fbpx
  • Fale Conosco:

    (31) 3654-5664

  • E-mail:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Encontre sua Franquia

4 dicas para não perder o cliente usando a tecnologia no atendimento


Cada vez mais os consumidores preferem o atendimento digital para se relacionar com as empresas. De acordo com a última pesquisa Global State of Multichannel Customer Service Report, desenvolvida pela Microsoft, 56% dos consumidores brasileiros começam a interagir primeiro pelos canais online, ao entrar em contato com uma marca ou empresa. Enquanto 2% optam pelo presencial.

Além disso, no mundo, 90% dos consumidores esperam que uma marca ou empresa ofereça um autoatendimento via web.

Diante deste cenário, as ferramentas digitais, como chats, blogs e redes sociais, por exemplo, se tornam cada vez mais indispensáveis. No entanto, elas precisam realmente ajudar o consumidor para ser um diferencial competitivo.

“Canais obsoletos ou que não sanam a demanda do cliente só pioram a percepção do público em relação à marca como um todo”, diz Giuliano Machado, gerente de atendimento e relacionamento da Mega Sistemas Corporativos, empresa que desenvolve softwares de gestão empresarial. “É preciso oferecer sistemas que são realmente úteis”, complementa.

Giuliano Machado preparou 4 dicas que podem ajudar as empresas a não espantarem os clientes na hora de usar as ferramentas digitais. Saiba quais são:

Crie um buscador eficiente de perguntas e respostas

– A famosa seção “perguntas e respostas”, que muitas empresas disponibilizam em seus sites, devem conter informações assertivas que realmente possam ajudar o cliente a sanar uma dúvida ou problema. Só assim ele enxergará valor na ferramenta oferecida pela empresa;

Não deixe de manter canais humanizados  

– Esteja pronto para falar por telefone ou pessoalmente com o cliente. Mesmo com a infinidade de canais digitais que a empresa pode oferecer, o consumidor deve ter a opção do contato presencial por necessidade ou por preferência, claro, que seja realmente eficiente;

Identifique se as ferramentas digitais estão mesmo funcionando

– Encontre formas de identificar se o cliente resolveu o problema por meio dos canais online, o que pode ser feito por meio de pesquisas, após o atendimento, ou, até mesmo, pessoalmente, o que dependerá do segmento de atuação da companhia.

A frustração com o canal de atendimento pode resultar em uma percepção ruim sobre a marca como um todo;

Cumpra prazos no retorno ao cliente

– Trate as solicitações dos canais digitais com a mesma preocupação e seriedade. Não é porque está usando uma ferramenta digital, como chat ou e-mail, por exemplo, que o cliente não tem pressa ou urgência para solucionar um problema. Ele espera a mesma eficiência da empresa em todos os contatos de relacionamento!

 

A Encontre sua Franquia é o grupo com maior crescimento no segmento de Franchising do País. E uma importante explicação para esta crescente é a grande variação de modelos de negócio. Na sua Cartilha de Franquias, o grupo, conta também com o modelo para o trabalho Home Office. Você já viu aqui neste post as dicas para trabalhar em casa e conquistar vitórias. Agora, só falta um negócio próspero.

Confira estas duas dicas

Encontre Sua Viagem: Franquia no setor turístico, uma agência de viagens completa. Neste modelo, o franqueado pode até trabalhar de casa em vendas de pacotes turísticos, passagens aéreas e outras modalidades. Confira! 

Quisto: Esta franquia com possibilidade de trabalho home office, consiste no relacionamento e acompanhamento dos clientes, para a venda de seguros, entre as várias modalidades de seguros oferecidas. Confira!

Sair

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *