Delivery de refeições já é uma prática popular no país há muitos anos, mas o desenvolvimento tecnológico relacionado à comunicação mobile fez com que novos canais para pedir comida fossem criados.

Se antes a única opção era fazer a solicitação por telefone, hoje boa parte dos restaurantes e lanchonetes recebem, também, pedidos pela internet e pelos aplicativos de delivery, que rapidamente se popularizam no país e no mundo.

Esses apps ganharam bastante notoriedade porque, ao reunir vários restaurantes em um só lugar, geram mais praticidade e comodidade para o consumidor, que pode escolher o que deseja comer e realizar o seu pedido sem ter que fazer uma ligação.

Na prática, eles funcionam assim: o usuário faz o download do aplicativo de delivery, insere o seu endereço e visualiza todos os estabelecimentos cadastrados na plataforma e que atendem o local onde ele está.

O consumidor então analisa o cardápio de cada restaurante, escolhe o seu prato favorito e simula o valor total, já com a taxa de entrega inclusa.

Se estiver tudo certo, ele finaliza o pedido e aguarda. Muitos aplicativos ainda notificam o cliente sobre o recebimento do pedido no restaurante e informam um prazo de entrega.

A maioria dos apps aceitam o cadastro de estabelecimentos de todos os segmentos como, restaurantes, lanchonetes e pizzarias, bastando que o dono do local faça o seu cadastro na plataforma.

As pizzarias, especificamente, podem ter ainda mais vantagens em sua operação se optarem pelo uso dos aplicativos. Se você tem uma franquia de pizzaria, confira a seguir, porque deveria investir em aplicativos de delivery já!

Operação pensada para o delivery 

As pizzarias já saem na frente da concorrência porque o seu formato, muitas vezes, já foi pensado para o delivery.

Diferente de restaurantes que estão entrando só agora no ramo de entrega e tinham como carro chefe o modelo de operação na qual o consumidor vai até o estabelecimento e consome no local.

A maioria das pizzarias, mesmo que tenha um salão para receber os clientes, também já está preparada para fazer entregas.

Sendo que, muitas vezes, o delivery é a forma de operação mais forte.

Isso significa que, além do negócio já estar adaptado para receber e fazer entregas, o consumidor também já está bem acostumado com esse formato e sabe como funciona.

Baixo custo para participação 

A maioria dos apps não cobra para que um restaurante se cadastre em sua plataforma. A remuneração geralmente acontece apenas quando o estabelecimento recebe um pedido, momento no qual o aplicativo cobra uma comissão.

E mesmo que isso possa representar um custo extra para a sua franquia de pizza, como o aplicativo também auxilia na divulgação.

Uma vez que o consumidor pode descobrir a sua pizzaria pelo app, os aplicativos de delivery podem fazer com que você acabe economizando em outras formas de divulgar o negócio, o que também compensa o investimento.

Grande volume de público 

Os aplicativos de delivery já são muito populares entre os consumidores, e incluir a sua franquia de pizzaria neles pode ser um passo importante na aquisição e fidelização de clientes.

Para se ter uma ideia, o iFood, um dos principais aplicativos de delivery de comida, já tem mais de 10 milhões de downloads no Google Play, a loja de apps dos usuários de Android.

O concorrente PedidosJá, conta com mais de 5 milhões e o mais recente SpoonRocket já foi baixado mais de 500 mil vezes na plataforma do Google.

Ainda que não conheçam a sua franquia de pizzaria, os usuários destes e de outros aplicativos de delivery que moram na região vão localizar o restaurante. Com isso você ganha um grande público consumidor para explorar!

Maior credibilidade

Um dos recursos mais comuns nos aplicativos de delivery é a classificação dos estabelecimentos.

Os clientes avaliam o atendimento, a rapidez na entrega e a qualidade da refeição e fazem comentários que são fundamentais para construir a credibilidade do seu negócio.

Quem nunca provou uma pizza da sua franquia, provavelmente vai tirar um tempo para analisar o feedback dos consumidores antes de fazer o pedido, e isso é crucial para que sua franquia conquiste novos clientes.

Mesmo quando o retorno é negativo, a marca pode aprender muito sobre o gosto e as preferências do consumidor.

Além disso, se mostrar aberta a corrigir erros e a otimizar sua produção são atitudes que impressionam os clientes e costumam ser valorizadas por eles.

Manutenção periódica

Quem opta por ter um aplicativo próprio para sua pizzaria pode ter algumas vantagens, mas também precisa ter tempo e conhecimento para fazer a manutenção da plataforma.

Porém, considerando que a operação de uma franquia de pizzaria costuma ser bem dinâmica, entre receber pedidos, preparar as pizzas e enviá-las pode sobrar pouco tempo para fazer uma manutenção do aplicativo.

Quando você insere o seu negócio em um aplicativo já reconhecido no mercado, a manutenção e atualização do app ficam por conta dos desenvolvedores, e você, franqueado, não precisa se preocupar com isso!

Agilidade de processos

Outro ponto importantíssimo em uma operação tão acelerada quanto a de uma pizzaria é que os pedidos sejam computados e organizados de forma eficiente.

Garantindo que a franquia possa vender o maior número possível de pizzas durante o seu horário de funcionamento e assegurar a satisfação do cliente.

Com os aplicativos de delivery, a gestão dos pedidos é fácil e simples, e as solicitações entram em um fluxo que pode ser repassado diretamente para o caixa e para o pizzaiolo.

Com um pouco de prática, tantos os pedidos feitos no balcão quanto os de delivery entrarão em uma mesma ordem e a produção das pizzas ficará mais organizada e eficiente.

Acesso a estatísticas

Os apps também costumam fornecer estatísticas importantes para os donos de pizzarias, e que podem ser cruciais para os setores de marketing e administração do negócio.

Quando o aplicativo te informa qual a idade, localização e preferências de consumo das pessoas que pedem suas pizzas, pode ser muito mais fácil criar campanhas focadas nesse tipo de público e colher resultados mais expressivos.

Além disso, a satisfação dos consumidores, que seria muito difícil medir por outro meio, também serve como um dado importantíssimo para otimizações de processos dentro da pizzaria.

Está pensando em investir no ramo? Leia o guia completo sobre franquias de pizzaria e entenda de uma vez por todas sobre este negócio.


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