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5 segmentos para apostar no mercado de estética


Investir no mercado de estética pode ser uma oportunidade e tanto de negócio. Isso porque, o setor não para de crescer, e seu público-alvo é sempre amplo. 

Para se ter uma ideia, entre 2014 e 2019, o setor cresceu 567%. Só seu número de profissionais aumentou de 72 mil para mais 480 mil neste período.

Só no setor de franquias, o ramo de Saúde, Beleza e Bem-estar faturou R$ 34,2 bilhões em 2019. Em relação ao número de unidades de franquia, seu crescimento foi de 4% no ano.

As informações são da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Mas outros dados também chamam atenção no mercado. Como o fato de 66% consideraram que gastos com beleza são uma necessidade, e não luxo. Isso torna a presença dos usuários mais frequente em espaços de beleza.

Ficou interessado em investir no ramo? Continue lendo o texto e descubra como atuar!

No que apostar no mercado de estética?

Na hora de investir no mercado de estética, é essencial ter interesse pelo ramo. Isso porque, gostar do trabalho será essencial para se manter nele.

Quando o empreendedor não se sente atraído pela atividade, acaba perdendo seu entusiasmo em investir tempo e dinheiro no negócio. Esse é um dos fatores que levam as empresas à falência.

Dito isso, apresentamos abaixo alguns dos segmentos que você poderá investir para trabalhar com estética. Avalie-os bem, para encontrar o que melhor se encaixa no seu perfil.

Cuidados com cabelos

Os serviços para cuidados com os cabelos podem ir dos mais simples aos mais complexos. Isso torna o catálogo das empresas mais amplos e pode atrair mais consumidores.

É possível realizar, por exemplo, uma simples hidratação e escovaria. Mas também existem tratamentos como a recuperação dos fios, coloração, relaxamento e outros. O objetivo dos clientes é sempre alcançar madeixas bonitas e saudáveis.

Mas a variedade não é a única estratégia para atrair usuários. Na verdade, também é uma tendência o surgimento de empresas que trabalham com tipos específicos de fios. Como com cabelos cacheados ou crespos.

Com essa segmentação, o empreendedor limita o seu público-alvo, mas também pode se especializar. Uma empresa que trabalha em um nicho de mercado costuma ser vista como especialista nele.

Para investir neste tipo de negócio, é preciso contar com especialistas e um marketing bem planejado. A divulgação da empresa precisa ser direcionada ao seu público-alvo, para que atinja os objetivos desejados.

Design de sobrancelhas

franquias de sobrancelhas
Design de sobrancelhas pode ser realizado por meio de diferentes técnicas, como o visagismo.

O nicho de design de sobrancelhas é outro variado e que atrai cada vez mais profissionais e consumidores. Especialmente porque as sobrancelhas são fundamentais para definir a expressão do rosto.

Para esse atendimento, muitos profissionais e empresas têm utilizado a técnica de visagismo. Com ela, o rosto do cliente é estudado para a definir o melhor desenho de sobrancelha. Então, o resultado irá combinar com o formato do rosto e personalidade do usuário.

É possível abrir um negócio apenas para o cuidado com as sobrancelhas — o que é muito comum, inclusive, no formato de franquias. 

Mas também há a possibilidade de combinar o serviço com outros, como a depilação e esmalteria no mesmo espaço. Assim, o cliente realizará alguns dos principais serviços de beleza para se sentir bem, tudo no mesmo lugar.

Estética masculina

Segundo pesquisa, o mercado brasileiro de estética masculina é o segundo maior no mundo. Ele fica atrás apenas dos Estados Unidos.

No mundo, o setor de beleza para os homens alcançou um faturamento de 57,7 bilhões de dólares em 2017. A previsão é que, em 2023, esse número chegue a 78,6 bilhões em faturamento.

Já segundo a ABIHPEC, 54% dos homens vão com frequência ao salão de beleza. Dos entrevistados, 45% disseram se considera super vaidosos. 

Os cuidados com a beleza masculina são variados, e abrem as portas para um novo ramo lucrativo. Os homens cuidam, por exemplo, das unhas, com cutilagem e esmalteria.

Eles também se preocupam com os cabelos e pele, principalmente. Já em 2015, o público masculino é responsável por 35% do mercado de beleza, e esses números não param de crescer.

Até porque, muitas empresas vêm investindo em espaços personalizados para os homens. Além de cuidar da barba e cabelos, por exemplo, os empreendimentos proporcionam espaços para descontração. 

Vale também dizer que os homens também frequentam espaços unissex. Então, se o objetivo for abrir uma empresa para atender homens e mulheres, esse não será um problema.

Beleza das unhas

Os atendimentos para a beleza das unhas são alguns dos mais variados. Uma esmalteria pode oferecer, por exemplo:

  • Unha infantil;
  • Cutilagem;
  • Troca de esmalte;
  • Tratamento Express;
  • Unha Tradicional;
  • Francesinha;
  • Unha decorada;
  • Unhas em Gel ou Fibra;
  • Esmaltação Gel;
  • Lixar unha – Gel ou Fibra; etc.

O Brasil é o segundo maior país consumidor de esmaltes do mundo. Produtos como esse, utilizados para a beleza e higiene de homens e mulheres, movimentam R$ 38 bilhões no País.

Pensando no melhor atendimento do usuário, os cuidados com as unhas são realizados hoje em espaços específicos ou gerais. Os específicos são as esmalterias, com atendimentos ainda mais personalizados.

Mas a esmalteria também pode ser associada a outros serviços, como o design de sobrancelhas. Realizar diversos serviços em um mesmo espaço, como citado, atrai muitos usuários.

Depilação

As opções para o trabalho com o serviço de depilação são os mais variados. Começando pela depilação, que encontra diferentes técnicas no mercado. 

As ceras utilizadas também são de tipos variados, buscando o maior conforto dos usuários. 

Além da depilação a cera, o mercado oferece serviços como fotodepilação e depilação com linha. Para diversas partes do corpo: virilha, axilas, pernas, rosto e mais.

Aliás, vale dizer que a depilação é um serviço utilizado por homens e mulheres. Ao longo dos anos, tem aumentado o número de homens que fazem depilação.

Como abrir um negócio no mercado de beleza?

Existem duas formas de abrir um negócio: iniciando uma empresa do zero ou abrindo uma franquia. As duas opções podem ser bastante atrativas. Então, é importante avaliá-las segundo o seu perfil de empreendedor.

A principal vantagem de abrir um negócio do zero, por exemplo, é a flexibilidade. Flexibilidade para definir seu produto, preço, modo de trabalho etc.

Já com uma franquia, o empreendedor precisa seguir um modelo de negócio preestabelecido pela marca. Afinal, uma franquia é uma nova unidade de uma empresa que já atua no mercado.

Apesar dessa menor flexibilidade, a franquia tem mais facilidade de atrair clientes, exatamente por ter uma marca conhecida. Além disso, ela tem chances menores de erros, pois seu plano de negócio já foi testado e corrigido quando necessário. 

Esse é um dos fatores que torna a mortalidade das franquias tão rara. Para se ter uma ideia, apenas 5% das franquias fecham antes de dois anos de operação. Em comparação, essa porcentagem é de 23% para as empresas abertas do zero.

Mas, de novo, será preciso que o modelo de negócio se encaixe ao seu perfil. Se não estiver disposto a se adaptar a uma rede, o empreendedor terá certa dificuldade em abrir uma franquia.

Com dúvidas sobre abrir uma franquia ou uma empresa nova? Acesse nosso ebook abaixo e acompanhe um pouco mais sobre esse assunto!

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Devo investir no mercado de estética?

Como explicado antes, é essencial gostar do setor de beleza para investir. Apenas assim você se manterá entusiasmado em investir seu tempo e dinheiro nele.

Mas esse não é o único fator importante a se avaliar. É preciso também conhecer o mercado na sua localidade.

As pessoas da sua cidade têm interesse pelos serviços que você pretende oferecer? O mercado de beleza ainda tem espaço, ou já está saturado na sua região?

Conhecer esses aspectos vai te ajudar a pensar em diferenciais para o negócio. Especialmente se a concorrência presente já for alta. Será preciso mostrar aos usuários porquê ir ao seu negócio, e não a outro.

Ao mesmo tempo, é essencial ter a certeza de que o empreendimento dará lucro. Claro que gostar do negócio e ter público é importante. Mas se a atividade não render faturamento, dificilmente você conseguirá mantê-la por muito tempo.

Outra dica para avaliar se o negócio é uma boa opção é conversar com pessoas próximas. Avalie se a sua ideia chama a atenção e se os seus amigos e parentes teriam interesse nela. A opinião de pessoas próximas costuma ser sincera e decisiva para o negócio.

Por fim, lembre-se de avaliar se você possui o dinheiro total necessário para investimento. Caso não, será preciso planejar formas de obtê-lo.

Uma alternativa comum é buscar por financiamentos. Um refinanciamento de bem pode ser igualmente interessante. Ele costuma ter juros mais baixos, já que um carro ou imóvel seu servirão como garantia de pagamento.

Também é possível buscar por um sócio. Ele poderá ser apenas um sócio-investidor, ou atuar diretamente no negócio com você. 

E então, em qual setor do mercado de estética você deseja investir? Conheça mais sobre o ramo no ebook a seguir.

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*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Karen Costa (Editora Encontre Sua Franquia)
1 de dezembro de 2017

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