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Acquazero: líder de serviços automotivos no Brasil


A Acquazero foi apontada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) como uma das maiores franquias de serviços automotivos do país. Além de ser considerada a número um no setor de limpeza e estética automotiva. 

Na pesquisa, feita em 2019, foram indicadas quais eram as maiores franquias do país por cada segmento. A Acquazero foi a 5º colocada no setor automotivo, e a 1º no seu ramo de atuação (estética automotiva). 

A empresa ficou atrás apenas de franquias que atuam na troca de óleo e outras atividades ligadas ao funcionamento do motor.

Para saber mais sobre como a marca chegou nessa posição no mercado e como ela segue atraindo investidores, acompanhe a leitura com a gente!

Acquazero é referência no segmento de serviços automotivos

De acordo com o levantamento da ABF, em um ano, o número de franquias de serviços automotivos cresceu 3%. Empatado com “Serviços e Outros Negócios” e atrás das franquias de “Alimentação”. 

Esse posicionamento tem uma explicação e acompanha um movimento que une a vida útil dos carros no Brasil e a busca por serviços cada vez mais sustentáveis. Pontos que também impactaram no crescimento das unidades do segmento.

Mercado de automóveis no Brasil

No Brasil, segundo o Observatório das Metrópoles, existe quase 1 carro a cada 3 habitantes. O número é caracterizado, principalmente, pela desconcentração na distribuição da frota de veículos no país, trazendo gradativamente mais automóveis para regiões como Centro-Oeste, Norte e Nordeste. 

Mesmo diante da crise financeira vivida pelo Brasil nos últimos anos, o número de carros circulando não diminuiu. Porém, seu ciclo de vida aumentou. Em média, o brasileiro passou da marca de 1,7 ano com o mesmo carro para 4,11 anos

Como consequência, o usuário passou a gastar mais com peças, serviços, seguros, impostos e acessórios para manter o automóvel com uma estética e qualidade aceitável para uma possível revenda ou troca.  

A agência Autoinforme fez um levantamento onde apontou um gasto médio superior a R$ 1.000 por mês com esses cuidados, sendo que mais de 30% é com combustível e 10% com limpeza e estética.

Procura por serviços sustentáveis

Outra pesquisa, feita entre 2012 e 2018, mostrou que o brasileiro está ficando mais preocupado com o meio ambiente e procurando serviços sustentáveis. 

Segundo o Panorama do Consumo Consciente no Brasil, o número de pessoas que buscam esse tipo de consumo soma 62%.

O comportamento da população no dia a dia e no varejo mostra que 76% dos entrevistados tem hábitos ligados à economia de água. E 20% dos consumidores buscam empresas que cuidam mais do meio ambiente. 

As características deste público aumentam, e muito, a atração para uma unidade Acquazero. Afinal, a empresa se preocupa em economizar água e em utilizar produtos biodegradáveis.

Indo “contra” esse movimento, a vontade de ter um carro próprio manteve seu crescimento, como mostra o mesmo estudo acima. 

Porém, a boa notícia é a aprovação do Rota 2030. O Rota é um programa do Governo Federal que busca aumentar a segurança e a sustentabilidade dos veículos brasileiros por meio de inovações tecnológicas. 

Entre os objetivos do projeto está a eficiência energética. Ela pretende reduzir o consumo de combustível dos novos carros em até 11% nos próximos anos. 

No futuro não muito distante, isso impactará positivamente no crescimento da Acquazero como prestadora de serviços automotivos. Gastando menos com combustível, os usuários terão mais para investir no cuidado com o veículo.

Valores flexíveis 

Um dos sinais que ajudam a manter a Acquazero no topo do segmento de serviços automotivos é a acessibilidade do seu modelo de franquia. A flexibilidade permite que os investidores possam estudar e escolher qual o modelo mais se encaixa ao seu bolso. 

Essa forma de tentar agradar todos os tipos de empresários, acabou fazendo da marca um grande atrativo para quem deseja abrir um negócio. 

Como surgiu a Acquazero?

A Acquazero é uma empresa criada em 2009 no estado de São Paulo, com o intuito de oferecer um serviço diferenciado de limpeza automotiva. 

Sempre preocupada com a conservação ambiental e a preservação dos recursos naturais, ela é capaz de lavar um carro com apenas 300 ml de água. 

Desde 2018, a empresa foi incorporada à holding Encontre sua Franquia e passou a ser sediada na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Desde então, a marca vem crescendo e se expandindo pelo território nacional. 

Os serviços oferecidos pela marca também incluem a limpeza técnica do motor, cristalização de vidros, revitalização de plástico, enceramento, descontaminação de pintura, impermeabilização de estofados e outras várias funções. 

Com um modelo inovador e de alta qualidade, o negócio tem alcançado grandes resultados. Não à toa ele é a maior franquia de estética automotiva do país, segundo a ABF. 

Vamos detalhar mais sobre essa conquista a seguir. Mas antes, veja um vídeo sobre a Acquazero!

Quais os diferenciais da Acquazero?

Além de oferecer um modelo de negócio flexível e adaptável à necessidade do empreendedor, a marca garante que a limpeza ecológica gaste, no máximo, 300 ml de água. Os métodos convencionais, em outras franquias, chegam a gastar até 300 litros de água!

A fim de comparação, a Organização das Nações Unidas recomenda que cada pessoa utilize apenas 110 litros de água por dia. Ou seja, a concorrência chega a consumir, em um carro, quase 3 vezes mais que o ideal. 

Como vimos anteriormente, a Acquazero é considerada uma das maiores franquias de serviços automotivos do país. Mas isso não seria possível sem um trabalho eficiente por trás dos franqueados.

O suporte, os treinamentos presenciais, materiais exclusivos e apoio jurídico ao franqueado dão tudo que ele precisa para atingir a rentabilidade prevista ao assinar o contrato. 

Suporte da franqueadora

A Acquazero possui uma equipe de relacionamento que busca ajudar o franqueado a atingir o desempenho esperado. O empreendedor detecta os possíveis problemas operacionais por meio da troca de informações e relatórios contínuos. 

O suporte atua por meio das equipes de atendimento, desempenho financeiro e implantação de estratégias de marketing.

Caso alguma unidade se destaque das demais, a franqueadora também busca entender o que foi feito e repassa para os demais franqueados. 

Esse cuidado da franqueadora com o empreendedor é o que dará a segurança que ele precisa para desenvolver o seu trabalho. Isso não é a garantia de bons resultados, mas será fundamental para que eles aconteçam. 

Treinamento 

Os treinamentos oferecidos pela rede Acquazero são oferecidos para todos os franqueados. Eles serão responsáveis por preparar os colaboradores e o empresário para as operações da franquia de acordo com os seus padrões de atendimento e operação. 

Eles podem ser feitos nos seguintes modelos:

  • Presencialmente —  As atividades acontecem na sede da marca em Belo Horizonte. Quem optar por participar terá acesso a práticas e serviços em uma unidade modelo. Porém, todos os gastos serão custeados pelo franqueado. 
  • Online — Por meio da Academia de Estudos da Encontre sua Franquia, o empreendedor e seus funcionários terão acesso a aulas que vão ensinar sobre vendas, marketing e operações da Acquazero. Tudo fica disponível para acesso sempre que necessário. 
  • In loco — Exclusivo para quem optar pelos modelos de loja física, o treinamento é feito por um responsável da marca. Ele vai até a unidade e prepara todo o pessoal para executar o trabalho de acordo com os padrões da Acquazero. Os gastos, como de passagem e alimentação do especialista, são de responsabilidade do franqueado. 

Apoio jurídico

Um dos diferencias da Acquazero é o seu apoio jurídico aos franqueados. Mas cuidado: a única atuação jurídica da franqueadora é de orientação ao empreendedor. Seu trabalho está definido na Circular de Oferta da Franquia (COF).

Para saber mais sobre a COF, acompanhe o vídeo abaixo!

Projeto Visual

Para os franqueados que optarem por loja física, a Acquazero disponibiliza todo o projeto visual da unidade. Esse modelo é padrão e foi definido por anos de estudos para achar a melhor forma de se apresentar para os consumidores. 

A identidade visual é a primeira forma que uma marca tem de se comunicar com o público. Ela deve ser bem construída para que atenda os conceitos de qualidade, confiança e idoneidade. 

Por isso a empresa padroniza todas as suas lojas, para evitar que surja unidades que não possuem uma identidade condizente com a Acquazero. O mesmo também vale para as ações publicitárias que forem feitas individualmente. 

Como ser um franqueado Acquazero?

Antes de começar a investir na franquia Acquazero, referência em serviços automotivos, é preciso saber em qual tipo de negócio o seu perfil se encaixa.

A marca busca por empreendedores que se identificam com o ramo de negócio e que estejam dispostos a seguir os padrões que colocaram a empresa como a maior do Brasil no setor de limpeza automotiva.

É aconselhável que o candidato também esteja disposto a trabalhar mais que as 8 horas convencionais. O empresário precisa estar na linha de frente do atendimento e pronto para resolver qualquer pendência que possa colocar o seu negócio em risco. 

Após identificar suas características, é hora de estudar sobre o mercado e qual a sua capacidade financeira. Você deve entrar no empreendimento sem prejudicar a qualidade de vida de sua família e dependentes.

Com todos esses pontos levantados e estando ciente da sua capacidade de investimento, será preciso entrar em contato com a Acquazero. Os consultores da marca, após uma reunião, vão ajudar a definir qual o modelo para sua unidade. Além de esclarecer todas as dúvidas sobre o contrato. 

Para os que optarem por algum tipo de loja física, a empresa também ajuda a definir a área em que sua unidade irá atuar. 

Quais os modelos de franquia?

Como vimos, um dos diferenciais da Acquazero é a sua flexibilidade, que consegue atender várias possibilidades de investimento. Com um investimento mínimo de R$ 17.820 mil, já é possível ser um franqueado da franquia de limpeza automotiva. 

São seis possibilidades de negócio, que vão desde a opção home office até as lojas físicas mais elaboradas e com alto rendimento. A seguir, vamos detalhar todos eles para que você escolha o que melhor atende a sua necessidade.

Home Office

As unidades home office são aquelas em que o empreendedor atua sozinho e em casa, como o próprio nome sugere. Ele não precisa ter um ponto fixo e pode trabalhar como um delivery da Acquazero. 

Ou seja, pode fechar parcerias e montar uma carteira de clientes para atendê-los no trabalho ou na residência deles. Porém, é proibido que o franqueado atue em locais com grande fluxo de pessoas, como supermercados e shoppings. 

São três opções de home office, que variam de acordo com a quantidade de serviços que o empresário fica apto a realizar. O modelo Básico o habilita para 9 funções; o Intermediário, para 11; e o Avançado, para 16 aplicações. 

Os franqueados dessa modalidade da Acquazero também podem ter acesso ao aplicativo que agenda e organiza sua agenda de acordo com os serviços marcados pelo app

Descubra mais sobre o aplicativo Acquazero baixando nosso ebook especial sobre o assunto!

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Loja Física

As lojas físicas da Acquazero possuem duas categorias: Standard e Prime. O importante inicialmente é escolher um local com boa movimentação de pessoas e capaz de atrair o público-alvo da marca. 

A diferença entre os dois tipos de negócios está principalmente no tamanho do espaço necessário para cada loja e onde elas podem ser instaladas. 

Para o formato Standard, só é permitido instalar lojas em prédios comerciais ou espaços como estacionamentos privados, postos, locadoras de carros etc. 

O modelo Prime, por sua vez, pode ter unidades em shoppings, hipermercados ou grandes condomínios, além das lojas de rua. Ambas as unidades possuem o mesmo leque de serviços que podem ser oferecidos.

Desenvolvedor de Área

Uma loja Desenvolvedora de Área exige algumas especificidades, como um espaço entre 150 m² e 500 m² e área de atuação para uma loja Prime. A diferença para os modelos anteriores é que a unidade trabalha também como distribuidora de produtos da marca Acquazero. 

Para isso, ela precisa de um espaço extra de 40 m² para fazer a estocagem. Isso permite que o empresário tenha uma renda extra no final do mês.

Afinal, ele não irá trabalhar apenas atendendo os clientes — servirá como uma área comercial também. Os produtos serão distribuídos/vendidos para outros franqueados Acquazero da região.

Investimento estimado para ser um franqueado Acquazero

Para ter uma franquia da Acquazero voltada para serviços automotivos, não é necessário um investimento tão alto. São vários modelos, que devem ser estudados pelo empresário para descobrir qual o melhor negócio ao seu perfil. 

Home Office – Básico

  • Taxa de Franquia: R$ 10 mil
  • Abertura da Empresa: R$ 600
  • Capital de Giro: R$ 2 mil
  • Investimento para Operação: R$ 5.820
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 17.820 mil

Home Office – Intermediário

  • Taxa de Franquia: R$ 10 mil
  • Abertura da Empresa: R$ 600
  • Capital de Giro: R$ 2 mil
  • Investimento para Operação: R$ 8.820
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 20.820 mil

Home Office – Avançado

  • Taxa de Franquia: R$ 5 mil
  • Abertura da Empresa: R$ 600
  • Capital de Giro: R$ 2 mil
  • Investimento para Operação: R$ 14.820
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 26.820 mil

Loja Física Standard

  • Taxa de Franquia: R$ 15 mil
  • Abertura da Empresa: R$ 600
  • Capital de Giro: R$ 10 mil
  • Investimento para Operação: R$ 38.320
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 73.320 mil

Loja Física Prime

  • Taxa de Franquia: R$ 25 mil
  • Abertura da Empresa: R$ 600
  • Capital de Giro: R$ 25 mil
  • Investimento para Operação: R$ 71.320
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 121.320 mil

Desenvolvedor de Área

  • Taxa de Franquia: R$ 250 mil
  • Capital de Giro: R$ 10 mil
  • Total aproximado do investimento: R$ 260 mil

Taxas Recorrentes

Algumas taxas são cobradas mensalmente para que o franqueado possa continuar utilizando o know-how da marca até o final do contrato vigente. Além disso, também é a garantia que ele terá todo o suporte necessário para desenvolver ações de marketing da unidade. 

Abaixo, explicamos melhor como funciona cada taxa e seus valores para ser um franqueado Acquazero. 

Taxa de Royalties

Os royalties permitem que a marca invista no desenvolvimento da empresa. Assim, ela amplia seu know-how e transmite mais informações para seus franqueados. Isso aumenta a capacidade de venda e rentabilidade das unidades. Cada modelo tem um valor fixado de taxa.

  • Home Office – R$ 250,00
  • Loja Física Standard – R$ 550,00
  • Loja Física Prime – R$ 1.000,00

Veja um pouco mais sobre os royalties no vídeo abaixo!

Taxa de Propaganda

A taxa de propaganda é o valor que a Acquazero arrecada para criar ações de promoção da marca. Ela utiliza suas próprias estratégias publicitárias e marketing para que o franqueado não tenha esse trabalho. Todas as peças são voltadas para as unidades da rede de franquias.

É importante que o empresário siga as recomendações da marca, evitando atritos e situações que possam colocar a empresa em risco. Qualquer propaganda individual, feita pela unidade, deve ser aprovada pela franquia.

Todas as unidades Acquazero têm como taxa fixa o valor de R$ 150.

Como vimos ao longo do texto, não foram só as boas possibilidades de investimento que transformaram a Acquazero em uma referência em limpeza e estética automotiva.

O suporte diferenciado, os treinamentos e a possibilidade de lavar um carro de forma sustentável também foram fundamentais para essa conquista.

Além disso, há um movimento do mercado que ajuda o segmento de serviços automotivos a se desenvolver. Como o crescente número de veículos nas ruas, acrescido pelo tempo de permanência com um automóvel no Brasil. 

Gostou e quer saber mais sobre como se tornar um franqueado da Acquazero e ser referência em serviços automotivos? Entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores. 

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.