fbpx
  • Fale Conosco:

    (31) 3654-5664

  • E-mail:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Encontre sua Franquia

7 mercados para empreender que estão crescendo no Brasil


Procurando por mercados para empreender? Então, você veio ao texto certo! A seguir, apresentamos algumas das atividades econômicas mais lucrativas hoje.

São vários os mercados para empreender, e cada um deles tem atrativos diferentes. Mas, nos últimos anos, o cenário de crise econômica tem sido um dos principais entraves para quem pensa em abrir o próprio negócio.

Contudo, o Brasil, de forma gradual, dá indícios de recuperação. Essa é uma notícia que entusiasma os empreendedores e abre as portas para novas ideias e oportunidades.

Se você faz parte do grupo que deseja empreender, mas se sente inseguro, saiba que existem diversos mercados e modelos de negócio mais seguros. Muitos deles, inclusive, estão crescendo, mesmo em meio à maré baixa.

Quer saber quais mercados são esses? Então, continue lendo e confira sete ótimas opções de investimento.

Opções de mercados para empreender e lucrar 

1. Saúde e nutrição

Sem dúvida, os últimos anos trouxeram mudanças nos hábitos de vida das pessoas. A preocupação com a saúde e bem-estar se tornou algo muito comum a todas as idades, para homens e mulheres. 

Esse é um cenário que só tende a se expandir. A procura por serviços relacionados ao corpo, saúde física e mental é uma realidade em plena expansão.

Sabendo disso, quem busca empreender pode usar dessa nova realidade para investir. Esse é um nicho que pode lhe trazer bons resultados em termos de negócio, além de possuir uma ampla gama de caminhos a se percorrer.

As academias e clínicas de pilates são alguns exemplos de como iniciar um empreendimento com grandes chances de dar certo.

Além desses mercados, existem também os relacionados à nutrição. Como ter uma boa saúde e um corpo bonito é o desejo de muita gente, os negócios de alimentação saudável costumam ter ótimo público. Para se ter uma ideia, 80% dos brasileiros buscam manter a alimentação saudável, mesmo fora de casa.

Pode-se pensar em estabelecimentos voltados a alimentos orgânicos, funcionais e integrais, além das conhecidas e populares lojas de suplementos. Sem contar restaurantes de comida saudável e empresas que oferecem refeições congeladas.

imagem marmita saudavel um mercados para empreender
Empresas que oferecem marmitas têm se destacado, graças à busca pela alimentação saudável e economia.

2. Lojas online

Não é necessário dizer o quão promissor é o mercado online. O número de usuários da internet é gigantesco, assim como o número de pessoas que preferem fazer suas compras por meios digitais. Em um ano, as compras online somaram R$ 166,2 bilhões no Brasil.

A comodidade, a agilidade nas buscas e os preços competitivos são alguns dos atrativos das lojas virtuais para o consumidor. Então, empreendedor, por que não seguir por esse caminho?

Existe muito potencial a ser explorado no e-commerce. Praticamente não há limites para áreas de atuação, e você pode iniciar qualquer tipo de negócio por meio de uma loja virtual.

Com um baixo investimento, você é capaz de iniciar um negócio lucrativo, atingindo clientes em todo o território nacional.

3. Estética e beleza

Esse é um mercado que sempre está em alta. Quando o assunto é manter a boa estética, empreendimentos voltados para áreas de depilação a laser chamam a atenção. Assim como clínicas que trabalham com cuidados diários, com os cabelos, unhas ou pele. Esses últimos, aliás, estão entre os mais buscados pelo público.

Para se ter uma ideia, 66% das pessoas consideram que gastar com a beleza não é um luxo, mas uma necessidade.

Porém, esse tipo de investimento demanda um certo conhecimento da área. Demanda também a aplicação de um valor mais alto, dada a necessidade de se utilizar equipamentos específicos e, normalmente, mais caros. É fundamental considerar esses aspectos na hora de optar pelo setor.

4. Cosméticos

Ao lado da estética e beleza, o mercado de cosméticos também é uma boa pedida. Principalmente para quem deseja iniciar a carreira nos negócios pela porta da frente.

No Brasil, esse já é um mercado altamente consolidado e rentável. Segundo a  Euromonitor International, só os cosméticos masculinos devem movimentar R$ 26,7 bilhões até 2021. 

Além disso, essa indústria é responsável por empregar aproximadamente cinco milhões de pessoas. Estima-se, ainda, que um terço dos microempreendedores individuais (MEIs) são do segmento de beleza e cosméticos no País.

Sabendo de tudo isso, é interessante que o futuro empreendedor inove nesse mercado. Basta que ele ofereça boas opções de cosméticos e produtos de beleza a um preço acessível. Apesar de existirem grandes marcas no mercado, as opções com ingredientes diferentes, mas eficazes, sempre chamam a atenção.

5. Turismo

Viajar e conhecer novos lugares é o desejo de muitas pessoas. Por isso, o mercado de turismo e agências de viagens também são boas opções para quem deseja investir.

As agências de viagem têm ganhado um espaço interessante nos últimos anos, pois conseguem aliar bons destinos de viagens a preços acessíveis. Isso desperta o interesse do seu público, aumentando o ticket médio das empresas.

Um novo empreendedor pode optar por investir nesse ramo com dois modelos diferentes. Primeiro, seguindo as tradicionais lojas físicas, atendendo à clientela específica de uma região. Ou, então, pode inovar e criar uma agência online, um grande diferencial atualmente.

Além disso, com a estabilização das moedas estrangeiras, fazer viagens para destinos internacionais tem sido ainda mais frequente. Uma empresa que oferece serviços diferenciados para esse tipo de demanda tende a conquistar mais clientes.

6. Corretagem de seguros

A proteção patrimonial tem se tornado uma das grandes necessidades do brasileiro. Especialmente para proteger veículos, estabelecimentos e até aparelhos celulares.

Nesse contexto, empreender na área de corretagem de seguros pode ser uma boa alternativa. O mercado está aquecido e apresenta uma boa demanda em praticamente todas as localidades.

Hoje, existem diversas opções de franquias voltadas para esse mercado. Elas podem ser uma boa opção para empreender. Com uma franquia, o corretor terá todo o suporte necessário para iniciar e desenvolver a sua franquia de seguros.

7. Pizzaria

O ramo alimentício é, tradicionalmente, o que menos sente os efeitos da crise. Por isso, empreender nesse setor é sempre uma boa estratégia.

As pizzarias são algumas das empresas que seguem em alta. Elas podem ser uma excelente alternativa para quem pretende iniciar o seu empreendimento. Por dia, 1 milhão de pizzas são produzidas no Brasil.

Para se destacar, será preciso ofertar um serviço diferenciado e inovador, sempre pautado na qualidade dos produtos e do atendimento aos clientes.

Mercados para empreender não faltam no Brasil. Apesar do momento de crise, ainda existem setores que permanecem em crescimento. Todos eles podem ser uma excelente alternativa para quem quer iniciar seu negócio e ser o seu próprio chefe.

Na hora de escolher o melhor ramo para investir, avalie bem os seus gostos pessoais. É importante se sentir atraído pelo setor, pois você terá mais prazer em investir seu tempo e dinheiro. Isso criará maior segurança de que o seu negócio vai para frente.

Devo abrir uma franquia ou negócio próprio?

Na hora de abrir a sua empresa, é possível escolher entre dois modelos. Primeiro, o de um negócio próprio, iniciado do zero. Além dele, há a oportunidade de franquia.

Uma franquia é uma nova unidade de uma empresa que já existe. Essa empresa oferece os mesmos produtos e serviços que a marca principal, reproduzindo um modelo que já deu certo. Para isso, o franqueado (empreendedor que opera com uma franquia) recebe todo o know-how da franqueadora.

Isso significa que o empresário obtém todo o conhecimento da marca. Por isso, aliás, não é preciso que ele tenha conhecimento e/ou experiência no setor que deseja, como citamos ao falar do setor de estética e beleza. Com o suporte da franqueadora, o empreendedor aprende tudo o que precisa para atender bem os seus clientes.

imagem ilustrativa franquia faturamento
O retorno do investimento em uma franquia costuma ter um prazo de até 36 meses.

Ao mesmo tempo, um franqueado pode aproveitar do reconhecimento da marca franqueada. Afinal, ele possuirá o mesmo nome, produtos e modo de fazer da empresa. Assim, os consumidores terão mais facilidade em confiar e adquirir com a sua unidade.

Também é importante destacar todo o suporte oferecido pela franqueadora. Um franqueado pode contar com auxílio para a gestão da sua empresa, compra de insumos, para o cuidado de aspectos jurídicos e mais. Esses cuidados dão maior segurança à unidade e aumentam suas chances de sucesso.

Enquanto isso, um novo negócio precisa de um novo plano de negócios, que será testado e modificado sempre que preciso. Os erros e os acertos fazem parte de uma empresa iniciada do zero, e só por meio deles é possível alcançar o sucesso.

Mercados para empreender: uma franquia para cada

Gostou da ideia de investir em uma franquia? A seguir, sugerimos uma marca para cada mercado citado no texto.

Pronto! Agora você já conhece alguns dos principais mercados para empreender. Gostou do post? Ele foi útil para você? Conte-nos as suas impressões ou suas eventuais dúvidas. Deixe seu comentário!

1 Comentários

    henrique
  • Achei bastante pertinente o assunto, em função de algumas coisa: 1) o cenário de um público cada vez mais crescente de atuar como empreendedor; 2) a facilidade de escolher o nicho de mercado que quer atuar; 3) a possibilidade de criar uma franquia online, sem burocracia, licenças(sanitárias e outras); baixo custo nas franquias online, por não necessitar de ponto comercial, investimentos em vitrines, atendimento ao público, etc.

Sair

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *