fbpx
  • Fale Conosco:

    (31) 3654-5664

  • E-mail:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Encontre sua Franquia

5 dicas para melhorar o desempenho no Home Office


Para obter sucesso nas franquias home office, é preciso disciplina e o bom acesso à internet. Mas outros pontos também são fundamentais. Acompanhe tudo o que você precisa saber no texto.

As franquias home office são opções de negócio que chamam cada vez mais atenção. Tanto que, entre 2017 e 2018, esse modelo de negócio passou a representar 12% das unidades das 50 maiores franquias do Brasil. 

Além das unidades home office, a porcentagem engloba quiosques, unidades móveis e outros modelos diferentes de uma loja física. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O crescimento de franquias home office, aliás, é parte importante do avanço do franchising. Apenas em 2018, o faturamento desse tipo de negócio alcançou os R$ 174,843 bilhões no Brasil.

Para especialistas, há um motivo principal para o faturamento do setor, e também para o retorno mensal de cada franqueado: o baixo investimento necessário. Ao abrir uma unidade home office, o empreendedor não precisa arcar com valores como o aluguel do espaço comercial. 

Também não é preciso adquirir novos móveis ou realizar reformas. Há casos, inclusive, em que não é preciso, nem mesmo, contratar funcionários. 

Várias atividades são realizadas apenas com o auxílio da internet, não precisando de muito mais do que um computador e um ambiente adequado. Você pode acompanhar o que é necessário para abrir sua franquia home office de sucesso no nosso infográfico sobre o assunto.

Com menos custos no dia a dia da operação, o franqueado acaba obtendo mais lucro com a sua atividade. Sem contar que, para atuar, ele conta com o auxílio da franqueadora. Assim, consegue colocar em prática um modelo de negócio que já dá certo.

Sabendo de tudo isso, você pode estar se perguntando: como ter bons resultados na franquia home office? Veja a seguir!

Dicas para trabalhar com franquias home office

1. Use bem o seu tempo

Um dos principais atrativos das franquias home office é que não é preciso sair de casa para trabalhar. Isso economiza o tempo que você gastaria no trânsito — algo que, para os brasileiros, significa cerca de 2,4 horas diárias. Esse período livre das ruas da cidade pode servir muito bem para o trabalho na sua franquia.

Em uma franquia home based, o tempo dedicado tem relação mais do que direta com o seu lucro. O empreendedor que trabalha várias horas por dia consegue atender mais clientes e, por isso, obtém mais faturamento. Assim, vale a pena utilizar seu tempo extra ao trabalho.

É importante dizer, porém, que esse “tempo extra” não deve ser exagerado. Para manter a sua qualidade de vida, é essencial estabelecer uma jornada máxima de trabalho. Normalmente, o ideal é se dedicar por, no máximo, 8 horas diárias, como você faria se trabalhasse fora.

Depois, você poderá dedicar o resto do seu tempo à família, a um hobby, aos estudos e o que mais desejar.

2. Escolha do ambiente adequado

Outra dica importante para trabalhar com franquias home office é estabelecer um bom ambiente de trabalho. O espaço deve ter boa ventilação, luminosidade, acesso à internet e silêncio. Deve ainda contar com uma mesa e cadeiras confortáveis, que garantam uma boa postura durante todo o tempo de atividade. 

Ao trabalhar em casa, é essencial ainda não ter distrações. Isso significa não perder tempo no celular ou com a TV. Você ainda precisará às pessoas que trabalham com você que o seu tempo de trabalho é importante. Por isso, elas não deverão te interromper com conversas ou pedidos de favores.

Para melhorar sua produtividade, tenha ainda alguns cuidados básicos, como tirar os pijamas. Trabalhar com uma roupa mais confortável, e “apresentável” ajuda a eliminar a “preguiça” por estar em casa.

3. Use a tecnologia a seu favor

trabalho home office uso smartphone
Se bem utilizado, o smartphone pode ser um aliado no desenvolvimento da sua empresa.

É importante não se distrair com o smartphone, mas essa e outras tecnologias poderão ajudar no seu trabalho. 

Dependendo do seu tipo de franquia, o celular poderá ajudar nas vendas ou, por exemplo, no gerenciamento das finanças. Basta fazer o download dos aplicativos adequados e utilizá-los sem divagar. 

Até as redes sociais podem ajudar, desde que você não “se perca” nas postagens dos seus seguidores ou amigos.

Mais do que aplicativos, a tecnologia pode garantir facilidades como conferências de voz, compartilhamento de voz, conversas por vídeo e mais. Assim, torna-se mais simples se aproximar dos seus clientes e/ou fornecedores, mesmo que você trabalhe direto de casa.

4. Estabeleça suas metas

Para levar a sua empresa a algum lugar, você vai precisar estabelecer metas. Para isso, é interessante definir um bom plano de negócios, com a sua previsão de lucros e crescimentos. Ter um passo a passo para alcançar os seus objetivos ajudará, e muito, nas atividades do dia a dia.

Vale dizer, em todo o caso, que uma franquia já possui um plano de negócio estabelecido. Esse planejamento vem acompanhado de todo um modo de fazer de sucesso da marca. Ainda assim, você deverá calcular seus ganhos previstos e em quanto tempo pretende, por exemplo, aumentar sua equipe de trabalho. 

5. Crie uma rotina

Para vender os seus produtos e serviços, você vai precisar de clientes. Por isso, é importante estabelecer horários básicos para atender a esses consumidores e realizar suas atividades.

Uma rotina também facilita o trabalho, pois seu dia a dia será mais organizado. Mas vale lembrar que a rotina do home office é mais flexível. Se necessário, você poderá adaptá-la para ir ao médico, por exemplo. Basta criar um sistema em que você terá um tempo fixo de trabalho (de até oito horas), mas em horários diversos.

Tomando todos os cuidados apresentados, o trabalho na sua franquia será mais simples e lucrativo. 

Vantagens das franquias home office

Sem dúvida, a principal vantagem de uma franquia home office é a economia que ela proporciona. Como explicado no início do texto, esse tipo de negócio não requer um espaço comercial e, muitas vezes, nem mesmo funcionários. 

Assim, não é preciso gastar muito para manter a empresa, e a margem de lucro recebida é relativamente maior. O retorno do investimento também tem prazo mais curto nesse tipo de negócio.

Ao mesmo tempo, o franqueado desse tipo de negócio economiza tempo. Tempo que seria usado para o seu deslocamento, um longo horário de almoço, com reuniões intermináveis. Sem precisar sair de casa, o empreendedor pode usar o seu dia para realmente se dedicar ao trabalho, ou para realizar outras atividades.

Ainda é possível contar com bom público-alvo. Isso porque, as empresas home office vendem, em sua maioria, serviços pela internet. Segundo pesquisa da PwC, 7 a cada 10 brasileiros compra regularmente na internet.

Também é preciso destacar a variedade de opções para se investir no home office. No franchising, o empreendedor encontra empresas de serviços automotivos, informática, educação, saúde e beleza, turismo e até alimentação! As agências de viagem online são alguns dos negócios mais comuns no setor de franquias.

Quem pode investir em franquias home office?

Basicamente, qualquer empreendedor pode investir em franquias home office. Mas não significa que todos os perfis têm chance de sucesso nesse negócio.

Bons empreendedores home office têm, acima de tudo, disciplina. Afinal de contas, trabalhar em casa e ter flexibilidade de horários pode gerar certo descontrole do tempo. Ter foco em sua atuação é o que garante um faturamento mais atrativo.

Além disso, cada marca de franquia possui um perfil ideal de franqueado. Elas estabelecem características básicas e valores que poderão aumentar as chances de sucesso do empresário. Normalmente, os requisitos incluem: 

  • Acreditar na proposta da marca;
  • Disposição para seguir o padrão da rede de franquias;
  • Organização e disponibilidade para atuar;
  • Boa comunicação; e 
  • Capital necessário para o investimento.

Para investir em uma franquia, o interessado deve acessar o site da marca desejada e preencher um formulário de pré-qualificação. Depois, a franqueadora disponibiliza a Circular de Oferta de Franquia (COF) da empresa e inicia o processo de franqueamento da nova unidade. Você pode acompanhar mais informações no texto “8 passos para se tornar um franqueado”.

Dica Encontre Sua Franquia

A Encontre sua Franquia é uma holding que concentra cinco marcas próprias de franquias, em diferentes setores. Ao todo, são mais de 1 mil operações pelo Brasil, com marcas que atuam inclusive em home office. As empresas fazer parte do setor de turismo, limpeza automotiva, beleza e estética, corretora de seguros e alimentação.

Uma das marcas de franquia disponíveis no home office é a Encontre Sua Viagem. A agência de viagens oferece ao usuário as mais variadas soluções em turismo, incluindo passagens aéreas, hotelaria, seguro para o passeio e mais.

Criada em 2011, a companhia tem mais de mil parceiros comerciais e 500 unidades espalhadas pelo Brasil. Além do modelo home based, a marca permite a abertura de uma loja física em cidades com grande potencial de venda.

Quer saber mais sobre a marca e as vantagens das opções das franquias home office? Acesse o ebook a seguir! Nele, você poderá acompanhar um conteúdo ainda mais completo e descobrir como gerenciar melhor o seu negócio.

ebook guia da franquia home office

2 Comentários

    Joel Martins
  • Quero um trabalho home-offet em salvador

      Joel Martins
    • Olá, Sara.

      Ficamos felizes com o seu interesse pelo trabalho home office! Na Encontre Sua Franquia, oferecemos oportunidades de negócio em 6 segmentos: alimentício, seguros, estética automotiva, beleza e estética, entretenimento e viagens.

      Caso queira saber mais sobre, envie um e-mail para
      franquia@encontresuafranquia.com.br ou ligue para o nosso time de relacionamento, pelo número 31 3654-5664.

Sair

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *