Conheça 9 opções de franquias virtuais para investir

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

As franquias virtuais vêm ganhando cada vez mais espaço no Brasil e já passam a ser uma opção para quem deseja iniciar um negócio online, principalmente para os empreendedores antenados que têm uma queda especial pela internet. Para melhorar o cenário, existem diversas franquias virtuais baratas e que podem ser montadas em sua própria casa.

O crescimento das franquias virtuais está diretamente atrelado às facilidades e a autonomia que o empreendedor consegue ter com a sua rotina. Quem é dono de um negócio virtual não tem horários fixos e nem local de emprego estabelecido. É possível trabalhar até de frente para o mar, com um laptop à mão, ou em qualquer lugar conectado à internet.

Nos últimos anos são diversos os modelos de franquias que surgiram no mercado para atender possíveis franqueados – com menores valores para investir – e também para conquistar uma penetração de mercado mais interessante, chegando a locais que talvez uma loja maior não justificasse seja pelo valor de investimento ou pelo potencial de retorno previsto.

Segundo uma pesquisa divulgada pela BigData Corp, empresa especializada em captação de grande quantidade de informações, o número de websites de comércio eletrônico no Brasil cresceu 21,5% até 2016 e já existem mais de 10,5 milhões de sites no país.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o Brasil possui 71 mil lojas, que responderam por um faturamento de 53,4 bilhões de reais em 2016. Mesmo com a economia ainda em recuperação, espera-se que o setor cresça cerca de 12% em 2017 em volume de faturamento. Deste total gerado pelo e-commerce as pequenas e médias empresas respondem por um quarto do volume, que deve chegar a quase 60 bilhões de reais.

O mercado é promissor, mas quem deseja entrar para o mundo das franquias virtuais deve tomar cuidado. Segundo Henrique Mol, diretor executivo das franquias Encontre sua Viagem, Fórmula Pizzaria e Bidon Corretora de Seguros, é preciso se atentar para alguns detalhes antes de adquirir uma franquia virtual.

“O empreendedor precisa de ter cuidados juridicamente falando, com contratos e documentações necessárias para realizar uma venda de forma saudável. Ficar atento ao que fornecedores e franqueadora orienta, para não cair em golpes que hoje tornaram-se normais na internet”, finaliza.

Além do mais, Mol faz ressalvas para quem quer empreender virtualmente, tendo em vista que é preciso estudar o mercado, as opções, o modo de vender, entre outras nuanças. “O empreendedor precisa entender que ter o próprio negócio (sem estrutura fisica) irá depender muito mais dele, no quesito relacionamentos e credibilidade de sua pessoa para gerar novos negócios. Franqueados que vão atuar com midias de marketing on-line, entender que ser usuário de redes sociais, não o torna especialista em redes sociais. É necessário muito estudo neste mercado antes de iniciar as ações”, ressalva Henrique Mol.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising, as franquias virtuais são responsáveis apenas por 0,6% do mercado de franquias. Neste pequeno setor, que ainda está em crescimento, separamos algumas opções para o empreendedor se aventurar.

Encontre sua Viagem

encontre sua viagem 

Criada em 2011, a franquia Encontre sua Viagem, especializada em turismo, possui mais de mil parceiros, contemplando 150 mil opções de hotéis e cerca de 95% de todas as companhias aéreas do mundo. Tem atuação por todo o Brasil por meio de seus mais de 500 franqueados.

A rede possui o modelo virtual, onde o franqueado é o responsável pela divulgação e venda direita através da internet, e possui o modelo loja física. Segundo o diretor executivo da franquia, Henrique Mol, o modelo virtual da franquia costuma ser uma porta de entrada do empreendedor para um investimento posterior na loja física. “O franqueado pode criar experiência e uma carteira de clientes, antes de realizar maiores investimento no ponto físico”, pontua o executivo, que ainda ressalta. “Atualmente temos duas modalidades de franquia: Home Office e Loja Física. Ambas trabalham com os mesmos sistemas, oferecem excelente qualidade e vendem os mesmos serviços, o que muda mesmo é a forma de trabalho”, explica Mol.

O empreendedor que pretende trabalhar com a franquia virtual consegue se tornar um franqueado investindo a partir de 5 mil reais. Já o modelo de negócios de loja física exige um investimento inicial de 47 mil reais. A taxa de retorno varia de 3 a 24 meses.

Investimento inicial: 5 mil a 47 mil reais

Taxa de retorno: 3 a 24 meses

Bidon Corretora de Seguros

Com a crise econômica que pegou de surpresa muitos brasileiros nos dois últimos anos, a franquia de seguros Bidon experimentou um bom crescimento. A rede que entrou para o franchising no ano passado, já conquistou 90 unidades, sendo que somente no último semestre a rede ganhou 70 novos franqueados.

bidon

Como a franquia virtual, direcionada para a venda de seguros, possibilita ao franqueado trabalhar em sua residência, ela tem atraído novos investidores que buscam uma renda extra e horários flexíveis de trabalho. Segundo Henrique Mol, diretor executivo da franquia, o novo empreendedor deve saber aproveitar bem essa flexibilidade de trabalho. “As pessoas tem que ter disciplina para este tipo de trabalho, pois como está em um ambiente de casa, é fácil se perder com outras questões fora do trabalho”, ressalta.

O investimento inicial para se tornar franqueado home office da Bidon é de 11.990 reais. Já no formato loja, o capital a ser investido é de 21.990 reais. O prazo de retorno do investimento está estimado entre 3 a 12 meses.

Investimento inicial: 11.990 reais ou 21.990 reais

Taxa de retorno: 3 a 12 meses.

Cuidador Virtual

A área de cuidados com idosos está em franca expansão no Brasil, tendo em vista que, segundo dados do IBGE, no pais o número de idosos chega a 26 milhões de pessoas, totalizando 12,5% da população total. Aliando tal mercado em potencial com as facilidades trazidas pela internet, a rede Cuidador Virtual é uma rede de franquias especializada em teleassistência emergencial com foco em idosos.

O franqueado faz o trabalho de casa, bastando estar conectado à internet e atuando na expansão da rede. O investimento inicial é de 9.900 reais e a taxa de retorno é de 6 a 12 meses.

Investimento inicial: 9.900 reais

Taxa de retorno: 6 a 12 meses

Ligue Site

Com a crescente necessidade de comércio online e de estar presente no mundo virtual, as empresas buscam ter um site atrativo e de conteúdo. Normalmente as pequenas e médias empresas não possuem uma área dentro delas exclusiva para a produção deste site, sendo terceirizado este serviço.

A franquia Ligue Site foca na hospedagem de sites, programa de fidelidade FideliZii, produção de conteúdos, redes sociais e adwords, que são produtos que atraem visibilidade para as empresas na internet.

Com um investimento inicial de 25 mil reais, o franqueado verá o retorno de seu capital de 9 a 18 meses. Todo o trabalho é desenvolvido em home based.

Investimento inicial: 25 mil reais

Taxa de retorno: 9 a 18 meses.

Guia-se Negócios Pela Internet

Focada também no marketing digital para que as empresas possam melhorar os seus resultados com a Internet, a franquia Guia-se Negócios pela Internet já está no mercado desde 1997. Seu portfólio de serviços inclui consultoria de marketing digital, que engloba a criação de sites personalizados, desenvolvimento de lojas virtuais para resultados, campanhas de SEO (otimização de sites), links patrocinados e remarketing (Google Adwords e Bing), mídias sociais (Facebook e Instagram), hospedagens de sites, e-mail marketing, inbound marketing e outros serviços de consultoria de marketing digital.

O investimento inicial para o futuro franqueado varia de 24.900 reais a 59.900, dependendo do modelo de franquia. O retorno do capital se dá em 6 a 18 meses de operação.

Taxa de investimento: 24.900 reais a 59.900

Taxa de retorno: 6 a 18 meses.

Elefante Verde

O investimento inicial é a partir de 38.260 reais, pois o valor varia de acordo com o tamanho da cidade onde será a “sede” do franqueado. A taxa de retorno é de 12 a 24 meses.

Investimento inicial: a partir de 38.260 reais

Taxa de investimento: 12 a 24 meses

RH Franquia Talentos Online

Franquia voltada para serviços de recursos humanos, a RH Franquia está no mercado para terceirizar os serviços do setor de RH de uma empresa ou para recolocação de mercado para quem busca emprego. Está no setor de franchising desde 2007, e oferece treinamento específico pela internet para o futuro franqueado.

É uma franquia implementada home office ou então em ponto comercial. O investimento inicial varia de 5 mil a 25 mil reais e o prazo de retorno, bem atrativo, é de 2 a 6 meses.

Investimento inicial: 5 mil a 25 mil reais

Taxa de retorno: 2 a 6 meses.

Inoivando

A Inoivando é a primeira franquia virtual atuante exclusivamente no segmento de Casamentos. A rede atua no marketing digital para fornecedores de serviços ou produtos para este setor. O franqueado atua virtualmente e em home office. No Brasil, segundo dados da ABRAFESTA e IBGE, são mais de 16 bilhões de reais gastos com casamento ao ano no país, sendo que houve um aumento de quase 50% nos últimos 4 anos.

O empreendedor que desejar investir neste mercado que possui ótimos números em potencial, deve desembolsar entre 22 mil e 27 mil reais. A taxa de retorno da franquia é de 18 a 24 meses.

Investimento inicial: 22 mil a 27 mil reais

Taxa de retorno: 12 a 24 meses.

Bye Bye Paper

A ByeByePaper é uma empresa com mais de uma década de experiência na área de Digitalização, Gestão Eletrônica de Documentos e Gestão de Conteúdo. A franquia oferece serviços e soluções  em  tecnologia  que permitem as empresas e pessoas armazenar, gerenciar e acessar eletronicamente suas informações.

A franquia, que pode ser operada totalmente em home office pede um investimento inicial que varia de 19 mil a 65 mil reais. O prazo de retorno do investimento é de 9 a 18 meses de operação.

Investimento inicial: 19 mil a 65 mil reais

Taxa de retorno: 9 a 18 meses.

Comentários