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Centro automotivo: saiba porque investir no modelo franquia


Abrir uma franquia de centro automotivo pode ser uma boa solução para aquele empresário que sempre quis trabalhar com carros, mas que não sabia por onde começar. E diante de um mercado tão promissor, essa pode ser a hora certa. 

Uma das vantagens de trabalhar com centro automotivo é poder oferecer serviços e soluções que dificilmente são encontradas em oficinas mecânicas de bairro. Esse empreendimento tem como característica entregar diagnósticos e manutenções mais técnicas e com preços justos. 

Por mais que o empreendimento exija um investimento maior, é a chance que o empresário tem de entrar no mercado com um marca respeitada e aceita por grande parte do público. 

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para mostrar quais as vantagens de abrir esse tipo de empreendimento e os motivos que justificam o alto investimento desse modelo de franquia automotiva. Acompanhe a leitura!

O que é uma franquia de centro automotivo?

Uma franquia de centro automotivo é responsável por realizar serviços de check-up e manutenção. Apesar de parecer que não há muita diferença com uma oficina mecânica, vale frisar que os profissionais desses centros possuem maior conhecimento técnico. 

Além disso, se espera que eles tenham habilidades práticas para detectar o problema do veículo e entregar a melhor solução para os clientes.

Outra diferença com relação às tradicionais oficinas é a possibilidade de encontrar serviços ligados à elétrica e estética. 

O que faz desses profissionais mais bem preparados que os demais mecânicos é o acesso à tecnologia que os centros automotivos oferecem. É comum encontrar cada vez mais computadores e aparelhos que ajudam a fazer medições e checagens mais efetivas. 

Normalmente, estão disponíveis serviços como mecânica em geral, injeção, ignição e alinhamento. Assim como o balanceamento, suspensão, lanternagem, martelinho de ouro, polimento ou descontaminação ou vitrificação de pintura

Por que investir em uma franquia de centro automotivo?

Estima-se que no Brasil existem, aproximadamente, um carro para cada três habitantes, de acordo com dados do Observatório das Metrópoles. Essa paixão por veículos vem tanto da facilidade em se locomover com um automóvel, quanto do status que esse bem traz. 

Por isso, quem tem um carro se preocupa em mantê-lo bonito e bem cuidado. De acordo com uma pesquisa realizada pela agência Autoinforme, o brasileiro gasta mais de mil reais por mês com combustível, peças, serviços, seguros e impostos. Sendo que quase 30% disso é gasto apenas em serviços mecânicos ou estéticos. 

Existe também outro motivo para que as pessoas fiquem cada vez mais tempo com seus veículos. Devido a crise financeira que o país enfrentou nos últimos anos, o tempo médio de permanência com um carro aumentou para quase cinco anos

Além disso, ao observarmos o mercado de franquias automotivas, o avanço dos gastos e do período de troca tem grande repercussão no setor. Principalmente nas empresas que prestam algum tipo de serviço.

Seja a troca de óleo, aluguel, limpeza ecologicamente correta ou franquia de centro automotivo, as marcas têm aproveitado muito bem os números. Não à toa, as franquias desse tipo faturaram R$ 6,3 bilhões em 2019, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Ainda segundo a instituição, o segmento foi um dos que mais cresceram no país. As empresas do setor ficaram atrás apenas das marcas ligadas à Alimentação, Comunicação e Casa. 

Além disso, a importância do ramo para o setor de franquias em geral é tamanho, que atualmente existem duas marcas entre as 10 maiores redes de franquias do Brasil. Ambas com mais de 1,4 mil unidades espalhadas pelo país e muito bem consolidadas. 

Como escolher a melhor franquia de centro automotivo?

No tópico anterior, foi possível observar que o número de carros no Brasil tem crescido a cada ano. Dessa forma, o mercado passou a chamar mais atenção dos empresários que sempre sonharam em ter um empreendimento ligado a veículos. 

Porém, antes de definir qual franquia de centro automotivo você irá abrir, é preciso seguir alguns passos. Assim, seu investimento será feito de uma forma segura e sem correr grandes riscos. 

Para se tornar um investidor de sucesso no ramo das franquias, é preciso que, antes de tudo, o empresário tenha um conhecimento básico sobre o setor que está prestes a entrar. Principalmente quando se trata de carros

Os veículos, em muitos casos, possuem uma história marcante para os proprietários, seja por ser o primeiro carro ou por ter pertencido a uma familiar, por exemplo. Dessa forma, é necessário um cuidado especial para que conduza o seu serviço da melhor forma possível. 

Se você realmente gosta do setor e acredita que a mudança da sua vida profissional está neste empreendimento, veja algumas dicas para escolher a melhor franquia de centro automotivo abaixo. 

Estude a fundo sobre o setor

Antes de iniciar uma empresa, independentemente da área em que ela atua, cabe ao investidor conhecer o seu setor. Principalmente para os empresários que decidirem trabalhar com serviços ligados à estética automotiva. 

Assim, ao abrir uma franquia, será necessário que você estude bem todos os serviços que você está prestes a oferecer. Também é importante saber como a franqueadora trabalha com seus franqueados, de que forma os consumidores a enxergam etc. 

Por exemplo: mesmo que você nunca tenha ouvido falar de alguma marca específica, isso não quer dizer que ela é desconhecida. Dessa forma, caso o modelo de negócio dela chame sua atenção, faça esse levantamento. 

Além disso, não se esqueça de conversar com outros franqueados da marca. Na Circular de Oferta de Franquia (COF) é possível encontrar uma lista com todos eles, até mesmos os que não fazem mais parte da rede. 

Vale lembrar que a COF é o principal documento sobre a franquia. Ele irá mostrar os direitos e deveres de ambas as partes do negócio.

Os principais itens apresentados são os treinamentos oferecidos, tipos de suporte, valores para iniciar o empreendimento, entre outros. 

Para conhecer mais sobre a Circular de Oferta de Franquia, confira o vídeo abaixo!

Faça um levantamento financeiro

Uma das coisas que mais atrapalham o sucesso de uma empresa é o imediatismo para ver os resultados. Ou seja, em quanto tempo você obterá o lucro e qual a rentabilidade do empreendimento. Podemos dizer, então, que esse é o primeiro passo para o fracasso de um investimento. 

Dessa forma, cabe ao empresário ter calma e fazer a análise financeira antes de começar a empreender.

Esse estudo vai garantir a segurança das suas economias pessoais, mantendo a qualidade de vida de seus familiares, e identificar pontos importantes para sua consolidação no mercado. 

O primeiro passo para fazer esse levantamento é mapeando o caminho que o seu dinheiro faz. Ou seja, como ele chega e quais as dívidas e gastos são responsáveis pela a sua saída. 

Assim, com essas informações em mãos, será possível renegociar suas dívidas, para que sobre uma quantia maior no final do mês. O franqueado que inicia seu empreendimento com essa mentalidade já está um passo à frente para conseguir uma boa gestão financeira. 

Com essa administração realmente efetiva, é possível identificar o potencial do seu negócio. Além, é claro, de quanto tempo você vai precisar para ter o retorno do seu investimento.

Essas informações são indicadas pela franqueadora na COF. Mesmo assim, seu planejamento pessoal é essencial, pois vai garantir que os ganhos e prazos previstos aconteçam.

Escolha a franquia com melhor custo-benefício

Independente da franquia de centro automotivo que você escolher, todas vão exigir um investimento específico. Talvez  o mais conhecido seja a taxa de franquia. Essa quantia é responsável por permitir que o empresário explore comercialmente a marca que escolheu. 

Após esse valor pago, surgirão, nos próximos meses, as despesas periódicas da franquia. Como royalties e fundo de propaganda.

Cada uma dessas taxas tem sua finalidade. Elas podem ser fixas ou pagas de acordo com uma porcentagem do seu faturamento bruto.

O fundo de propaganda é uma reserva para realizar campanhas publicitárias e de marketing. Enquanto isso, os royalties são responsáveis por manter o direito do empresário de utilizar a marca da franquia. 

Para entender melhor como funciona a taxa de royalties, veja o vídeo a seguir!

Contrate os melhores colaboradores

Uma boa equipe por trás da empresa é o segredo para o sucesso de uma empreendimento. Mas nem sempre é fácil achar colaboradores ideais. Por isso, existem treinamentos e cursos de capacitação, para que o empresário possa prepará-los e os torná-los melhores.

Vale lembrar que esses cursos também devem ser feitos pelo investidor. Por isso, foque na franquia de centro automotivo que oferecer essas atividades de forma completa, seja in loco ou no ambiente virtual.  

Voltando para os colaboradores do seu centro, não se esqueça que eles carregarão a marca do negócio. Então, é preciso que estejam bem preparados, para que os clientes sintam-se confortáveis. 

Além disso, um bom atendimento pode fazer o faturamento da empresa aumentar consideravelmente. Especialistas afirmam que, em alguns casos, o valor do serviço não é levado em consideração quando se há um atendimento e trabalho de qualidade. 

Dessa forma, quanto mais seus clientes estiverem satisfeitos, maior será a propaganda boca a boca obtida. E a fidelidade deles ao seu negócio.

Uma equipe qualificada começa por um líder que dê exemplos e esteja sempre em busca e aberto a novas descobertas.

Busque por franquias que foquem na tecnologia

Vivemos em uma Era onde a tecnologia se tornou fundamental para os produtos e serviços. Muito se engana quem pensa que ela está presente apenas nos computadores ou smartphones.

Podemos encontrar a tecnologia nas roupas que vestimos, nos alimentos, equipamentos e mais.

O setor automotivo é um dos que mais tiram proveito das tecnologias. Inclusive, várias soluções que usamos em nossos carros comuns vieram de outras áreas. Atualmente, temos veículos com wi-fi no interior, por exemplo.

Até o combustível utilizado foi aprimorado para causar menos danos ao motor. Também podemos encontrar tecnologia nos óleos usados na lubrificação, no combustível, nos pneus e até na forma de lavar o veículo. Tudo visando maior sustentabilidade do setor.

Dessa forma, para oferecer o melhor serviço possível, é aconselhável que o franqueado busque pelas marcas que também podem trazer algum tipo de inovação para os seus clientes.

Além do bom atendimento, mais de 50% das pessoas preferem pagar mais caro para ter uma experiência diferenciada. Seja para realizar algum serviço ou comprar algum produto.  

Conheça os seus concorrentes

Apesar de ter uma boa quantidade de concorrentes no mercado, isso não quer dizer que não exista espaço para o seu empreendimento. Porém, para que consiga se destacar diante deles, é necessário que você os estude. 

Ou seja, faça um levantamento dos pontos fortes e fracos dos seus concorrentes, compare com os da sua franquia e busque alternativas para explorar e melhorar todos os pontos, focando sempre no mais fraco para o mais forte. 

Dessa forma, será possível comparar as estratégias, para descobrir quais são realmente efetivas para você.

Além disso, vimos até aqui que preço é um dos fatores que menos importam para os consumidores — muitos buscam um bom atendimento e boas experiências.

Mesmo que seus concorrentes estejam há mais tempo naquela região, ter uma franquia de centro automotivo ajudará a iniciar o seu negócio com a reputação de uma marca consolidada no mercado. 

Para entender melhor a vantagem de ter concorrentes e o porquê você não se deve assustar com eles, veja o vídeo a seguir!

Entrar para o mercado automotivo traz diversas possibilidades para quem é apaixonado por carros ou outro tipo de veículo. É um mercado que está em constante crescimento, e a expectativa para os próximos anos são números ainda melhores.

Porém, para conseguir aproveitar o momento, é necessário pesquisar muito bem sobre a marca desejada. Ela precisa cumprir alguns requisitos para que você tenha sucesso, lucro e rentabilidade fazendo o que gosta. 

Gostou do nosso texto? Veja mais sobre as franquias automotivas no artigo: Franquias de serviços automotivos: tudo que você precisa saber.

Autor: Rodrigo Brito
8 de Maio de 2020

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