mercado e criar uma carteira de clientes”, finaliza Mol.

Vantagens da agência de viagens virtual

Além da vantagem de ter um menor investimento inicial, a agência de turismo online, como todos os comércios deste tipo, está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para que o consumidor possa fazer a sua compra. Esta disponibilidade é um grande atrativo para os clientes, já que é possível fazer negócio até nos finais de semana e feriados.

Em outras palavras, o empreendedor à frente da agência online pode gerar receita mesmo aos finais de semana, uma vez que toda a operação de compra e venda acontece por meio de softwares.

Por sua vez, no modelo de loja física, o atendimento costuma ser em horário comercial, mais engessado. Assim, a agência de viagens deixa de atender a um determinado público que não tem tempo para buscar serviços neste horário. Neste caso, cabe ao empreendedor disponibilizar, se possível, um canal de atendimento ou para agendamento, para não perder vendas.

O baixo investimento operacional também é um grande diferencial deste modelo de negócio. Não há necessidade de aluguel de uma sala física nem da contratação de funcionários e equipamentos para atender aos clientes. Com o modelo online, o empreendedor possui mais autonomia de onde trabalhar. Além do mais, a flexibilidade de horários pode ser determinante para que o investidor consiga conciliar o negócio com outras atividades diárias.

Ao contrário, na loja física o investidor precisa arcar com o pagamento de funcionários, espaço e equipamentos. Isso sem falar que a dedicação deve ser maior. Caso ele tenha que conciliar a loja física com outras atividades, seja de trabalho ou não, será necessário um gerente de confiança para estar sempre na loja e resolver problemas ou achar soluções para o dia a dia.

Outra vantagem para o empreendedor online é que a agência virtual pode ser um experiência que poderá levá-lo a abrir posteriormente uma loja física. A possibilidade de adentrar no setor e analisar se vai se enquadrar naquele negócio é uma boa vantagem da loja virtual. Isso porque, se o negócio não der certo por falta de perfil do empreendedor, ainda será possível diminuir o prejuízo ou passar o negócio adiante. Por outro lado, a loja física dá uma margem de erro menor para o empreendedor. Por isso, é preciso uma análise profunda antes de entrar em um negócio como este.

A questão da propaganda da agência virtual pode ser um bom atrativo para o empreendedor que gosta que estar no ambiente da internet, principalmente nas redes sociais. A rede amplia o tempo de exposição da loja e as propagandas podem ser melhor direcionadas com ferramentas de marketing online.

Hoje em dia, é possível direcionar propagandas virtuais de acordo com os sites que o usuário frequenta, tornando a exposição mais eficaz e direcionada para o público-alvo. Além do mais, as redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, são um ambiente vastíssimo para atrair clientes.

Aqui, a loja física também pode recorrer às ferramentas de anúncios da internet. No entanto, a propaganda física é importante, seja na região da loja, seja com inserções em meios de comunicação, que normalmente exigem um investimento maior.

Vantagens da agência de viagens física

A questão da credibilidade passada pela loja física, já discutida anteriormente, é fator determinante para consumidores mais conservadores. Além do mais, não se pode ignorar os altos índices de reclamações contra lojas virtuais, dos mais variados segmentos. Com a loja física, caso haja algum problema, o cliente sabe bem onde buscar ajuda.

Nas agências de viagens em lojas físicas, há sempre um vendedor, um consultor de vendas à disposição para demonstrar e detalhar a viagem, auxiliar na comparação e incentivar a compra. Neste momento, a habilidade e o conhecimento deste vendedor podem ser fundamental para fechar a compra. Isso envolve a simpatia do funcionário, maleabilidade com relação aos descontos, entre outros fatores que podem ser decisivos para se fechar o negócio.

É muito importante que as agências físicas invistam, cada vez mais, em publicidade online, levando em consideração que, a maioria de seu público-alvo está conectada. A “indicação de amigos” também é um ponto muito forte para o crescimento de uma marca/empresa. Vale a pena, inclusive, para as agências criarem programas de fidelidade para clientes, principalmente para aqueles que indiquem a loja para seus amigos e conhecidos.

No mercado de turismo, ter um atendente experiente é diferencial para agradar aos clientes, com pacotes interessantes e dicas para a viagem. A relação mais próxima entre a agência e o seu cliente pode ser explorada pelo empreendedor, com opções de viagens sob medida para cada tipo de consumidor.

Se você tem um bom ponto comercial, com grande fluxo de pessoas por perto, pode ser uma ferramenta muito eficaz na divulgação do seu negócio. Uma avenida movimentada ou um shopping são os principais locais desejados pelos empreendedores, e atraem olhares dos mais variados consumidores.

Em termos numéricos, podem ter sido enumeradas mais vantagens relativas à agência virtual, mas o empreendedor deve levar em consideração que alguns fatores podem ser diferenciais para o sucesso, como a credibilidade que a loja física traz. Em um mercado de turismo amplo como no Brasil, há espaço para os mais diversos investidores. Cabe a cada empreendedor saber em qual modalidade de negócio se enquadra melhor e, a partir daí, buscar as ferramentas necessárias para se destacar e crescer.

Franquia Encontre Sua Viagem em números

Ficou interessado em investir em uma franquia de turismo? Então, o Encontre Sua Viagem pode ser uma ótima alternativa. No mercado desde 2011, a empresa possui mais de 500 unidades franqueadas no país e mil parceiros em seu portfólio.

Modelo de loja
Investimento total: R$ 40 mil
Taxa de franquia: R$ 15 mil
Royalties: R$ 350
Faturamento médio: R$ 200 mil
Prazo de retorno: 12 a 24 meses

Modelo home based
Investimento total: R$ 5 mil a R$ 22 mil
Taxa de franquia: R$ 3 mil a R$ 20 mil
Royalties: R$ 250
Faturamento médio: R$ 70 mil
Prazo de retorno: 3 a 12 meses

franquia de turismo

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