fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Abrir franquia vale a pena? Lucro e opções


Abrir franquia vale a pena? Se o seu desejo de empreender falar mais alto, essa pode ser a opção ideal em momentos de incertezas. Acompanhe nesse texto razões para ampliar a sua ideia de investimento.

A buscar por um modelo de negócio que converse com seu objetivo de empreender, é um desafio para muitas pessoas. As vezes é preciso pesquisar para chegar a um ponto de partida.

Franquias costumam ser um ambiente promissor, trazem consigo oportunidades de negócios e modelos prontos, com aparato interno completo, para auxiliar os investidores que desejam abrir o seu empreendimento.

Para saber se abrir franquia realmente vale a pena, acompanhe no decorrer deste texto todas as informações, potencial de ganhos e opções de negócios para investir. Veja!

Abrir franquia vale a pena?

Abrir franquia vale a pena por diversas razões, a primeira delas e talvez a mais importante, é o plano de negócios oferecido pela rede de franquias. É ela quem define o passo a passo para o desenvolvimento adequado do seu empreendimento.

Por se tratar de algo definido e testado anteriormente, as chances de funcionar são bem maiores do que uma empresa que inicia do zero, sem a devida organização.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cinco em cada 100 franqueados fecham seus negócios antes de completar dois anos. Enquanto as demais empresas tem um número cinco vezes maior.

Além disso, o ambiente do franchising anda em constante desenvolvimento. Ano a ano as expectativas vem crescendo e reforçam a estabilidade do setor.

Números importantes do franchising

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF) o faturamento do setor de franquias teve um crescimento de 6,9% em 2019, ultrapassando os R$ 174,8 bilhões em 2018.

Também podemos dizer que o setor do franchising é um dos que mais movem a economia. No mesmo estudo, o índice de lojas abertas no terceiro trimestre de 2019 foi de 4,3%, contra 1,4% que fecharam as portas.

O potencial de crescimento desse modelo, auxilia a economia do país criando postos de trabalho para o setor e diminuindo o índice de desemprego.

Em 2019, foram criados mais de 1,3 milhão de postos de trabalho formais em um trimestre, cerca de 4% a mais que o mesmo período no ano anterior. Como resultado desse avanço, 56 milhões de pessoas conseguiram recolocação no mercado.

Ano após ano, os dados de crescimento do setor alcançam resultados satisfatórios em relação a economia e ao desenvolvimento do setor, fortalecendo a ideia de que o ambiente é fértil para os negócios.

Dá trabalho investir em franquia?

Interessados em investir em franquias precisam conhecer bem esse formato e saber que não são opções para quem deseja cruzar os braços, afinal isso não é possível no mundo dos negócios.

Nenhum investimento da frutos sem esforço e nesse modelo de negócio não seria diferente. Esse é o primeiro passo para saber se abrir uma franquia vale a pena ou não.

Na verdade, o que chamamos de trabalho é a sua dedicação em fazer valer o seu investimento. Não existe retorno sem trabalho e ser dono do próprio negócio requer determinação.

É importante entender: você precisa colocar a mão na massa e dedicar tempo, investimentos, treinamento, empenho e força para alcançar aquilo que todo empreendedor deseja, o sucesso. Se você está consciente e decidido está no lugar certo!

Segmentos das franquias

O franchising é dividido pela ABF em 11 segmentos. Essa divisão é bem democrática, oferecendo opções para todos os tipos de empreendedor.

Desde microfranquias com opções menores, mais baratas e com menor risco, até as mais robustas, como lojas físicas de shoppings ou grandes centros comerciais.

Públicos mais jovens com interesse em investir e ter uma primeira experiência comercial, podem contar com o expertise das franquias para iniciar um empreendimento.

Já os mais experientes conhecidos atualmente como, geração prateada (+60), que normalmente estão aposentados ou optaram por uma nova atividade, buscam por um investimento em negócio próprio.

Segundo especialistas, os setores que estão em alta são os voltados para alimentação. Além disso, os serviços de estética e ensino também se destacam. É hora de avaliar em qual deles seu objetivo de o investidor encaixa mais. Acompanhe.

Alimentação

franquia de food service vale a pena
As franquias de alimentação são boas opções de investimento no mercado de franchising

Se tem um setor que lança muitos empreendedores, esse é o de alimentação. A facilidade de oferecer serviços e receptividade do consumidor, acaba atraindo investimentos.

O mercado tem crescido ainda mais com a tecnologia e a implantação dos serviços de venda de comida on-line e delivery. O que reforçou o setor.

Um ambiente muito propício para as novidades do ramo. Com novos perfis de consumidores é possível criar novidades em subsegmentos como de alimentação saudável, universo Fit entre outros.

Além dos fast food que são opções garantidas entre as variações de franquias de serviços alimentícios.

Construção

O setor de construção tem tido grande destaque no franchising, segundo estudo realizado pela Desempenho do Franchising Brasileiro (ABF). De acordo com eles, o setor de Casa e Construção teve um aumento de 9,1% no ano de 2019.

Esse aumento representa uma parcela de consumidores que, aproveitando o momento de estabilidade econômica, investiram mais em pequenas reformas e construções. Quando não podem trocar de casa optam pelas reformar e melhorias.

Beleza e estética

Setores de beleza e estética reforçam uma parcela significativa do mercado de franquias. Estão entre os principais setores que movimentam a economia do setor.

De acordo com uma pequisa da Quorum Brasil, 97% das mulheres não abrem mão de investir em serviços de beleza e estética. Não é a toa que mais de 30% da renda das entrevistadas estão investidos nesses serviços.

Moda e Vestuário

investir em franquia de moda e vestuario
O setor de moda e vestuário está entre os de maior destaque no franchising

Outro ambiente bem promissor nas franquias está o de moda e vestuário. Esse está entre os de maior alta do franchising .

Pesquisadores apontam que esse perfil está diretamente ligado a marcas que buscam democratizar os produtos, oferecendo qualidade aliada a preço justo.

Outras situações que promovem a melhora do setor são as vendas on-line e outros canais como o comércio direto na porta do cliente, por exemplo, que levam o produto ao consumidor cada vez mais a procura de praticidade no dia a dia.

Serviços Automotivos

O setor de serviços automotivos também está dentro das opções de atividades das franquias que tem grande potencial de atividade.

Não é preciso dizer que os carros são uma das paixões dos brasileiros, por isso mesmo os cuidados com veículos estão dentro das necessidades de quem busca mantê-los sempre limpo e conservado.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a frota de veículos em circulação no Brasil chegou a aproximadamente 94 milhões de unidades em 2017.

Portanto existe uma enorme demanda de serviços a ser suprida por franquias de serviços automotivos, reparos, vistorias, limpeza entre outros.

Quanto posso obter de lucro com as franquias?

Após conhecer melhor o ramo e as atividades das franquias chegou o momento de saber se são lucrativas. Que o ambiente é promissor, nós já falamos, mas será que isso significa que é também lucrativo?

Para saber mais sobre isso vamos precisar falar sobre a ROI, essa é uma sigla em inglês da palavra Return Over Investiment, que traduzindo para o português significa Retorno Sobre o Investimento.

Essa é uma métrica de avaliação, relativa ao retorno que cada investimento traz para o seu negócio. Em outras palavras, o quanto ele está rendendo.

Podemos considerar uma das avaliações mais importantes para uma empresa. A mensuração de resultados mostra o que pode ser melhorado ou o que está funcionando no desempenho da atividade.

Para que fique mais simples a compreensão dessa mensuração, vamos exemplificar. Suponhamos que o seu negócio seja uma franquia alimentícia e você decide implantar uma novidade para diferenciar do concorrente.

Cálculo de retorno do investimento

Após um determinado tempo, você vai avaliar se essa novidade tem trazido os resultados que você esperava. Para saber como analisar o ROI é fácil, basta seguir a formula abaixo:

ROI = Retorno do Investimento – Custo do Investimento / Custo do Investimento

Caso o resultado dê um número maior que um, podemos dizer que o serviço vem, realmente, atraindo os consumidores. 

Se for igual a um, ele ainda não obteve resultados que justificassem o investimento. E menor que um, significa que ele está dando mais prejuízo do que lucro. 

Processo de seleção para se tornar franqueado

Depois de estudar bem sobre o franchising, conhecer as opções, modelos de negócios e tudo mais sobre as franquias é preciso iniciar um processo de seleção.

Para se tornar um franqueado, seja de qual modelo for, é preciso seguir um passo a passo. Antes mesmo disso acreditamos que você já tenha analisado em qual delas investir. Acompanhe o processo abaixo.

Contato com  o franqueador

Entre em contato com o franqueador por meio do formulário de contato, disponível no site da franquia.

Nesse momento demonstre seu interesse, deixe seus dados no formulário. O próximo passo será um contato por parte da franqueadora para saber do seu real interesse. Saiba que nesse momento você também está sendo avaliado.

Demonstre seus interesses objetivos e seja realista ao falar sobre sua situação financeira para investir.

É preciso entender que não apenas o valor total da franquia será o valor de investimento, outras taxas também serão cobradas. Esteja ciente e preparado para o decorrer do investimento.

Estude bem a Circular de Oferta de Franquia

Para identificar se abrir uma franquia vale a pena, é importante analisar bem esse documento conhecido como COF, será ele o responsável por ajudar você a tirar todas as duvidas.

Se preciso for, busque orientação jurídica para orienta-lo se o documento está dentro do que é exigido na lei de franquias.

Esse documento é a segurança de que o franqueado e também o franqueador tem de que todas as informações serão cumpridas no ato da assinatura do contrato definitivo.

Saiba tudo sobre a COF neste vídeo.

Conheça a franquia e o setor

Escolha modelos que, além de serem rentáveis, sejam coerentes com a sua vontade de investir. Busque experimentar e sentir o desejo dos consumidores a respeito da franquia.  

Não invista apenas nas expectativas de ganhos, pense em vivenciar diariamente uma atividade que dependerá 100% de sua dedicação, portanto analise o seu potencial de permanência nesse ambiente comercial.

Caso não se identifique com a atividade, logo tenderá a desistir se por acaso sentir desgastado fazendo algo que não gosta tanto.

Defina um bom ponto comercial

O ponto comercial precisa ser bem estudado, afinal é nele que seu potencial de vendas está. Siga as instruções da franqueadora para analisar o melhor ponto e local.

Você pode sugerir a localização mas a avaliação dos especialistas da franquia fazem toda diferença na hora de defini-lo. Você precisa esta onde o seu publico está, esteja atento.

Perfil comercial do franqueado

Para lidar com o mercado é preciso ter um perfil comercial bem engajado. Saber tratar bem o cliente desenvolver bem as demandas internas.

Dessa forma, é importante estar atento aos funcionários, o atendimento prestado e a padronização de informações e até do conhecimento interno sobre os negócios.

Sendo assim é possível gerar confiança e até fidelização para o consumidor

Dedique-se ao negócio

Se empenhe em fazer o seu investimento crescer e dar bons frutos. Essa é a sua oportunidade de se tornar um potencial empreendedor.

Opções de franquia que vale a pena investir

Selecionamos alguns modelos de negócios que tem um potencial de investimento bem interessante para ampliar a sua ideia para o mundo do franchising. Veja a seguir.

Acquazero

Uma ótima oportunidade para quem gosta do ramo automotivo. A franquia Acquazero é a maior rede de franquias de estética automotiva do país. Com mais de 240 franqueados, ela oferece o serviço de limpeza automotiva sustentável.

Com apenas 300 ml de água, um copo americano, é possível realizar a limpeza ecológica de um carro inteiro, isso mesmo.

Normalmente se gasta o equivalente a 300 litros de água em um processo de lavagem comum. Além disso a franquia oferece vários outros serviços para limpeza e conservação de veículos.

Com um valor inicial de R$ 17.820 mil reais é possível se tornar um franqueado da Acquazer. Saiba mais sobre a franquia nesse vídeo.

Banana Food

Um mercado que cresce cada vez mais é o da alimentação saudável. Pensando nesse nicho especifico em grande expansão a Banana Food oferece um uma variação de refeições saudáveis e balanceadas.

Com atendimento personalizado e um cardápio saboroso a franquia vem conquistando cada vez mais clientes.

Em expansão pelo Brasil a marca busca franqueados que compartilhem da proposta de alimentação saudável e bem estar.

Mardelle Moda Íntima

Se você gosta de estar junto ao cliente tem boa desenvoltura e adora o setor de vendas a Mardelle Moda Íntima é o seu perfil.

Fundada em 1995 a Mardelle adquiriu, ao longo dos anos, muita experiência no setor de moda íntima. Sua variedade de peças e ampla diversificação o produto que faz parte do cotidiano das pessoas.

Suas mais de 20 lojas e seis confecções atuam de forma forte no mercado com preço e qualidade que os consumidores buscam.

Com valor inicial de R$ 25 mil é possível se tornar um franqueado da Mardelle Moda Íntima. Veja a experiência de uma franqueada Mardelle e se inspire.

Smart Solution

Especializada em reformas e acabamentos de alto padrão. A rede Smart Solutions oferece em sua cartela serviços de  pedreiro, pintor, eletricista, encanador, gesseiros entre outros.

Há mais de 15 anos no mercado, a Smart Solution tem grande potencial no segmento. Para uma franquia da Smart Solution é preciso investimento  inicial de R$10.000.

Gostou do nosso conteúdo sobre franquias? Viu que o setor de franquia vale a pena e que tem um amplo mercado para seguir? Então se prepare ainda mais acessando gratuitamente o nosso e-book!

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Sair

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *