fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

13 opções de franquias para o público infantil


Franquias para o público infantil podem ser grandes oportunidades de negócio. Afinal, no Brasil, existem 38,79 milhões crianças com idade de até 13 anos. 

Franquias para o público infantil estão cada vez mais presentes no mercado. Tendo grande número de consumidores-alvo, esse setor garante bom lucro, principalmente em outubro.

Outubro é conhecido como o Mês das Crianças. Nesse período, a economia recebe um bom impulso nas vendas voltadas para o público infantil.  São mercadorias e serviços pensados exatamente para os “pequenos”, e que movimentam o caixa das empresas.

O setor de franquias voltadas para as crianças não é diferente. A venda de serviços e produtos sempre apresenta novidades nesta época, com promoções que prometem aliviar um pouco o bolso dos pais.

Mas o restante do ano também é interessante para esses negócios. Afinal de contas, o comércio para as crianças é constante, pois suas necessidades não chegam ao fim.

Para se ter uma ideia, só o setor de franquias infantis movimenta R$ 2 bilhões por ano no Brasil. A informação é da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Ainda de acordo com o órgão, o setor de lazer e entretenimento, que engloba parte das franquias para o público infantil, teve crescimento de 12,7% no faturamento em 2018. O aumento no número de unidades foi de 6,9%.

Por que investir em uma franquia para o público infantil?

A variedade de redes direcionadas para o público infantil faz com que este mercado seja bem amplo, com muitas possibilidades para empreender. 

É possível investir, por exemplo, em roupas infantis, buffets, serviços educacionais e vários outros. O setor de franquias voltadas para o público infantil é vasto!

Mas você sabe o que é uma franquia? Esse tipo de negócio consiste na “cópia” de uma empresa que já existe, uma nova unidade aberta por outro empreendedor. A McDonald’s, por exemplo, é uma rede de franquias com unidades abertas em todo o mundo.

Uma das principais vantagens da franquia é que o empresário conta com um modelo de negócio já testado em outra unidade. Por isso, seus resultados são mais acertados e rápidos.

O franqueado também conta com auxílio próximo da franqueadora, o que facilita a execução de todo o dia a dia da unidade. São suportes como de marketing, dicas comerciais, para contratação de colaboradores e mais.

Só que investir em franquias para o público infantil não é interessante apenas pelo modelo de negócio. Como citado, o setor para crianças é amplo e tem números bastante atrativos.

Para se ter uma ideia, as franquias que trabalham com o público infantil faturam cerca de R$ 2 bilhões todo ano. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a estimativa inclui empresas de calçados, brinquedos, vestuário e mais.

Um dos pontos que fortalece esse setor, claro, é que muitos itens para as crianças são de necessidade básica. Mas não apenas isso! 

Na verdade, mesmo que não sejam os consumidores diretos, os pequenos influenciam até 80% das decisões de compra de uma família brasileira. A informação é de uma pesquisa da TNS/InterScience.

Para te auxiliar a investir nesse tipo de negócio, resolvemos listar opções de franquias voltadas ao público infantil. Acompanhe!

Opções de franquias para o público infantil

1. Fun Shoes

sapatos ilustrativo fun shoes texto franquias para o público infantil
Fun Shoes divide seus calçados em categorias, e cada categoria têm um preço padrão de venda ao consumidor.

A Fun Shoes é uma rede especializada na venda de calçados infantis, para crianças de 0 a 5 anos de idade. Hoje, ela já conta com mais de 70 franqueados espalhados pelo Brasil. A franquia possui modelos de negócios para quiosques e para lojas em shoppings.

O investimento inicial necessário para abrir uma Fun Shoes é de R$ 125 mil.  Além deste investimento, é preciso contar com um capital de giro de, pelo menos, R$ 30 mil. O prazo de retorno do capital varia de 12 a 24 meses.

  • Investimento inicial: R$ 125 mil, dependendo do modelo de negócio
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

2. Zoom Education For Life

A Zoom Education For Life é uma franquia especializada em educação para crianças e jovens. Seu método é a educação pelo trabalho em equipe, o “aprender fazendo”. 

Por meio do planejamento e execução de projetos, a escola possibilita o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para a vida. Tudo sempre seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

Além do mais, a franquia usa peças do famoso Lego em seu método de ensino. O objetivo é incentivar o desenvolvimento das crianças. 

O investimento inicial para se tornar franqueado é de R$ 200 mil, e o retorno do capital se dá entre 25 e 30 meses de atividade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil
  • Prazo de retorno: 25 a 30 meses

3. Ctrl+Play

Já percebeu como as crianças têm interesse por tecnologia e robôs? Foi pensando nisso que a Ctrl+Play foi criada!

A Ctrl+Play é uma escola de programação e robótica, que oferece aulas para crianças e adolescentes. Seu faturamento médio mensal entre R$ 40 mil e R$ 80 mil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 149 mil
  • Prazo para retorno do investimento: 14 a 24 meses

4. Zastras Brinquedos

peças lego ilustrativo zastras brinquedos texto franquias para o público infantil
Modelo da Zastras Brinquedos permite a venda na loja e em eventos externos.

Maior rede de franquias de seu segmento, a Zastras Brinquedos e Livros Educativos apresenta uma nova proposta para o entretenimento infantil. São brinquedos setorizados por idade, produtos para bebês e livros, sempre educativos e lúdicos.

A rede conta com fornecedor único, o que proporciona facilidade na gestão e controle da operação, possibilitando o foco no resultado.

Além disso, este formato permite ao franqueado atuar em atividades de vendas externas, tais como feiras de livros e venda porta a porta.

Para se tornar franqueado, é possível investir em diversos formatos de loja. O custo para o início do negócio é de, no mínimo, R$ 139 mil. O prazo de retorno do investimento varia entre 24 a 36 meses.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 139 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 a 36 meses

5. Magic Up

A Magic Up é uma franquia com produtos de mágica para crianças, muito similares aos itens usados por mágicos profissionais. São mágicas simples ou kits mais completos, com manuais e DVDs que ensinam como realizar os truques.

Os interessados em adquirir uma franquia da Magic Up desembolsam valor a partir de R$ 10 mil. Os empreendedores recebem um treinamento oficial dos produtos e podem optar por dois tipos de lojas. Uma delas é voltada para as classes A e B, e costuma vender artigos de mágica e artefatos para poker.

A outra, direcionada ao público B, C e D, vende produtos de entretenimento, como quebra-cabeças. O prazo de retorno do investimento varia de 6 a 24 meses.

  • Investimento inicial: 10 mil reais
  • Prazo de retorno: de 6 a 24 meses

6. BB Básico

Enquanto isso, a BB Básico é uma rede de roupas infantis, especializada em vestuário para crianças de 0 a 6 anos. O catálogo da marca é composto pela linha básica e por coleções sazonais, além de brinquedos e acessórios. A franquia tem 70 lojas espalhadas pelo Brasil, além do e-commerce.

Na hora de investir, o empreendedor pode escolher entre dois modelos de negócio: o quiosque e a loja. 

Para ambos os modelos, o prazo de retorno do capital varia de 24 a 36 meses.

  • Investimento inicial: R$ 285 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

7. Caverna do Dino

roupas infantis ilustrativo caverna do dino texto franquias para o público infantil
Variedade de produtos nas lojas Caverna do Dino chama a atenção dos consumidores.

A rede Caverna do Dino é uma franquia especializada em moda infantil e enxovais para bebês. Atualmente, a marca conta com mais de 40 unidades espalhadas pelo Brasil. A empresa está no mercado desde o ano 2000.

Para se tornar um franqueado, é preciso fazer um investimento a partir de R$ 170 mil, que envolve a taxa de franquia, capital de giro e estoque da loja. O retorno do capital se dá entre 30 e 40 meses de operação.

  • Investimento inicial: R$ 170 mil
  • Prazo de retorno: 30 a 40 meses

8. FOM

Almofadas e travesseiros ortopédicos em microfibra são a especialidade da franquia FOM. A rede trabalha com diversos formatos de produtos, principalmente baseados nos personagens da Disney.

São mais de 180 modelos, com produção acompanhada por profissionais de fisioterapia, sempre sustentados por três pilares: conforto, design e ergonomia.

A franquia conta com dois modelos de negócio: quiosque ou loja. Ela tem investimento inicial de R$ 130 mil e já está presente em 22 cidades brasileiras.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 130 mil
  • Prazo de retorno: 24 a 36 meses

9. Ri Happy

Franquia já tradicional no mercado do franchising brasileiro, a Ri Happy é uma loja especializada no varejo de brinquedos. Criada em 1988, a rede é uma ótima opção para quem deseja empreender no mercado voltado ao público infantil.

Atualmente, a franquia conta com quase 200 unidades espalhadas no Brasil, entre franquias e lojas próprias.

Para se tornar um franqueado, é preciso que o empreendedor realize investimento inicial de R$ 1.150.000. A unidade possui faturamento médio mensal de R$ 350 mil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1.150.000
  • Prazo de retorno: 42 meses

10. The Kids Club

quadro palavras inglês ilustrativo the kids club
Com um método lúdico, as crianças têm facilidade em aprender uma nova língua com a The Kids Club.

A franquia de idiomas The Kids Club é uma marca inglesa que já possui 66 unidades em operação no Brasil. A rede se encaixa no segmento de microfranquias, com uma opção para o franqueado trabalhar de casa.

Com foco no ensino de línguas para crianças de 2 a 12 anos, a marca trabalha com brincadeiras, jogos, músicas, contação de histórias e outras atividades lúdicas para facilitar o aprendizado.

Para se tornar franqueado, o empreendedor deve investir a partir de R$ 23.500. O contrato de franquia é de 5 anos, com faturamento médio mensal de R$ 12 mil a R$ 25 mil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23.500
  • Prazo de retorno: 12 a 24 meses

11. Leader Kids

A franquia Leader Kids é uma rede especializada em cursos extracurriculares para crianças entre 2 e 10 anos de idade. As atividades visam o desenvolvimento de competências socioemocionais, relacionadas à ideia de “saber conviver” para “saber ser”.

O perfil ideal de franqueado da marca é de profissionais da área de educação, como professores, psicólogos e pedagogos. A rede entrou para o mercado de franchising em 2014 e tem investimento inicial de R$ 27.100.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27.100
  • Prazo de retorno: 12 a 24 meses

12. Alphabeto

Franquia tradicional no mercado de franchising, a rede é especializada em vestuário para crianças de 0 a 14 anos. A rede tem confecção própria no Brasil e está no mercado há 20 anos, com mais de 70 unidades pelo País.

Uma unidade da franquia deve ter espaço aproximado a 50 m². O investimento inicial necessário é de R$ 252 mil, garantindo um faturamento mensal médio de R$ 120 mil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 252 mil
  • Prazo de retorno: 30 meses

13. Buffet Cata-Vento

bolo aniversário criança ilustrativo buffet cata-vento
Além de um cardápio variado, franquia Cata-Vento trabalha com uma gama de brinquedos para festas.

A rede Cata-Vento é especializada em festas infantis. Com 30 unidades franqueadas pelo Brasil, ela está no mercado há 25 anos. 

O investimento inicial para se tornar um franqueado Cata-Vento varia de acordo com o tamanho do buffet. Seu custo é de, no mínimo, R$ 500 mil.

Ao assinar contrato com a franquia, o empreendedor ganha direito de uso da marca Buffet Cata-Vento, contrato de exclusividade de atuação em região ou cidade escolhida, além de acesso a brinquedos e cardápios exclusivos elaborados pela Cata-Vento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 500 mil
  • Prazo de retorno: 30 meses

14. Supera

A Supera é uma escola de “ginástica para o cérebro”. Ou seja, ela trabalha habilidades como a concentração, habilidades cognitivas, memória e criatividade.

Ao abrir uma franquia da empresa, o empreendedor pode atender de crianças a idosos. As atividades são específicas para cada público, para que os resultados sejam sempre alcançados.

Para isso, aliás, a marca conta com o auxílio de pedagogos, psicólogos e neurocientistas. Essa equipe é quem desenvolve todo o planejamento das atividades, incluindo jogos individuais e coletivos, dinâmicas em grupos, jogos digitais e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 168,9 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

15. Learning Fun

Já a Learning Fun é voltada para o atendimento do público infantil. Em uma unidade da franquia, os pequenos de oito meses a sete anos de idade aprendem inglês se divertindo.

O planejamento da marca vem se aperfeiçoando ano após ano desde que foi criado, em 1997. Assim, os resultados oferecidos aos consumidores são cada vez melhores.

Sem dúvida, o principal diferencial da empresa é a sua metodologia. Por meio dela, os alunos aprendem de forma natural e divertida. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

16. Casa X

Você já deve conhecer a Casa X, um dos maiores buffets infantis do Brasil. Afinal, a rede pertence à apresentadora Xuxa Meneghel, e está espalhada pelo Brasil.

Investindo em uma franquia da marca, o empreendedor pode oferecer atrações diversas e muito atrativas para as crianças. Elas incluem uma área baby, cinema 7D, brinquedos, decoração e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1,2 milhão
  • Prazo de retorno: de 24 e 36 meses 

17. Arena Baby

moça olhando roupas bebe loja
Franquias de roupas para bebês também têm grande potencial econômico.

Uma franquia Arena Baby trabalha com duas frentes. Primeiro, com a venda de roupas e acessórios para crianças de 0 a 7 anos, aproximadamente.

Já a segunda atividade da loja consiste em comprar peças usadas, mas novas, de consumidores. Assim, os clientes vendedores recebem crédito na loja, para a compra de outras peças. Os usuários também podem receber em dinheiro, em vez de crédito.

Cada produto da loja recebe uma etiqueta diferente, para a identificação simples pelo consumidor-comprador. São elas: Novos de Fábrica, Quase Novos e Nunca Usados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 159 mil
  • Prazo de retorno: 24 meses 

18. Maple Bear

Outra das franquias para o público infantil é a Maple Bear. A marca trabalha com a educação bilíngue, baseada na metodologia aplicada no Canadá.

Um franqueado da empresa pode oferecer ensino infantil, fundamental e médio. Para começar, a escola apresenta aos pequenos e jovens matérias “básicas”, como o Português e Matemática.

Além dessas, há o Inglês e atividades para o desenvolvimento da sua criatividade, raciocínio crítico etc. As disciplinas seguem as determinações e padrões do Ministério da Educação (MEC).

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1,2 milhão
  • Prazo de retorno: de 36 a 48 meses

19. Bibi Calçados

Criada em 1949, a Bibi Calçados foi a pioneira na produção de sapatos para crianças no Brasil. Desde então, ela já se expandiu para todo o país e exporta para mais de 60 países.

Os calçados da marca têm tamanhos e estilos variados, para crianças de 0 a 9 anos. A maioria deles também conta com um aspecto lúdico, com cores, luzes e aromas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 165 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 36 meses

20. Tip Top

As lojas Tip Top já somam cerca de 100 unidades pelo Brasil e não param de crescer. Em um espaço colorido, o franqueado da marca oferece roupas para crianças de 0 a 7 anos, aproximadamente.

O catálogo da empresa também conta com as “bolsas maternidade”, sapatos para as crianças e alguns outros.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 365 mil
  • Prazo de retorno: de 30 a 36 meses

21. Lilica & Tigor

As franquias Lilica & Tigor fazem parte do grupo Marisol, um dos mais conceituados de roupas infantis no Brasil. Suas peças atendem a crianças de 0 a 10 anos de idade e sempre acompanham as tendências da marca.

Para as meninas, há as peças Lilica. Para os meninos, as Tigor. Juntas em uma única loja, elas aumentam o público-alvo da franquia e facilitam o lucro do franqueado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 330 mil
  • Prazo de retorno: de 36 a 48 meses

22. Planeta Imaginário

As unidades Planeta Mágico são sempre instaladas em shoppings centers. 

Ao abrir uma franquia da marca, o empreendedor investe em nada menos do que um espaço de lazer para entretenimento das crianças. Aqueles ideais para os pequenos enquanto os pais realizam suas compras. 

O ambiente é planejado para crianças de 0 a 12 anos de idade. Além de para a recreação, ele pode servir para festas infantis. Ou, quem sabe, ter uma programação especial para o período de férias das crianças.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 195 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 28 meses

23. Happy Code

crianças aprendendo programação
A curiosidade dos jovens por sistemas e robótica dá certa vantagem de mercado à franquia.

Que tal ensinar programação e robótica para crianças? É isso que a Happy Code faz, atendendo a um público de 5 a 17 anos.

Os cursos são interativos e virtuais, com cada aluno utilizando um  notebook individual. Assim, todos podem colocar em prática o que aprenderem.

Além da programação e robótica, as aulas incluem o desenvolvimento de games e aplicativos, edição de vídeos e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 230 mil
  • Prazo de retorno: de 14 e 24 meses

24. Mr. Kids

Fundada em 2012, a Mr. Kids é especialista nas chamadas vending machines. Ou seja, nas máquinas em que o usuário pode conseguir um brinquedo apenas inserindo uma moeda ou ficha.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18, 7 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

25. SMARTblocks

Enquanto isso, a SMARTblocks trabalha com a robótica pedagógica. São atividades desenvolvidas por meio das famosas peças LEGO. Com elas, os alunos desenvolvem projetos que trabalham sua criatividade, raciocínio lógico, coordenação motora e mais.

Para investir, o empreendedor pode optar por um modelo home office de franquia. No primeiro ano, ele poderá atuar em casa mesmo.

Passados os 12 primeiros meses de contrato, porém, a unidade deverá se “expandir”. Neste caso, as salas de aula serão em espaços comerciais que já existem, por meio de uma parceria. É possível se tornar parceiro em espaços como consultórios médicos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29,4 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

26. Little Kickers

A Little Kickers franquias para o público infantil que ensina inglês. Dessa vez, porém, a escola trabalha de forma diferente, unindo a nova língua ao futebol.

Nas atividades oferecidas, alunos entre um ano e meio e sete anos aprendem enquanto praticam o esporte. Por isso, os alunos também desenvolvem habilidades como a coordenação motora.

O trabalho pode ser realizado em um ponto comercial ou de forma “nômade”, em condomínios, parques ou escolas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 12 meses

27. Arcade XP

Quem deseja trabalhar com games pode investir em uma Arcade XP. Para o negócio, o empreendedor monta um quiosque e oferece jogos de consoles como PlayStation, Xbox One, Nintendo Switch e Arcade. O objetivo é garantir um entretenimento simples no meio do shopping.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 99,5 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

Pronto! Agora você já conhece algumas ótimas opções de franquias para o público infantil para investir.

Quer saber se esse é um negócio para investir agora? Leia: Abrir franquia na crise: em quais setores investir? Opções de negócio

Para te ajudar a decidir se esse é mesmo o setor para o seu perfil, produzimos um ebook completo com algumas dicas. Acompanhe clicando no banner abaixo!

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Karen Costa (Editora Encontre Sua Franquia)
26 de abril de 2018

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas: