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Encontre sua Franquia

Afinal, o que é uma franquia?


Atualizado em

Você já deve ter ouvido falar das franquias e de como esse segmento tem crescido no mercado brasileiro. Mas você realmente sabe o que é uma franquia?

Para aqueles que estão iniciando no universo do empreendedorismo, saber o que é uma franquia é fundamental. Isso porque, a franquia pode ser uma ótima opção para abrir o próprio negócio.

Fora ela, é possível iniciar uma empresa do zero. Mas, neste caso, é necessário montar um plano de negócios e fazer vários testes, até alcançar o sucesso.

Uma franquia, por sua vez, entrega ao franqueado um plano de negócios completo. Nele há, por exemplo, o planejamento da abertura da companhia. Há também informações sobre o aspecto jurídico e financeiro, auxílio para o marketing e mais. 

É importante destacar que este é um segmento em expansão e com inúmeras possibilidades. A seguir, falamos um pouco mais sobre os benefícios de uma franquia e sobre como investir neste tipo de negócio. Acompanhe!

Então, o que é uma franquia?

A franquia nada mais é do que uma estratégia de negócio cada vez mais atrativa. Ela consiste em permitir, a um empreendedor, o uso da marca e tecnologia de uma empresa que já atua no mercado. Este empreendedor fica conhecido como franqueado.

No empreendedorismo comum, o empresário precisa passar por várias etapas para consolidar o negócio no mercado. Os estágios vão desde a escolha do nome e formulação de um produto, até campanhas de marketing.

Não é difícil entender que, para alguém com pouca experiência no assunto, isso pode se tornar um empecilho. É comum, até, que todo o trabalho desmotive o investidor.

Por outro lado, a franquia oferece um negócio “pronto”. Uma companhia deste tipo já foi pensada, estruturada e testada pelo franqueador. Então, mediante um acordo entre as partes, esse planejamento de negócio pode ser colocado em prática pelo franqueado.

Quais as vantagens de se investir em uma franquia?

Os benefícios em se investir em uma franquia são diversos. Principalmente se comparados a todas as etapas necessárias para iniciar uma empresa do zero. 

Mas, antes de optar por uma franquia, é preciso que você conheça o sistema de negócio e quais são realmente suas vantagens. Dessa forma, sua escolha será feita de modo mais consciente e acertado. A seguir, listamos 3 dos benefícios mais importantes deste modelo de empresa.

1. O franqueado fica isento de certos encargos e tributos

calculadora imagem ilustrativa impostos
Os custos de uma franquia costumam ser menores, inclusive em relação aos impostos pagos.

De modo geral, o franqueado possui certas isenções de encargos e tributos. Isso acontece porque ele estabelece uma relação de negócio com seu franqueador, e paga taxas diretamente a ele.

Trata-se de uma espécie de “proteção fiscal”, que se apresenta como um dos grandes atrativos para empreendedores iniciantes. Ela é ainda mais atraente para os que possuem pouco conhecimento tributário. Afinal, esses detalhes ficam sob a responsabilidade do franqueador.

2. O franqueado tem o direito de usufruir de uma marca de sucesso

Um dos maiores desafios para um empreendedor é tornar sua marca conhecida. É fazer com que uma ideia e produto sejam aceitos e difundidos no mercado. Essa não é uma tarefa fácil e exige muito trabalho e dedicação — o que, ainda assim, não garante bons resultados.

Porém, ao comprar uma franquia, o indivíduo atuará em nome de uma grande empresa. Uma companhia com a marca já conhecida e com clientela formada. Os consumidores se sentem mais seguros em comprar com uma companhia de nome já consolidado.

3. O franqueado recebe todo o suporte do franqueador

Um empresário inexperiente pode se sentir inseguro ao abrir sua primeira empresa. Neste aspecto, apostar em uma franquia pode ser mais interessante do que o modelo convencional de empreendedorismo. Afinal de contas, a franquia fornece todo o suporte de que o franqueado necessita para gerir sua unidade. Desde o treinamento de equipe a questões mais burocráticas, como a gestão financeira e escolha do ponto comercial.

Quais os principais modelos de franquias?

Agora que você já conhece as vantagens do franchising, pode estar convencido de que este é o melhor negócio. Antes de aderir a uma franquia, porém, é preciso escolher o seu modelo. São quatro os tipos principais de franquia, e eles mudam conforme o modo de atuação e tamanho. Veja a seguir.

1. Microfranquias

As microfranquias são aquelas que possuem um baixo custo operacional e uma atuação mais simplificada. Sua vantagem principal é a exigência de um investimento inicial menor, de até R$ 80 mil. Em muitos casos, esse tipo de negócio também não exige um ponto comercial. Ou seja, é possível operar uma microfranquia de forma home office.

Devido ao baixo custo, o retorno do investimento nesse modelo é mais rápido. Porém, o faturamento é condizente com o valor investido. 

Um ótimo exemplo deste modelo de franquia é a Encontre Sua Viagem. A empresa apresenta um baixo risco financeiro e possui retorno em prazo menor do que as franquias habituais. Suas soluções para o setor do Turismo incluem passagens aéreas, hotelaria, cruzeiros e mais.

Com custo ainda mais baixo do que uma microfranquia, existem as nanofranquias. Você pode conhecer essa opção no texto “Vale a pena investir em uma nanofranquia?”.

2. Franquia virtual

A franquia virtual pode ser definida como qualquer negócio on-line, adquirido no modelo de franquias e que atua como um e-commerce ou uma agência virtual. 

Com o avanço da internet e da globalização, esse segmento tem se destacado bastante nos últimos anos. Afinal, o consumidor contemporâneo está cada dia mais familiarizado com o ambiente virtual. No Brasil, por exemplo, 7 a cada 10 pessoas fazem compras regulares na internet.

Franquias virtuais são consideradas investimentos de baixo custo. Isso acontece porque elas dispensam pontos comerciais e custos com mão de obra.

3. Franquia Unitária

O modelo de franquia unitária é o mais comum do mercado. Por meio dele, o franqueado tem o direito de implantar a sua franquia em uma unidade física, expandindo a marca da franqueadora. A opção exige um investimento maior, especialmente pela necessidade de reforma e manutenção do espaço.

4. Franquia Máster

Dentre todas as opções de franquia, a Máster é que a requer maior investimento. Com ela, o empreendedor se torna o representante de uma marca em determinada região. 

Por isso, ele gerencia várias unidades da empresa na área. Essas unidades podem ser administradas pelo próprio franqueado, ou então por terceirizados. Em qualquer dos casos, o empreendedor principal (“dono” da região da franquia) receberá parte da taxa de franquia e royalties cobrados dos demais franqueados.

O que é necessário para abrir uma franquia?

A sua decisão por abrir uma franquia vai precisar contar com uma série de etapas para se concretizar. Cada um dos passos é fundamental para garantir que você faça um bom negócio. 

Também é importante conhecer todos os aspectos de administração da empresa, além das taxas e exigências de cada uma. A construção de uma relação sólida com a franqueadora é parte importante para o crescimento da companhia.

1. Informe-se melhor sobre o funcionamento de uma franquia

pesquisa no computador sobre o que é uma franquia
A pesquisa é essencial para descobrir mais sobre as franquias e as oportunidades de negócio do mercado.

O primeiro passo antes de adquirir uma franquia é estudar mais sobre esse tipo de negócio e as suas peculiaridades. É preciso se sentir seguro em relação aos detalhes, compromissos, direitos, deveres, riscos e oportunidades que essa decisão podem lhe trazer.

2. Escolha o ramo de atuação

Escolher investir em uma franquia é apenas o primeiro passo desse processo. Existem inúmeros segmentos disponíveis no mercado, e você deve decidir em qual deles pretende atuar. 

Nossa principal dica é: escolha um segmento com o qual você possui afinidade. Isso porque, a atividade se tornará parte do cotidiano. Gostar do segmento tornará seu trabalho mais simples e produtivo. 

É por este motivo que o empreendedor não deve fazer sua escolha considerando apenas o lucro. Também não vale a pena considerar, exclusivamente, marcas de franquias em ascensão. Se você não gostar do que faz, não terá disposição suficiente para fazer sua unidade prosperar como as demais.

3. Escolha uma franquia com boa reputação

Uma das vantagens de se investir em franquias é receber uma clientela já acostumada com a marca e produto. No entanto, para que isso aconteça, é necessário pesquisar e observar como essa franquia tem se portado no mercado.

Ademais, procure conversar com outros franqueados e ouvir deles como é o suporte oferecido pelo franqueador. Saber dos principais desafios enfrentados em seu dia a dia também poderá te preparar para o trabalho.

4. Entre em contato com a franqueadora

Quem tem interesse em abrir uma franquia precisa se inscrever no site da marca desejada. Afinal de contas, para adquirir uma unidade, o empresário tem seu perfil analisado pela franqueadora. 

Essa análise é importante para garantir que os objetivos e valores da empresa e franqueado combinam. Então, o investidor é convidado para conversar, para que as duas partes tirem suas dúvidas. Franqueado e franqueadora devem considerar a abertura de uma nova unidade como um bom negócio.

5. Analise o contrato de franquia

Nossa última dica diz respeito ao contrato de franquia. Depois de encontrar a empresa com a qual pretende fechar contrato, é essencial que você procure o auxílio de um advogado com experiência nesse tipo de negócio.

A assinatura do contrato é um ato muito importante e precisa ser feita de maneira segura e responsável. Por isso, antes de assinar, visite a empresa, conheça o desempenho do negócio e os detalhes do contrato.

Negócios da Encontre Sua Franquia

A Encontre sua Franquia é uma holding que concentra 6 marcas próprias de franquias. As empresas atuam no setor de turismo, automotivo, beleza e estética, corretora de seguros, alimentação e entretenimento. Ao todo, são mais de 1 mil operações pelo Brasil, com suporte completo da franqueadora.

Acquazero

A Acquazero é a maior rede de estética automotiva do País. Seu carro-chefe é o serviço de limpeza ecológica, que utiliza apenas 300 ml de água. Enquanto isso, uma lavagem comum, em outras empresas, utiliza cerca de 300 litros de água!

Os serviços oferecidos pela franquia também incluem a limpeza interna do veículo, vitrificação de vidro, higienização do ar-condicionado e mais. São quatro os modelos de franquia da marca, incluindo uma opção home office. 

Encontre Sua Viagem

No setor de Turismo, a holding conta com a Encontre Sua Viagem. Para trabalhar com a marca, é possível optar por uma loja física ou uma franquia home office. A empresa oferece ao consumidor serviços como hotelaria, passagens aéreas e viárias, cruzeiros e mais.

Fórmula Pizzaria

Já a Fórmula Pizzaria possui três modelos de negócio. São eles: o delivery; a loja delivery + mesa; e a opção para a montagem em uma praça de alimentação. Assim, os consumidores podem contar com diferentes formas de atendimento, com a entrega em casa ou consumo na loja. Tudo depende do tipo da franquia escolhido pelo empreendedor.

Quisto Corretora de Seguros

Ainda é possível destacar a Quisto Corretora de Seguros. Entre outros serviços, a empresa oferece ao consumidor final seguros para automóvel, saúde e residencial, além da previdência privada. É possível tanto montar uma loja física Quisto, quanto trabalhar no modelo home office.

SUAV

Por fim, há a Suav, clínica de estética express. A empresa tem como destaque o atendimento do consumidor sem hora marcada, facilitando o seu dia a dia. É possível oferecer serviços de Esmalteria, Depilação, Design de Sobrancelhas e Fotodepilação.

Agora que você já sabe o que é uma franquia, coloque seus planos em prática! Pesquise pelos principais segmentos de franquias do Brasil e verifique dados como o investimento inicial e taxa de franquia. Ser um franqueado significa ter independência no seu trabalho e, ao mesmo tempo, ser parceiro do dono do negócio!

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