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Abrir franquia de seguro de carros: vantagens e como escolher


Pensando em abrir franquia de seguro de carros? Pois essa pode ser uma ótima opção! Especialmente considerando o amplo público-alvo deste tipo de negócio.

Para se ter uma ideia, cerca de 70% dos carros registrados no Brasil não possuem um seguro. Nem para a sua proteção, nem para a proteção de terceiros. Segundo o CNSeg, até 2017 (data da pesquisa), isso representava 31 milhões de veículos em todo o território nacional.

Ou seja, há um grande número de veículos que ainda precisam de proteção. O público-alvo perfeito para uma franquia de seguro de carros.

Mas essa não é a única vantagem de investir neste tipo de negócio. Para te apresentar os demais, nós produzimos o conteúdo abaixo. Continue lendo!

Vantagens de uma franquia de seguros auto

Você já atua no setor de seguros, ou descobriu o setor como uma boa oportunidade? Independentemente do seu histórico até aqui, é bem provável que você tenha pensado em uma franquia por seu reconhecimento. Acertamos?

Pois esse é um dos pontos mais atrativos de se investir em uma franquia. Não propriamente uma vantagem, mas uma característica presente em todo o setor de franchising.

Quando abre uma franquia, o empreendedor inicia uma nova unidade de uma empresa que já atua no mercado. Isso significa que ele terá a mesma marca da empresa matriz.

Esse aspecto é interessante porque o setor de seguros exige muita confiança do consumidor. Afinal, o usuário quer ter a certeza de que poderá contar com a proteção quando algo acontecer com seu carro.

Quando a marca já é conhecida no mercado, é mais simples que o consumidor pesquise sobre o negócio. Então, ele poderá verificar as boas opiniões de outros consumidores sobre a corretora.

Isso vai aumentar confiabilidade do seu negócio, atraindo os usuários à sua unidade. Um ponto bastante forte no ramo de franquias.

Com esse destaque realizado, é hora de falarmos sobre as vantagens de abrir uma franquia de seguro de carros. Veja nossa lista abaixo.

Plano de negócio da franquia

Assim que adquire uma franquia, o empreendedor recebe o plano de negócios da marca. Ou seja, o planejamento do todo o seu modo de fazer.

Basta colocar o plano em prática para atuar. Como ele já foi testado em outras unidades, foi corrigido sempre que necessário. Então, suas chances de erro são bem menores que em uma empresa iniciada do zero.

Segundo pesquisa, 23% das empresas novas no mercado vão à falência antes dos seus dois anos. No caso das franquias, essa porcentagem cai para 5%.

Suporte da franqueadora

Outro atrativo de abrir uma franquia é que o franqueado recebe uma série de suportes para atuar. Começando pelo seu treinamento para lidar com o negócio.

Essa capacitação pode ser feita de modo on-line ou presencial, algo que varia conforme a franqueadora.

Os franqueados também costumam contar com suporte de marketing. Ou seja, apoio para divulgação de sua unidade e atração de novos clientes. Isso geralmente inclui auxílio com o conteúdo para panfletos e redes sociais e orientações para publicidade virtual ou tradicional.

Ainda é possível citar a assessoria para escolha do ponto, suporte comercial, jurídico e mais. Esses auxílios vão variar conforme a franqueadora. 

Para verificar o que cada marca oferece, você precisará ler a COF da empresa. A COF é a Circular de Oferta de Franquia do negócio, que lista todas as informações sobre ele. Saiba mais sobre o documento no vídeo abaixo.

Catálogo variado de serviços

Uma franquia de seguro de carros costuma também ofertar outros serviços. Afinal, um mesmo consumidor pode precisar de diferentes proteções. Ter a oportunidade de ofertar todas elas contribui para o aumento do ticket médio do franqueado.

Entre os serviços ofertados costumam estar o seguro residencial, de moto, de viagem etc. Assim como serviços financeiros simples, como financiamentos, refinanciamentos e previdência privada.

Baixo custo operacional

Abrir uma franquia de seguro de carros significa iniciar um trabalho de corretagem. Isso significa que você vai operar os seguros, apenas comercializá-los.

As empresas seguradoras continuam as ser as responsáveis por operar os serviços de seguros. Além de expertise no mercado, elas contam a autorização da Susep para atuar. A Susep é a Superintendência de Seguros Privados, e sua autorização é o que atesta a confiabilidade da seguradora.

Dessa forma, o franqueado de seguros será o intermediador entre o consumidor e seguradora. Isso diminui consideravelmente os custos da sua operação, já que ele não terá que arcar com indenizações.

Outro fator que contribui para o baixo custo da franquia é que muitas delas são do modelo home office. Logo, não precisam de um espaço comercial para atuar.

Com uma franquia loja física, o empreendedor pode trabalhar de casa, em uma lanchonete, espaço de coworking e até na praia. Basta que ele tenha acesso à conexão com a internet e ao telefone, para atendimento ao cliente.

De qualquer forma, mesmo as lojas físicas não têm custos tão substanciais. Especialmente porque a franquia trabalha com serviços. Então, não é preciso manter estoque de produtos, o que custa caro.

Parcerias com seguradoras

Como explicado, o empreendedor de uma franquia de seguros é um corretor, e não segurador. Então, ele precisará de parcerias para vender seus seguros.

Pensando nisso, as redes de franquias têm parcerias com diferentes seguradoras, com variados seguros. Dessa forma, o franqueado pode ofertar serviços de empresas diversas, buscando por bons preços ao consumidor.

Aliás, essa é principal diferença entre um corretor de seguros e um agente de seguros. O primeiro pode trabalhar com diversas seguradoras, enquanto o segundo representa apenas uma delas. Quando as escolhas do cliente são limitadas, a venda de serviços pode se tornar mais difícil.

Qual a melhor opção para abrir franquia de seguro de carros?

Escolher a melhor franquia de seguro de carros para investir é algo que merece atenção. Isso porque, são várias as opções no mercado, com propostas e custos diferentes.

Aliás, o custo do negócio é um dos pontos mais importantes dessa análise. É preciso que você tenha capacidade financeira para investir e manter a empresa. Do contrário, o empreendimento poderá fracassar logo nos primeiros meses, quando o lucro costuma ser mais tímido. 

A seguir, listamos alguns pontos que você deverá considerar na hora de escolher a melhor franqueadora.

Custo da franquia

Abrir uma franquia requer investimento variado, dependendo da marca escolhida. Por isso, é essencial avaliar algumas opções de negócio e verificar sua capacidade financeira. Inclusive considerando os custos mensais do empreendimento.

Uma franquia tem despesas simples, como a taxa de royalties e a taxa de marketing. A taxa de marketing é a que garante o auxílio do franqueado para a divulgação da sua unidade. Já os royalties funcionam como um “aluguel” pelo uso da marca. Saiba mais sobre eles no curto vídeo abaixo!

Reputação da franqueadora

Sem dúvidas, um dos principais atrativos de investir em uma franquia é contar com o suporte da franqueadora. Ele deverá auxiliar o sucesso do negócio, já que a franqueadora saberá como atingir os melhores resultados.

Considerando este aspecto, é essencial que a dona da marca entregue hoje exatamente o suporte que promete ao franqueado.

Por isso, sempre pesquise a opinião dos franqueados atuais. Eles estão satisfeitos com a franqueadora? Se não, por quê?

Sua pesquisa pode ser realizada na internet, em um simples site de busca. Outra dica é entrar em contato com franqueados da marca, por telefone ou e-mail. A própria franqueadora disponibiliza seus contatos, como estabelecido na Lei de Franquias

Satisfação dos clientes

Outro ponto importante é a opinião dos clientes sobre a corretora. Qual a opinião deles? Quais as reclamações mais frequentes?

Se a marca tiver uma má-reputação entre os usuários, será difícil atrair consumidores à sua unidade. Afinal, 97% dos internautas buscam informações online antes de comprar.

Catálogo de serviços

Como explicado, uma franquia de seguro de carros costuma contar com um amplo catálogo de serviços. Assim, o franqueado pode ir além da proteção para carros e obter maior faturamento.

Na hora de escolher a melhor franquia, verifique se essa variedade existe no negócio. Isso te dará uma maior segurança de que o seu rendimento será constante.

Identificação com a marca

Imagine trabalhar com uma marca que tem valores e objetivos bem diferentes dos seus. Além de incômodo, isso poderia ser desestimulante, trazendo problemas ao negócio.

Por isso, antes de abrir sua empresa, será importante verificar se ela combina com o seu perfil. Avalie se o seu modo de atendimento, de escolha dos parceiros e outros aspectos combinam com o seu modo de pensar.

Você representará a marca de franquia em que investir. Nada mais justo que ela também represente o modo como você vê o mundo e os negócios.

Pronto! Agora você já sabe quais as vantagens de abrir uma franquia de carros, e também como escolher a melhor opção.

Na hora de investir, não se esqueça de avaliar se esse tipo de negócio combina com o seu perfil. É essencial ter interesse no setor para atuar nele. Assim, você poderá manter seu entusiasmo em investir tempo e dinheiro no empreendimento.

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Autor: Karen Costa (Editora Encontre Sua Franquia)
31 de março de 2020

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