fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Investir em uma franquia de beleza: saiba 11 motivos


Investir em uma franquia de beleza é uma ótima decisão se você está em busca de um negócio próprio! Cuidados com beleza e estética deixaram de ser luxo e se tornaram necessidade. Empresas especialistas nesse segmento só crescem no Brasil. Quer saber mais motivos para se tornar um franqueado? Veja neste texto!

O setor de higiene e de beleza é um dos mais resistentes à crises. Prova disso é que, nos últimos anos, novas redes se formaram com a entrada de grandes players no mercado brasileiro.

Assim, uma franquia de beleza não está apenas restrita a mulheres, como antigamente. A cada dia, o segmento vem atraindo cada vez mais homens. Atualmente, 38% deles não abrem mão dos cuidados com beleza e estética.

Entretanto, as mulheres são mesmo a maioria. Uma pesquisa apontou que 97% das brasileiras se preocupam com a aparência e não deixam de investir em cuidados. O estudo foi realizado pela Quorum Brasil, empresa de pesquisas de mercado.

Existe um público fiel para esse mercado e diversas opções de atuação, motivos não faltam para quem gosta do setor pretende investir em uma franquia de beleza e se tornar dono do próprio negócio !

Por que investir em uma franquia de beleza?

Mulher pensando
O setor de franquias é muito otimista e possui inúmeras vantagens que favorecem o investimento

Não há duvidas de que investir em uma franquia de beleza e estética é uma opção de negócio mais seguro e estável. Principalmente se tratando de um empreendimento próprio: é necessário que tenhamos mais atenção e cuidado ao investir um capital financeiro.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de Saúde, Beleza e Bem-estar é um dos que mais cresceram no segundo trimestre de 2019, com um aumento de 6,6% em relação ao mesmo período de 2018. Ao todo, o segmento faturou mais de R$ 8,8 bilhões e ultrapassou a marca de 26 mil unidades.

Ao mesmo tempo que o Brasil vivencia uma crise econômica que balançou a economia, o mercado de beleza e estética se manteve firme e continuou crescendo ganhando novas empresas no setor de franquias.

Dessa forma, com uma variedade de negócios possíveis existe mercado para todo tipo de empreendedor. Além das tradicionais clínicas, outros modelos como esmalterias, franquia de beleza masculina, clínicas de depilação e design de sobrancelha também surgiram para atender as demandas do mercado.

Como me preparar mais para investir em franquias de beleza e estética?

Sabemos que para abrir um negócio é preciso se preparar, sobretudo no setor de franquias de beleza e estética. Para ajudá-lo, indicamos um material completo de como e por que abrir um negócio neste segmento.

Baixe o ebook gratuito e saiba tudo sobre o segmento que está em alta e se prepare para iniciar o seu negócio! Basta clicar no banner a seguir.

ebook setor de beleza

Para o instituto Locomotiva, o crescimento de alguns setores de mercado, entre eles o de beleza e estética, está muito ligado ao maior acesso das classes C, D e E aos produtos.

Ainda segundo o Instituto, o uso de tecnologia de ponta e o consequente aumento da produtividade vêm favorecendo os preços praticados pelo setor e os lançamentos constantes de produtos.

Dicas para investir no setor de franquias de beleza

Primeiramente, é necessário realizar uma pesquisa bem detalhada sobre o setor de beleza e iniciar um investimento.

Existem muitas vantagens, mas assim como qualquer outro investimento, existem também alguns desafios a enfrentar. Por isso, é preciso se preparar para administrar da melhor forma os imprevistos que surgirem. Assim, você tera maior segurança para atuar como empreendedor de franquias de beleza e estética.

Acompanhe algumas dicas que trouxemos para você se preparar para ser um empreendedor de sucesso e abrir a sua franquia de beleza barata.

Analise o seu potencial

Antes de mais nada, é preciso fazer uma autoanálise e compreender melhor o setor de franquias. Pense que você não será mais um empregado e terá que gerir o seu próprio negócio.

Existe um mito que precisa ser desmitificado no setor empresarial e até no franchising. Algumas pessoas acham que investir em franquias é cruzar os braços e esperar os rendimentos.

Em nenhum empreendimento vai existir essa possibilidade, ser dono do seu negócio requer muita dedicação. Investimento de tempo, dinheiro, força de vontade, estudos e preparação são algumas das tarefas dos empreendedores.

Se você investir em franquias de beleza, você será um parceiro de negócios com a marca detentora da franquia. Dessa forma, deverá cumprir com as regras propostas pela franqueadora para alcançar o objetivo de manter o nome da marca e o atendimento padrão de qualidade.

Gostar do setor

mulher lavando os cabelos
É fundamental em qualquer setor gostar do tipo de negócio que vai atuar pois favorece e muito no dia a dia de trabalho

Gostar do que se faz é a melhor forma de fazer algo dar certo. Parece clichê mas é verdade. Já imaginou ter que dedicar a maior parte do seu tempo em algo que você não gosta ou não tem muito jeito para realizar?

Em qualquer negócio, o primeiro ponto a definir é o tipo de serviço que você vai oferecer. Para isso, é essencial escolher o serviço e mercado que você mais se identifica e se imagina trabalhando.

Além de gostar do setor, será necessário se especializar no mercado e nos serviços e/ou produtos oferecidos para sempre exercer a melhor administração do negócio.

Invista em treinamento

Para investir em uma franquia de beleza e estética é extremamente importante que você se capacite para realizar os serviços que visa oferecer. Não há duvidas que principalmente nesse segmento o treinamento é essencial.

Isso porque, você irá lidar diretamente com a estética e autoestima dos clientes. Por isso, em todos os serviços de cuidados com pele, cabelo, unhas, entre outros é imprescindível ter conhecimento prévio e capacitação específica.

Por isso, as franquias de beleza e estética oferecem treinamentos completos. As capacitações são voltadas para gerenciamento da franquia e, principalmente, para oferecer os serviços estéticos.

Pesquise a franquia

Antes de pensar em investir em uma franquia de beleza é preciso conhecer bem o terreno que vai pisar. Por isso, pesquise o máximo de informações possíveis sobre o modelo de negócio que pretende iniciar.

Uma das formas de se certificar de que a franquia é compromissada com os franqueados e segue a Lei de Franquias é analisando a Circular de Oferta de Franquia (COF). A COF detalha todas as informações sobre o investimento: valores, taxas, características da franquia, direitos e deveres de franqueados e da franqueadora.

Além disso, outra forma de conhecer a rede é conversando com atuais franqueados. Na COF também estão presentes informações de contatos de franqueados. Por isso, marque uma conversa com quem já atua junto a rede para tirar todas as dúvidas sobre o dia a dia de trabalho.

Quem será o seu cliente

Entre todas as formas de pesquisa, a análise do público-alvo não deve ficar de lado. Avaliar a clientela é importante para entender para quem os serviços estão sendo vendidos.

Assim, os franqueados conseguem ajustar as estratégias de vendas e atendimento aos consumidores. A análise também auxilia na escolha do ponto comercial: conhecendo bem o perfil dos consumidores, será mais fácil identificar as localidades em que a franquia terá mais sucesso.

Estude o plano de negócios

O plano de negócios foi estruturado para fazer com que o seu empreendimento dê certo e tenha o mínimo de riscos possíveis. É ele que reforça a potência das franquias no quesito desenvolvimento.

Esse plano foi preparado e estudado para funcionar. Portanto, estude, pesquise, avalie todos os passos e sempre esteja em contato com a franqueadora. Essas estratégias potencializam a segurança de atuação a frente de uma franquia de beleza.

Como investir em uma franquia no mercado de beleza?

como investir em franquia de estética
Conhecer as principais etapas do processo de franqueamento serão importantes para que sua escolha seja a mais adequada.

Depois de conhecer pontos muito atrativos do segmento, é hora de avaliar o mercado e se preparar para investir no ramo, que certamente fará de você um empreendedor bem-sucedido.

Afinal, com tantas oportunidades de serviços, será fácil ter afinidade com um deles ou com vários, para desempenhar um bom papel no seu negócio.

Independentemente da atividade que irá desempenhar, será possível abrir uma empresa. Porém existem duas alternativas possíveis, começando por conta própria, ou aderindo as franquias.

Assim, a franquia nada mais é do que a “cópia” de uma empresa. Ou seja, uma réplica de um negócio bem-sucedido que deu certo e se especializou em replicar o modelo para empreendedores que se identificam com a marca e desejam representá-la.

Estando à frente de uma franquia, você será bem conduzido por meio do plano de negócios da empresa, comentado anteriormente. Ainda poderá contar com um suporte completo para auxiliar o trabalho durante todo o tempo de franqueamento.

Por isso, as chances de sucesso de uma franquia são maiores do que de um negócio comum. Segundo o Sebrae, cerca de 23% das empresas comuns no País fecham as portas antes de completar dois anos de operação. Ao mesmo tempo, apenas 5% das franquias fecham neste mesmo período. 

Entre os fatores que favorecem o desempenho e a menor taxa de mortalidade das franquias está o suporte da franqueadora, além do plano de negócios. Assim, o planejamento de uma franquia já foi testado e corrigido, até que pudesse ser repassado com eficiência e garantia do processo.

Dessa forma, é a capacidade de gestão e desempenho do franqueado que vão alcançar os resultados esperados no negócio.

Investir em uma franquia de beleza, ou qualquer outro segmento é bem simples veja a seguir o passo a passo que iremos apresentar.

Avalie sua capacidade de investimento

O primeiro ponto a definir é a sua capacidade de ingressar no sistema. Você possui aporte financeiro bastante para entrar abrir um negócio? Essa é uma das principais perguntas que você deve fazer a si mesmo.

Vale sempre lembrar que para investir em um empreendimento, você irá precisar se preparar para valores que vão além do investimento da franquia. As taxas para abertura e manutenção da franquia são essenciais para o franqueamento.

Será preciso, por exemplo, pagar o aluguel de um espaço comercial, assumir gastos como despesas com funcionários. Além disso, existem as taxas de registro da empresa, obtenção de estoque entre outros.

Portanto, avalie a sua necessidade de buscar por auxílio financeiro se for preciso, como as opções de financiamento ou empréstimos. Assim, é possível encontrar financiamentos específicos para empresas e até um exclusivo para franquias.

Será possível identificar oportunidades de negociações mais vantajosas para micro e pequenos empresários e conseguir investir em uma franquia de beleza.

Conheça as marcas de sucesso no mercado

Existem muitas marcas de sucesso no mercado com opções diversas de atendimentos e serviços. Já mencionamos aqui o quanto o mercado de beleza é amplo, especialmente no setor de franquias.

Assim, é possível escolher se você irá investir em uma rede que trabalha com uma maior diversidade de serviços em um único lugar. Ou apostar em uma marca que é especialista em um único procedimento estético.

Dessa forma, uma boa maneira de avaliar o seu negócio é buscando referências com outros franqueados do segmento. Pesquisar bem a franquia e ser cliente dela vão também te ajudar a reconhecer o ambiente do qual deseja ingressar.

Isso porque, é essencial perceber como os clientes são atendidos nas unidades. Com essa percepção, será mais fácil notar o potencial da rede.

Entre em contato com a franqueadora

Decidindo a sua opção de investimento, entre em contato com a marca demonstrando interesse em adquirir uma unidade da rede. Esse contato será importante para a franqueadora conhecer o seu perfil, assim como você fez para conhecer a marca.

As redes marcam entrevistas com os candidatos a franqueados para entender as condições de investimento e expectativas como franqueado. Assim, as marcas conseguem encontrar os perfis ideais de investidores para cada formato de franquia.

Para entrar em contato com a franqueadora, basta acessar o site da marca e deixar seus dados no formulário de contato. Em alguns dias, a rede entrará em contato com você.

Faça uma avaliação detalhada da COF

A COF é a Circular de Oferta de Franquia do negócio, um documento de extrema importância para você conhecer todos os detalhes sobre o investimento.

Neste documento é possível saber todos os valores de investimento, taxas, previsão de faturamento, características da franquia, direitos e deveres de franqueados.

Essas informações serão de grande valia, pois demonstram o potencial da marca. Portanto, estude a COF com calma e e se você estará de acordo com as informações ali prestadas.

Esse é uma espécie de pré-contrato que vai antecipar as informações gerais que deverão constar no contrato definitivo de adesão do negócio.

Assim, você terá a segurança de investir em algo que realmente acredita, o prazo mínimo entre ter acesso ao documento e assinar o contrato de franquia tem que ser de 10 dias, segundo a Lei de Franquias.

11 motivos para investir em uma franquia de beleza

Depois de conhecer as principais dicas sobre como investir em uma franquia de beleza, é hora de saber as principais vantagens desse negócio. A seguir, você conhece 11 motivos pra lá de interessantes ao abrir uma franquia de beleza.

1. Ampliação do público

O mercado de beleza e estética acompanhou o crescimento da classe C e ganhou novas frentes dentro do setor de franquias.

Além das clínicas, novos negócios voltados para depilação, manicure e até sobrancelha surgiram para atender a demanda crescente de consumo de novos públicos.

2. Alta lucratividade do setor

O setor fatura, segundo a Associação Brasileira de Franchising, quase 18 bilhões de reais ao ano. E a tendência é crescer ainda mais com a ampliação dos procedimento estéticos e a expansão das redes por todo o País.

3. Setor sempre em alta

franquias de beleza
O segmento de beleza, saúde e estética está em crescente crescimento no franchising

De acordo com ao dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), houve um crescimento significativo de todo o franchising no último trimestre de 2019. Assim, o ano de 2019 foi considerado o melhor período do setor.

O aumento do desempenho das franquias brasileiras resultou um faturamento de R$ 54,9 bilhões. Somente no terceiro trimestre de 2019, o setor cresceu 8,1%.  

4. Brasil é consumidor forte desse mercado  

No mercado mundial de higiene pessoal, perfumaria e cosmético, o Brasil ocupa a quarta posição. O consumo no País resulta em um faturamento de mais 30 bilhões de dólares, segundo dados da Euromonitor.

5. Aumento da tecnologia

De acordo com a Associação Brasileira da indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o uso de tecnologia de ponta e o consequente aumento da produtividade vêm favorecendo os preços praticados pelo setor e os lançamentos constantes de produtos.

6. Segmento mais procurado por empreendedores  

Segundo o Sebrae, entre os microempreendedores individuais (MEIs), a categoria que mais cresceu foi aquela ligada aos serviços de beleza. Aliás, de acordo com especialistas do mercado, a exigência do público por produtos e serviços variados está por trás do elevado crescimento destes setores.

7. Variação de modelos de negócio  

Com opções acessíveis para quem está começando no universo do empreendedorismo, algumas franquias da área oferecem modelos home based ou compactos.

Esses formatos podem ser operados em pequenos espaços ou até mesmo na casa dos franqueados, o que diminui os custos de aquisição e operação da franquia.

8. Custo operacional reduzido

No geral, os modelos não demandam alto custo operacional. Ao se trabalhar com serviços, o franqueado já sai em vantagem no capital imobilizado, que é bem reduzido, devido a pouca necessidade de produtos.

Por fim, é possível encontrar profissionais que saibam fazer vários tipos de serviço, o que diminui o custo com o quadro operacional.

9. Brasil é o terceiro país que mais consome produtos de beleza

produtos de beleza
O Brasil ocupa o terceiro lugar em consumo de produtos como cosméticos, higiene pessoal e perfumaria

No mundo, o Brasil é o terceiro maior mercado de beleza. Segundo os números da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o país está muito próximo de ultrapassar a China, representando 9,4% do consumo mundial e alcançar o segundo lugar, ficando atrás somente dos Estados Unidos.

10. Oportunidade de negócio

Com o tempo reduzido, principalmente em relação aos cuidados básicos, a procura por serviços rápidos atraem o olhar dos consumidores.

Além disso, pelo fato do Brasil ser um dos maiores mercados de consumo de produtos e serviços estéticos, as franquias sempre encontram espaço para atuação. Principalmente as redes que investem em inovações.

Já sabemos que o brasileiro não abre mão de se cuidar. Portanto, se o seu objetivo é o setor de Saúde, Beleza e Bem-estar esse será mesmo o seu negócio ideal.

11. Franquias multiopções são mais lucrativas

A variedade de serviços ofertados em uma única estrutura pode atrair diferentes tipos de consumidores e aumentar o ticket médio da unidade.

Muitos consumidores valorizam espaços que facilitam o atendimento e favorecem o ganho de tempo. Por isso, as franquias que oferecem várias especialidades de serviços estéticos em um único local tendem a ser mais lucrativas.

Além disso, o atendimento rápido e sem hora marcada pode fazer com que a franquia tenha alta rotatividade de clientes, o que potencializa o faturamento do negócio.

8 opções de segmentos e modelos de franquias de beleza e estética para investir

Depois de conhecer melhor o setor de franquias de beleza, vamos apresentar alguns segmentos do ramo e opções de negócios interessantes para você investir.

1. Esmalteria

As esmalterias estão em alta e as franquias podem oferecer serviços variados em um mesmo espaço. Assim, além de serem um novo conceito de cuidados, a rede de franquias de esmalteria permite maiores possibilidades junto aos consumidores que buscam rapidez no atendimento.

As franquias de esmalteria trabalham com um novo conceito de cuidados “nail art” e oferecem várias opções de serviços para as unhas, desde os mais simples aos mais diversificados.

Suav

A rede de franquias da Suav está entre as franquias de beleza e estética que disponibilizam várias opções de serviços em um só lugar. Com um negócio de maior fluxo, é possível alcançar resultados bem interessantes.

Assim, com um conceito de atendimento de franquia de beleza express, a marca disponibiliza aos clientes quatro diferentes tipos de serviços em uma única estrutura: depilação, fotodepilação, esmalteria, sobrancelhas e ainda tem a opção com escovaria.

A rede atrai diferentes tipos de consumidores, o que potencializa o faturamento de uma unidade aumentando o ticket médio.

Saiba tudo sobre o investimento da Suav, neste vídeo!

2. Spa

Para quem busca por tranquilidade e serviços que reestabelecem a energia e os cuidados com o corpo, os Spas oferecem uma estrutura completa de serviços.

Com opções como massagens, hidratação corporal, limpeza de pele, drenagem linfática e clareamento esses espaços são sempre buscados pelos clientes.

franquia de beleza como investir
As franquias de Spa estão ganhando espaço em meio a rotina agitada das pessoas

Smart Spa

A Smart Spa é uma possibilidade para quem quer investir na área e busca por franquias bem acessíveis. A rede trabalha com atendimento delivery, sendo possível investir muito pouco em um negócio rentável.

3. Emagrecimento

Pensando no bem-estar físico, além da estética, as clínicas de emagrecimento vêm trazendo um novo conceito de cuidados. Nelas, o cuidado com o corpo é completo.

Com possibilidades que vão desde o acompanhamento nutricional e o controle da obesidade, as clínicas v^rm se destacando pela possibilidade de um atendimento completo em um só lugar.

Emagrecentro

A rede de franquias Emagrecentro promove aos clientes um tratamento diferenciado e acessível. Para além da estética corporal, a saúde física e o controle da obesidade são fatores primordiais no centro de saúde e emagrecimento.

Com mais de 34 anos de experiência a rede atua com mais de 160 unidades em todo Brasil.

4. Depilação

As franquias de depilação oferecem diversas opções para todos os perfis de empreendedores e clientes. No mercado atual, são cada vez mais ampliadas as possibilidades de atendimento aos consumidores.

Uma dessas inovações está nas franquias de depilação. Esse modelo de negócio trabalha com o procedimento tradicional, feito com cera, e com os mais modernos também. Há opções que fazem depilação com linha e a laser.

Depyl Action

Com mais de 20 anos de experiência em franquias, a Depyl Action tem posicionamento sólido no mercado e oferece total estrutura aos franqueados. Assim, seu atendimento exclusivo oferece conforto e procedimentos de alta qualidade.

5. Sobrancelhas

como investir em franquia de beleza - sobrancelha
As franquias de sobrancelha estão entre as que mais crescem no setor

Atualmente, a definição das sobrancelhas se tornou parte dos cuidados obrigatórios de beleza. Cada vez mais mulheres desejam tornar o olhar mais marcante por meio do design de sobrancelhas.

São diversas formas de fazer o design de sobrancelhas. Outra maneira de cuidar dessa parte do rosto é utilizando produtos que fortalecem os fios e mantêm o crescimento natural dos pelos.

Sobrancelha Design

A rede de franquias oferece cuidados com sobrancelhas em tratamento e definição do olhar por meio de design permanente.

Além de disponibilizar outros serviços estéticos como a limpeza facial e drenagem linfática. A franquia investe em produtos para os cuidados com os pelos da sobrancelha.

6. Salão de beleza

Geralmente os salões de beleza oferecem atendimento para os públicos masculino e feminino. Ao mesmo tempo, trabalham com uma cartela de serviços completa incluindo maquiagem, tratamentos e serviços de estética corporais e faciais.

Em sua diversidade de tratamentos estão, principalmente, os cuidados com os cabelos como corte, escovas, coloração, relaxamento, cauterização. São vários tipos de tratamentos capilares, além de manicure e pedicure, penteados, depilação, micropigmentação e outros serviços estéticos.

Salão Marly

Um modelo de franquias de salão de beleza é o Salão Marly. Fundado na década de 1980, o sucesso do empreendimento deu tão certo que sua idealizadora transformou a marca em franquias no ano de 2009.

7. Cosméticos

Existem, também, redes especializadas na comercialização de cosméticos. Nas possibilidades do setor, as franquias de cosméticos atendem a toda uma demanda de produtos de beleza tanto comercial, quanto para os clientes.

Com o aumento do uso de produtos específicos para pele, cabelos e uso contínuo esse tipo de negócio cresceu bastante no segmento de beleza.

Beautyline

Sendo assim, a rede de franquias Beautyline é uma marca especializada na venda de produtos de beleza multimarcas, o que favorece o interesse do consumidor que tem a sua disposição várias opções de produtos para beleza dos cabelos, pele e outros.

8. Barbearia

As barbearias tomam conta do mercado com tendências inovadoras sem deixar o tradicionalismo. Cada vez mais os homens buscam se cuidar, prova disso é que há um aumento da busca por serviços voltados para barba, cabelo e bigode.

Aproveitando esse mercado em ascensão, as barbearias chegam com um movimento renovado. Muitas franquias investem em cuidados além da estética, se tornando ambientes para distração e lazer.

Figaro Barbearia

A rede de franquias Fígaro Barbearia entrou no mercado com um novo conceito de cuidados e bem-estar para os homens.

Como franquia de estética masculina especializou-se na exigência do mercado de que os homens buscavam muito mais do que cuidados básicos, mas uma gama de serviços exclusivos.

E então, percebeu o quanto investir em franquias de estética e beleza pode ser uma ótima oportunidade de negócio?

A variedade de serviços e formatos permite alcançar bons resultados no investimento, sem contar nos treinamentos e suporte oferecidos pela rede que aumentam a segurança do negócio.

Se você ficou interessado no setor, é hora de saber como se tornar um franqueado. Acesse o nosso conteúdo sobre o tema: Franquia SUAV: como se tornar um franqueado.

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.