Lojas oficiais impulsionaram o segmento, que saltou da 14ª posição em 2011 para a 3ª em 2015, aponta o ranking anual de categorias do Mercado Livre.

Categoria já é a primeira em vendas na Argentina; no México, não figura nem entre as 10 primeiras.

O Mercado Livre, empresa de tecnologia líder em comércio eletrônico na América Latina, anuncia o ranking das categorias com itens mais vendidos no site em 2015. Pelo quarto ano consecutivo “Casa, Móveis e Decoração” foi a categoria que mais cresceu em vendas.

O segmento, que não figurava entre as 10 categorias com mais vendas até 2011 (estava em 14° lugar), passou para a 9ª posição em 2012, para a 7ª em 2013, 5° lugar em 2014 e subiu ao pódio da terceira colocação em 2015.

Entre os motivos do crescimento contínuo estão o aumento da presença de lojas oficiais de decoração no site, como Ricardo Eletro, Insinuante, Madeira Madeira, Polishop, Mania Virtual, Lojas Mel, Buettner e Mezzanine by Westwing, e a maior demanda por itens de casa via internet por parte dos consumidores.

A categoria de Acessórios para Veículos continua a ser muito forte em vendas no Mercado Livre, mantendo-se em primeiro lugar desde 2012. Em seguida vem “Informática” (mesma posição de 2014). A categoria de Casa, Móveis e Decoração, em terceiro lugar, assume o posto que era de “Celulares e Telefones”, que agora ficou na 4ª posição.

276272_579106_tabelas_mais_vendidos_2015_web_

“O consumidor brasileiro atingiu o estágio de compra de produtos menos comparáveis e adquiriu o hábito de comprar produtos de apelo visual e emocional via internet. Este hábito está mais forte a cada ano. O mesmo acontece na Argentina, em que “Casa e Decoração” já é a primeira categoria em vendas”, afirma Leandro Soares, diretor de Marketplace do Mercado Livre Brasil.

De acordo com o executivo, esta mudança de comportamento é gradual, e ocorre há pouco tempo na região latina depois de se consolidar em polos de consumo como Estados Unidos, Inglaterra e China. “No México, por exemplo, a categoria ainda não figura entre as 10 que mais vendem, isso ocorre pelo fato da população estar em momento de compra de produtos comparáveis e de baixa complexidade como eletrônicos, por exemplo”, completa.

Soares também afirma que a Internet tem oferecido, cada vez mais, excelentes fotos e informações sobre os produtos das categorias mais femininas (Casa, Moda, Bolsas e Sapatos, Beleza etc.), como as medidas, as cores, o tipo de tecido – e isso tem aumentado a confiança do consumidor no comércio eletrônico dessas categorias.

Confira na tabela ao lado o ranking das 10 categorias mais vendidas, com comparações desde 2011 no Brasil. Abaixo, está o ranking do último ano na Argentina e no México.

Argentina: 2015 itens mais vendidos

1 Casa, Móveis e Jardim
2 Informática
3 Indústrias e comércio
4 Acessórios para veículos
5 Calçados, Roupas e Bolsas
6 Esporte e Fitness
7 Celulares e Telefones
8 Eletrônicos, Áudio e Vídeo
9 Arte e artesanato
10 Livros, revistas e Comics

México: 2015 itens mais vendidos

1 Celulares e Telefones
2 Informática
3 Calçados, Roupas e Bolsas
4 Eletrônicos, Áudio e Vídeo
5 Acessórios para veículos
6 Eletrodomésticos
7 Games
8 Esporte e Fitness
9 Outras Categorias
10 Saúde e Beleza

55a6ba1b72868

Sobre o Mercado Livre

Fundado em 1999, Mercado Livre é uma companhia de tecnologia líder em comércio eletrônico na América Latina. Por meio de suas principais plataformas MercadoLivre.com e MercadoPago.com, oferece soluções de comércio eletrônico para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos por meio da Internet.

MercadoLivre.com atende a mais de 132 milhões de usuários e criou um mercado com ampla variedade de bens e serviços de uma forma fácil, segura e eficiente. Em abril de 2015, o Mercado Livre Brasil adquiriu a empresa KPL Soluções, provedora de ferramentas de gestão para o e-commerce.

Com a KPL, o Mercado Livre passa a oferecer sistemas de ERP e back-office para empresas de e-commerce – mais um serviço de seu ecossistema de soluções.

O site é um dos 50 sites com mais Page Views do mundo, oitavo site de e-commerce mais acessado do planeta e é a plataforma de varejo líder em visitantes únicos em cada país onde opera na América Latina, de acordo com métricas fornecidas pela comScore Networks.

Uma das empresas vencedoras do prêmio Top of Mind DataFolha Internet 2012, categoria e-commerce e Marca Mais Buscada no Brasil em 2012 e a marca mais buscada na categoria de compras em 2013, segundo o Google Zeitgeist, ranking divulgado pela companhia sobre as palavras mais buscadas a cada ano em seu site. Está listada na Nasdaq (MELI), tendo iniciado a oferta pública em 2007.

 

Categories: MERCADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Esclareça suas dúvidas pelo Whatsapp.
Enviar pelo whatsapp

Faça parte de um dos maiores grupos de franquias do Brasil!

Preencha com seu e-mail a baixo e receba em seu e-mail as melhores dicas de franquias.

chevron-down