fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Encontre sua Franquia

Afinal, o que é uma franquia?


Você já deve ter ouvido falar das franquias e de como esse segmento tem crescido no mercado brasileiro. Mas você realmente sabe o que é uma franquia?

Para aqueles que estão iniciando no universo do empreendedorismo, saber o que é uma franquia é fundamental. Isso porque, a franquia pode ser uma ótima opção para abrir o próprio negócio.

Fora ela, é possível iniciar uma empresa do zero. Mas, neste caso, é necessário montar um plano de negócios e fazer vários testes, até alcançar o sucesso.

Uma franquia, por sua vez, entrega ao franqueado um plano de negócios completo. Nele há, por exemplo, o planejamento da abertura da companhia. Há também informações sobre o aspecto jurídico e financeiro, auxílio para o marketing e mais. 

É importante destacar que este é um segmento em expansão e com inúmeras possibilidades. A seguir, falamos um pouco mais sobre os benefícios de uma franquia e sobre como investir neste tipo de negócio. Acompanhe!

O que é franquia?

A franquia nada mais é do que uma estratégia de negócio cada vez mais atrativa. Ela consiste em permitir, a um empreendedor, o uso da marca e tecnologia de uma empresa que já atua no mercado. Este empreendedor fica conhecido como franqueado.

No empreendedorismo comum, o empresário precisa passar por várias etapas para consolidar o negócio no mercado. Os estágios vão desde a escolha do nome e formulação de um produto, até campanhas de marketing.

Não é difícil entender que, para alguém com pouca experiência no assunto, isso pode se tornar um empecilho. É comum, até, que todo o trabalho desmotive o investidor.

Investir em um modelo de franquia é a certeza de colocar o seu dinheiro em uma empresa que já deu certo, passou por todos os principais desafios e que deseja ampliar o seu alcance.  

O investidor tem apenas o trabalho de adquirir o direito de abrir a loja física ou home office (no caso das marcas que possibilitam essa atividade) e começar a executar as atividades da marca de acordo com suas regras.

Outro ponto que o interessado deve observar é a possibilidade de oferecer um produto e/ou serviço que já foi testado, comprovado e aprovado pelo público. 

Como tudo já está à disposição do franqueado, ele só precisa garantir a qualidade do trabalho, a divulgação, a capacitação dos seus colaboradores e o controle e gastos.

Mesmo que a marca não pertença a você, será sua responsabilidade administrar os gastos e investimentos na sua unidade. O ideal é encontrar uma franqueadora que auxilie nesse controle, como a Encontre Sua Franquia.  

Quais as vantagens de se investir em franquia?

calculadora imagem ilustrativa impostos
Os custos de uma franquia costumam ser menores, inclusive em relação aos impostos pagos.

Os benefícios em se investir em uma franquia são diversos. Principalmente se comparados a todas as etapas necessárias para iniciar uma empresa do zero. 

Mas, antes de optar por uma franquia, é preciso que você conheça o sistema de negócio e quais são realmente suas vantagens. Dessa forma, sua escolha será feita de modo mais consciente e acertado. A seguir, listamos 3 dos benefícios mais importantes deste modelo de empresa.

Isenção de certos encargos e tributos

De modo geral, o franqueado possui certas isenções de encargos e tributos. Isso acontece porque ele estabelece uma relação de negócio com seu franqueador, e paga taxas diretamente a ele.

Trata-se de uma espécie de “proteção fiscal”, que se apresenta como um dos grandes atrativos para empreendedores iniciantes. Ela é ainda mais atraente para os que possuem pouco conhecimento tributário. Afinal, esses detalhes ficam sob a responsabilidade do franqueador.

Direito de usufruir de uma marca de sucesso

Como vimos anteriormente, um dos maiores desafios para um empreendedor é tornar sua marca conhecida. É fazer com que uma ideia e produto sejam aceitos e difundidos no mercado. 

Essa não é uma tarefa fácil e exige muito trabalho e dedicação — o que, ainda assim, não garante bons resultados. Porém, ao comprar uma franquia, o indivíduo atuará em nome de uma grande empresa. 

Uma companhia com a marca já conhecida e com clientela formada. Os consumidores se sentem mais seguros em comprar com uma companhia de nome já consolidado.

Para o franqueado, basta pagar os royalties — cobrança que dá direito a usar, explorar e comercializar sobre um bem, serviço ou modelo de negócio — para a empresa que ele está representando. Ou seja, uma taxa à franqueadora.

Acesso a todo o suporte do franqueador

Um empresário inexperiente pode se sentir inseguro ao abrir sua primeira empresa. Neste aspecto, apostar em uma franquia pode ser mais interessante do que o modelo convencional de empreendedorismo. 

Afinal de contas, a franquia fornece todo o suporte de que o franqueado necessita para gerir sua unidade.  Uma franqueadora geralmente garante para seus clientes os seguintes apoios:

  • Supervisão e Serviços de Orientação – Uma equipe fica responsável por ajudar o franqueado a alcançar os seus objetivos. Tudo é feito por meio de conversas e e-mails com o objetivo de esclarecer as dúvidas de mercado;
  • Treinamento – Os treinamentos oferecidos aos empreendedores podem variar, mas normalmente incluem estudos on-line e treinamento presencial. Dessa forma, é possível aprender sobre questões de venda, produto, serviço, marketing e operação;
  • Marketing – Além da troca de aprendizado sobre o tema, o franqueado também recebe modelos e artes padrões da empresa. 
  • Apoio Jurídico – O empresário recebe orientações sobre a abertura da empresa e aspectos jurídicos da relação entre franqueado e franqueadora.

A franqueadora deve estar ao lado do empreendedor desde o treinamento de equipe a questões mais burocráticas, como a gestão financeira e escolha do ponto comercial. Veja mais no vídeo a mais!

Quais os principais modelos de franquias?

Agora que você já conhece as vantagens do franchising, pode estar convencido de que este é o melhor negócio.

Antes de aderir a uma franquia, porém, é preciso escolher o seu modelo. São quatro os tipos principais de franquia, e eles mudam conforme o modo de atuação e tamanho. Veja a seguir.

1. Microfranquias

As microfranquias são aquelas que possuem um baixo custo operacional e uma atuação mais simplificada. Sua vantagem principal é a exigência de um investimento inicial menor, de até R$ 80 mil. Em muitos casos, esse tipo de negócio também não exige um ponto comercial. Ou seja, é possível operar uma microfranquia de forma home office.

Devido ao baixo custo, o retorno do investimento nesse modelo é mais rápido. Porém, o faturamento é condizente com o valor investido. Veja mais no vídeo a seguir!

Um ótimo exemplo deste modelo de franquia é a Encontre Sua Viagem. A empresa apresenta um baixo risco financeiro e possui retorno em prazo menor do que as franquias habituais. Suas soluções para o setor do Turismo incluem passagens aéreas, hotelaria, cruzeiros e mais.

Com custo ainda mais baixo do que uma microfranquia, existem as nano franquias. Você pode conhecer essa opção no texto “Vale a pena investir em uma nano franquia?”.

2. Franquia virtual

A franquia virtual pode ser definida como qualquer negócio on-line, adquirido no modelo de franquias e que atua como um e-commerce ou uma agência virtual. 

Com o avanço da internet e da globalização, esse segmento tem se destacado bastante nos últimos anos. Afinal, o consumidor contemporâneo está cada dia mais familiarizado com o ambiente virtual. No Brasil, por exemplo, 7 a cada 10 pessoas fazem compras regulares na internet.

Franquias virtuais são consideradas investimentos de baixo custo. Isso acontece porque elas dispensam pontos comerciais e custos com mão de obra.

3. Franquia Unitária

O modelo de franquia unitária é o mais comum do mercado. Por meio dele, o franqueado tem o direito de implantar a sua franquia em uma área determinada, sem o risco de sofrer com a concorrência de outras lojas da mesma marca. 

Durante a validade do contrato, apenas ele poderá ter lojas dentro dessa região. Locais comuns que vemos esse molde são shoppings, outlet, galerias etc. 

Caso o mesmo investidor tenha condição de abrir uma nova loja dentro dessa área, ele pode fundar a segunda unidade. Esse modelo também facilita a criação de um plano de expansão — uma preparação estratégica para negócios que atingem seu ponto máximo de crescimento. 

A opção exige um investimento maior, especialmente pela necessidade de reforma e manutenção do espaço. 

4. Franquia Máster

Dentre todas as opções de franquia, a Máster é que a requer maior investimento. É um modelo mais comum para empresas que desejam internacionalizar a sua marca ou expandir sua atuação para outros estados.

Para dar início a esse crescimento, as empresas captam algum investidor local que deseja se desenvolver e ampliar seus negócios. Depois, o capacitam para torná-lo representante em determinada região e o orientam para ajudar a alcançar os objetivos da marca. 

Ele gerencia várias unidades da empresa na área. Elas podem ser administradas pelo próprio franqueado, ou então por terceirizados. Em qualquer dos casos, o empreendedor principal (“dono” da região da franquia) receberá parte da taxa de franquia e royalties cobrados dos demais franqueados.

O que é necessário para abrir uma franquia?

A sua decisão por abrir uma franquia vai precisar contar com uma série de etapas para se concretizar. Cada um dos passos é fundamental para garantir que você faça um bom negócio. 

Também é importante conhecer todos os aspectos de administração da empresa, além das taxas e exigências de cada uma. A construção de uma relação sólida com a franqueadora é parte importante para o crescimento da companhia.

Informe-se melhor sobre o funcionamento de uma franquia

pesquisa no computador sobre o que é uma franquia
A pesquisa é essencial para descobrir mais sobre as franquias e as oportunidades de negócio do mercado.

O primeiro passo antes de adquirir uma franquia é estudar mais sobre esse tipo de negócio e as suas peculiaridades. É preciso se sentir seguro em relação aos detalhes, compromissos, direitos, deveres, riscos e oportunidades que essa decisão podem lhe trazer.

Escolha o ramo de atuação

Escolher investir em uma franquia é apenas o primeiro passo desse processo. Existem inúmeros segmentos disponíveis no mercado, e você deve decidir em qual deles pretende atuar. 

Nossa principal dica é: escolha um segmento com o qual você possui afinidade. Isso porque, a atividade se tornará parte do cotidiano. Gostar do segmento tornará seu trabalho mais simples e produtivo. 

É por este motivo que o empreendedor não deve fazer sua escolha considerando apenas o lucro. Também não vale a pena considerar, exclusivamente, marcas de franquias em ascensão. Se você não gostar do que faz, não terá disposição suficiente para fazer sua unidade prosperar como as demais.

Selecione uma franquia com boa reputação

Uma das vantagens de se investir em franquias é receber uma clientela já acostumada com a marca e produto. No entanto, para que isso aconteça, é necessário pesquisar e observar como essa franquia tem se portado no mercado.

Ademais, procure conversar com outros franqueados e ouvir deles como é o suporte oferecido pelo franqueador. Saber dos principais desafios enfrentados em seu dia a dia também poderá te preparar para o trabalho.

Entre em contato com a franqueadora

Quem tem interesse em abrir uma franquia precisa se inscrever no site da marca desejada. Afinal de contas, para adquirir uma unidade, o empresário tem seu perfil analisado pela franqueadora. 

Essa análise é importante para garantir que os objetivos e valores da empresa e franqueado combinam. Então, o investidor é convidado para conversar, para que as duas partes tirem suas dúvidas. Franqueado e franqueadora devem considerar a abertura de uma nova unidade como um bom negócio.

Analise o contrato de franquia

Nossa última dica diz respeito ao contrato de franquia. Depois de encontrar a empresa com a qual pretende fechar contrato, é essencial que você procure o auxílio de um advogado com experiência nesse tipo de negócio.

A assinatura do contrato é um ato muito importante e precisa ser feita de maneira segura e responsável. Por isso, antes de assinar, visite a empresa, conheça o desempenho do negócio e os detalhes do contrato.

Para compreender todos os passos e dicas para abrir uma franquia de sucesso, baixe o nosso e-book agora! 

banner ebook passos abrir franquia

Que tal entender mais sobre o que é franquia?

Se você leu este texto até aqui, já aprendeu muito sobre franquia, não é mesmo? Mas que tal saber um pouco mais?

Para um conteúdo ainda mais completo, selecionamos um vídeo sobre o assunto. Acompanhe abaixo!

Quais os negócios da Encontre Sua Franquia?

A Encontre sua Franquia é uma holding que concentra 6 marcas próprias de franquias. As empresas atuam no setor de turismo, automotivo, beleza e estética, corretora de seguros, alimentação e entretenimento. Ao todo, são mais de 1 mil operações pelo Brasil, com suporte completo da franqueadora.

Acquazero

A Acquazero é a maior rede de estética automotiva do País. Seu carro-chefe é o serviço de limpeza ecológica, que utiliza apenas 300 ml de água. Enquanto isso, uma lavagem comum, em outras empresas, utiliza cerca de 300 litros de água.

Os serviços oferecidos pela franquia também incluem a limpeza interna do veículo, vitrificação de vidro, higienização do ar-condicionado e mais. São quatro os modelos de franquia da marca, incluindo uma opção home office. 

A estimativa é que o empresário tenha retorno do seu investimento já em 3 meses de atuação, além de um faturamento médio mensal de R$ 70 mil reais.  Mas os números variam conforme o tipo do negócio.

Conheça mais sobre a Acquazero no vídeo a seguir: 

Encontre Sua Viagem

O setor de Turismo é um dos que mais crescem no mundo. São inúmeras pessoas viajando diariamente, buscando novas experiências, aventuras e momentos para fugir do estresse do dia-a-dia.  

Para trabalhar com a marca, é possível optar por uma loja física ou uma franquia home office. A empresa oferece ao consumidor serviços como hotelaria, passagens aéreas e viárias, cruzeiros, seguro de viagem e mais.

A Encontre a Sua Viagem, 5º maior franquia desse segmento do país, faz parte da holding Encontre Sua Viagem. Conheça as características de cada modelo de negócio no vídeo a seguir: 

Quisto Corretora de Seguros

No mercado de 2010, a corretora oferece mais de 90 serviços para seus clientes e um sistema capaz de comparar mais de 20 seguradoras ao mesmo tempo. O sucesso é tamanho, que a empresa já atingiu o crescimento de 900% no ano. 

Entre outros serviços, Quisto Corretora de Seguro oferece ao consumidor final seguros para automóvel, saúde e residencial, além da previdência privada. É possível tanto montar uma loja física Quisto, quanto trabalhar no modelo home office.

Saiba mais:

SUAV

A Suav, clínica de estética express é uma empresa que se destaca no atendimento do consumidor sem hora marcada, facilitando o seu dia a dia. Além disso, ela tem uma margens de lucratividade do mercado de beleza e atinge 20%. 

Com um modelo de negócio moderno e completo, a Suav oferece serviços de Esmalteria, Depilação, Design de Sobrancelhas e Escovaria desde 2014. Seu crescimento vem acompanhando a busca por procedimentos de beleza, que aumenta 10% ao ano desde 2009

Que tal conhecer um pouco mais sobre a franquia no vídeo a seguir?

Mardelle

Mais recente integrante do grupo Encontre Sua Franquia, a Mardelle é uma empresa voltada para o mercado de moda íntima e conhecida pela qualidade dos seus produtos. 

Criada em 1995 por Adele Maria de Britto e Marcus Vinícius Ferreira Gonçalves e com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, a marca está se preparando para um novo salto.

O sucesso adquirido até aqui, a vontade de ensinar novos empreendedores a ter êxito no segmento e a possibilidade de formar uma rede de parceiros forte é o que moveu a marca a fazer parte de um dos maiores grupos de franquia do país.

A empresa oferece modelos de negócio que atende as necessidades para quem deseja abrir uma loja ou trabalhar como home-office. Ela trabalha com linhas para ambos os sexos, além da infantil, noturna e para maternidade.

Descubra as vantagens de investir na marca assistindo o vídeo abaixo!

As franquias são uma estratégia de negócio que atrai vários empreendedores querendo abrir um empreendimento e ter a garantia de rentabilidade e flexibilidade.

É importante que o interessado conheça bem a franqueadora que deseja representar, tenha uma conversa sincera com a outra parte e analise o contrato com cuidado.

Agora que você já sabe o que é uma franquia, coloque seus planos em prática! Pesquise pelos principais segmentos de franquias do Brasil e verifique dados como o investimento inicial e taxa de franquia

Ser um franqueado significa ter independência no seu trabalho e, ao mesmo tempo, ser parceiro do dono do negócio! Compartilhe esse artigo nas redes sociais e mostre para outras pessoas como abrir uma franquia pode ser vantajoso.

Sair

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *