fbpx
  • Fale Conosco:

    (31) 3654-5664

  • E-mail:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Encontre sua Franquia

Brasil é um país empreendedor, por que muitas pessoas não obtêm sucesso?


O Brasil é o país das oportunidades e do empreendedor. Muitos pensam assim, e por isto, não tem medo de arriscar em começar o seu próprio negócio. Outros aproveitam a falta de emprego e tentam sobressair em meio às diversidades de negócios.

Muitos têm sucesso, porém, a maioria fracassa. Mas se o Brasil é um país empreendedor, por que muitas pessoas não obtêm sucesso em seus negócios?

A resposta é simples! Muitas pessoas arriscam no desconhecido, não analisam o ramo que irão explorar, bem como do comportamento do mercado e suas particularidades pelo empreendedor.

Outros por sua vez, por não ter capital de giro, recorrem aos bancos e assumem dividas altíssimas e não conseguem honrar os compromissos com eles assumidos.

Para obter sucesso como empreendedor, é preciso ter foco, afinidade e dedicação no negócio. E não desistir sem persistir! É preciso trabalhar com produtos ou serviços de alta qualidade, para que os clientes não procurem outras opções junto à concorrência.

É preciso inovar, pois a cada dia, surge algo novo no mercado, e o que ontem foi novo, hoje está ultrapassado.

Independente de qual seja sua motivação para se lançar no mercado de empreendedores, é fundamental tomar conhecimento das dificuldades que irão aparecer e estar preparado para vencê-las.

No Brasil, existem várias oportunidades de investimentos em setores que estão em alta, de acordo com o Sebrae, em 2015, os setores que estão em alta são: 

  • Preparo de alimentos para consumo domiciliar e comércio de alimentos;
  • Construção, instalações elétricas, sanitárias, hidráulicas e de gás;
  • Confecção e comércio de roupas;
  • Cabeleireiros, atividades de estética e beleza, comércio de cosméticos;
  • Bijuterias e artefatos semelhantes;
  • Reparação de veículos automotores e motocicletas;
  • Reparação de computadores e equipamentos de informática;
  • Reparação e recarga de cartuchos para equipamentos de informática;
  • Reciclagem.

No entanto, só porque um setor está em alta, não quer dizer que o empreendedor terá sucesso investindo nele. Pois, mesmo que um determinado setor esteja em alta, é necessário antes de qualquer coisa, efetuar um planejamento financeiro e se capacitar.

Então, vamos aprender um pouco mais sobre o assunto e assim, evitar erros comuns, porém fatais para o seu investimento.

Planejamento Financeiro:

É uma projeção de receitas e despesas que indicam a situação econômica de uma pessoa, empresa ou projeto. A partir dele, é possível definir a quantidade de dinheiro disponível e a melhor forma de usá-lo.

Fazendo o PLANEJAMENTO FINANCEIRO correto é praticamente certo que terá sucesso em suas projeções, pois, saberá analisar e aplicar seus investimentos de forma favorável, reconhecendo as melhores oportunidades para seu negócio.

Independente do tamanho do seu investimento, seja ele pequeno médio ou grande, é fundamental que o PLANEJAMENTO financeiro seja COMPLETO e REAL, pois, quando efetuado de forma incorreta, poderá ser o ponto final para sua empresa, ainda que nos primeiros meses de vida. Veja abaixo, três pontos que podem te ajudar a criar um bom PLANEJAMENTO FINANCEIRO.

1 – Reconheça a sua realidade:

Este ponto é fundamental para iniciar seu PLANEJAMENTO FINANCEIRO. Neste ponto, você precisa elaborar um BALANÇO PATRIMONIAL de seu negócio, saber o quanto você tem disponível para investir, o quanto irá precisar para investir e quanto terá disponível para CAPITAL DE GIRO.

2 – Preveja os cenários que podem afetar o seu empreendimento:

Ninguém é capaz de prever o futuro. Disso todos nós sabemos, mas todo empreendedor deve tomar conhecimento das necessidades do setor no qual sua empresa se enquadra, saber quais os períodos de alta e baixa da demanda e se preparar para imprevistos na economia decorrentes de fatores externos.

Por isso, é fundamental definir três cenários diferentes para o seu PLANEJAMENTO, ainda neste ponto, é possível alinhar as suas receitas e a sua estrutura de gastos, definir a receita média de gastos e listar quais serão despesas fixas e variáveis de sua empresa.

3 – Crie um plano de ação:

Elabore um plano de ação que faça tudo o que você planejou sair do papel e se tornar realidade.

  • Defina seus objetivos;
  • Faça um mapeamento das ações necessárias;
  • Elabore um cronograma realista;
  • Divida as tarefas de acordo com as responsabilidades e competências de sua equipe;
  • Analise os resultados;
  • Arquive suas ações e as avalie no futuro.

 

DICA:Fazer uma análise de mercado é muito importante na hora de decidir no que irá investir conhecer o ramo que irá atuar é essencial para que você alcance seus objetivos. Antes de investir em algo, Reflita nessas perguntas:

1) O que quero fazer?

2) Quando quero fazer?

3) Por que quero fazer?

4) Como irei fazer?

Respondendo estas questões, você já terá um grande passo para o sucesso.

 

Sair

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *