fbpx
  • Fale Conosco:

    (31) 3654-5664

  • E-mail:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Encontre sua Franquia

5 Dicas para evitar fofocas nas franquias de baixo custo


Infelizmente as fofocas são comuns no ambiente de trabalho. Justo no local em que deveria prevalecer o profissionalismo e cooperação, o resultado é brigas e intrigas por conta de pessoas que contam histórias para causar a discórdia ou para chamar a atenção através do outro.

Como evitar fofocas na franquia?

1. Preste atenção ao que seus colegas têm a lhe dizer

Com o tempo de convivência descobrimos quais pessoas tem o hábito de fazer fofoca e quais preferem não se meter na vida dos outros. A dica aqui é tentar decifrar o real sentido da informação passada a você, ou seja, se realmente vale a pena escutar.

Para saber disso, faça as seguintes perguntas para si mesmo: “isso vai me agregar em alguma coisa?” “vale a pena passar isso adiante?” “a pessoa que falou precisava mesmo fazer isso?”. Se a resposta for sim para as 3 perguntas, talvez nem seja fofoca, agora se for não para pelo menos 1 é necessário refletir bem cada caso.

2. Cuidado com o Que Você Diz aos Seus Colegas

Mesmo sendo um ambiente predominantemente formal, no nosso trabalho é muito comum termos colegas e amigos ao mesmo tempo. Daqueles que conversamos descontraidamente e fazemos brincadeiras. Por isso, tome cuidado!

Por exemplo, se você tem intimidade com seu amigo e costuma dar apelidos e falar mal dele em tom de brincadeira, outra pessoa, mal intencionada, pode levar ao “pé da letra” o que você falou, contar para seu amigo, ou pior, espalhar para todo o setor.

3. Quando Souber da Notícia Seja Discreto

Como falei, fofoca não vale a pena passar adiante, mas pode acontecer de você ingenuamente comentá-la com alguém de confiança ou com a própria pessoa que passou a informação, no sentido de querer compreender o que está acontecendo. Evite fazer isso.

Dependendo do que for, se não for para dar um fim de uma vez por todas, não vale nem a pensa reviver o assunto, pois você acaba correndo o risco de ser associado ou, ainda, de ter inventado tudo isso.

4. Tenha Cuidado com Comentários

Sem querer podemos magoar as pessoas por causa de alguma coisa que dissemos. Se perceber isso, peça desculpas imediatamente.

Caso não repare no primeiro momento, observe se a pessoa mudou o comportamento dela contigo, e reflita se o motivo da causa disso não é o comentário que você fez. Se for o caso, peça desculpas também, nunca é tarde para se arrepender do que fez e pedir perdão, ainda mais se for para um amigo.

5. Procure Manter Conversas Saudáveis

Evitar fofocas também não significa ir ao extremo e se fechar com todos. Se quer chamar a atenção de forma positiva e sem precisar falar dos outros, converse sobre assuntos que possam agregar valor na vida das pessoas.

Podem ser conselhos, sugestões e, até mesmo, algum caso que você presenciou que dê para aprender algo com aquilo.

Fazendo isso, você vai perceber que as pessoas, naturalmente, vão se aproximar e demonstrar que você é querido ali, através de pedidos de ajuda e dicas. Outras, com certeza vão querer fofocar da vida de alguém, começando por você, mas neste caso já saberá como proceder.

Sair

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *