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Agência de viagens: franquia é boa opção para empreender?


Muitas pessoas que buscam entrar em algum tipo de empreendimento, pensam em uma franquia de agência de viagens. Seja para compor a sua renda ou ser a fonte principal de dinheiro. 

Esse é um movimento natural devido aos números do setor de turismo, que ao longo dos anos vem apresentando bons panoramas. Devido a esses dados, o número de empresário interessados nesse tipo de negócio vem aumentando. 

No período de um ano, o número de franquias de turismo cresceu 5%, como mostrou o levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Dessa forma, é comum aparecerem questionamentos se esse é realmente um bom negócio. 

Por causa disso, preparamos esse texto para mostrar como funciona esse tipo de empreendimento, os cuidados que devem ser tomados e quais as vantagens de fazer esse investimento. Boa leitura!

Como funciona franquia de agência de viagens?

Uma franquia de agência de viagens funciona como uma intermediadora entre empresas do setor turístico (hotel, companhias aéreas, traslados, cruzeiros etc) e pessoas que desejam fazer algum tipo de viagem. 

Apenas essas agências podem fazer a comercialização desses serviços. Em resumo, ela apresenta as melhores opções para seus clientes e os mesmos, realizam a compra dos pacotes. 

Vale lembrar que esses passeios podem ser pré-definidos pela intermediadora ou montados de acordo com a necessidade dos consumidores. Também é uma das responsabilidades desse empreendimento opinar e assessorar as pessoas em suas decisões. 

Dessa forma, após o cliente definir o seu destino, concordar e arcar com os valores propostos pela agência, cabe a empresa marcar todas as reservas feitas no acordo. Os viajantes devem receber as informações como hospedagem, passagens, passeios a serem realizados.  

Por que investir em franquia?

Antes de entramos mais sobre as vantagens de investir em uma franquia de agência de viagens, é importante conhecer um pouco sobre esse modelo de negócio quem vem se tornando cada vez mais atrativo para empresários.

Franquia nada mais é do que uma estratégia utilizada por marcas a fim de expandir suas áreas de atuação. Com base no seu know how, ela autoriza outros investidores o direito de comercializar seus produtos ou serviços.

Dessa forma, com base em treinamentos e suportes, as franqueadoras, como são conhecidas, garantem que os empresários seguiram o plano de negócio desenvolvido pela empresa ao longo dos anos e que a consolidou no mercado. 

Por causa dessa forma de fazer negócio, as chances de uma franquia quebrar são cinco vezes menor do que um empreendimento aberto do zero, como mostra o estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Quais as vantagens de investir em uma franquia?

Agora que você conhece um pouco sobre o modelo de franquia, é preciso apresentar as suas principais vantagens em comparação com um negócio aberto do zero. São facilidades e benefícios que tornam o empreendimento de baixo risco. 

Mesmo pessoas que não possuem muita experiência com administração de empresa, podem iniciar sua carreira como empresário.

Muito por causa das obrigações assumidas pela franqueadora, que permite ao franqueado, se dedicar apenas ao desenvolvimento da sua unidade.

Cabe ao futuro investido apenas escolher os pontos comerciais que deseja abrir sua unidade, caso opte por uma física, cuidar da regulamentação do empreendimento e gerir o negócio. A seguir, separamos outras vantagens de abrir uma franquia.

Acesso a uma marca com histórico

Talvez o principal benefício de abrir um franquia, seja a possibilidade de trabalhar com uma marca que possui uma história no mercado e é reconhecida por grande parte dos consumidores. 

Afinal, fazer sua própria marca exige tempo, dedicação e muito empenho para que ela comece a ser respeitada por parte do seu público alvo. Para alguns empresários, a demora nesse reconhecimento pode ser desanimador.

Os franqueadores já passaram por esse momento de provação e todo o caminho díficil foi percorrido. Agora cabe aos franqueados usufruir dessa conquista para aumentar o seu retorno financeiro e ajudar a marca a ser ainda mais reconhecida.   

Encargos e tributos reduzidos

O empresário que decide investir em uma franquia, tem como vantagem saber o valor médio do seu investimento. Ou seja, ele não corre o risco de ser pego de surpresa por diversas cobranças e papeladas de regulamentação. 

Como se trata de um contrato de negócio com uma marca, o empreendedor tem algumas despesas que devem ser quitadas diretamente com a empresa. Todos esses valores são fixos e imutáveis ao longo do período em que for um franqueado. 

As mais comuns são as taxas de franquia, royalties e marketing. Cada uma tem sua finalidade e sazonalidade para ser quitada.

Vale lembrar que apenas a taxa de franquia é paga uma única vez e no ato do contrato, pois ela é responsável por autorizar o empreendedor de começar a explorar a marca. 

Já a voltada para marketing é recolhida para a criação de uma reserva financeira com o objetivo de arcar com campanhas publicitárias para a divulgação de toda a rede. Já para conhecer os royalties, acompanhe o vídeo a seguir!

Suporte e treinamento

Falamos anteriormente no texto que as franquias tem como característica oferecer suporte e treinamento para seus franqueados. Além disso, é por meio dessas ações que ela consegue orientar os empresários a seguir as suas políticas de atendimento e gestão. 

Essa também é uma maneira de ajudar os investidores menos experientes a conduzir os seu negócio. Algumas franquias oferece uma equipe para ajudar o franqueado a alcançar seus objetivos, treinamentos específicos on-line ou in loco e apoio jurídico quando necessário. 

Por meio dessa ação, o empresário tem mais confiança para desenvolver o seu empreendimento. Afinal de contas, ele terá todo um acompanhamento especializado no modelo de negócio dele. Fato que não ocorre com quem abre uma empresa do zero.  

Mercado de franquia de agência de viagens

Investir em franquia de agência de viagem é a chance de apostar em um setor que está em pleno crescimento há anos. Não é de hoje que os números positivos do turismo tem chamado a atenção dos empresários. 

O levantamento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2018, mostrou que o segmento foi responsável por gerar um faturamento de 152 bilhões de dólares, valor que equivale a 8% do total. 

Esse movimento também foi identificado no mundo como um todo. O conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) também em 2018 registrou uma receita global de 8,8 trilhões de dólares. Mais de 10% de toda atividade econômica do planeta.

Já sobre as franquias ligadas ao turismo houve um crescimento de 5,2% no faturamento de 2019, o que corresponde a R$13,2 bilhões do faturamento. Número levantado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF)

Para o futuro, o governo federal está executando o seu plano de expansão do turismo nacional. Até 2022, eles esperam movimentar mais de 100 milhões de pessoas em trajetos nacionais e gerar aproximadamente dois milhões de emprego.

Qual a forma de remuneração da franquia de agência de viagens?

Uma franquia de agência de viagens se sustenta por meio de comissões e taxas de serviços. Essa é a única forma de obter receita nesse tipo de serviço. Assim, é muito importante que o empresário conheça esse detalhe para que possa escolher a melhor franqueadora. 

As taxas são definidas por meio de uma porcentagem sobre a venda de algum serviço e não pode ser adicionada ao valor a ser pago pelo cliente. Quanto mais conseguir oferecer e vender, maior será essa quantia. 

Outra forma de remuneração é por meio das comissões. Essa é uma forma de incentivo oferecido pelas franquias caso venda algum de seus serviços definidos, como os pacotes de viagem. Porém, é importante ficar atento a esse repasse. 

Existem franqueadoras que, caso o cliente opte por fazer o pagamento parcelado, a comissão não chega de forma integral. Uma das melhores opções é contar com as marcas que entregam a quantia total dessa remuneração assim que a compra é registrada, independente de como foi paga.   

6 opções de atuação com uma agência de viagens

O setor de turismo é muito vasto e conta com diversas formas de atuação. Podem surgir pessoas que querem apenas uma viagem comum, outras com um espírito mais esportivo ou aquelas que buscam algo mais religioso. 

Assim, é muito importante que o interessado em abrir uma franquia de agência de viagens conheça minimamente sobre cada uma das áreas de atuação. Dessa forma, ele conseguirá entregar o trajeto que vai mais de acordo com a necessidade das pessoas. 

Por isso, separamos as seis opções do setor para apresentar a você. Vale ressaltar que essa é uma parte muito importante do empreendimento. Sem esse entendimento, as chances do seu negócio ir mal, aumentam. 

1. Executivo

Essa área do turismo é voltado para as pessoas que precisam fazer viagens a trabalho. Durante muitos anos, eles não eram considerados no setor. Porém, por mover uma cadeia que conta com hotéis, companhias aéreas, transporte, comércio local etc, passou a ser visto com uma forma de turismo.

Devido a finalidade das viagens desse público, é importante atender e satisfazer as necessidades desses clientes. Ou seja, investir em um estadia confortável com hotéis que possuem wifi e outros pontos.

2. LGBT

Quem busca esse tipo de turismo se interessa por cidades, regiões e eventos em que a comunidade não tentará impor regras que possam ferir a liberdade do viajante. No Brasil e no mundo há destinos especializados e tradicionais para o recebimento desse público específico. 

De acordo com a Associação Brasileira de Turismo LGBT (ABTLGBT), em 2017, 11% dos pacotes negociados no Brasil, foram para essa parcela da população. Além disso, Esse público consome até 30% a mais do que os demais. 

3. Rural

O turismo rural é uma tendência para a franquia de agência de turismo. Ele tem como foco oferecer diversas de atrações e atividades ligadas a vida no campo. Os locais mais procurados por esse tipo de turismo são os hotéis fazenda.

Com uma gama de ações como andar de barco, pescaria, cavalgadas, contato com a natureza, trilhas e outros, esse é um segmento que tem tido alta procura. 

4. Ecoturismo

Diferente do público que busca o turismo rural, o ecoturismo tem algumas peculiaridades, mesmo que em um primeiro momento pareça a mesma coisa. As pessoas que vão atrás dessas viagens, procuram por atividades como rapel, trilhas, rafting  e entre outros.

Porém, uma das grandes diferenças do ecoturismo é que ele atua apenas em áreas onde a natureza não é afetada pela visita de pessoas. Ou seja, parques com grande circulação, com cobranças altas para ver algo, com estruturas que não pertencem ao ambiente etc. 

5. Terceira Idade

A terceira idade faz parte do público que possui renda, disponibilidade de tempo e vitalidade para viajar. O turismo para idosos é uma solução para que as operadoras tenham clientes mesmo em baixa temporada. 

Vale ficar atento a seguinte dica: para quem vai ingressar nesse mercado é necessário prestar um atendimento atenciosos, buscando estabelecimentos com banheiros, corrimões e rampas próprias. Além do acesso a médicos e hospitais para que todos tenham segurança ao fazer uma viagem. 

6. Intercâmbio

Estudantes interessados em conhecer outra cultura e idioma são os principais consumidores dessa modalidade de turismo. Existe uma ou outra franquia de agência de viagens que negocia apenas pacotes desse tipo. 

Isso porque essas empresas precisam ter atenção redobrada quanto à orientação dos jovens interessados e ainda a burocracia para a realização das viagens.

Perfil ideal para abrir uma franquia de agência de viagens

Os interessados em abrir uma franquia de agência de viagens devem ter perfil comercial, afinal ele trabalhará com a negociação de produtos e de serviços de turismo. 

Como essa é a sua principal atividade, o atendimento ao cliente será fundamental para que ele escolha o seu empreendimento como intermediário. O bom gerenciamento passa também pela atuação na linha de frente das vendas para conhecer o seu público e ganhar autoridade no segmento.

Ter conhecimento em internet é outro fator essencial. Tanto para quem pretende investir em uma franquia home office, quanto para franquias de loja física. Isso tudo porque grande parte das operações é realizada online.

Microempreendedores e pessoas que desejam complementar sua renda também têm um bom campo com esse tipo de negócio. 

Como no caso da Encontre Sua Viagem, uma das marcas mais conceituadas do mercado e que conta com diversas possibilidades para atender a necessidade dos seus futuros franqueados. Para conhecê-la melhor, acompanhe o vídeo abaixo. Acompanhe!

Como abrir uma franquia de agência de viagens?

A seguir, vamos apresentar seis dicas de como escolher a melhor franquia de agência de viagens para empreender. São diversos pontos que ao serem seguidos da forma correta, ajudam o empresário a se associar a melhor marca para o seu perfil. 

1. Estude sua capacidade financeira

O primeiro passo antes de investir em uma franquia de agência de viagens é conhecer a sua real capacidade financeira. Para isso, basta fazer uma analise do caminho que o seu dinheiro percorre. 

Ou seja, de todos valores que entram na sua conta, com o que eles são gastos. São despesas essenciais ou fúteis. Identificando esses pontos, o investidor consegue renegociar as suas dívidas, eliminar o que for desnecessário e conhecer o seu verdadeiro poder de compra. 

2. Pesquise as melhores marcas

Após descobrir o quanto você pode investir sem que prejudique a sua qualidade de vida e das outras pessoas que dependem desse dinheiro, é a hora de pesquisar sobre quais as melhores franquias para o que você pretende abrir. 

Existem diversas opções no mercado como as que são exclusivas para intercâmbio e outras que trabalham em qualquer frente. As que permitem home office ou uma loja física. Tudo deve ser analisado de acordo com o que você pretende.

3. Entre em contato com as selecionadas

O próximo passo é se cadastrar no site das franqueadoras que mais lhe chamou a atenção. Após esse sinal, elas entraram em contato com você para conhecer as suas necessidades, objetivos e o que pretende ao abrir a franquia de agência de viagens.

Com esse contato feito e ela apontando qual o melhor tipo de empreendimento para o seu perfil, será a apresentado a Circular de Oferta de Franquia (COF). Um documento obrigatório que mostra todas as obrigações de ambas as partes durante a vigência do contrato.  

4. Analise a Circular de Oferta de Franquia

Com a COF em mãos, será a hora de estudá-la para conhecer a fundo o negócio que está prestes a assumir. Dentro desse documento será possível conhecer o histórico da marca, seu levantamento financeiro, as regras do empreendimento, os treinamentos, suportes oferecidos etc. 

De acordo com a Lei de Franquias, a circular só pode ser assinada após 10 dias do seu recebimento. Isso garante tempo e tranquilidade para que o empresário consiga estudar com calma o acordo. 

Caso tenha dificuldades, uma dica é fazer essa analise junto a um advogado. Ou se preferir, conversar com os consultores da marca. Conheça mais sobre a COF no vídeo a seguir. Veja!

5. Observe os treinamentos e suportes oferecidos

Como falamos em outras oportunidades ao longo do texto, os treinamentos e suporte são fundamentais para que o empreendimento funcione da melhor forma possível. Dessa forma, o empresário correr menos risco de fechar e aumenta as suas chances de ter um bom faturamento. 

Dessa forma, busque entender como são realizados esses treinamentos, se serão in loco ou on-line. Os materiais necessários serão disponibilizados ou terá um gasto a mais com eles, por exemplo. 

6. Conheça outros franqueados

Por fim, antes de definir em qual franquia de agência de viagens investir, pesquise com outros franqueados da marca como é a relação e comunicação entre a empresa e eles. A COF possui a relação com todos os empresários que fizeram parte ou ainda são franqueados da marca nos últimos dois anos. 

Questione sobre os motivos que os fizeram sair ou renovar a parceria, como o suporte se comporta diante das dificuldades. De que forma a marca ajuda os empresários a atingir os seus objetivo. 

Vimos que abrir uma franquia é algo muito fácil e seguro para quem deseja ter um empreendimento, mas ainda não possui muita confiança. O segredo desse modelo de negócio está principalmente no atendimento personalizado que visa ajudar os franqueados. 

E no caso do turismo, esse é um setor que possui muitas possibilidades de atuação. São pelo menos seis áreas que podem ser exploradas pelo empresário. Que também são movidos pelos bons números que o setor vem colecionando nos últimos anos. 

Gostou e quer conhecer mais sobre franquia de agência de viagens? Acesse o nosso post “Franquia de viagens de turismo: que serviços pode oferecer

Autor: Rodrigo Brito
29 de abril de 2020

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