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Abrir uma franquia de roupa: 9 dicas de sucesso


Abrir uma franquia de roupa é o seu objetivo? Pois saiba que o segmento de Moda é bastante lucrativo e pode ser uma oportunidade interessante para quem deseja investir em uma franquia. Quer saber mais? Acompanhe nesse texto.

O segmento de Moda é um dos setores do franchising que vem registrando resultados positivos, mesmo diante de instabilidades econômicas.

Isso porque, o segmento têxtil faz parte de uma cadeia de produção muito importante no Brasil: são cerca de 27 mil indústrias em todo o País. As informações são do  Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria Têxtil, Confecção e Vestuário (Comtextil) da Fiesp

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2018, o setor de Moda foi o segundo que mais abriu novas unidades, registrando um aumento de 7,6% em relação com o ano anterior.

Ao mesmo tempo, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) identificou, em 2019, um avanço de 4,4% nas venda de roupas do setor em comparação com o ano de 2018. 

Assim, são várias as vantagens de investir em um segmento que só tende a crescer. Pesquisas identificam previsões muito positivas para os próximos anos. Por exemplo, a análise da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo(FIESP), mostra que as tendências do comércio de moda podem crescer  3,1% ao ano até 2021.

Neste texto, apresentamos nove dicas para quem se interessa pelo setor e pretende abrir uma franquia de roupa. Continue a leitura.

9 dicas para abrir uma franquia de roupa

Para se tornar um empreendedor de sucesso, não há duvidas de que é importante se identificar com o setor e o formato de franquia escolhido.

Esses fatores são importantes para a administração e operação da franquia. Principalmente porque os franqueados que trabalham com vendas de roupas costumam passar boa parte do tempo se dedicando ao sucesso da franquia, buscando novas tendências e investindo na qualidade do atendimento aos clientes.

Dessa forma, com a compreensão de sua escolha e com as dicas que vamos apresentar a seguir, é possível ter sucesso ao abrir uma franquia de roupa.

Acompanhe as dicas que separamos nesse artigo e se prepare para o investimento.

1. Defina seu público alvo

A primeira dica é determinar o público alvo do qual deseja direcionar as vendas. Essa estratégia é uma forma estruturar estratégias mais certeiras para atrair os consumidores certos.

Vale lembrar que, quanto mais amplo os nichos de atuação, maiores serão os custos com o investimento na franquia. Isso porque, uma franquia para atender público masculino, feminino e infantil, por exemplo, requer estrutura maior para comportar o mostruário, estoque, além de contar com um equipe de funcionários.

Mas não se preocupe. No franchising existem diversas opções de negócios, com formatos variados e valores de investimento distintos, possibilitando uma entrada maior de diferentes perfis de empreendedores.

Assim, existem opções de franquias baratas segmentadas, voltadas para um nicho específico, que podem ser a sua oportunidade de negócio.

Dessa forma, é possível abrir franquia de loja de roupas infantis, uma franquias de roupa para prática esportiva, loja de pijamas, ou de moda íntima, por exemplo. As opções são vastas.

2. Entenda as oportunidades do mercado

As pesquisas de mercado são fundamentais antes mesmo de abrir uma franquia de roupa. Portanto, não abra mão de um estudo minucioso. Avalie o contexto de moda e vestuário, observe as oportunidades e as tendências do mercado.

Talvez seja mais atrativo investir naquilo que não está sendo oferecido pelo setor. Ao mesmo tempo, mesmo que exista uma demanda já oferecida pelas lojas de roupa, essa pode ser uma oportunidade de concorrência saudável no segmento. Portanto, é essencial avaliar.

Tudo vai depender do local onde você pretende estabelecer o seu tipo de negócio. Portanto, tente compreender melhor o seu futuro cliente e onde ele está. Algumas perguntas simples podem auxiliar a sua compreensão de mercado:

  • Que tipo de roupas as pessoas buscam mais?
  • Quais são as marcas mais procuradas?
  • Qual o tipo físico predominante?
  • Quais são suas referências moda?
  • Como são os hábitos de consumo?

3. Definição do segmento de franquia de loja de roupa

Mulher escolhendo peça intima
As franquias de lingerie são opções de investimento com oportunidades acessíveis e ganhos significativos.

Definindo o seu público alvo, será mais fácil compreender em qual modalidade de negócio você poderá investir.

Assim, definida a sua opção de segmento de moda e o tipo de produto que você vai vender, chegou a hora de estudar o capital necessário para abertura de uma franquia de roupa. Isso porque existem outros custos envolvidos na aquisição de uma franquia, além do investimento inicial.

Uma dica: invista um valor mais acessível, que não irá comprometer a sua renda familiar. Portanto, inicie o seu negócio com um potencial menor. No franchising, existem opções de franquias home office com baixo investimento, o que facilita a entrada de muitos investidores.

Dessa forma, em uma franquia home office, você não precisará investir em aluguel de ponto comercial, arcar com custos relativos à unidade física, contratar funcionários ou adquirir estoque. Nessa modalidade, há a oportunidade de atuar em uma franquia de loja virtual, por exemplo.

Assim, ao longo do desenvolvimento da franquia, você pode optar por aumentar as possibilidades do seu negócio. Muitas redes permitem que os franqueados inicem as operações em formatos mais enxutos e, ao longo do tempo, invistam em uma única física, melhor estrurada.

4. Escolha de ponto para abrir sua franquia de loja de roupa

Como comentamos anteriormente, o franchising trabalha com opções de negócios que exigem ponto comercial para instalação da franquia de loja de roupa e, também, com modelos home office.

Caso você decida investir em uma franquia de loja física, o ponto comercial em que a unidade será instalada é definido em conjunto com a franqueadora.

As redes trabalham com estratégias de geomarketing que auxiliam na escolha mais certeira para implantação da franquia. O know how da franqueadora também garante maior segurança na escolha das localidades.

5. Invista na alternativa virtual

vendas de roupas pela internet
É possível investir em uma franquia e potencializar as vendas por meio da internet.

Falando em novos tempos e pegando carona na tendência de adaptação que estamos vivenciando diante da pandemia do novo coronavírus, as vendas pela internet e o avanço da tecnologia se tornaram aliadas dos franqueados.

Tendências de consumo on-line tornaram cada vez mais presentes em nosso dia a dia, indicando um caminho rentável para muitas franquias que atuam como lojas físicas. É por isso mesmo que você não deve descartar a alternativa de vendas virtual.

Portanto, invista nas vendas on-line, marque com seu cliente as possibilidades de entrega do produto, faça uma lista de contatos, envie sugestões e novidades. Aproveite as diferentes formas de atuação no ambiente on-line para potencializar as vendas.

6. Analise os custos de investimento

Não há como definir o valor de gastos exatos que você terá ao abrir uma franquia de loja de roupas, porém, é possível analisar a que será mais viável dentro de suas expectativas. Afinal, é esperado que o investimento em uma loja física seja bem mais alto do que uma franquia virtual.

Conforme mencionamos anteriormente, existem custos como aluguel, planejamento de implantação, adequação da loja, reforma, gastos de manutenção e outros mais, que são necessários em um ponto comercial.

Entretanto, existem outros custos envolvidos nesse investimento, que são os custos de aquisição de estoque inicial, contratação de funcionários e o capital de giro.

O capital de giro é uma reserva de dinheiro importante para manter a unidade funcionando até que as contas estejam equilibradas e a unidade comece a lucrar. Esse capital cobre custos com aluguel, contas de luz, água e internet, pagamento de funcionários e estoque, por exemplo.

Nesse caso, se você já estiver com um aporte financeiro suficiente para o investimento, ótimo. Basta escolher a opção que esteja alinhada com sua busca.

Caso contrário, escolha uma versão de franquia de roupa home office para começar. É um formato de negócio que exige menor aporte financeiro e, na maioria dos casos, o capital de giro é bem mais em conta.

7. Aproveite o suporte de marketing para divulgar sua franquia

marketing
O suporte de marketing das franquias é um excelente aliado nas vendas on-line.

As franquias são formatos de negócio que proporcionam maior segurança para a atuação do franqueado, ao oferecer diferentes possibilidades de suporte para gestão e administração da uniadade.

Dessa forma, você pode aproveitar desse suporte da franqueadora usufruindo ao máximo das ferramentas disponibilizadas pela franqueadora. Uma delas é o suporte de marketing, voltado para a atuação da franquia e, também, para o desempenho da rede como um todo.

Ou seja, você tem acesso a  ferramentas de comunicação e publicidade, que auxiliam na divulgação da unidade, produtos e serviços. Nesse aspecto, você sairá na frente dos concorrentes atuando com o suporte de ações planejadas para melhorar as vendas e a divulgação da unidade.

8. Pesquise antes de montar sua loja de roupas

Já falamos acima, mas é sempre bom reforçar: à frente da franquia, você terá todo o suporte adequado para desempenhar a melhor operação da unidade. Entretanto, é importante se dedicar diariamente para o sucesso da unidade.

Por isso, escolha por uma franquia que ofereça a melhor condição para que o seu desempenho seja o melhor possível, além de contar com um suporte completo. A melhor forma de você avaliar a opção mais segura é por meio da Circular de Oferta de franquia (COF).

Esse é um documento de grande importância, uma vez que detalha todos as informações sobre o investimento, deveres e direitos de franqueados e da franqueadora.

Assim, você tem as condições de avaliar de concorda com tudo que é discriminado no documento, antes mesmo de decidir pelo fechamento do negócio. Por isso, leia com atenção e avalie com cautela todas as informações contidas na COF.

9. Estude bem o segmento de moda e vestuário

Se tem algo que você deve fazer independente do segmento, é buscar conhecimento sobre o ramo que vai atuar. Se tratando de moda e vestuário, ainda mais.

Dessa forma, as tendências do setor mobilizam os consumidores que tendem a buscar referências na internet com influenciadores digitais. Pesquisas vêm apontando essa mudança no comportamento de consumo de muitas brasileiras.

Dessa forma, é possível que você se torne uma referência no assunto de moda para o seu cliente. Assim, com conhecimento no mercado, você terá autoridade no que sugere como produtos para os clientes, facilitando as vendas e fidelização dos consumidores.

Agora que você já sabe todas as dicas importantes para abrir uma franquia de loja de roupas, veja a seguir algumas oportunidades disponíveis no franchising.

5 opções de franquias de loja de roupa que são sucesso no mercado

franquia de roupa masculina
Existem muitas opções de negócios para abrir uma franquia e roupa, entre elas estão as franquias de roupa masculina.

As oportunidades são inúmeras e, por isso, é bom que você já tenha em mente o seu objetivo de negócio. Porém, caso ainda não tenha, pode se inspirar nos modelos de negócios que trouxemos neste tópico.

Assim, você terá maior conhecimento sobre as segmentações antes de abrir uma franquia de loja de roupas, e poderá avaliar o que for mais adequado para a sua expectativa de investimento. Acompanhe.

1. Mardelle

Mardelle é uma empresa focada em moda íntima. A rede atua há 25 anos no mercado da moda, tendo se tornado referência em qualidade e conforto para seus clientes. 

Assim, com produtos de fabricação própria, as peças seguem tendências do mercado. Além disso, apresenta um bom custo-benefício para os franqueados.

Dessa forma, com um valor de investimento atrativo, a Mardelle trabalha com linhas de roupas para os públicos feminino, masculino e infantil. Os clientes também encontram produtos Plus Size e para maternidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 135 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

Acompanhe o vídeo a seguir para entender mais sobre as vantagens de investir em uma franquia de roupas da Mardelle e se tornar um franqueado de sucesso.

2. Fatto a Mano

Voltada para o público masculino, a rede de franquias atua no mercado desde 1987. Dessa forma, a Fatto a Mano é uma empresa famosa por comercializar camisas com detalhamento e acabamento em alfaiataria.

Antes da opção de franquia de quiosque, a marca atuava apenas com lojas físicas com área mínima de 50 m².

  • Investimento inicial: a partir de R$ 75 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses

3. Lilica & Tigor

Se o seu interesse for abrir uma franquia de roupa infantil, a rede de franquias da Lilica & Tigor é uma das referências em moda para crianças entre zero e 10 anos.

Assim, oferece em sua diversidade de peças, opções para meninos e meninas com temáticas variadas: esporte radical, cinema, diversão em geral, música e games.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 330 mil
  • Faturamento médio mensal: não divulgado
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses

Assim, a marca faz parte do grupo de marcas do clube Marisol. Atualmente, a rede conta com mais de 100 unidades espalhadas pelo Brasil e mundo.

4. My Place

Com cerca de  10 anos de tradição em moda feminina, a marca carioca My Place é vista pelo consumidor como referência no universo de fast fashion. 

Ou seja, os produtos são desenvolvidos para ter um ciclo de vida mais curto do que os demais. A marca atua tanto com lifestyle praia e fitness, quanto com estilo casual.

Para quem sonha ter o próprio negócio, a rede trabalhka com modelo de franquia indicado para shoppings e centros comerciais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 290 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

5. Outlet Lingerie

A franquia Outlet Lingerie é especializada em lingeries multimarcas e tem como proposta atrair o público por meio dos seus preços de outlet. Ou seja, a marca trabalha com descontos de até 70% em peças de colações anteriores. São diversas marcas de roupas trabalhando com a empresa. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 235 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

Para abrir uma franquia de loja de roupa Outlet Lingerie somente será possível o investimento em lojas físicas.

Gostou do nosso conteúdo com dicas sobre como abrir uma franquia de loja de roupas de sucesso? Para saber todas as vantagens sobre o investimento em franquias, baixe nosso ebook gratuito sobre o tema.

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*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Denise Melo
24 de junho de 2020

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