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Acquazero: franquia coleciona franqueados bem-sucedidos


A Acquazero é a maior franquia de estética automotiva do Brasil. Mas, até chegar a este patamar, a empresa precisou estudar muito e encontrar um modelo de negócio diferenciado para o mercado. 

Após a sua criação no final dos anos 2000, a marca se associou a um dos maiores grupos de franquias do Brasil e alavancou a sua expansão, abrindo, por exemplo, unidades no exterior. 

Mas o sucesso só foi possível graças aos ganhos de quem se franqueou à empresa e obteve os resultados esperados. Consolidando a Acquazero no mercado e a ajudando a atingir grandes feitos.

Buscando mais empresários com vontade de crescer, preparamos o texto a seguir para contar um pouco mais sobre a nossa história e como os franqueados conseguiram tanto sucesso em seus empreendimentos. Acompanhe! 

Como surgiu a franquia Acquazero?

A Acquazero surgiu em 2009, na cidade de São Paulo, e foi criada pelo empresário Marcos Mendes. Por causa de uma necessidade, ele decidiu se voltar para o mercado de estética automotiva.

Após pesquisas sobre como o setor estava se desenvolvendo, ele decidiu inovar. Para isso, contratou um especialista para desenvolver o método capaz de limpar um veículo utilizando a menor quantidade de água possível. 

Apesar de já existir uma ou outra empresa oferecendo o mesmo serviço, ele optou por atuar com pessoas de classes diferentes das que seus concorrentes.

O grande momento da Acquazero aconteceu em 2014, com a marca oferecendo seus diferenciais durante a crise hídrica no Brasil.

Durante dois anos, devido aos baixíssimos níveis de água dos reservatórios de água no Sudeste, as pessoas afetadas tiveram que procurar soluções ecológicas para vários tipos de serviços. 

Dessa forma, a marca passou a ser mais procurada pelos consumidores e conseguiu ter o seu primeiro grande momento financeiro. A empresa fechou o período com faturamento de, aproximadamente, R$ 40 milhões. 

Uma das táticas utilizadas para ampliar a receita da marca foi estruturar o negócio já para o modelo de franquias. Mesmo diante das dificuldades de implementação do modelo na época, em 2016 já eram mais de 200 unidades espalhadas pelo Brasil.

Mas a marca queria continuar a se expandir. Então, em 2018, a rede foi adquirida pela holding Encontre Sua Franquia (ESF), do empresário Henrique Mol.

Acquazero e a Encontre Sua Franquia

O grupo Encontre Sua Franquia é uma empresa que surgiu em 2011. Com sede na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, a holding já atingiu mais de mil franquias com suas cinco marcas franqueadas.  

A junção da Acquazero com a ESF aconteceu em 2018 e em duas etapas. No início daquele ano, a holding havia comprado 60% da marca. 

Porém, após seis meses de parceria, ela adquiriu a outra porcentagem e assumiu o controle total das operações da empresa voltada para estética automotiva.

Entre as características do empreendimento, o que mais se destacava era a possibilidade de abrir mais unidades de franquias da marca.

Outro ponto que chamou atenção da Encontre Sua Franquia foi o apelo sustentável da Acquazero. Ter um empreendimento que ajuda a reduzir e amenizar problemas graves para a sociedade ajuda o modelo crescer ainda mais. 

Apostando nessas principais vertentes apontadas acima, o objetivo de Henrique Mol é fazer com que a marca atinja até 2 mil unidades espalhadas pelo Brasil e mundo. 

Atualmente, o processo de internacionalização da marca começou a gerar resultado, com a primeira unidade nos Estados Unidos e outra em processo de implantação.

franquia home office estadunidense da Acquazero
Acquazero e sua franquia home office nos Estados Unidos.

Com o modelo de expansão agressivo, o objetivo da Acquazero é atingir um faturamento anual de R$ 80 milhões nos próximos anos. Tudo facilitado pelo seu suporte, modelos de negócio e treinamentos in loco para os franqueados 

A maior franquia de limpeza automotiva do Brasil

Recentemente, a Acquazero se tornou a maior rede de franquias de estética automotiva do país. A informação foi divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). 

Segundo a instituição, a marca, além de ser a líder do ramo, é a 5º do segmento de serviços automotivos em geral. 

A empresa ficou atrás apenas de franqueadoras que cuidam da manutenção e cuidados ligados ao motor — “Lubrax +” e “Jet Oil”, e das locadoras “Localiza Hertz” e “Unidas Aluguel de Carros”. 

Considerada uma referência na atividade, a franquia atua em um segmento que está em constante crescimento.

Em 2019, de acordo com a ABF, o número de unidades que prestam serviços para veículos cresceu 1,2% em comparação com 2018. Elas também registraram um faturamento médio 7% maior em relação ao ano anterior.

Um dos dados que favorece esse crescimento é o crescente número de carros rodando no Brasil. A média é de quase um carro para cada três habitantes, como mostrou o Observatório das Metrópoles

Ainda de acordo com o estudo acima, apesar do crescimento, o brasileiro demora em média 4,11 anos para trocar de carro. Esse número evoluiu nos últimos anos devido a situação econômica do país. Logo, os veículos precisam de mais cuidados estéticos.

Outro ponto que faz da Acquazero a maior franquia de estética automotiva é a flexibilidade do seu modelo de negócio. Ela é uma das poucas que consegue se adaptar ao bolso do empresário, que pode estudar e escolher qual tipo de empreendimento mais atende as suas expectativas. 

Como funciona a Acquazero?

Vimos até aqui que a Acquazero surgiu com o objetivo de realizar a limpeza com a menor quantidade de água possível. Qualquer veículo pequeno pode ser limpo com apenas 300 mililitros de água pela franquia.

Em contrapartida, os lava-jatos costumam gastar, em média, até 300 litros por cada veículo. A Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda que uma pessoa consuma apenas 100 litros de água por dia.  

Para se ter ideia do tamanho do impacto desse modelo convencional, em um mês de trabalho, um lava rápido pode consumir mais água que o necessário para regar um campo de futebol durante cinco meses. Lembrando que a maioria dos estádios faz esse processo por meio do reúso de água. 

Acompanhe no vídeo abaixo e no restante do nosso texto!

Além da limpeza ecológica, a Acquazero oferece outros serviços que acompanham o mesmo pensamento sustentável. São eles:

  • Enceramento; 
  • Cristalização de Vidros; 
  • Limpeza Técnica de Motor; 
  • Limpeza e Hidratação de Banco de Couro; 
  • Revitalização de Plástico; 
  • Higienização do Ar-Condicionado; 
  • Remoção de Chuva Ácida; 
  • Descontaminação de Pintura; 
  • Oxi-Sanitização; 
  • Cristalização e Revitalização de Pintura; 
  • Vitrificação de Pintura; 
  • Higienização Interna; 
  • Impermeabilização de Estofados; e
  • Polimento em geral. 

Para os franqueados, a marca oferece um suporte diferenciado. São capacitações para atendimento pela equipe de funcionários, desempenho financeiro e implementação de estratégias de negócio. 

É por meio desse cuidado próximo, que o empresário consegue ter mais segurança para conduzir o seu empreendimento rumo aos bons resultados. 

Outra vantagem para quem atua com a Acquazero é o seu aplicativo. Ele permite que o usuário escolha o atendimento na tela, selecione o prestador de serviço, marque o dia e horário e faça o pagamento pelo próprio celular.

Conectando os consumidores aos franqueados, o app ajuda os investidores a criarem a sua rede de clientes. Saiba mais em nosso ebook!

ebook aplicativo acquazero

A Acquazero é um bom investimento?

Por permanecer mais tempo com os veículos, como vimos no estudo apresentado no tópico acima, é natural que as pessoas gastem mais com cuidados para deixar seus carros mais conservados. 

Estima-se que cada dono de carro gasta mais de R$ 1.000 por mês, em média, com manutenção, estética, combustível, reparo etc. Segundo a agência Autoinforme, 10% desse valor é voltado para serviços de limpeza.

Além disso, uma das grandes vantagens de abrir uma unidade Acquazero é oferecer um processo que reduz o consumo de água em até mil vezes, se comparado com lava-jatos convencionais. 

Isso vai de acordo com o movimento dos novos consumidores, que estão em busca de produtos e serviços mais sustentáveis. Como mostra o Panorama do Consumo Consciente no Brasil de 2018.

Aliado aos bons números do mercado, o franqueado Acquazero tem um faturamento médio que parte dos R$ 12 mil e o dinheiro investido pode ser recuperado a partir de três meses. Mas os valores variam de acordo com o modelo escolhido pelo investidor. 

Franquia Acquazero Home Office

As unidades home office são recomendáveis para os empreendedores que desejam atuar sozinhos. Como não há a necessidade de um ponto fixo para atender seus clientes, é possível fechar parcerias com condomínios, empresas etc. 

Apesar de ter essa liberdade, não é permitido que o franqueado atenda em áreas que possuem um grande fluxo de pessoas, como supermercados e shoppings. 

A Acquazero oferece três tipos de home office para o investidor. Eles variam de acordo com a quantidade de serviços que o franqueado pretende oferecer e valores a aplicar. Os modelos estão apresentados abaixo.

Home Office – Básico

  • Taxa de Franquia: R$ 5 mil
  • Abertura da Empresa: R$ 600
  • Capital de Giro: R$ 2 mil
  • Investimento para Operação: R$ 5.820
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 13 mil

Home Office – Intermediário

  • Taxa de Franquia: R$ 5 mil
  • Abertura da Empresa: R$ 600
  • Capital de Giro: R$ 2 mil
  • Investimento para Operação: R$ 8.820
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 16 mil

Home Office – Avançado

  • Taxa de Franquia: R$ 5 mil
  • Abertura da Empresa: R$ 600
  • Capital de Giro: R$ 2 mil
  • Investimento para Operação: R$ 14.820
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 22 mil

Loja Física

Ideal para os empresários com maior capacidade de investimento, as lojas físicas da Acquazero exigem espaços específicos e atuam em áreas como shopping, prédios ou centros comerciais, estacionamentos privados, postos, supermercados etc. 

São dois modelos: Standard e Prime. A principal diferença entre eles, além do capital necessário, é o volume de veículos que consegue atender simultaneamente. 

Loja Física Standard

  • Taxa de Franquia: R$ 15 mil
  • Abertura da Empresa: R$ 600
  • Capital de Giro: R$ 10 mil
  • Investimento para Operação: R$ 38.320
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 63 mil

Loja Física Prime

  • Taxa de Franquia: R$ 25 mil
  • Abertura da Empresa: R$ 600
  • Capital de Giro: R$ 25 mil
  • Investimento para Operação: R$ 71.320
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 121 mil

Desenvolvedor de Área

Com as mesmas características operacionais das lojas físicas, o modelo Desenvolvedor de Área tem como diferença o espaço reservado para a estocagem de produtos. Esse pequeno ambiente extra, que será instalado em uma loja Prime do franqueado, precisa ter cerca de 40 m².

A ideia desse formato é criar um ponto físico para a retirada de produtos por outros franqueados da marca. Assim, o empreender atua, basicamente, como um distribuidor, e garante uma renda extra no final do mês.

  • Taxa de Franquia: R$ 250 mil
  • Capital de Giro: R$ 10 mil

No decorrer do texto, vimos como a crise hídrica no Brasil, entre 2014 e 2016, ajudou a alavancar e impulsionar a maior franquia de estética automotiva do País. 

Tudo graças ao seu modelo de negócio, que possibilita limpar um carro por completo utilizando apenas 300 ml de água. 

Com um serviço sustentável, aliado com a mudança do comportamento dos consumidores, a marca conseguiu se tornar referência no setor e vem atraindo cada vez mais empreendedores para o seu modelo de expansão. 

Entre as vantagens para o franqueado da Acquazero, também está a alta rentabilidade, baixo investimento, aplicativo conectando clientes e prestadores de serviço, suporte, treinamento etc. 

Gostou e quer fazer parte do modelo Acquazero de franquia? Entre em contato com a gente e converse com um de nossos consultores para esclarecer todas as suas dúvidas.

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