Franquias de beleza: saiba tudo sobre esse negócio

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Investir em franquias de beleza é uma das melhores opções para quem pretende apostar no franchising. Trata-se de um segmento muito forte no mercado brasileiro. De acordo com dados da Euromonitor, o setor movimentou 102 bilhões de reais em 2016, um crescimento de 4,8% em relação ao ano anterior. Para este ano, espera-se melhores resultados.

No franchising, esse mercado não para de surpreender. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias de beleza cresceram 14% em faturamento no primeiro semestre de 2017, alcançando a soma de 14,069 bilhões de reais.

Franquias de beleza - tudo sobre esse negocio

E esse ainda é um setor com alta rotatividade de clientes, o que garante boas vendas para as franquias do setor. Para que saiba, 74,8% dos consumidores deste mercado acreditam que pessoas parecem melhores profissionais quando estão bem cuidadas.

Em outras palavras, o segmento deixou de ser um supérfluo para se tornar uma necessidade. Atualmente, as brasileiras consideram, por exemplo, manicure e depilação itens básico de higiene pessoal.

Apesar dos números atrativos, antes de investir em franquias de beleza, o potencial franqueado precisa se preparar muito bem e colher informações importantes para garantir que está fazendo um bom negócio.

Para ajudá-lo nessa tarefa, reunimos dicas e informações para que você saiba tudo o que precisa antes de se aventurar nesse universo.

Por que atuar nesse segmento?

Para que você tenha sucesso no franchising, a escolha certa do ramo de atuação é de extrema importância. E quando você opta por fazer parte de um segmento que só vem apresentando bons números, alcançar o sucesso fica ainda mais fácil.

Para que você tenha ideia, o segmento de beleza, saúde e bem-estar tem brilhado mais uma vez no franchising em 2017. O setor ocupa o segundo lugar no ranking de franquias da Associação Brasileira da Franchising (ABF).

O faturamento das franquias de beleza no primeiro trimestre do ano foi de mais de 6 bilhões de reais, enquanto que o dinheiro arrecadado pelas franquias de estética no segundo trimestre do ano ultrapassou os 7 bilhões de reais.

E não é só isso. Alguns nichos se mostraram bastantes estáveis em meio à crise, como aconteceu com o ramo da estética. Isso porque os cuidados com a beleza masculina por meio de salões especializados nesse público e produtos criados exclusivamente para o cuidado de barbas e cabelos masculinos, por exemplo, cresceram muito, assim como a procura das brasileiras por cuidados com os cabelos e as unhas.

Diante dessa mudança, as possibilidades de consumo também aumentaram. Antigamente, apenas as mulheres se preocupavam em investir em tratamentos estéticos e de beleza. Hoje em dia, os homens estão se mostrando consumidores assíduos desse tipo de serviço, o que permite que você aposte em um público cada vez mais diversificado.

Há diferenças no tipo de atendimento de cada um dos públicos, claro. Os tratamentos buscados pelas mulheres nem sempre estão alinhados àqueles requisitados pelos homens. Mesmo assim, as possibilidades são muitas.

Modelos de franquias

Antes de tudo é muito importante que você decida o tipo de modelo de negócio no qual prefere investir, uma vez que isso indica um dos fatores principais a influenciar o valor do investimento inicial. Aqui é importante dizer, inclusive, que a maioria das empresas de beleza atua com o formato de loja física, visto que o segmento inclui muitos tratamentos estéticos a serem oferecidos.

Mesmo assim, não é necessário investir em uma grande estrutura para atuar no segmento. Isso faz com que o custo imediato da aquisição da franquia atraia empreendedores que têm um orçamento limitado para gastar.

Nesse modelo é possível encontrar, inclusive, redes de beleza e estética com investimento inicial que começa em 6 mil reais. E há franqueadoras que prometem faturamento médio de até 100 mil reais por mês.

Qual o valor do investimento?

Essa deve ser uma das principais perguntas de quem está considerando se tornar franqueado de uma rede de beleza. Os valores variam de marca para marca, mas, levando em consideração o modelo da franquia, é possível determinar uma faixa de investimento médio.

No geral, os modelos de franquias de beleza não demandam alto custo operacional. Ao se trabalhar com serviços, o franqueado já sai em vantagem no capital imobilizado, que é bem reduzido, devido à pouca necessidade de produtos. E, não raro, é possível encontrar profissionais que saibam fazer vários tipos de serviço, o que diminui o custo com o quadro operacional.

Mas o investimento não se resume apenas ao valor de aquisição e à taxa de franquia. O consumidor deve ficar de olho nos outros custos que vêm junto com uma franquia. Para começar, é interessante que ele tenha também um valor disponível para capital de giro para manter a empresa funcionando enquanto não fatura ou não cobre o investimento inicial.

Além disso, algumas redes cobram royalties para o uso da marca, assim como taxa de propaganda. E esses são custos fixos que o empreendedor precisa colocar na ponta do lápis e avaliar se cabem ou não no seu bolso.

Por isso, antes de assinar o contrato, lembre-se de computar todos os valores e de se preparar para arcar com eles no começo da operação até que a franquia se pague sozinha.

Os principais nichos de atuação

O investidor que deseja entrar nesse mercado encontra um bom leque de opções de marcas e ramos de atuação. Uma fatia forte desse segmento é a de redes de salões de beleza, que conseguem oferecer uma gama variada de serviços, atendendo em um só local às necessidades do cliente.

Existem redes que atuam em todas as áreas vendendo para diferentes públicos e propósitos, mas você pode se especializar em trabalhar em um nicho. Alguns deles são:

  • Empresas especializadas em depilação;
  • Clínicas especializadas em emagrecimento;
  • Salões de beleza;
  • Serviços de manicure e pedicure;
  • Empresas de cosméticos.

O que as franquias analisam

Normalmente, as franquias de beleza procuram por franqueados que tenham um perfil predeterminado. Em se tratando de redes voltadas para beleza, é comum encontrar marcas buscando pessoas com espírito empreendedor, vontade de crescer e disposição para trabalhar.

Identificação com o setor de beleza também é essencial, uma vez que é um mercado em constante crescimento e adaptação. O candidato a franqueado, portanto, deve estudar e se interessar bastante pelo assunto para se manter atualizado.

O que os franqueados devem analisar

Para ter sucesso no negócio, o empreendedor não pode se deixar seduzir pelas maravilhas do setor. É preciso muito planejamento e dedicação para conquistar clientes e espaço.

O capital de giro é o maior gargalo. É preciso se preparar para crises, custos extras, demissões, investimento em marketing. Ainda que seja um mercado com ótimo retorno, não ache que irá inaugurar com fila na porta. O trabalho árduo diário é que trará o seu sucesso.

É importante analisar também suporte e treinamento oferecidos pela franqueadora, além de quais são os serviços oferecidos pelas unidades. Há empresas que oferecem linha própria de produtos, redes especializadas em cabelos cacheados ou unhas e redes de atendimento geral, com serviços voltados tanto ao público feminino quanto masculino.

Para se manter entre os setores que mais se desenvolve no mundo das franquias, é preciso saber que esse mercado requer atenção, pesquisa e dedicação como empreendedor, pois a exigência por serviços de qualidade com cuidados pessoais também é grande.

Além disso, a dedicação deve estar sempre no radar, já que o franqueado precisa gostar de servir pessoas e se importar com o bem-estar de seus clientes.

Rede de franquias de beleza e estética: franquia SUAV

Para aqueles que querem investir no mercado de estética e beleza, a franquia SUAV é uma ótima opção. Com o intuito de oferecer serviços rápidos e de qualidade neste segmento, a marca foi fundada em 2010 e busca expandir em todo o Brasil.

Sua proposta é trabalhar na modalidade express, o que significa que as unidades atendem clientes sem hora marcada, oferecendo serviços como depilação, esmalteria e sobrancelhas.

Além disso, o modelo de franquia SUAV integra três negócios em uma franquia de baixo custo, uma vez que seu investimento é de pouco mais de 127 mil reais. Aliás, a variedade de serviços ofertados em uma única estrutura pode atrair diferentes tipos de consumidores e, assim, aumentar o faturamento.

Investimento total: R$ 127,8 mil
Taxa de franquia: R$ 35 mil
Royalties: R$ 1,5 mil
Faturamento médio: R$ 70 mil
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

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