fbpx

O ano de 2018 se aproxima e, com ele, a esperança dos empreendedores, de termos uma economia mais aquecida, se renova. Diante da retomada e das dificuldades dos últimos anos, é importantíssimo investir em opções de negócios com alto potencial de crescimento.

Para saber onde estão esses promissores nichos de negócio, deve-se olhar com atenção para o mercado em buscas de setores, tradicionais ou inovadores, que resistiram à crise ou que estão prontos para “explodir” com o renascimento do consumo.

opções de negócios para 2018

Veja, a seguir, cinco tipos de negócio que devem arrebentar em 2018!

1. Alimentação

Não é à toa que essa é a primeira ideia que vem à cabeça de muita gente que pensa empreender. Comida, além de uma necessidade inquestionável, pode ser sinônimo de diversão e até de arte. Basta observar a importância que a alimentação tem para os brasileiros, que se reúnem para almoçar, jantar ou simplesmente fazer um lanche e estão cada vez mais exigentes com aquilo que recebem.

Existem oportunidades em todos os nichos, mas alguns tendem a brilhar mais do que outros. Um dos critérios para diferenciar um dos outros é a crise financeira. Com menos dinheiro no bolso, o consumidor passa a evitar opções muito dispendiosas e prefere pratos mais simples e baratos. Um perfil de compra que favorece bastante as franquias do setor.

De acordo com a pesquisa Panorama Global das Franquias do Setor de Food Service, houve um crescimento de cerca de 20% nas franquias de alimentação e bebidas nos anos de 2014 e 2015. Além disso, esse é o setor em que os franqueados mais faturam.

De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de alimentação faturou mais de R$ 9,4 bilhões, apenas no primeiro trimestre deste ano, um crescimento de 6% se comparado ao mesmo período de 2016.

Entre as principais tendências do setor, estão as seguintes:

Delivery

Opções que entregam seus produtos em casa, como a Fórmula Pizzaria, estão um passo à frente, pois levam solução para um dos principais problemas dos consumidores: a indisponibilidade de tempo para sair de casa ou do trabalho para uma refeição.

Comida saudável

Franquias que possam oferecer opções saudáveis de alimentação também estão em alta com o consumidor. Um modelo interessante de negócio nesse nicho é o Mr. Fit, de fast food saudável, que fornece refeições saudáveis para serem revendidas. Outro exemplo, agora com foco no consumidor final, é o Griletto, um fast food de grelhados e parmegianas e que ainda inclui opções fit em seu cardápio.

Outro modelo bem interessante é o da Pita Pit, franquia canadense especializada no conceito “fast casual” e que serve saladas, sucos e sanduíches feitos de pão sírio, conhecidos como “pitas”. No mercado desde 1995, a rede tem mais de 550 restaurantes ao redor do mundo.

Sorveterias

O jeito de vender sorvete mudou. As modernas sorveterias estão menos preocupadas em vender um produto do que estabelecer um conceito que capture o interesse e a fidelidade do consumidor. Agora, elas contam com uma ambientação acolhedora e uma multiplicidade de opções de sabores, que fazem a diferença ao despertar a curiosidade dos clientes, gerando uma identificação maior com os produtos que são oferecidos.

Bons exemplos dessa tendência são a Oggi Sorvetes, que funciona como um verdadeiro supermercado de sorvetes, e a Mil Milkshakes, especializada no ramo de milkshakes desde 2005.

Padarias inovadoras

Negócio tradicional em fase de renovação, as padarias passaram a oferecer novos modelos e serviços ganhando cada vez mais a atenção do consumidor. Um bom exemplo dessa mudança é a Das Brot, padaria com pães especiais e doces importados da Alemanha, além de cafeteria.

Bebidas funcionais

Tendência forte em outros países e que começa a se consolidar no setor de franquias no Brasil são as marcas de bebidas funcionais. Elas consistem, basicamente, em sucos e vitaminas que auxiliam o organismo a manter o desempenho e a saúde. Um exemplo de franquia de sucesso com essa proposta é a DNA Natural, com mais de 70 unidades de norte a sul do Brasil.

2. Beleza e estética como opções de negócios

Outra área que não conhece crise é a de beleza e estética, com seus salões, clínicas e pontos de venda de cosméticos e outros produtos relacionados à autoestima e bem-estar das pessoas. De acordo com informações da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor cresce ininterruptamente há mais de duas décadas e já ultrapassou a marca de R$ 40 bilhões de faturamento.

Uma das justificativas para esse desempenho é a crescente inclusão de famílias em faixas de renda em que esses cuidados, que antes pareciam um luxo desnecessário, tornam-se parte do orçamento e dos valores das pessoas. Também entraram no mapa procedimentos novos, como o design de sobrancelhas e o alongamento de cílios.

Na linha de tendências que devem crescer muito nos próximos anos estão os tratamentos de beleza com produtos orgânicos e os cuidados para homens, que cada vez mais se aproximam do público feminino nos cuidados com a aparência.

Em todos esses setores, há franquias, dos mais variados perfis, que podem ser uma excelente maneira de aproveitar essa onda positiva com menor risco e foco mais clara no público consumidor, já devidamente mapeado, e com um plano de negócios já suficientemente desenvolvido pelos anos de experiências dos franqueadores.

Dentro dessa realidade, são muitas as possibilidades de franquias de beleza e estética que se destacam. Veja, abaixo, algumas delas.

Emagrecimento

São iniciativas que, de diferentes formas, apoiam o cliente na busca pelo emagrecimento saudável. Um bom exemplo é a Eu Magro, franquia dedicada ao emagrecimento e melhora da qualidade de vida de seus clientes.

Por meio de um programa multidisciplinar específico, a Eu Magro possibilita a perda rápida sem a utilização de remédios ou outras práticas prejudiciais à saúde. A proposta é ensinar a pessoa a pensar de forma diferente, permanentemente, garantindo emagrecimento acompanhado de bem-estar.

Depilação

Outro ramo que cresceu muito nos últimos anos foi o de depilação. Franquias como a +Depil levam serviços de depilação com cera e fotodepilação a clientes no país inteiro a preços acessíveis e com qualidade garantida. No caso da +Depil, também é oferecido o serviço de manicure.

Cuidados masculinos

A evolução do mercado de beleza significou, entre outras coisas, ampliar em muito a participação masculina. Esse movimento se deu pelo acréscimo de atendimento a homens em serviços tradicionais, como manicures e depiladoras, mas também pelo surgimento de negócios específicos para esse público, como as barbearias vintage.

Um exemplo da primeira tendência é a rede Sóbrancelhas, que, com cerca de 200 mil atendimentos mensais, passou a contar com homens em sua clientela fixa. Os serviços vão do carro-chefe design de sobrancelhas até serviços mais elaborados, como limpeza de pele, micropigmentação e depilação facial egípcia.

Na mesma linha, a cuticularia Beryllos passou a oferecer o seu inédito conceito de cutilagem (quando se usa uma ponta diamantada adaptada para remover o excesso de cutícula, dispensando o uso de alicate) também para homens.

Por outro lado, o Garagem Barba, Cabelo e Bem-Estar aposta em um ambiente exclusivamente masculino para deixá-los mais à vontade nos cuidados com a estética facial, corporal e capilar.

3. Manutenção de bens

A crise mudou o jeito do brasileiro consumir e, mesmo com o pior momento já superado, os hábitos adquiridos durante o período de sufoco permanecem. Com isso, diminuímos nosso ciclo de consumo e muitas pessoas passaram a apostar no prolongamento da vida útil de alguns produtos que, até então, eram trocados constantemente, como carros, celulares e computadores.

O que pode ser uma péssima notícia para os varejistas também foi o ponto de partida para um novo mercado, composto por empresas dedicadas a reparos e consertos. Com as técnicas e a habilidade desses empreendedores, os clientes passaram a usar esses aparelhos até o limite, preferindo levá-los à manutenção em vez de comprar outros.

Como se trata de uma área em que decidir pela troca ou preferir a manutenção é uma questão que se resolve na ponta do lápis, nem é preciso dizer que qualidade, preços e confiabilidade são as principais características esperadas pelos consumidores.

Trata-se de um nicho em que podem caber iniciativas em áreas tão diversas como oficinas mecânicas de carros ou motos, empresas de serviços gerais (encanador e eletricista, por exemplo), conserto de computadores e informática, recarga de cartuchos de impressoras, manutenção de ar-condicionado e eletrodomésticos, além de reformas de móveis.

Nesse universo de consumo, brilham serviços como os cuidados automotivos, oferecidos pela Auto Spa Express, franquia brasileira voltada para a estética automotiva e lavagem ecológica. O serviço é delivery, indo até o cliente em endereços residenciais ou comerciais.

Em outro nicho, a Disk Reparo também se vale do serviço de delivery para fazer a diferença para seus clientes e ainda economizar na montagem da empresa. A franquia atua na repintura de pequenas avarias e na realização de reparos rápidos, combinando qualidade e agilidade.

4. Varejo de moda

Eis mais um setor que parece ter entrado na vida dos brasileiros para não sair mais. O crescimento da economia no período anterior à crise e a natural preocupação do brasileiro com a sua aparência vêm mantendo esse mercado em constante ascensão, especialmente quando se trata do público feminino.

Não foi à toa que o setor de franquias de vestuário e calçados arrecadou cerca de R$ 136 milhões em 2016, apesar da crise.

Na área de varejo de moda, saber se diferenciar dos concorrentes é uma necessidade para poder ter lugar cativo no coração dos clientes.

Personalidade e conhecimento do gosto dos clientes garantem a algumas marcas um sólido lugar em nichos de consumo. Tudo isso sem esquecer do bom atendimento e de uma boa estratégia de comunicação, apostando no uso de mix de canais disponíveis para se fazer conhecido e engajar seus clientes para a marca.

Um bom exemplo é o da franquia Quiksilver, líder no segmento de surfwear no Brasil e no mundo. Hoje com 700 lojas nos cinco continentes, a Quiksilver quer aumentar sua presença no território brasileiro. A expectativa é abrir mais de 30 unidades em até três anos.

As opções, porém, não param por aí. Franquias como a das Camisetas da Hora e Top Noiva apostam em dois diferentes nichos. A primeira entra de cabeça na moda das camisetas personalizadas, tanto no on-line como em quiosques. Já a Top Noiva investe na tradicional e garantida vertente da venda e aluguel de vestido de noiva, além dos acessórios.

Um setor muito forte é o voltado para os esportes, especialmente aos apaixonados pelo futebol. Franquias como a Torcedor Esporte Clube têm grande apelo com torcedores e se configuram em uma excelente oportunidade de negócio.

Em outro nicho, bem mais específico, estão as lojas voltadas para os torcedores de um clube em particular, como a Gremiomania, a Gigante da Colina, a Santos na Área e a Poderoso Timão, dedicadas respectivamente a Grêmio, Vasco, Santos e Corinthians.

5. Ecoturismo e turismo de aventura

Essa é outra área que a crise pode até balançar, mas não derruba. A sociabilidade do brasileiro e o amor por programações individuais, em casais e em grupos maiores empurra milhões de pessoas todos anos para viajar pelo país e pelo mundo em busca de descanso e diversão.

Nos últimos anos, um destaque especial tem sido dado às iniciativas voltadas ao ecoturismo e ao turismo de aventura, ambos comprometidos com valores que tem tido aceitação cada vez maior da sociedade, como preservação do ambiente e uma relação saudável entre a humanidade com a natureza.

Oferecer atividades que aumentem o contato com a natureza e, eventualmente, proporcionem alguma adrenalina, tem se mostrado um excelente negócio: ciclismo, canoagem, escaladas e rafting, além das famosas trilhas em praias e montanhas, estão entre as atrações mais valorizadas.

Franquias como a Encontre sua Viagem têm apoiado seus clientes na busca por roteiros dos mais diferentes tipos ao redor do mundo, garantindo que eles possam encontrar as doses de descanso e de aventura que precisam, sem ter de se estressar para isso.

Bom, depois de tudo isso, deu para ver que opções de negócios é o que não faltam para quem quer empreender em 2018. Para não perder o momento, que tal ficar de olho nas dicas que preparamos constantemente para quem quer empreender com franquias? É fácil, basta assinar a nossa newsletter!


2 Comentarios

7 atitudes de um franqueado de sucesso - Encontre sua Franquia · 21 de setembro de 2017 at 11:00

[…] mercado de franchising brasileiro se encontra em franca expansão e vem atraindo os olhares dos empreendedores, tanto os grandes como os pequenos. Segundo Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising […]

Mercado de pizzarias: quais as oportunidades e desafios desse ramo? - Encontre sua Franquia · 1 de novembro de 2017 at 15:27

[…] cativar muitos clientes e ter um grande faturamento. Se você quer boas dicas para expandir o seu negócio, curta a nossa página no Facebook. Ficar bem informado é uma peça-chave para o […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Faça parte de um dos maiores grupos de franquias do Brasil!

Preencha com seu e-mail a baixo e receba em seu e-mail as melhores dicas de franquias.

chevron-down