fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Encontre sua Franquia

Modelos de franquias de beleza: 9 opções


Os modelos de franquias de beleza e estética tem crescido cada vez mais no franchising sabe porque? O setor é um dos segmentos que mais se mantém estável perante as instabilidades econômicas. Quer saber mais? Leia este artigo!

O setor se mantém aquecido pelas tendências de mercado e a mudança de hábitos dos consumidores que não abrem mão dos cuidados com beleza e estética.

Um estudo realizado pela Quorum Brasil — empresa de pesquisas de mercado — apontou que 97% das mulheres brasileiras se preocupam com a aparência. Os homens também vem mudando esses hábitos e já somam 38%.

Tamanho potencial do setor é apresentando nos dados Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), mostram que o mercado de estética cresceu 567% somente no Brasil, nos últimos cinco anos. Somente no ano de 2018 o setor movimentou cerca de R$ 47,5 bilhões.

Motivos não faltam para investir nesse setor que está em amplo crescimento e ainda tem muito o que oferecer. Existe muita demanda  e vários segmentos dentro do setor para explorar.

Porque investir em modelos de franquias de beleza?

Não é segredo para ninguém que os modelos de franquias de beleza e estética são negócios mais estáveis e permitem maior tranquilidade aos investidores que desejam iniciar no ramo. Da mesma forma que os serviços de beleza  e estética estão em alta os interessados que buscam investir neste segmento também não ficam atrás.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor foi um dos que mais cresceram no segundo trimestre do ano, com um aumento de 6,6% em relação ao mesmo período de 2018. No total, o segmento faturou mais de R$ 8,8 bilhões e ultrapassaram a marca de 26 mil unidades.

Mesmo com a crise econômica que o Brasil experimentou nos últimos anos, o mercado de beleza e estética continuou crescendo e ganhou novas frentes dentro do setor de franquias. Além das tradicionais clínicas, negócios de depilação, manicure e sobrancelha também surgiram para atender à demanda do mercado. Hoje em dia, não faltam modelos de beleza para se investir.

Para a Abihpec, esse crescimento no ramo de beleza e estética está muito ligado ao maior acesso das classes C, D e E aos produtos, graças ao aumento de renda. Ainda segundo a associação, o uso de tecnologia de ponta e o consequente aumento da produtividade vêm favorecendo os preços praticados pelo setor e os lançamentos constantes de produtos.

Outro dado interessante: segundo o Sebrae, entre os microempreendedores individuais (MEIs), a categoria que mais cresceu foi aquela ligada aos serviços de beleza. E a exigência do público por produtos e serviços variados está por trás do elevado crescimento destes setores.

Dicas para se tornar um franqueado

Antes de investir em modelos de franquia de beleza é preciso se atentar para algumas situações e se preparar para iniciar como empreendedor de franquias de beleza e estética. Assim como qualquer negócio sendo ou não franquias é preciso muita cautela e preparação.

Tanto antes de se tornar quanto durante todo tempo em que se dedicar ao negócio próprio, afinal você se tornará dono do seu empreendimento.

Veja algumas dicas que trouxemos para você se preparar para ser um empreendedor de sucesso!

Faça uma autoanálise

É preciso fazer uma autoanálise e pensar sobre modelos de franquias de beleza que vai adentrar, sim é necessário. Se você saiu de um modelo convencional de trabalho vai passar a  vivenciar uma outra rotina ]em que você não será subordinado a ninguém porem irá carregar a responsabilidade de um empresário.

Atuando nos modelos de franquias de beleza você será um parceiro de negócios com a marca detentora da franquia e que deverá cumprir com as regras e alcançar o objetivo que é manter o nome da marca e o atendimento padrão de qualidade que ela exige.

Afinidade com setor

Em qualquer negócio que queira entrar o primeiro ponto a definir é o tipo de serviço que vai oferecer. Para isso precisa saber que vai passar boa parte do seu tempo trabalhando com isso. Então a escolha deve ser bem feita e deve ser com algo que você goste de fazer.

Nos setor de beleza existem vários segmentos específicos ou em um mesmo lugar existe a possibilidade de você oferecer várias opções. Pense que a parte burocrática e administrativa de pessoal e gestão também ficam por conta do franqueado.

Capacitação

Se tratando do setor de franquias de beleza e estética assim como vários outros setores a capacitação é fundamental. Prestar um serviço de qualidade e manter profissionais qualificados e bem preparados atualizados com as tendências de mercado são um diferencial para a marca.

Aproveite todas as opções oferecidas pela franqueadora e procure também se manter sempre atualizado sobre as mudanças e novidades do mercado de moda e beleza.

Pesquise a franquia

Antes de começar no franchising busque se informar sobre os modelos de franquias de beleza. Pesquise sobre ela procure investidores que já são franqueados para saber como funciona o suporte. Seja cliente conheça o atendimento e a forma como é conduzida a rotina na franquia.

Uma das formas de se certificar de que a franquia entrega o que promete é por meio da Circular de Oferta de Franquia (COF) que é entregue dez dias antes da assinatura de qualquer tipo de contrato.

Na COF  constam todas as informações referentes a franquia, bem como o contato de todos os franqueados e ex-franqueados que deixaram o negócio nos últimos doze meses.

Uma dica importante também útil para sua pesquisa é analisar se a franquia está registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Saiba tudo que precisa sobre a COF neste vídeo!

Cheque se a franquia de beleza e estética está registrada na ABF

A filiação à Associação Brasileira de Franchising (ABF) não é obrigatória mas pode ser caracterizada como um diferencial para a rede de franquias.

Por meio da filiação é possível que a franquia passe pela avaliação dos franqueados que garantem o selo de excelência na prestação do suporte da franqueadora.

Público alvo da franquia

Avalie quem é o publico que a franquia vai atender  em se está alinhado com o seu objetivo de atendimento. Diz respeito ao nível da clientela se o que ela oferece vai atender a região que você deseja ingressar.

Uma clientela classe A não consomem produtos e serviços da classe C . Essa avaliação diz respeito sobre a oferta e a demanda daquilo que você vai oferecer.

Estude o plano de negócios

É importante que o candidato faça um estudo e análise criteriosos dos documentos e informações recebidas da empresa de franquias de beleza, inclusive do plano de negócio apresentado.

Todas essas informações vão ajuda-lo a reforçar sua pesquisa antes mesmo de iniciar o processo. Dessa forma vai se sentir mais seguro para entrar nesse universo que tem tudo para dar certo.

Conheça 9 opções de segmentos e modelos de franquias de beleza e estética para investir

Agora que você já sabe todas as dicas para investir no setor é preciso conhecer as áreas de atuação e as opções de segmentos disponíveis no mercado.

Como já dissemos é importante que você se identifique bem nesse mercado, então escolha a que mais tem a ver com o seu desejo e afinidade e siga em frente no franchising!

1. Spa

Este tipo de franquia geralmente oferece serviços de massagens, hidratação corporal, limpeza de pele, drenagem linfática e clareamento. Conta com formatos variados, tendo lojas de rua, comércios em hotéis e em academias. Outras redes ainda levam o spa completo até a casa do consumidor.

Shiatsu Tereza Zanchi

Franquias de serviços relacionados ao bem-estar e qualidade de vida representam aumento no franchising. As franquias Shiatsu Tereza Zenchi oferecem serviços de massagem corporal relaxantes e terapêuticas que favorecem a melhora do bem estar e relaxamento.

Cada vez mais as pessoas buscam o bem estar promovido por tais serviços em meio a rotina desgastante do dia a dia. Para aqueles que são veem no segmento uma chance de negócio diferenciado e com foco nas tendências de mercado esse tipo de franquia é uma boa oportunidade.

2. Esmalteria

esmalteria
Esmalterias estão em alta e as franquias podem oferecer serviços variados

As franquias de esmalteria são um novo conceito na hora de cuidar das unhas. A manicure e a pedicure representam boa parte do faturamento deste setor, afinal que mulher não gosta de estar com as unhas feitas pelo menos uma vez na semana?

Além do mais as esmalterias atuam no conceito de “nail art” e oferecem várias opções de cuidados com as unhas desde os mais simples aos mais atuais.

Suav

Se ficou animado com os números positivos das franquias de beleza e estética, você precisa conhecer a Suav que oferece um negócio rentável a baixo custo. A marca integra quatro diferentes tipos de serviços em uma única estrutura: depilação, fotodepilação, esmalteria, sobrancelhas e ainda tem a opção com escovaria.

Com a variedade de serviços ofertados em uma única estrutura, a rede atrai diferentes tipos de consumidores, o que potencializa o faturamento de uma unidade, bem como o tíquete médio. A proposta é oferecer serviços rápidos, na modalidade express, com qualidade e sem a necessidade de agendamento de horários.

Para se tornar um franqueado Suav, o investimento inicial parte de 127,8 mil reais. Parte desse valor, está o suporte da franqueadora, que inclui treinamentos presenciais para franqueados e equipe de funcionários, ajuda na escolha do ponto comercial, assistência durante a inauguração, entre outros detalhes.

Investimento total: R$ 168 mil
Taxa de franquia: R$ 35 mil
Royalties: 5% faturamento mensal
Faturamento médio: R$ 70 mil
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

Saiba tudo sobre a Suav no vídeo abaixo.

3. Emagrecimento

Esse tipo de modelo de franquia conta com várias terapias para emagrecimento, assim como oferece serviços e tratamentos estéticos voltados para a beleza e emagrecimento. Entre eles, podemos citar acompanhamento nutricional, corporal, facial e medicina estética.

Magrass

A Rede de Franquia Magrass está no mercado há 6 anos,  oferece um espaço que já é de destaque no mercado da estética, saúde e bem estar.

Seus tratamentos são  especializados em emagrecimento saudável por meio de acompanhamento nutricional, tratamento de  gordura localizada, celulite e a exclusiva HidrolipoMagrass.

A rede de franquias Magrass foi pioneira ao desenvolver processos de emagrecimento saudável focados na estética de resultados.

4. Depilação

depilacao
No franchising as franquias de depilação oferecem diversas opções para todos os gostos

Aqui, a proposta é ter um tratamento específico para a pele da mulher, com depilação com ceras naturais para cada tipo de pele ou depilação egípcia, normal e método espanhol. Ainda existem franquias de depilação que fazem o serviço facial com linha, outras que oferecem uma depilação definitiva por meio de fotodepilação e outros métodos disponíveis no mercado..

Não+Pêlo

As franquias Não+Pêlo foram  idealizadoras do conceito de tarifa única por área e sessão, dessa forma contribuem para modificar a democratização da fotodepilação.

De uma forma mais acessível é possível atender um publico maior em sessões que variam entre valores de R$ 60. Sendo assim todos podem ter acesso.  Com uma gestão de baixo custo e boa rentabilidade é possível se tornar um franqueado.

5. Sobrancelhas

A técnica é utilizada para o embelezamento do olhar e é oferecida por franquias desse modelo, o que faz com que o consumidor valorize o formato do rosto ao procurar esse tipo de serviço. São várias forma de realizar os cuidados com o olhar desde os mais simples com henna até os de fio a fio definitiva.

Sóbrancelhas

A rede de franquias Sóbrancelhas é uma empresa especializada na produção do olhar fundada no ano de 2003 pela necessidade de espcializar técnicas de aperfeiçoamento do olhar que na época ainda eram escassos.  

A primeira unidade foi lançada na cidade de Taubaté/SP no formato de loja e logo se tornou sucesso no setor pelos serviços diferenciados prestados, como também pela oportunidade de negócio oferecida como um investimento de alta rentabilidade e fácil gestão.

A rede Sóbrancelhas pioneira no Brasil, com sistema de quiosques com serviços de cuidados e tratamento de sobrancelhas além de produtos para manutenção e cuidados.

6. Salão de beleza

Geralmente, os salões oferecem atendimento para o público masculino e feminino incluindo maquiagem, tratamentos e serviços de estética corporais e faciais.

Assim como corte, escovas, coloração, relaxamento, cauterização. São vários tipos de tratamentos capilares, manicure e pedicure, penteados, depilação, micropigmentação e outros serviços estéticos.

Lady&Lord

A franquia de salões Lady&Lord é uma das maiores redes de salões de beleza do Brasil no segmento, é a rede que possui a maior loja dentro de Shopping Center, na América Latina.

A rede oferece todos os tipos de serviços para homens e mulheres e conta com atendimentos especializados como dia da noiva, formatuira entre outros.

Além do mais a rede dispõe dos mais modernos processos de qualificação de mão de obra e gestão. 

7. Cosméticos

Existem, também, redes especializadas na comercialização de cosméticos. Aqui, os produtos podem ser voltados para uso profissional, com foco em salões e escolas de beleza, para o consumidor final.

Mahogany

As franquias da Mahogany oferecem produtos inovadores e tecnologia de ponta, a rede de franquias amplia os canais de distribuição pelo  Laboratório Sklean do Brasil.

Com o objetivo de oferecer nestes locais soluções para as diversas necessidades dos seus consumidores. O sucesso da marca está nas estratégias de lançamentos e inovações no mercado de cosméticos.

8. Perfumes

O mercado de perfumes tem investimento acessível, pois possui formatos de negócios para todos os tipos de investidor. Há redes voltadas desde a venda porta a porta, passando por quiosque e até no formato de grandes lojas, com diferentes valores para iniciar um empreendimento neste setor.

O Boticário

As franquias O Boticário dispensam apresentações e tem grande espaço no mercado de perfumaria no Brasil. Com lojas mais completas oferecem desde perfumaria, cosméticos e maquiagens.

O foco está na sazonalidade e na venda d produtos que estão sempre sendo relançados. Sua popularização também é destaque do setor e faz com que a  rede de franquias seja destaque no mercado neste segmento.

9. Barbearia

franquia de estética masculina barbearia
As barbearias tomam conta do mercado com tendências inovadoras sem deixar o tradicionalismo

Os homens estão cada vez mais vaidosos e o que antigamente era raro hoje já faz parte do cotidiano deles que tem buscado muito mais do que só barba, cabelo e bigode. O consumo de serviços de beleza dos homens já chegou a 35%.

Pensando nisso as barbearias voltaram a todo vapor com um conceito novo para atender às novas exigências do público masculino. Tratam-se, basicamente, de um espaço onde os homens podem receber serviços de barbearia, cabelo, estética facial, depilação, massagem, podologia e dia do noivo.

Barbearia Cartola

Uma franquia de sucesso que atua no franchising é a Barbearia Cartola. Conhecida como uma das barbearias mais famosas do Brasil oferece serviços para o publico masculino em um ambiente totalmente preparado para atender a clientela exigente e que não abre mão da privacidade e de um bom papo entre  amigos.

Existem algumas opções entre três a dez cadeiras instaladas. Além do mais, a loja pode ser construída em um Shopping ou até mesmo na rua. Depende do aporte financeiro do interessado.

Viu que investir em franquias de estética e beleza podem ser uma ótima oportunidade de negócio para desenvolver no  franchising. Então agora que você já sabe mais sobre o mercado e as opções diferenciadas de atuação já pode se tornar um franqueado!

Quer saber mais sobre o mercado de beleza? Acesse o nosso ebook!

ebook setor de beleza

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Sair

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *